Tutorial: Como adicionar mensagens de confirmação dentro do formulário ?

Olá pessoal, tudo bem ?

Lancei um vídeo no meu canal esses dias. O vídeo consiste em demonstrar como é possível alterar as funções javascript do scriptcase e aplicar mensagens customizadas dentro delas. No exemplo utilizei sweet alert, mas o foco do vídeo NÃO é o sweet alert e sim ensinar o pessoal a entender o código gerado pela ferramenta e fazer com que ele funcione a seu favor.

Sim, existem as opções de validação do Scriptcase e sim é possível utilizar a confirmação por dentro do Scriptcase, mas de novo, o vídeo consiste em demonstrar como é possível alterar as funções do scriptcase. Este vídeo pode abrir portas para novas ideias. :wink:

ATENÇÃO: Se você caiu de paraquedas no Scriptcase e ainda não sabe exatamente como ele funciona, tome cuidado na hora de implementar qualquer javascript dentro dele, pois você poderá prejudicar alguma funcionalidade nativa da ferramenta.

Este vídeo é recomendado para quem já trabalha com Scriptcase há algum tempo ou para quem sabe mexer com javascript e php.

Aos usuários que com certeza irão comentar algo negativamente, pense bem antes de comentar, se o seu comentário não for agregar valor, guarde ele para você.

Segue o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JU_383AO_as

Quando o vídeo chegar em 100 likes eu vou liberar a parte do vídeo.

Obrigada pela atenção!

  • Código criado na versão 9.3.012, não há garantia que o mesmo funcione nas próximas atualizações, portanto, aprenda o que está sendo ensinado para prestar suporte caso as funções do Scriptcase mudem.
5 Curtidas

Quer dizer, ou elogia ou elogia. Críticas não são aceitas?

2 Curtidas

Se eu pudesse (tenho certeza que muitos outros colegas aqui fariam o mesmo) dava 1000 likes no seu vídeo. Vc é uma baita profissional @camilamoreira. Obrigado por toda a disposição em estar nos ajudando sempre. Vc é 1000. Profissionais como vc é que precisamos nesse fórum.

5 Curtidas

Cara algum tempo venho observado sua carência. Você tem mulher? Porque porra bicho, altos aqui no fórum coloca as coisas pra agregar e vc sempre vem com onda errada. Cara quando eu não tenho nada pra fazer eu vou ficar com minha mulher, vou jogar um fut, resumindo vou fazer algo pra agregar na vida e não ficar enchendo o saco dos outros. Po bicho para com isso, creio que vc deve ser um bom profissional, não vou falar excelente pq um profissional excelente não tem tempo pra ficar enchendo linguiça aqui não. Desculpa pessoal pelas palavras expressadas ai mas pra min ja deu, todo matéria que agrega tem pitado desse cara meu.

3 Curtidas

Meu … Que stress é esse nesse grupo. Ele apenas perguntou … Ou elogia ou elogia. Só isso. Acho que você perdeu muito tempo aqui para fazer comentários totalmente sem classe.

1 Curtida

O Sweet Alert vira na 9.4 já pronto para uso.

1 Curtida

Como eu disse acima, se o comentário não for AGREGAR valor, não é necessário comentar.
Uma crítica construtiva, sempre será bem vinda, independente de quem vier.

4 Curtidas

Sim e que coisa boa. Porém a intenção do vídeo não é ensinar a usar o sweet alert, isso todo mundo já sabe. É ensinar a modificar uma função do Scriptcase para que ela funcione a nosso favor.

3 Curtidas

Achei muito bom o vídeo da Camila onde pegou o Sweet Alert como exemplo para ensinar como SC funciona. Além disso, acho que a 2a. parte do vídeo dela sairá antes da liberação da versão 9.4

2 Curtidas

@luminatti, tudo bem, estou acostumando com esse tipo de comentário, ainda mais quando vem de quem não ajuda, de quem acha que ajuda mas só vive nas sombras de outros e de quem só quer viver de glamour;
Deixando o mimi de lado e sendo estritamente técnico como sempre fui.
Os poucos minutos que assisti do vídeo e vi lá algumas coisas que eu jamais faria em meus códigos, e posso falar com propriedade.

“Criar um temporizador para rastrear elementos html para através do jquery alterar os atributos???”
Para mim é uma sugestão nada técnica e profissional.

A própria autora em seu vídeo se sente insegura ao afirmar que acredita receber críticas, apesar de rejeita-las.

Criticas e comentários agregam sim, afinal o meio é democrático e aprendemos com críticas.

Conselho aos designers que queiram continuar ganhando dinheiro com SC: O SC está vindo (até o final do ano) com mudanças principalmente em layouts e mais real funcionalidades em mobile, então é bom estudarem mais banco de dados, regras de negócios, ou então para ganhar um dinheirinho, peguem os exemplos quem vem no SC deem um tapa e vendam no mercado livre.
Esse lance de barganhar likes para liberar próximo vídeo, me parece mais coisa de blogueiros desesperados para serem monetizados pelo youtube, mas até aí, tudo bem, cada um escolhe a profissão que desejar, a minha é Analista de Sistemas e Programador.
Menos mimi, menos egos e mais humildade.

4 Curtidas

A sua humildade foi pra onde? Pois todos os posts que vejo no fórum não vejo humildade em ti man. E outra quando sair isso no sc claro que vamos utilizar, mas enquanto não sai buscamos meios pois infelizmente o sc esta sim atrasado com relação a layout e responsividade, pois isso ja existe a muito tempo no mercado e agora que o sc vai incrementar. Se o sc estivesse suprindo as necessidades nessas questões, muitos não estariam reclamando (não da ferramenta) mas sim dos itens faltantes que soma na hora de vender algo para o cliente final. Se todos meus clientes fossem igual a você eu estaria bem na fita.

1 Curtida

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Só tenho duas coisas pra falar!

Primeira: insegura eu? Desculpa te decepcionar querido Haroldo, mas eu me garanto em tudo que faço. Meu comentário no vídeo foi restritamente a você, porque parece que você adora afundar seus colegas de trabalho. Tanto que comentou no vídeo sobre o sweet alert e nem se quer havia entendido sobre o que se tratava o vídeo. Enfim, cada profissional com seu talento e sua maturidade.

Segunda: devo ser blogueirinha mesmo, deixa eu contar a quantidade de pessoas que gostam de mim e a quantidade que gosta de você! Ahhhh tem uma baita diferença. Não precisava nem te explicar, mas vou explicar só pra você parar e por essa cabecinha no lugar!

EU NÃO GANHO MONETIZAÇÃO COM YOUTUBE, minha intenção é fazer com que as pessoas que assistem se dediquem um pouco a mim assim como me dedico a eles. Passo horas criando vídeo e editando, posto no canal e o pessoal assiste, se beneficia e muitos não demonstram se gostaram ou não. Então coloquei essa meta para chamar a atenção das pessoas e receber uma troca de favores.

Sério Haroldo, o pessoal já está de saco cheio de você, só você não percebe o quão incoveniente você é. O fórum é para esclarecimento de dúvidas e etc… Não pra ficar comentando bobagem e querendo aparecer. Já te falei, sai dessa vida, esse mau humor e estresse não ajuda em nada.

Já tinha conversado com você em privado e achei que você tinha entendido a essência, mas pelo visto entrou num ouvido e saiu no outro. Incrível!

Pessoal, nem se preocupem em respondê-lo, quem quer ibope aqui é ele. Aliás, sempre quis, mas não tem, talvez por isso esse rancor por mim.

4 Curtidas

@InfinitusWeb concordo que o foco deveria ser banco de dados e regra de negócio já que o SC provê layouts e bibliotecas que fazem que nos preocupemos com a Big Idea do projeto. Por outro lado, iniciativas como essa de @camilamoreira é que movimentam os desenvolvedores do SC a construir novos componentes que faltam ao programa.

Tem um usuário que criou uma extensão do chrome para tornar a IDE de programação do scriptcase na versão
8 mais próxima do Sublime Text, e o que aconteceu? A Netmake na versão 9 incorporou vários desses elementos.

Pelo que eu vejo, são esses jeitinhos, essas gambiarras, que impulsionam os desenvolvedores do SC a pensar fora da caixa e desenvolverem componentes que os usuários realmente desejam.

3 Curtidas

Concordo com o que vc mandou ai man.

Bom dia a todos!

Desde já me desculpo pelo longo texto abaixo.

Penso que o ser humano precisa de atenção e numa comunidade onde alguns são especialistas (cada um na sua área), é complicado evitar a tal “guerra de egos”. Na verdade nem sei ao certo se é isso que ocorre aqui.

Estou há 6 meses usando o ScriptCase, mas sou um profissional de mais de 20 anos de TI, sempre em sistemas de grande porte complexos e cliente/servidor (sim, estou velho) para empresas grandes. Na ultima década atuei mais em gestão e fiquei olhando a área técnica de maneira superficial, e isso sem eu perceber, me trouxe infelicidade na área de TI. Hoje estou com minha jovem empresa aberta e voltei a ser feliz no mundo da análise e programação e parte disso é graças a essa comunidade.

Escolhi a ferramenta porque a mesma é baseada numa boa modelagem de dados, então pude realizar uma modelagem complexa e me beneficiar da produtividade da ferramenta.

Sou de uma época em que se exigia muito mais de um sistema. Você não tinha nada pronto como os “legos” de hoje e era exigido performance e qualidade de código, independente da complexidade. Hoje, com o benefício da internet nada disso é exigido (o usuário se acostumou a esperar o retorno de uma consulta)… e tudo virou um verdadeiro jogo de lego.

Mas voltando a discussão. Trago uma bagagem e sei bem o que quero fazer em meu sistema, mas a minha questão era COMO fazer nessa ferramenta. Então nesses 6 meses o que mais fiz foi visitar esse fórum para entender como a coisa funciona. Consegui desenvolver meu sistema BPM contanto com as dicas de todos vocês e quase não precisei usar o material oficial da NetMake. Ou seja, pessoas como o Haroldo e a Camila são fundamentais para uma comunidade que visa apoio técnico aos desenvolvedores. A própria NetMake deve reconhecer o peso que esse fórum tira dos ombros de seu suporte oficial, pois já vi muitas ferramentas excelentes morrerem simplesmente porque seus usuários não tinham o suporte adequado e a abandonaram.

Entendam que pessoas são diferentes e ponto! Não queiram pedir ajuda e ainda exigirem que a pessoa seja seu amigo ou fale da forma como vc quer. Sendo educado e não desrespeitando ninguém, basta ser objetivo… e é isso que vejo por aqui.

A Camila me demonstra ser talentosa e gosta de compartilhar o que descobre. Não vejo problema algum se quiser ganhar dinheiro com isso. Claro que precisa entender que ao se expor colocando sua posição técnica sobre um assunto, corre o risco de não estar 100% certa e ouvir críticas ou até mesmo de estar certa e ouvir criticas de quem pensa de outro ângulo. O importante é saber filtrar e não desanimar em continuar.

O Haroldo tem um grande conhecimento técnico e me demonstra ter passado por muita coisa nessa ferramenta. Ele compartilha seu conhecimento de forma objetiva (o famoso curto e grosso) e não vejo problema algum nisso. Aliás, esse é o perfil de profissional que estou acostumando a lidar, pois antigamente não havia espaço pra mimimi… é vai lá e se vira no prazo… Não tenho dúvida ao afirmar que muitos aqui se beneficiaram da ajuda dele, inclusive usando seu tempo para codificar situações específicas para ajudar uma pessoa (vi isso inúmeras vezes).

Eu mesmo na primeira fase do meu sistema, foquei em funcionalidades, em codificação, tanto que o Core não precisa em nada do ScriptCase. Mas escolhi a ferramenta para não me preocupar em gastar tempo com coisas básicas como aplicações de cadastro, consultas e exportações básicas (PDF, Excel, Word e etc)… A próxima fase será o visual e optei por aguardar a nova versão do ScriptCase pois pagamos caro anualmente e não acho justo ter que me virar por fora da ferramenta… Para tanto uso as dicas da Camila para dar um plus num detalhe aqui ou uma situação específica ali. Se eu fosse usar para tudo, qual o sentido de pagar uma ferramenta anualmente? A NetMake que pague a Camila para ajudar a implementar isso de forma nativa na ferramenta!
Em tempo: Como não venho desse “mundo web” os videos da Camila, independente de eu resolver implementar ou não, foram importantes para entender como algumas coisas visuais funcionam.

Portanto entendam que o conhecimento de vocês é complementar e precisamos de pessoas com esse espirito de colaboração aqui na comunidade.

Agradeço a ambos pela ajuda.

6 Curtidas

Eu acho que a Camyla nos mostra muitas coisas legais, mas particularmente não acho que ela não anda contribuindo com a comunidade, sorry Camyla te acho massa, mas você poderia mostrar mais códigos, como exemplo pra gente, seu trabalho é bem superior quando se fala em qualidade visual.

E a vida segue gente…

1 Curtida

Todos contribuem de uma certa forma para que o fórum seja cada vez mais útil.
Eu mesmo, contribuo com as minhas dúvidas e, quando posso, em conhecimento e tempo, procuro ajudar quem precisa.
Os membros com conhecimento nos ajudam a resolver as nossos problemas.
Imaginem como seria essa comunidade sem um desses lados? (ajudados e ajudantes).
Em outras ocasiões, observei situações desagradáveis causadas por frases mal colocadas que atingiram pessoas que se sentiram constrangidas e até sumiram do fórum.
Penso que a NetMake deveria tomar atitudes no sentido de conter coisas dessa natureza, pois de quem é esse fórum, afinal?

3 Curtidas

Oi, tudo bem ? Realmente, eu ando postando muito pouco, mas tem muita coisa por trás acontecendo. Não querendo me vitimizar, mas o fato de não ter renda fixa me faz "ralar"dia após dia para pode pagar minhas contas, mas é claro que isso não me impediria de criar conteúdo e compartilhar com vocês, mesmo que você algo simples.

Na verdade eu me afastei de tudo, grupo de whatsapp, facebook e fórum justamente por causa de alguns usuários. Antigamente eu postava as coisas aqui pra ajudar e realmente recebia criticas “construtivas”, hoje não mais, o usuário acima preferiu fazer um comentário desnecessário ao fazer a critica. Então sim, essa perseguição desanima. Principalmente quando te falam que você não é humilde, sendo que a pessoa nem sabe da sua origem, não te conhece e nem faz questão de conhecer. É muito ruim você gastar seu tempo para ajudar as pessoas e mesmo assim ser difamada por “alguns” usuários, alguns não, mas tudo bem.

Enfim, de uma forma ou de outra as pessoas sempre chegam em mim e eu ajudo. Claro que com moderação, porque eu vivo disso. Mas é isso, só quero que saibam que estou sim bem desanimada(para a felicidade de algumas pessoas), mas não vou deixar de fazer o que gosto, que é ensinar. Gostem ou não!

3 Curtidas

Exatamente isso, as pessoas falam coisas que afastam outras.

Eu não vou mais comentar aqui, este post era pra ser uma dica/ajuda, mas como sempre, tudo que eu posto se torna uma discussão graças ao Haroldo que sempre acha uma brecha pra arrumar uma briga.

Então pra mim deu, eu não sou criança pra ficar disputando a primeira classe na sala de aula.

1 Curtida

Acredito que se Netmake desenvolvesse a possibilidade de instalar plugins ficaria tudo maravilhoso, tanto para o usuário que quer desenvolver seus sistemas, quanto para o usuário que, como a Camila por exemplo, destrincha a ferramenta, fazendo o trabalho que a própria empresa não faz, e contorna problemas gerados pela limitação da própria ferramenta.

Desenvolvi durante 8 anos um ERP no scriptcase com mais de 500 aplicações e 12 módulos que se integram por meio de uma base de dados robusta. Apesar de ser uma ferramenta maravilhosa, pois sem ela, com a equipe que tínhamos disponível, levaríamos anos para colocar em produção nosso projeto, muitas vezes tive que fazer verdadeiras gambiarras para o negócio funcionar adequadamente.