Bom dia a todos!
Desde já me desculpo pelo longo texto abaixo.
Penso que o ser humano precisa de atenção e numa comunidade onde alguns são especialistas (cada um na sua área), é complicado evitar a tal “guerra de egos”. Na verdade nem sei ao certo se é isso que ocorre aqui.
Estou há 6 meses usando o ScriptCase, mas sou um profissional de mais de 20 anos de TI, sempre em sistemas de grande porte complexos e cliente/servidor (sim, estou velho) para empresas grandes. Na ultima década atuei mais em gestão e fiquei olhando a área técnica de maneira superficial, e isso sem eu perceber, me trouxe infelicidade na área de TI. Hoje estou com minha jovem empresa aberta e voltei a ser feliz no mundo da análise e programação e parte disso é graças a essa comunidade.
Escolhi a ferramenta porque a mesma é baseada numa boa modelagem de dados, então pude realizar uma modelagem complexa e me beneficiar da produtividade da ferramenta.
Sou de uma época em que se exigia muito mais de um sistema. Você não tinha nada pronto como os “legos” de hoje e era exigido performance e qualidade de código, independente da complexidade. Hoje, com o benefício da internet nada disso é exigido (o usuário se acostumou a esperar o retorno de uma consulta)… e tudo virou um verdadeiro jogo de lego.
Mas voltando a discussão. Trago uma bagagem e sei bem o que quero fazer em meu sistema, mas a minha questão era COMO fazer nessa ferramenta. Então nesses 6 meses o que mais fiz foi visitar esse fórum para entender como a coisa funciona. Consegui desenvolver meu sistema BPM contanto com as dicas de todos vocês e quase não precisei usar o material oficial da NetMake. Ou seja, pessoas como o Haroldo e a Camila são fundamentais para uma comunidade que visa apoio técnico aos desenvolvedores. A própria NetMake deve reconhecer o peso que esse fórum tira dos ombros de seu suporte oficial, pois já vi muitas ferramentas excelentes morrerem simplesmente porque seus usuários não tinham o suporte adequado e a abandonaram.
Entendam que pessoas são diferentes e ponto! Não queiram pedir ajuda e ainda exigirem que a pessoa seja seu amigo ou fale da forma como vc quer. Sendo educado e não desrespeitando ninguém, basta ser objetivo… e é isso que vejo por aqui.
A Camila me demonstra ser talentosa e gosta de compartilhar o que descobre. Não vejo problema algum se quiser ganhar dinheiro com isso. Claro que precisa entender que ao se expor colocando sua posição técnica sobre um assunto, corre o risco de não estar 100% certa e ouvir críticas ou até mesmo de estar certa e ouvir criticas de quem pensa de outro ângulo. O importante é saber filtrar e não desanimar em continuar.
O Haroldo tem um grande conhecimento técnico e me demonstra ter passado por muita coisa nessa ferramenta. Ele compartilha seu conhecimento de forma objetiva (o famoso curto e grosso) e não vejo problema algum nisso. Aliás, esse é o perfil de profissional que estou acostumando a lidar, pois antigamente não havia espaço pra mimimi… é vai lá e se vira no prazo… Não tenho dúvida ao afirmar que muitos aqui se beneficiaram da ajuda dele, inclusive usando seu tempo para codificar situações específicas para ajudar uma pessoa (vi isso inúmeras vezes).
Eu mesmo na primeira fase do meu sistema, foquei em funcionalidades, em codificação, tanto que o Core não precisa em nada do ScriptCase. Mas escolhi a ferramenta para não me preocupar em gastar tempo com coisas básicas como aplicações de cadastro, consultas e exportações básicas (PDF, Excel, Word e etc)… A próxima fase será o visual e optei por aguardar a nova versão do ScriptCase pois pagamos caro anualmente e não acho justo ter que me virar por fora da ferramenta… Para tanto uso as dicas da Camila para dar um plus num detalhe aqui ou uma situação específica ali. Se eu fosse usar para tudo, qual o sentido de pagar uma ferramenta anualmente? A NetMake que pague a Camila para ajudar a implementar isso de forma nativa na ferramenta!
Em tempo: Como não venho desse “mundo web” os videos da Camila, independente de eu resolver implementar ou não, foram importantes para entender como algumas coisas visuais funcionam.
Portanto entendam que o conhecimento de vocês é complementar e precisamos de pessoas com esse espirito de colaboração aqui na comunidade.
Agradeço a ambos pela ajuda.