Adesoft
(Adeilson de Oliveira (THS - Adesoft))
Caros amigos, temos as próximas datas:
Netmake SC 6.0 Carnaval, mais como eles estão em Recife, pode ser que passe devido a semana de festas,
Páscoa, o SC pode vir em uma comemoração com os coelhinhos srsrsrsr.
Bom mais um dia se passou …
Como a expectativa esta sendo frustrante, e já rola a lenda urbana da versão 6.0 (Termina em zero) acho que seria melhor pular para a versão 6.1.
Para este lançamento teria que vir com muitas diferenças e correções e pelo menos os Bugs relatados já implementados, pois será frustrante testar e ver que os mesmos bugs continuam, pois são inúmeros apontados sem se quer a Netmake responder que esta corrigido.
Espero que este tempo sirva para a NM refletir sobre os lançamentos e que traga alguma vantagem para nós, pois até o momento eles não estão dando o valor que todos nós merecemos.
Este tópico teve ínicio em Setembro 29, 2011, 09:06:42 pm (quase 4 meses), e a NM, sequer nos deu um parecer do que está acontecendo, seria muito mais profissional admitir que a ver 6.0 foi abortada e não tem mais data prevista para lançamento. Assim encerraria toda essa angustia, não apenas pela versão 6.0, e sim pela promessa do lançamento. É apenas minha opinião.
O que mais irrita não é a demora em si, é a falta de comunicação da netmake com seus clientes, hoje em dia todos sabemos que mais importante que a venda de um produto ou serviço é o suporte que se dá ao cliente, o chamado pós-venda, que infelizmente falta e muito para essa empresa.
É muito complicado testar o scriptcase, eu acho que já falei aqui mais deixa eu mostrar mais ou menos como é.
Vamos supor que temos que testar o evento ajax onClick em um formulario.
São 4 sistemas operacionas x 5 browsers = 20 testes, ou seja, pelo menos 90 minutos de trabalho em um teste simples.
São quantos eventos ajax mesmo? hmmm… ok!
Porem se esse teste for relacionado com banco de dados, multiplicamos os testes por 12 bancos de dados, tem alguns bancos que que usam maneiras diferentes de se conectar, ou seja, vamos multiplicar isso por pelo menos 15 o que nos dá mais ou menos 300 testes.
O novo módulo de seg e de log vão criar as tabelas automaticamente ao inves de ter q ter essas danadas já criadas na base, tivemos que testar esses módulos 600x pelo menos, e não são testes rapidos, realmente leva tempo para aplicar os mesmos e fazer um teste que englobe todas as funcionalidades, lembrando que o módulo de segurança pode ter 3 niveis de acesso diferentes, ou seja, testar o scriptcase é complicado e trabalhoso.
Beleza, o bug foi corrigido, vamo testar TUDO denovo… compreendem?
Acabei de responder um email do nosso amigo Erenha, o dia 23 foi realmente uma deadline interna, fizemos tudo que podiamos para lançar nessa data inclusive trabalhamos sabado e domingo, porem devido aos testes/reporta bug/corrige bug/testa novamente não pudemos lançar.
O que posso adiantar é que está perto, não vai demorar mais que 1 mes, não vai demorar mais que 15 dias, não vamos lançar depois do carnaval, a netmake não tem um bloco de carnaval, não vamos lançar na pascoa…
Outra coisa que posso afirmar e que a versão 6.0 esta muuuuuuuuuito boa, tenho certeza que vcs irão gostar bastante.
PS. Como falado anteriormente algumas diretrizes da empresa irão mudar em breve, para melhor.
Porque essa resposta não foi colacada lá na pagina 1 em vez da 8. Achei muito boa a explicação!!! Objetiva e com sentido, Ponto Final(.)!!!
Abraços aos amigos!!!
Att
Fernando M Iankoski
E pela experiência com as versões anteriores, sabemos, que não poderemos fechar os olhos e converter nossos projetos e colocar em produção, a versão costuma estabilizar após o sexto, sétimo mês, então saindo semana que vêm ou daqui um mês não vai fazer muita diferença mesmo, e mais, quando sair nós seremos os testadores (eu não, vocês… rs), mas enfim, o problema, é que quando sair, vai aparecer um monte de usuários elogiando, principalmente os novos utilizadores, e depois de um tempo metendo o pau, por causa dos bugs, etc, etc, basta analisar o histórico aqui (se ele não foi apagado) e não é isso que queremos.
Mas seria bom o fabricante, nos disponibilizar não uma data, pois sabemos que isso é complicado, eu mesmo não tenho conseguido cumprir meus cronogramas com meus clientes, e olha que aqui na minha empresa, trabalhamos rigorosamente sobre as normas da ITIL. Mas até sair, nosso colega Carlos, poderia nos relatar “detalhadamente” as mudanças da V5 para V6, e as novas funcionalidades, pois com a demora do lançamento da versão, nossos produtos estão atrasados em relação as mudanças na internet, por exemplo: Como sabemos o crescimento dos móbiles tem sindo um verdadeiro fenômeno, e a V6 gera código em HTML5? Jquery para mobiles? (acho que não), mas como sabemos, rodar um aplicativo do sc num tablet hoje é horrível. Então o que precisamos, é de pelo menos uma transparência do que realmente está incorporado na V6 e quando ela vier, poderemos comparar o código gerado com os dos concorrentes?
Continuamos investindo no Scriptcase, e para tal, precisamos saber o que o seu fabricante esta investindo para que possamos continuar acreditando na ferramenta.
Acho que falta muita coisa ainda, e não acredito que a V6 venha a colocar nossos produtos no hanking com os concorrentes mais fortes e é disso que precisamos. Hoje parece que nós somos inimigos do Fabricante, mas somos clientes, testadores da ferramenta, e não podemos ver também o Fabricante como nosso inimigo. Esse clima esta muito ruim, e está piorando.
Eu tenho tentado fazer a minha parte, ajudando no que posso a comunidade, demonstrei um sistema multilínguas antes de ser incorporado no SC, master-detail, tudo para fazer a comunidade ir ser virando até o SC incorporar nativamente esses recursos, com a intenção sempre de apoiar o SC, e fazer dele uma ferramenta excepcional.
O que peço aos utilizadores, vamos esperar lançarem, e tentar amenizar o clima.
O que peço a Netmake: Nos disponibilize detalhadamente as mudanças e as novas funcionalidades.
E assim vamos fazer desse ano de 2012, um grande ano para nossos produtos, projetos e progressos.
Achei que essa página com as novidades já tinha sido feita, irei providenciar isso o mais rapido possivel, na pior das hipoteses eu crio um topico novo.
Eu acho o que poderia ser feito é um modulo informativo do que estar sendo feito sobre bugs, atualizações e correções, não ira adiantar colocar apenas a programação de previsão e sim o que estar sendo trabalhado.
Ja tentei de tudo fazer com que o pessoal faça isso, porem o pessoal não acha uma boa ideia, também dei a ideia de tirar umas fotos da empresa, da infra estrutura e tal, estão estudando essa ideia.