Eu não tenho dúvida! Pra mim a NM é de algum gringo que atua aqui no Brasil e por isso a dificuldade em conseguir atenção dos caras.
Jovito,
É sobre o SC ser uma ferramenta para coisas simples é como o Haroldo disse. Vc faz o que precisar fazer com ele, mas quando o projeto se torna complexo deixa de ser produtivo como é para fazer um sistema de cadastro.
Também entendo que a melhor forma de “incomodar” a Netmake é nos organizarmos. Na minha opinião, a única culpa que a NM tem é o silêncio em relação ao desenvolvimento do Scriptcase, a cobrança por um suporte que ela não presta e falta de uma política de resolução de bugs. Para mim é mais importante ter uma versão sem problemas do que uma nova versão, que ainda tem muito problemas pelo visto.
Aí galera pra conferencia achei esta empresa que oferece um sistema que ao que tudo indica serviria para começarmos nossos encontros até semanalmente se fosse o caso!
http://www.hotconference.net.br
Claro que alguém teria que ser o moderador da sala pra não virar zona, mais é interessante até o fato de poder compartilhar o Desktop, poderíamos inclusive agendar pequenos tutoriais ao vivo com a galera participando e tal!! Difícil de gerenciar mais seria muito legal estreitarmos nossos laços para além dessas linhas mal escritas!!!
Abraço!
Assim que se decidirem por alguma coisa comuniquem
Cleyton,
To be or not to be, this is the question!
Quando TODOS estavam preocupados com o lançamento da V6 (naquele tópico funestro…) Haroldo foi um dos poucos que se pronunciou informando que era melhor ninguém se preocupar com novas versões, mas sim com a solução dos problemas da V5… embora estivesse também ancioso por algo novo (afinal a fila tem que andar), me sentia extremamente confortável com a V5 - tava ganhando uns trocados com soluções alternativas para clientes, já mencionei isso aqui - o problema é que a V6 chegou e não sei se você já mexeu bastante nela (como eu já mexi) mas ela é muuuuiiiiittttoooo superior a V5, embora esteja com alguns problemas. Então não dá pra ficar pensando em gerar novos projetos na V5 pra depois migrar (senão vai ter re-trabalho, e grande)… o foco agora é estabilizar o mais rápido possível a V6 e a V5 ser utilizada apenas para manutenção do legado…
A coisa parece simples, mas não é… porque no meio disso tudo nós temos como fornecedor uma empresa que no quesito atenção ao cliente o desempenho é sofrível… O que fazer? Se fortalecer para que o fornecedor se sensibilize com nossas necessidades (que nada mais é do que corrigir defeitos do que ela está nos fornecendo) e tudo esteja sem problemas a partir da V5 (não utilizei versões anteriores a essa e desde que participo deste forum nunca vi postagens sobre elas, portanto estou considerando como versões mortas)… se esse fortalecimento não for bem estruturado não surtirá efeito, vamos continuar com problemas na V5 e uma V6 reconhecidamente mal testada… mal testada não é sinônimo de pouco tempo de teste, é sinônimo de procedimentos inadequados para testes… quem quiser entender um pouco mais sobre o que estou falando dá uma procurada em coisas do tipo testes de caixa-branca, caixa-preta, caixa-cinza, regressão, ISO/IEC 9126 no Google.
Uma coisa que venho evitando aqui neste tópico é comentar sobre baixa produtividade do SC em aplicações mais complexas… entendimento que você e o Haroldo defendem e eu discordo… se você imaginar a coisa mais simples que possa existir no mundo (que o homem já fez), saiba que o sujeito que criou esta coisa teve que fazer um tremendo esforço para colocá-la em funcionamento - partindo do zero, ou seja ela nunca existiu antes - então o problema não é de complexibilidade e sim ter que fazer pela primeira vez algo que você nunca fez e não teve parâmetros para fazê-lo - a complexidade não está relacionada ao objetivo, mas à falta de conhecimento/modelos para fazermos alguma coisa… partindo desse princípio é fácil entender que tudo que é complexo nada mais é do que um monte coisas muito simples… um sistema também é assim, tenta criar um código em assembler pra obter o resultado de 1 + 1…
Nós que desenvolvemos aplicações, com o passar dos anos montamos nossas próprias blibliotecas de códigos os quais estamos sempre utilizando em projetos novos… essa técnica é o que a gente entende que seja um RAD (rudimentar) o SC é isso… Se alguém conseguir desenvolver um sistema/app do zero (seja lá pra que for - um cadastro como você mencionou) e ser mais rápido do que utilizando o SC (ou qualquer outro RAD, mesmo rudimentar) eu me curvo perante esse sujeito e vou reverenciá-lo até o fim da vida.
Esse é o meu entendimento… volto a dizer, não é uma verdade absoluta.
Abraço a todos.
Olá pessoal
Antes de mais nada quero mostrar minha pré-disposição à iniciativa deixando meu email: sirius_ronaldo@hotmail.com.
Acho que, se procurarmos empecilhos para assassinar essa idea não deixaremos de encontrar aos montes.
Devemos considerar que, o simples fato da possbilidade de unirmos forças já pode nos dar um certo respaldo. Ou seja, se cada um somente resolver seus problemas individuais, a força de todos será a força de apenas um.
Vamos nos organizar, criar o formato da nossa “associação” (chamemos assim) e depois busquemos o que será necessário para respaldá-la.
Só concordo com o Haroldo de que “não deve ser mais apenas um fórum para esclarecimento de dúvidadas” nem, tampouco, para derrame de desabafos.
Abraço a todos.
Ronaldo Morais
Grande Jovito, saiba que gosto muito de debater com você.
V6
Eu nunca cobrei a V6. Sempre reclamei da NM vender um produto sem tê-lo na prateleira. A NM começou a vender uma versão com promessa de entrega e nunca entregava. Então como você mesmo já comentou, muita gente esperava a V6 para iniciar novos projetos na esperança que uma nova versão traria correções da versão antiga e novas features. Este foi o erro da NM em relação a V6, vender antes de lançar.
Baixa produtividade do SC em projetos mais complexos.
O SC é extremamente produtivo até o ponto em que você está trabalhando com as features padrões dele. Precisou de algo que ele não faça, começa a ficar complicado. Dá para resolver, você mesmo é prova que dá. O que tem que ser colocado na balança é o esforço de um projeto feito em SC de um lado e o esforço de um projeto feito em qualquer outra coisa do outro. Eu tenho projeto em SC com mais de 300 aplicações que compensam ficar no SC porque o SC atende todos os requisitos do projeto. Também tenho projeto bem menor em que o uso do SC é inviável dada a complexidade dos requisitos do projeto.
Quando eu digo desenvolver do zero, estou dizendo desenvolver usando técnicas e tecnologias disponíveis que dão mais liberdade ao desenvolvimento. Isto pode ser mais demorado do que usar o SC quando o quesito de julgamento é o código gerado. Produtividade para mim não está ligado apenas a isso. Fatores como visual e resposta a eventos podem estar diretamente ligados a produtividade dependendo do projeto.
Quanto ao “desafio”, analise este cenário:
Um sistema de gerenciamento de contatos que permita cadastro e edição de contatos e um relatório tipo lista telefônica em três colunas em formato PDF, sendo que este PDF pode ser enviado por email. Na análise de requisito o cliente lhe mostrou uma agenda na Internet e pediu que o “visual” fosse parecido. Neste visual os campos do formulário, assim como todas as caixas, têm cantos arredondados. Os títulos e menus tem detalhes gradientes e os botões e links têm resposta a eventos CSS. O cliente também disse que odeia janelas de alerta, gosta mesmo é daquelas mensagens que somem sozinhas.
Eu, usando PHP, CSS, jQuery e o Sublime Text 2 garanto que termino o projeto proposto no cenário primeiro que você com o Scriptcase.
O cenário proposto ilustra como o SC pode não ser produtivo dependendo dos requisitos do projeto.
Caraca véio… já?!
Eu passei umas duas horas fazendo o tópico acima e vc rapidinho respondeu!
Eu sabia que isso aqui ia acabar tirando o nosso foco, talvez nós devêssemos criar um tópico Bate Papo pra discutir essas coisas e muitas outras interessantes… gosto muito disso.
No fim de tudo nós estamos concordando bastante, isso é muito bom.
Veja, como você mesmo disse “… usando PHP, CSS, jQuery e o Sublime Text 2 garanto que termino o projeto proposto no cenário primeiro que você com o Scriptcase…” eu não tenho a menor dúvida disso, agora vamos fazer uma pequena aposta, extremamente vantajosa pra você. Eu aposto um Rolls Royce Phanton contra um isqueiro BIC (tem ser BIC, eu fumo muito e isso é bastante útil pra mim) como vc não faz a mesma coisa que vc disse que faz sem usar CSS, jQuery e o Sublime Text 2… de lambuja eu deixo você utilizar o PHP… hehehehehe… rapadura é doce mais não é mole não.
Tudo se resume nisso… você, com ferramentas, com modelos, etc, etc consegue levar um sujeito à Lua. Sem isso tudo pronto, você consegue também, mas vai ter que ralar mmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttttttttoooooooooooooooooo!
Mas cliente é assim, pede e a gente tem que fazer… só não peça pra o SC fazer coisas que ele não esteja preparado… porque aí você ter que usar o seu RAD (rudimentar) ou então comprar um RAD que possua funcionalidades que o SC não tem. Porque na verdade o que a gente comprou da NM foi um monte de códigos pré-definidos… é tudo que o nosso cliente deseja? Não… se quiser mais temos que ir pro Google (CSS, jQuery, jSON, javascript, e mais um porrilhão de coisas) pra montar outros códigos/objetos… mas isso não torna o SC menos produtivo quando eu preciso complementá-lo.
Vamo-que-vamo e a aposta está de pé, tou precisando de um isqueiro novo.
Abraço a todos.
kakakaka!!!
Pô Jovito ai só se eu fazer o projeto desenhado no papel.
Não tem como fazer nada que o SC faz somente com PHP, por razões que você sabe. Então desta aposta eu corro. rsrsrsrs
Mas vejamos: o Scriptcase usa PHP, CSS e jQuery. O Sublime Text 2 é apenas um editor. Então a diferença está apenas em como a coisa vai ser concebida e entregue para o cliente.
Tudo se resume nisso... você, com ferramentas, com modelos, etc, etc consegue levar um sujeito à Lua. Sem isso tudo pronto, você consegue também, mas vai ter que ralar mmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttttttttoooooooooooooooooo!
Se você quer levar um sujeito a Lua não use o Scriptcase, porque você vai ter que ralar mmmmmmmuuuuuuuuiiiiiiittttttttttooooooooo!
Estamos concordando que o Scriptcase é muito bom para fazer as coisas que ele está preparado para fazer. Em todas as minhas críticas postadas aqui eu tenho dito isso. E quando se tem que complementar o Scriptcase, não é o SC que fica improdutivo é o desenvolvimento do projeto que fica menos produtivo, claro, dependendo do que se trata a complementação. Isto não é defeito do Scriptcase. Eu concordo planamente que ele faça apenas o que foi projetado para fazer.
Então, quando eu julgo que em um determinado projeto o Scriptcase não é aplicável, eu uso meu RAD rudimentar.
Apesar disso eu quero a V5 sem os bugs que ela tem e aguardo orientações sobre como colaborar com a proposta discutida no tópico.
Pessoal,
Boa Tarde,
Estou disposto a participar do movimento, inclusive ajudando como usuário avançado da ferramenta que somos(overalt), dessa vez não vou dar grandes sugestões e sim escutar de vocês o que vocês esperam que a Overalt faça como representante para ajudar:
Querem que eu faça o papel de mediador e cobre da netmake soluções para esses Bugs que forem encontrados por nós membros do grupo??
Querem publicar algo no meu site??
Se necessitarem de servidor (assim como Jovito já ofereceu) nós também temos aqui.
Posso conseguir a licença do scriptcase para instalarmos neste ambiente para não usarmos a licença de nenhum dos colegas aqui.
Quanto ao encontro Presencial reitero o que eu disse em outro tópico, me disponibilizo a bancar o hotel e coffe break para o pessoal todo do evento, é so marcar a data, poderia ser em Recife esse evento? Eu faria uma força grande para levar a diretoria da NM.,
O grupo será fechado mais eu posso divulga-lo no nosso site (que tem um número significativo de acessos), ou via e-mail, tem o site do haroldo também que deve ter um número significativo de acessos…a intenção da Overalt é de participar de “igual a igual” com vocês, espero estar sendo transparente para que depois o pessoal não venha dizer que estou aqui querendo defender interesses da NM e bla bla bla…
Espero que nos aceitem como membros do grupo.
Estou enviando um e-mail nesse momento a diretoria da NM e aos outros representantes informando sobre o tópico, caso eles tenham interesse eles comentam o tópico.
Forte abraço a todos.
Érico Oliveira
Prezado Régis,
Eu também não tenho o poder de resposta, entretanto “informei” para a diretoria da netmake e todos os representantes, via e-mail, a respeito do movimento.
Desde já eu me coloco a disposição para participar como membro, se quiserem eu posso fazer o papel de mediador e acompanhar o Status dos ticket´s abertos pelo grupo(do qual espero fazer parte).
Concordo com Jovito quando ele diz que 100% dos Bugs precisam ser resolvidos, entretando também concordo com Haroldo quando o mesmo fala para darmos uma prioridade maior aos bugs “block”.
Acho que esse movimento traz benefícios para todo mundo.
Quanto ao encontro que tal tentarmos fazer pelo menos um encontro virtual para discutirmos as idéias sobre como formar o grupo, aqui na empresa eu disponho de uma ferramenta de conferência(gotomeenting) que nos possibilita realizar esse encontro on-line Ao Vivo, se todos concordarem podemos agendar amanhã no final do expediente ou até mesmo no sábado, em 01 ou 02 horas podemos organizar as idéias, se tiverem alguma resposta favor enviar e-mail para erico@overalt.com.br pois devido ao fato de trabalhar a maior parte do tempo fora da empresa não tenho como acompanhar o fórum todos os dias.
Atenciosamente
Érico Oliveira
Pessoal,
Como já citei no tópico anterior eu disponho dessa ferramenta, é muito boa e eu já pago mensalmente para utilizá-la, a ferramenta é https://www4.gotomeeting.com meu plano suporta 01 moderador + 15 participantes, podemos inclusive compartilhar telas.
Atc
Érico Oliveira
Érico,
Muito bom, bom mesmo…
Aproveitando o ensejo, gostaria de saber se você já está testando a V6… caso positivo, informe se tem encontrado algum problema…
hoje eu tirei o dia pra fazer uma bateria de testes com um novo projeto/teste (até então só tinha feito com projetos migrados) e encontrei alguns problemas, os quais estou documentando (na verdade estou utilizando o camtasia, é mais produtivo quando pode ser visualizado). Acho que vou parar de testar, porque dá um desânimo… e o pior de tudo é que pela manhã eu resolvo não fazer mais testes, começo a dar prosseguimento a algo novo… e pimba!.. novo problema… o cabeção já tá endoidando.
Forte abraço.
Eu gostaria de participar desse evento, seja presencial ou via web.
Jovito
Nesse exato momento estou aqui no escritório testando…rsrsrsrsrs Migramos um projeto médio (45 aplicações) que não tinha muita programação e funcionou tudo, semana passada fizemos um projetinho pequeno , sistema de orçamento pra um cliente já na V6 e está tudo certo.
Nossa prova de fogo vai ser agora com a migração de um sistema grande de um cliente “orgão público”.
Eu estou testando as novas funcionalidades, ainda estou patinando um pouco para conhecer as coisas, o que eu achei até agora foi o editor (já passado para o pessoal da NM corrigir) e uma funcionalidade besta do quick search.
Eu mantenho informado quanto a essa migração do cliente.
Tem algum problema em específico que está atrapalhando o andamento desse teu projeto novo para eu ver como anda o status do ticket com o pessoal da NM.
Abraço
Érico Oliveira
Acho que podemos fazer o primeiro WEB até para discutir as “regras” e questões do grupo.
Atc
Érico Oliveira
Jovito
Você chegou a testar a parte de segurança e log nova? Funcionou bem?
Atc
Érico Oliveira
Fico no aguardo de alguma novidade sobre o evento. Precisamos realmente botar os assuntos em dia dos funcionamentos, o que funciona o que nao funciona e o que precisa para versões futuras.
Érico,
Não mexi nos LOGs e Segurança porque eu já tinha montado um esquema relativamente robusto e eficiente (V5)… mas, ainda assim, fiz alguns testes e não gostei… mas o meu não gostar não significa que seja ruim ou que tenha bug, simplesmente não me atendia… por exemplo: existe uma tabela sc_log que só tem campos do tipo varchar e text, ou seja se você tem campos do tipo blob terá que excluir dos logs… nesse ponto eu já me desanimei.
Com relação a fazer projetos e executar também não estou encontrando problema… agora você já fez algum tipo de manutenção nessas aplicações? Exemplo: coloque uma variável global num rodapé e tenta abrir as variáveis globais (só faça isso em testes, porque corrompe a aplicação); tenta alterar a query de uma consulta… qualquer que seja a alteração (até um order by)…; coloque um botão num form faz uma ligação com visualização no modal e tenta abrir a ligação; marque uma biblioteca em valores padrões, crie uma nova aplicação e veja se a biblioteca está setada; crie um label para um hint de algum botão que você quiser adicionar, coloque esse label no hint e teste pra ver se funciona; e mais um monte pequenas coisas…
Abraço.
Com relação a fazer projetos e executar também não estou encontrando problema... agora você já fez algum tipo de manutenção nessas aplicações? Exemplo: coloque uma variável global num rodapé e tenta abrir as variáveis globais (só faça isso em testes, porque corrompe a aplicação); tenta alterar a query de uma consulta... qualquer que seja a alteração (até um order by)....; coloque um botão num form faz uma ligação com visualização no modal e tenta abrir a ligação; marque uma biblioteca em valores padrões, crie uma nova aplicação e veja se a biblioteca está setada; crie um label para um hint de algum botão que você quiser adicionar, coloque esse label no hint e teste pra ver se funciona; e mais um monte pequenas coisas....
Realmente desanima o cidadão.