Encontro Nacional de Usuários SC

Pessoal,

Cada dia que passa estou ficando mais desinteressado em utilizar o SC.

O desinteresse deve-se basicamente aos problemas que estou encontrando, relativamente simples de serem resolvidos (sob a minha ótica).

Não vejo nenhuma necessidade em dar prosseguimento à V5, uma vez que existe algo mais moderno - V6… portanto não estou mais nem mexendo nela (V5). A princípio tudo que tenho publicado comercialmente, foi desenvolvido na V5 e não fiz qualquer modificação ainda, nem prometi a nenhum cliente mudanças de versões… mas tenho alguns projetos em desenvolvimento e estes não serão integregues na V5, como eu mencionei anteriormente não vejo nenhuma necessidade disto - é contrproducente. Enfim, ou é na SC-V6 ou outro tipo de RAD/IDE.

Alguns companheiros aqui do forum informaram que migraram seus projetos e está tudo funcionando perfeito mas não acredito que as coisas estejam tão perfeitas assim… o simples fato de ter migrado e gerado as aplicações sem erro não quer dizer que esteja tudo bem… e é o que está acontecendo comigo. Tenho postado problemas (nunca disse que eram bugs, embora esteja convencido disso) com níveis de complexidade extremamente baixos… e não estou encontrando soluções dentro do SC. Nem tenho recebido qualquer infromação por parte NM… enviei alguns emails (bugs@netmake.com.br) e estou esperando respostas, sequer me informaram que recebeu meus emails e que em breve retornarão com alguma notícia.

Sei também que poucos são os usuários que vem participando aciduamente deste forum e isso gera uma passividade que:
a) ou está estimulando a NM em não se interessar pelos nossos problemas;
b) ou nossos problemas não existem… como o Haroldo já mencionou - estão achando que somos criancinhas inexperientes;
c) ou vamos deixar as coisas acontecerem, e quem quiser que conviva com o que tem (isso eu acho menos provável em face da NM ser uma empresa séria).

Enfim, ou ficamos passivos e aceitamos as coisas como elas são, sem mais delongas ou nos articulamos para resolver as coisas de forma consciente e responsável… e aqui eu coloco uma proposta: Encontro Nacional de Usuários SC.

Antes que alguém comece a me atirar pedras, achando que é uma idéia mirabolante, vamos entender alguns pontos:

a) Esse encontro não precisa ser necessariamente presencial (afinal estamos na era da conexão global);
b) Poderia ser algo misto… e sendo assim, poderíamos eleger o estado que tivesse mais usuários interessados em participar como sendo o local do encontro;
c) não precisaria de nada muito sofisticado… alguém que tivesse uma casa ou escritório disponível poderia cedê-lo durante o evento… se fosse em Maceió eu cederia local e acomodação para umas 6 pessoas…

Havendo interesse poderíamos eleger um coordenador, como sugestão indico o Haroldo…

Bem, cabe a nós fazermos alguma coisa. Pensem nisso!

Abraço a todos

Acho que já tentaram algo parecido mas não deu certo. As coisas aqui ficam muito dispersas.
Bugs relatados aqui e ali, sem acompanhamento, falta união, objetivo comum, e aqui cada um quer resolver o seu problema, são poucos que se preocupam com o problema que os demais tem, então temos culpa também.
Eu tenho problemas na V5 e não vou migrar para V6 tão cedo, como fica?

Acho que seria um desperdício de tempo e dinheiro um encontro fisicamente.

Acho que como já foi sugerido, é criarmos um ambiente facilitador de concentração, avaliação e cobrança dos problemas, ambiente esse, que gera um documento assinado pelos que participam, encaminhado aos representantes para que junto ao Fabricante, tome as medidas necessárias, ou pelo menos deem uma posição.

O problema não é o SC, como venho dizendo nas migrações da V3 para V4, V4 para V5, e disse nessa também, não caiam de cabeça em nova versão, pois vão perder o estímulo. A V6 vai se estabilizar daqui alguns meses. Mas para nós simples autônomos, sem grana para investir e sem tempo para ficar catando bugs em versões novas, deixem isso para aqueles que trabalham para os órgãos públicos (seus salários são garantidos), para os internacionais, é para eles que é dado o foco, a atenção.

Quanto a nós nos resta mesmo, é enfiarmos o rabo entre as pernas e aceitar, pois reclamar não adianta, suporte não adianta, ou reunirmos uma quantidade satisfatória de membros e através de uma associação séria, representada por aqueles que realmente querem que não só o SC mude, mas a postura de seu fabricante, scriptcaseajax.com.br foi criado com essa intenção, mas se tornou apenas mais um fórum de ajuda.

Bem pelo menos eu estou sofrendo com os bugs da V5, mas to melhor de quem resolveu entrar de cabeça na V6, demorei para aprender, mas hoje me estresso bem menos.

Caro Haroldo,

Entendo a sua parte… e se tivesse na sua situação faria o mesmo.

O problema é que eu tenho 3 projetos novos, iniciados na V5 e ainda não concuídos (menos de 50%), então não vou gastar energias em algo que eu vou ter que trabalhar depois pra migrar… também não vou ficar esperando alguns meses até que as coisas se acalmem… as opções são: a) enfrentar o touro de frente ou b) esquecer tudo e partir para outra.

a) Enfrentar o touro - opções: 1) ir sozinho (vou sem problema); 2) juntar algumas pessoas e partirmos juntos;
b) Esquecer tudo e partir para outra - opções: 1) continuar com suporte do que já está publicado na V5 - sem problema algum, uma vez que os clientes estão sendo atendidos; b) pedir desculpas à pessoas que foram influenciadas por mim a adquirir o SC e estão aguardando uma posição minha com relação à V6 e re direcionar tudo pra outra coisa - essa é mais complicada.

Com relação a deixar “isso para aqueles que trabalham para os órgãos públicos” aí você pode esperar um bom tempo… nada contra funcionário público, muito pelo contrário, mas eles são os que menos interesse têm em que a solução seja ágil… uma vez que investiram muito pouco ($) no SC. Outro problema é que quem tem grana sobrando, abandona tudo e parte pra outra num piscar de olhos, sobrando pra gente o osso.

Você se comprometeu em desenvolver uma app pra tatarmos desses assuntos… e aí? Tem lguma novidade? Precisa de alguma ajuda? Tou até a tampa de coisas a serem feitas, mas como disse anteriormente estou no limite da desistência… então o que é um peid… pra quem tá todo cagad…?

Abraço.

Me propus sim a desenvolver algo, mas quantos deram o seu apoio naquele tícket? Não vou perder meu precioso tempo fazendo algo para ser mais uma furo n’água.
Pela experiência e convívio que tenho aqui, sabendo como são as coisas, não caio de cabeça em nada que não me dê segurança de um retorno satisfatório.
Primeiro criem as regras para tal ambiente, de forma que seja favorável a maioria participante, não apenas aos utilizadores casuais.
Quem for participar vai ter que se comprometer a colocar a mão na massa também, não no desenvolvimento do ambiente (isso é fácil), mas em testar e ajudar a provar os bugs reportados, e apoiar sempre a associação.

Caro JovitoMelo, eu estou também muito desanimado com a ferramenta, quando adquiri o scriptcase fui no embalo pra entregar um projeto mais rapidamente testei ele por 20 dias e sinceramente, 20 dias não dá nem pro cheiro pra testar e ver se a ferramenta faz o que diz, bem gostei do que vi até então e comprei. Me arrependo hoje, o projeto acabou demorando o mesmo tempo para ser desenvolvido devido aos constantes bugs e a busca por alternativas, haja visto que, para quem não esta acostumado com a ferramenta, pensar na maneira como ela trabalha é bem complicado.

Eu fiz o pedido da V6 mas estou prestes a cancelar e não pagar os boletos e esperar também para ver o que vai acontecer.

Quanto a questão dos bugs, eu acho um absurdo nós termos que desenvolver uma ferramenta para reportar e tratar dos bugs encontrados. Acho que você precisa retificar o termo “empresa séria” no seu primeiro posto neste tópico, porque sinceramente seriedade não é nem de longe o que a NM tem para conosco.

Pra não transformar este tópico em mais uma enxurrada de reclamações, me coloco a disposição para ajudar no que for preciso. Acho a ideia do encontro ótima, podíamos inicialmente fazer uma sala de conferências on-line mesmo pra galera começar a se conhecer e depois pensamos em um encontro ao vivo. O que acha?

Outra coisa, eu vi em um post acho que foi você mesmo falando de alternativas ao SC, quais seriam estas alternativas? Eu só encontrei o Maker que é em outra liguagem e esta anos luz na frente do SC, e o preço é pelo menos 7x mais caro.

Como sempre eu apoio qualquer iniciativa que tenha a intenção de melhorar as coisas para nós. Mas comungo da opinião do Haroldo. “Gastar” tempo para desenvolver algo que não vá ser levado a sério pela comunidade e prejuízo dobrado.

Eu fiz a proposição de encontros, já reclamei até da NM, já fui banido deste fórum e as coisas não mudaram muito do ponto de vista da atenção dispensada a nós pela NM.

Para isso mudar ou é todo mundo ou é ninguém. Ou nos associamos, todos, a alguma iniciativa concreta e a levamos a sério ou vamos morrer reclamando para nós mesmos, visto que a NM pouco se importa com isso.

Quanto a alternativas ao SC, eu estou reescrevendo na unha meus projetos mais importantes. Eu já disse isso aqui, depois do advento do jQuery as coisas ficaram absurdamente mais fáceis e rápidas e a única vantagem que o SC tem em relação ao desenvolvimento “manual” é a rapidez em gerar formulários e consultas a partir de uma tabela base. Por mais que vc resolva uma limitação ou bug, vc fica preso no template, se vc vai fazer um template, fica preso na estrutura. Se for analisar com muito critério mesmo, o SC só faz sentido para projetos simples, como o Haroldo já disse: no arroz com feijão ele é imbatível.

Eu continuo com a V5 porque achei uma aplicabilidade muito boa para ela: Desenvolvimento de MVP.

Determinem as principais regras para participação nessa associação, que eu desenvolvo o ambiente. Seguem sugestões, se não houver um mínimo razoável de interações neste tópico em um curto prazo de tempo, eu me retiro do processo.

  • O Ambiente não deverá ser utilizado como mais um fórum de dúvidas
  • Todos os membros deverão ter participação nos testes dos bugs para real constatação do problema
  • Um mínimo de testes de constatação do problema deve ser estipulado para que o BUG seja constatado, e será válido um teste por membro.
  • Membros desse ambiente perdem seu acesso se não tiverem participação mínima sem direito a retorno por um tempo determinado.
  • Ter um membro representante em cada estado
  • Uma área também será utilizado para cobrança de melhorias
  • O Documento de cobrança deverá ter uma periodicidade pre estipulada e ser formalizado de forma a ser levado a sério, talvez até ser registrado em cartório e encaminhado via correio, de preferência através dos representantes do fabricante.
  • O resultado desse trabalho, assim como resposta do fabricante deve ficar disponibilizado abertamente, para ajudar decisão de novas aquisições do produto e não ficarmos mais constrangidos em ter apoiado a ferramenta. Resultados positivos e negativos com total transparência, ética e honestidade.
  • Interações dos bugs postados não devem ser abertas a todos, apenas aos interagentes, apenas os bugs reportados e os testes conclusivos devem ser abertos (acho que os testes conclusivos confirmando o BUG apenas devem ser postados)
  • Não será permitido denegrir de forma alguma qualquer entidade, seja ela o fabricante, o representante ou um membro deste ambiente. Os problemas deverão ser reportados de forma profissional, focando o problema em si.

Haroldo,

É um bom começo… eu me predisponho fazer testes, tenho tempo e ambiente… sou proprietario de um provedor com link de 2Gb… tenho um ambiente de desenvolvimento exclusivo (servidor DELL, switches, etc, etc) pode botar pra moer que não vai doer em ninguém… inclusive posso disponibilizar para todos os participantes.

Vamo-que-vamo.

Acho que podemos iniciar com a nomeação dos representantes de cada Estado e as sugestões iniciais do Haroldo.

Estou dentro e ajudo no que for necessário e estiver ao meu alcance…

Vamos lá haroldo e amigos do SC…

Pessoal,

Proponho que quem estiver interessado mande email para Haroldo… ele cria uma lista e começamos a nos comunicar em pvt, evitando assim o dispersão que existe aqui no forum.

Depois que tivermos uma determinada quantidade de inscritos começaremos a determinar diretrizes específicas e elegeremos os representantes e demais assuntos… o momento agora é juntar interessados.

haroldo pode me incluir - jovitomelo@hotmail.com. Quando a lista (PVT) estiver pronta nós mandaremos nossos dados completos

Contem comigo.

Prefiro deixar a coisa as claras, assim todos podem analisar juntos e decidirem as regras. O tópico foi criado com essa intenção, não?

Uma pergunta, depois de criar e fazer todo esse ambiente, os problemas vai ser reportado pra quem ?

Com sinceridade, sem uma declaração oficial de apoio da NetMake, eu acho perda de tempo e eu não vou investir meu tempo nesse projeto.

Caso contrario, se tiver um apoio oficial da NetMake, nesse projeto, pode contar comigo…

Não há garantias de retorno, tudo pode continuar igual, e se for para o Fabricante apoiar oficialmente, teremos que seguir as regras dele? Discordo do apoio do Fabricante, se houvesse transparência e maior participação do mesmo, não haveria necessidade desse ambiente.

A questão aqui, é que tudo fica muito jogado aos ventos, postagens aqui, sem transparência, sem acompanhamento, diversos posts que dizem a mesma coisa por falta de pesquisa. A intenção do ambiente com uma ferramenta especificamente construída (que no meu ver esta sim devia existir no site do fabricante e administrada com transparência) é para concentrar os problemas, classificá-los, listá-los de acordo com prioridades, enviá-los ao fabricante de forma legível, legal e formal, usar os representantes não só para adquirir serviços e produtos, e permitir um acompanhamento das correções, isso poderá ser positivo ou negativo pois estará liberado a futuros novos usuários uma avaliação do comportamento do fabricante quanto as reclamações de seus clientes, acredito que deva ser apenas um veículo de transparência.

  • Tudo que posto aqui, não deve influenciar outras opiniões ou sugestões, e sim servir como um debate de idéias.

Haroldo,

Exatamente isso…

Tudo isso, é uma ótima ideia, que deve ou deveria ser executada (Gerenciamento dos Bugs).

Mais sem um apoio oficial, o que adianta ter uma serie de bugs super organizados sem um retorno oficial da netmake ?

Se o ambiente tiver regras escrita pela NetMake, desde que essas regras seja condizente ao objetivo do projeto, não vejo problema algum…

Pois o objetivo é termos um acompanhamento dos problemas reportados… um acompanhamento com qualidade, seriedade…

Tudo remando para um objetivo, que é termos uma ferramenta com menos bugs possível e que realmente atenda as necessidades mutáveis que vivemos.

Régis,

O problema é que este apoio não está vindo… porque nós estamos dispersos… se nos concentrarmos obteremos mais sucesso, pelo menos assim entendemos… você já observou que ao invés de ficar todo mundo pagando por suporte é mais interessante que apenas um pague e todos saiam beneficiados?

Aliás suporte é o que temos aqui no forum e de graça… tô dentro podem me incluir aí saulobborges@gmail.com

Interessados até o primeiro dia:

1.Cleyton Euler
2.Erenha
3.George Carvalho
4.Haroldo
5.Jovito Melo
6.Régis Matos ? (Com apoio e regras do Fabricante)
7.Saulo Borges