Encontro Nacional de Usuários SC

Dúvida:
Se um bug relatado for constatado, mas uma solução de contorno sugerida for aceita, as soluções de contorno aos bugs relatados deverão ser informadas no documento?

Se houver solução de contorno para o Bug, no meu ver este deve ser considerado de prioridade baixa, concordam?

Haroldo,

Você e o Cleyton já postaram várias vêzes aqui e em seu site que o SC é uma ferramenta para soluções simples… não concordo com a opinião de vocês, mas respeito (em outra oportunidade poderemos discutir isso com mais afinco)… estou dizendo isso para que não se perca o foco do que estamos nos propondo a fazer, vou escrever com letras garrafás para que se entenda bem.

[size=14pt]RESOLVER TODOS OS BUGS POSSÍVEIS DO SC A PARTIR DA V5, POR MENOR E MENOS INSIGNIFICANTE QUE SEJA ELE, SE FOR UM BUG A NETMAKER VAI SER OBRIGADA A RESOLVER NEM QUE SEJA NA MARRA.[/size]

Se, em conseqüência da conquista do nosso objetivo principal, a NM resolver nos dar de quebra uma atenção melhor e começar a nos tratar como clientes… ÓTIMO - ALELUIA!!!

Soluções alternativas, embora sejam muito bem vindas porque erriquecem os nossos trabalhos, não entendo que devam ser tratadas aqui neste momento… amanhã ou depois vão surgir pessoas cobrando soluções pra tudo que não conseguirem resolver, e ninguém aqui é papai noel. Estas soluções não devem ser deixadas de serem apresentadas, mas numa sessão e carater secundários.

Essa é a minha opinião. os demais expressem as suas…

Abraço a todos.

Eu nunca disse que o SC é uma ferramenta para soluções simples. Eu faço coisas bem complexas dentro dele.
Eu que eu digo é que quando precisamos de situações mais robustas e complexas, o SC perde sua capacidade de ser produtivo. Preste bem atenção no entendimento das frases.

E no meu ver, se houver uma solução de contorno o BUG deixa de ser prioritário, então eu voto para que tenhamos uma janela para registrar a solução de contorno.

Não estou aqui para obrigar ninguém a resolver as coisas na marra (não contem comigo para isso), não quero e não vou brigar com ninguém, nem com você jovitomelo nem com a Netmake, eu tenho me virado muito bem, minha única intenção é fortalecer o Scriptcase, e não vou conseguir isso prejudicando seu fabricante, existem posturas que não gosto realmente, mas aprendi a conviver com elas, e quando tento algo, é para ajudar a melhorar, ajudar a abrir as mentes.

Jovitomelo, você está com raiva, eu já passei por isso em 2006, e descobri que ela estava me fazendo mal, me tirando o sono, o tempo me fez ver que para tudo tem seu processo natural de amadurecimento, alguns demoram mais outros não.

A regras desse ambiente sendo definidas, se uma delas sequer entrar em contradição com meus princípios, me dou o direito de não participar.

Nao tenho muita disponibilidade de tempo nem profundos conhecimentos, mas gostaria de ajudar pode me incluir agostinho@softgt.com.br

Prezados Senhores,

Todas as iniciativas para melhorar o produto são bem vindas, contem comigo.

Minha opnião é que um sistema gerenciador de bugs, se resumirá em uma base de conhecimento estruturada para nós (maravilha) mas que será ‘desconhecida’ pelo fabricante e consequentemente tem grandes chances de ‘nascer morto’, como já mencionado.

Voltando ao foco inicial do tópico, algumas iniciativas mais simples pode ter um impacto maior e demonstrar para o fabricante e futuros clientes a insatisfação do grupo de utilizadores da ferramenta, é o caso de um Manifestos Online que deixaria aberto a todos essa insatisfação… se traduzindo assim numa propaganda não muito boa para o fabricante e demonstrando também que o grupo de utilizadores da ferramenta consegue se organizar em prol de uma causa.

independente da opção escolhida podem contar comigo.

William Scardua

Haroldo,

Entendi perfeitamente com o que você quiz dizer anteriormente e continuo achando que você se engana em alguns pontos, mas volto a repetir - esse não é o momento nem o local próprio para discutirmos isso… agora, efetivamente começamos a discordar e precisamos resolver isso. Minha intenção aqui é resolver BUGs… não importa pra mim se existem soluções alternativas… as quais eu tenho muitas (nem sempre tão boas, mas o melhor que eu posso) pra todos os BUGs que já encontrei, já mencionei isso aqui numa discussão com o Érico.

O meu foco é… a NM me vendeu um produto com defeito e ela tem que me entregar correto, por isso eu paguei… não me importa se é um erro de grafia ou um FATAL ERROR! ela tem que resolver tudo… não me importa se a solução dela não é melhor possível (nem a culpo por isso), apenas acho que o que ela me vendeu tem que estar funcionando perfeito 100%, não admito nem 99,999999% tem que ser 100%… por que é assim que eu costumo ver as coisas e tratar meus clientes.

Na busca pelos meus objetivos não vai dar pra agradar a NM se ela não se prontificar a resolver TUDO! Ou se agrada a Deus ou se agrada ao diabo, agradar aos dois não funciona.

Outra coisa que quero deixar bem claro é que a minha relação com a NM é de cliente/fornecedor, ambos devemos nos tratar com respeito e consideração… a minha parte estou fazendo (comprando, pagando, divulgando, ajudando ela a vender, participando aqui do forum ativamente, testando, etc, etc…) a parte dela, pra mim, não está sendo cumprida - pelo menos no quesito respeito. Não posso dizer que o sucesso do que fiz comercialmente com o produto que ela me vendeu não deva, em parte, a ela… mas posso lhe garantir que o sucesso foi muito maior meu e dos meus clientes do que dela. Não quero que a NM fique me mandando e-mail de felicitação pelo meu aniversário, como anda minha saúde, como estão meus filhos ou coisa parecida… não é isso que ela terá de mim… quero apenas que ela faça o que me prometeu.

Não comentei aqui ainda, mas essa é uma boa oportunidade de expressar, tenho ganho mais dinheiro com SC debruçado sobre os BUGs dela do que comercializando meus projetos… porquê? Porque tem cliente que não consegue conviver com os seus bugs e me procura para ajudá-lo… portanto, olhando pelo lado comercial (din din) pra mim é melhor que isso aqui continue a zona que está… mas não é assim que eu enxergo as coisas… ontem à noite tentei convencer um sócio num projeto a adquirir uma licença (mesmo no meio desse turbilhão todo aqui).

Esse é o meu posicionamento mas, assim como você, se os demais entenderem que os objetos são outros, também me afastarei sem maiores problemas…

E pelamordedeus não me joguem pedras, vamos continuar sendo cordiais… pelo menos tenho todos aqui em alta estima e você - Haroldo - especialmente, pelo nível com que tem tratado as coisas.

Abraço

PS.: Haroldo, pode parecer que estou com raiva, infelizmente é muito difícil expressar sentimentos quando a palavra é escrita… e esse não é o meu forte… mas posso lhe garantir que o meu sentimento neste momento é de total desânimo.

Como já mencionei, acredito que por mais que tenhamos um ambiente organizado e bem estruturado… sem o reconhecimento oficial fabricante a uma grande possibilidade do projeto nascer morto…

Eu acredito que antes de qualquer linha de comando… eu sugiro o seguinte.

1º. Entrar em contato com o fabricante procurando a pessoa chave que pode responder pelo nosso pedido!

2º. Obter uma resposta, de apoio garantindo que não vamos perder tempo;

3º. Ter um apoio oficial que garanta que nossos bugs serão analisados e retornados com um status (Em analise, Na Programação, Resolvido etc… ).

Sem esse contato inicial, eu torno a dizer que acredito que o projeto vai nascer morto e não vou perder meu tempo.

Lembrando que provavelmente a equipe NetMake tem um departamento de Teste. que faz exatamente o que estamos querendo fazer…

O que vcs acham dos passos ?

Minha sujestão é o seguinte:

. Criamos uma espécie de sindicato ex: “União Nacional de Usuários do Scriptcase”.

. Todos usuários filiados tem os e-mails dos outros.

. Antes de enviar e-mail para Netmake relatando um Bug será encaminhado email com cópia para todos afiliados para avaliação. Se
80% achar que o relato do bug é pertinente, será enviado um email para Netmake, com cópia para todos usando o nome da “União Nacional de Usuários do Scriptcase”.

Dessa forma o peso da reclamação de um Bug não será individual, e sim de uma comunidade. Se a Netmake ignorar esse e-mail ela não estará ignorando um usuário e sim a todos que apoiaram aquela reivindicação.
Lógico que é uma ideia crua, mas acho que essa é uma forma viável de união, já que apenas utilizaremos o e-mail para isto.

Régis,

Sua idéia é perfeita, mas é preciso que você entenda algumas coisas.

a) Esse forum que estamos participando é OFICIAL, está dentro dos servidores da NM, conseqüentemente tudo que está sendo postado aqui está sendo visto pelo pessoal da NM… não tenha a menor dúvida disso. O que nós estamos cobrando dela é - se ela está vendo tudo que nós estamos fazendo, porque ela não se posiciona? Porque depois de lançada a V6 o pessoal de lá deixou de aparecer por aqui? Obviamente colocaram o pessoal por aqui pra calmar os ânimos, não foi por outro motivo… ou seja, ela viu tanta pressão que resolveu colocar o pessoal por aqui (esse é o meu entendimento e não exprerssa a verdade absoluta);

b) Os problemas postados são muito dispersos… isso não ajuda a ninguém (nem nós nem NM)…

c) ninguém sabe aqui se o que está sendo informado como BUG está sendo corrigido… mandei dois emails para bugs@netmake.com.br/bugs@scriptcase.com.br (23/02 e 27/02), relatando problemas que encontrei e não recebi sequer um email de resposta automática dizendo:

[b][i]Caro Cliente,

Acusamos o recebimento de sua solicitação e tão logo tenhamos uma solução para o mesmo lhe comunicaremos.

Esta mensagem é automática e não precisa ser respondida.

Atenciosamente
Suporte Scriptcase[/i][/b]

As sugestões que propomos foram:

a) um encontro nacional (virtual, presencial ou misto) - praticamente rejeitada por todos por representar maiores e custos e não atender os objetivos;
b) formatar um ambiente concentrado para resolver esses problemas. Infelizmente isso não será possível aqui no forum… tem que ser externamente. Esse ambiente nos dará mais força no trato das questões que nos interessam, como bem mencionou o Leandro.

E mais, se o ambiente de testes da NM estivesse funcionando perfeito não estaríamos aqui falando de BUGs (nesta proporção).

Mas a discussão está posta…

Jovito, mais o que eu quero que vc entenda é o seguinte, o que adianta em relação a termos menos bugs ?

1º. Reunitir um x de participantes, seja ela presencial ou via conferencia o que vai resolver referente aos bugs ? (Nada).

2º. Como gerenciar esse ambiente, se os não vamos ter um status oficial do Bug ? (Mais Frustrações)

ou

1º. Temos um contato inicial garantindo que nosso trabalho vai ser analisado e retornado com um status ?

2º. Ou de cara, termos uma resposta que não adianta perdermos tempo que não vamos ser atendido pelo fabricante ?

Pois com a tentativa de contato oficial, teremos uma dessas resposta, ou teremos um apoio ou não teremos o apoio.

Já que o Carlos prometeu mudanças, e teve contato antes do lançamento da versão 6,

Sugiro um contato direto com ele,

E se ele não tem esse poder de resposta, que ele possa encaminhar para quem tem esse poder de dar uma resposta para nós…

Olá, gente pode contar cmg tbm!

Eu faço muita gambiarra no sc para conseguir o que quero! Acho tbm que poderíamos ser mais parceiros um dos outros!

Começar a publicar “bibliotecas”, com código fonte, para ajudar os demais.

Contém comigo para buscar bug e soluções.

Júlia.

As vezes eu me pergunto porque somos sempre nós, os mesmo que reclamamos dos bugs da ferramenta? Eu estou a pouco tempo frequentando o forum e percebi que tem gente que entra faz seus questionamento são ajudados (ou não) e depois somem. Será que esse pessoal desistiu de desenvolver com SC? Ou será que a grande maioria dos clientes da NM são realmente grandes empresas ou órgãos governamentais que estão pouco se lixando se a ferramenta tem bug ou não?

Outra coisa, o SC hoje é comercializado por cerca de R$ 4000,00, uma verdadeira pexinxa se levarmos em conta o potencial da ferramenta, bem quando comprei fui obrigado a adquirir o suporte, até aí sem maiores problemas visto que imaginei que iria precisar mesmo do suporte. Agora se a empresa vende o produto dela por um preço abaixo do que é esperado de uma ferramenta desse porte, imagino que ela tenha maior interesse em vender suporte. Estou certo?

Então porque o suporte é tão ruim?..

Eu acho que a idéia do encontro e da base de bugs são ótimas, na verdade eu estou pouco me lixando se a NM ta vendo isso aqui ou não, já decidi que vou cancelar meu pedido da V6 talvez no ano que vem eu a compre.

É tão estranha a relação da NM com os clientes que mesmo a base de conhecimentos deles, os exemplos, o sistema onde acompanhamos nossos pedido tudo é tão mal feito e não explora em nada o potencial da ferramenta. É difícil saber o que se passa na cabeça da diretoria, gerentes, etc… a grande verdade é que se você pegar um ambiente de desenvolvimento tipo o Delphi, com certeza encontrará Bugs, não estamos pregando a perfeição, mas muitas vezes o que não se consegue fazer em outros ambientes de desenvolvimento é devido a limitações da linguagem, IDE ou coisa assim, mas com SC se você tiver um Bug cabeludo mesmo as soluções (quebra-galho) são extremamente difíceis de serem implementadas.

É fácil, é só pegar como exemplo a app calendário do SC, ela é pra se dizer o mínimo hilária, e vai tentar incrementar alguma coisa nela pra você ver a dor de cabeça.

Então amigos acho que a nossa união será nossa grande jogada, nenhuma empresa consegue ignorar um grupo de clientes insatisfeitos, vamos organizar o encontro via conferência on-line, vai ser bom pra galera falar um pouco e não apenas escrever…rsrsrsrsrs
E vamos botar a carroça pra andar, e desenvolver logo a base de conhecimentos…mas acho que ela deve conter uma base de alternativas aos bugs para os usuários que fizerem parte da brincadeira, porque vejo com pouca esperança um posicionamento positivo por parte da NM.

Abraço a todos !!!

Grande Saulo,

Sábios os pensamentos…
A base de conhecimento é extremamente interessante, como já foi expressado por muitos… não sou contra, muito pelo contrário… só entendo que uma alternativa não deva inviabilizar ou desqualificar o BUG, por menos crítico que ele seja.

Abração.

Contem comigo!

Aguardo novidades

Ao invés de começar a desenvolver algo do zero.
Proponho usar uma ferramenta como o http://www.globizinsights.com/conference/ .
Permite várias coisas, reuniões escritas, aúdio e etc.
Fazer um fórum não adianta, ja temos este.
Nas reuniões, serão apresentados os tópicos: Bugs, sugestões e etc.
Oque for endossado é dirigido a NM com o nome de todos que participaram do tópico.
Podemos não conseguir o que queremos, mas teremos melhor representatividade e com certeza uma resposta mais rápida.
Encaminharemos tudo para a NM pelo local certo e com foco.
O Fórum não é local adequado para postar bugs, sugestões e etc.
Um indivíduo dizer algo e alguns opinarem é jogar palavras ao vento.
Encaminhar um “documento” endossado por muitas pessoas de forma objetiva e clara, quer seja, de sugestões, bugs e etc. Com certeza é fazer notarem a sua, melhor dizendo, a nossa presença.
Como se dizia no livro da Alice nos país da maravilhas. “Para quem não sabe onde que ir, qualquer caminho serve”. So não se sabe onde estes caminhos podem ter levar.
Eu quero ter um foco e saber onde ir. E desejo isto a todos do Fórum.

Já imaginaram se a NetMake tivesse esse tipo de atitude emmmmmm.

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/google-vai-oferecer-r-1,7-mi-em-premios-para-quem-apontar-bugs-no-chrome

Concordo.

Só sei de uma coisa,

Nós sempre estamso postando broncas aqui no fórum e não vejo ninguem que trabalha no desenvolvimento do sistema se pronunciar no fórum sobre os problemas só vejo os membros mesmo se resolvendo. Será que esse SC é mesmo desenvolvido aqui no Brasil ou é só uma ferramenta que é vendida aqui? As vezes tenho minhas dúvidas.

kkkkkkkk…ia ter que ser 10 milhões o valor em prêmios, porque qualquer um ia conseguir achar Bug!!!
Parabéns ao Google Crome… eita navegador porreta!!!