Weber ,
Com o meu velho bloco de notas, PHPdesigner e até o Delphi for php atual RADPHP fiz muita coisa com PHP e Firebird.
É verdade que algumas versões do PHP tiveram problemas com o Firebird.
Estes foram corrigidos nas releases seguintes do PHP e eu uso a dupla com sucesso.
Posso te dizer que PHP + Firebird trabalham bem! E eu não sou defensor do Firebird. Para mim o banco que vale é o banco que o cliente quer.
O que ocorre é que se pegar as sintaxes que o pessoal usa no SC 6 para trabalhar no Firebird são uma lástima. Criam uma tabela, criam uma trigger para chamar um generator e esquecem de criar o generator.
Eu acho que não precisamos saber tudo, mas pelo menos coloque alguém que saiba nos devidos setores.
Se for criar uma aplicação calendário selecionar a conexão e em tabela escolher criar tabela… Olhe a surpresa que tive:
Criando tabela calendar…
Ok
CREATE TABLE calendar (
id SMALLINT,
title VARCHAR(300) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
description VARCHAR(600) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE
start_date TIMESTAMP,
start_time TIMESTAMP,
end_date TIMESTAMP,
end_time TIMESTAMP,
recurrence CHAR(1) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
period CHAR(1) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
);
SET TERM ^ ;
CREATE TRIGGER BI_calendar_ID FOR calendar
ACTIVE BEFORE INSERT
POSITION 0
AS
BEGIN
IF (NEW.ID IS NULL) THEN
NEW.ID = GEN_ID(calendar_ID_GEN, 1);
END^
SET TERM ; ^
Cadê o generator!!! O trigger vai virar mandrake e fazer ele aparecer quando for acionado!
Os programadores do Scritpcase podem saber tudo sobre ajax+php+o que quer que for. Mas sobre Firebird está díficil dizer oque eles sabem… Ficamos até a versão 6.00.0012 sem poder usar o Firebird e quando dizem que o SC6 esta pronto para o Firebird surge isto. E olha que isto é so alguma das coisas que notei.
Peço desculpas pelo meu jeito de falar não sou superior a ninguém, e somente um momento de nervosismo.