Como está a V6 ?

Weber ,
Com o meu velho bloco de notas, PHPdesigner e até o Delphi for php atual RADPHP fiz muita coisa com PHP e Firebird.
É verdade que algumas versões do PHP tiveram problemas com o Firebird.
Estes foram corrigidos nas releases seguintes do PHP e eu uso a dupla com sucesso.
Posso te dizer que PHP + Firebird trabalham bem! E eu não sou defensor do Firebird. Para mim o banco que vale é o banco que o cliente quer.
O que ocorre é que se pegar as sintaxes que o pessoal usa no SC 6 para trabalhar no Firebird são uma lástima. Criam uma tabela, criam uma trigger para chamar um generator e esquecem de criar o generator.
Eu acho que não precisamos saber tudo, mas pelo menos coloque alguém que saiba nos devidos setores.
Se for criar uma aplicação calendário selecionar a conexão e em tabela escolher criar tabela… Olhe a surpresa que tive:

Criando tabela calendar…
Ok

CREATE TABLE calendar (
id SMALLINT,
title VARCHAR(300) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
description VARCHAR(600) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE
start_date TIMESTAMP,
start_time TIMESTAMP,
end_date TIMESTAMP,
end_time TIMESTAMP,
recurrence CHAR(1) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
period CHAR(1) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
);

SET TERM ^ ;

CREATE TRIGGER BI_calendar_ID FOR calendar
ACTIVE BEFORE INSERT
POSITION 0
AS
BEGIN
IF (NEW.ID IS NULL) THEN
NEW.ID = GEN_ID(calendar_ID_GEN, 1);
END^

SET TERM ; ^

Cadê o generator!!! O trigger vai virar mandrake e fazer ele aparecer quando for acionado!

Os programadores do Scritpcase podem saber tudo sobre ajax+php+o que quer que for. Mas sobre Firebird está díficil dizer oque eles sabem… Ficamos até a versão 6.00.0012 sem poder usar o Firebird e quando dizem que o SC6 esta pronto para o Firebird surge isto. E olha que isto é so alguma das coisas que notei.

Peço desculpas pelo meu jeito de falar não sou superior a ninguém, e somente um momento de nervosismo.

Como está o desenvolvimento de soluções para nossos problemas ?

John Lennon , voce tem uma previsão de quando e que contemplará a release 6.20 ?

Abraços !

É a 6.20 saiu, mas, problemas apontados neste tópico não foram resolvidos !

Quem teve outros problemas resolvidos com 6.20 ?

John Lennon , voce tem uma previsão de quando e que contemplará a release 6.21 ?

Abraços !

Eu tive alguns problemas resolvidos.
Agora so falta testar se continuo com aquela remoção de conexões que acontece intermitente, já as barras de scroll duplas ainda persistem em acompanhar o IE.

Amigo eu nao to entendendo quando o pessoal ta falando dessas scroll duplas poderia me explicar exatamente onde acontece, pois ou o meu sc nao apresenta no ie tal problema ou apresenta e eu ja to tao acostumado q nem encaro mais como bug, rsss

Com Firefox e scroll simples:

IE com bug e scroll duplo

Acesse www.simaoebuhler.com.br com IE e com Firefox e verá como fica ruim para ver o iframe no IE.

Depois de uma atualização, que eu não sei qual foi, o help ficou desse jeito.

Ou seja… a gente tem que passar um bom tempo para entender os exemplos…

Alguém está com o mesmo problema?

Sim, a minha está desta mesma forma.
Versão 6.00.0020

No link abaixo, tb está no mesmo formato.
http://downloads.scriptcase.com.br/downloads/v6/manual/pt_br/webhelp/manual_mp/manual_mp.htm

alexandre entendi, como tinha falado isso ai eu ja nem perco mais meu tempo ja me acostumei com esse bug, rsss

Deve ter perdido o caractere de salto de linha ao gerar o help, ou adotaram esse novo layout, talvez para economizar espaço em tela.

Weber é díficil sed acostumar com o bug quando te perguntam todo dia.
“Você arrumou…? Antes não era assim (SC5)”

Jovito acho que este “problema” na verdade é uma reformatação que estão fazendo pois aqui está exibindo assim em alguns guias de macro também…

Pois,

Isso não tá legal não…

O Help foi todo alterado… e mais uma vez mostra que não estão sendo feitos os devidos testes… quem usa bastante o Help sabe a que estou me referindo… de tanto a gente usar a gente já vai pra página correspondente… aí o pessoal da NM acorda de ressaca, resolve mudar tudo de lugar, como se isso pouco importasse, e faz uma lambança dessas.

Isso pode não representar muita coisa… um help… mas o problema reside nas alterações que são feitas, sem que nós tenhamos conhecimento.

As langs foram a mesma coisa, tiraram duas letrinhas e pimba! Tive que refazer tudo… do nada e sem motivo algum…

Estou ficando cansado de ficar tendo que postar problemas… e problemas que não existiam…

Ontem descobri outro…
Num form, quando acrescentamos uma nova página ao layout, se houver um campo do tipo select nesta nova página ele recolhe todos os demais campos desta págima… na primeira página não acontece nada, está ok.

Jovito as vezes tenho uma saudade do notepad. O pior que esta saudade esta começando a crescer… crescer…
O intuito é ganhar produtividade, mas as paradas estão ficando grandes demais e complicadas. E isto para resolver bugs que surgem.

Sei exatamente como é essa saudade. rsrsrs

Só para compartilhar mesmo, alguns vídeos do resultado do meu trabalho quando decidi pegar no notepad. rsrsrs

Para quem usa facebook: www.facebook.com/informacaopolitica
Para quem não usa, tem vídeos no youtube: www.youtube.com/informacaopolitica

Cleyton,
Parabéns. Belo trabalho.

Eu renovei meu upgrade hoje do SC6, estudo pegar um upgrade do RAPPHP.
Considero o Scriptcase um bom produto apesar dos bugs. Qualquer um pode usar o scriptcase e isto é fenomenal. Não precisa se preocupar com código para o “feijão com arroz” do dia a dia. Mas não abro mão do meu notepad, vi, emacs ou o incrementado “notepad” pai: phpdesigner.

Sobre programação com “Notepad” tenho a dizer:

  1. Bom, barato, enxuto e rápido.
  2. Código gerado com PHP + OOP (Object-oriented programming) + Ajax + java (Tomcat) + Javascript + HTML5 + XML + + XHTML + FPDF = código executado mais rápido, com menos bugs, reutilizável e etc.
  3. Fazer suas próprias classes, objetos reutilizáveis e abstração a banco de dados = aumento de produtividade.
  4. Layout flexível.
  5. Pode usar smarty (http://www.smarty.net/) e separar seu código do template gerado por um designer.
  6. O suporte é você. Não precisa ficar a frente do relógio esperando para ser atendido.
  7. Pode trabalhar com alguns notepads incrementados como o PHPdesigner, que tem: syntax highlighters, code completion, code explorer, debug, sintax check e etc --> http://www.mpsoftware.dk/. E se quiser mudar de notepad o código continua podendo ser editado/modificado. Não fica preso.
  8. A limitação existente na codificação é a que você cria ou o compilador / interpretador não permite. Nada de ficar preso ao que o framework pode fazer ou não.
    Não precisa sugerir e esperar novas funcionalidades.
  9. N… Opaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Espera ai, porque foi que eu larguei o notepad mesmo…? O anta…! Era feliz e não sabia. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Tenho que dizer em algumas coisas ainda uso o notepad com orgulho.
So que na minha idade comecei a ficar preguiçoso para digitar código.
E isso ai.

Obrigado Alexandre!!!

Eu quando conheci o SC fiquei espantado com a produtividade oferecida. Mas eu estava saindo do desenvolvimento desktop e me aventurando na web com ASP ainda. A fragilidade do ASP me fez entrar no mundo PHP e quando vi o SC gerando os formulários com base nas tabelas do meu banco de dados eu praticamente tive um orgasmo. Minha necessidade na época era justamente essa, gerar formulários e relatórios, pois eu estava migrando um sistema de VB para web.

O sistema foi ficando parrudo e a medida que fui pegando intimidade com o SC fui esbarrando em suas “limitações”. Comecei a pesquisar alternativas, a estudar com mais dedicação as tecnologias que envolvem um produto web. Cheguei a conclusão que o tempo que eu perdia contornando as limitações do SC era o tempo que eu ia investir no meu aprendizado.

Não digo que o investimento que fiz no SC foi perdido, pelo contrário, tenho muita coisa feita com ele e atualmente ainda uso nos projetos mais simples, ou seja, uso o SC onde ele pode me ajudar e ponto. Se um projeto SC começar a pedir remendos é porque é hora de tirar ele do SC.

Uso o editor de texto Sublime Text 2 para escrever o código. 90% do que se escreve em PHP são operações de CRUD. O que mais demora é montar o template CSS do projeto, mais especificamente os formulários. Porém, depois que vc acerta seu layout o projeto deslancha. Para eventos e frescurinhas jQuery resolve, mas uma hora ou outra acaba-se precisando escrever um javascript nativo também.

Então, meu conselho é: para quem quer viver de desenvolvimento de software, aprenda a programar. Esse história de vendedor de SC de que não precisa saber programar para desenvolver em SC é uma história bem mal contada. Qualquer projetinho que começa a sair do básico, já precisa de algumas linhas de código.

Abraços.

Bem amigos, após o susto da release 6.21 !
Quem atualizou novamente, teve seus problemas relatados anteriormente resolvidos ?

Após fazer outra atualização (automatica) para R6.21 os problemas ocasionados pela mesma foram resolvidos !

Alguem ainda ficou com problema gerado pela R6.21 ?

Abraços a todos !

Eu fiquei sem poder editar temas.
Se não fosse o SC5!!! SC5 é ninja!!!
Tem bug mas vai pra frente.