Como está a V6 ?

Notei que o melhor browser para trabalhar é o Firefox.
Dá menos erro.
Ainda há muitos bugs.
Por exemplo:

  1. Para um campo blob not null no banco de dados ao usar um campo editor html no sc.
    Se torno obrigatório este campo no SC ao fazer insert ou update ele falha no sql porque diz que o campo esta “vazio”.
    Mesmo eu tento colocado alguns caracteres nele.
  2. A barra de rolagem dupla que aparece no IE mesmo marcando no menu horizontal para não aparecer.
    E por ai vai.
    Mas em relação ao ínicio do lançamento quando nem conseguia acessar o firebird está bem melhor.

Este problema que vc esta apontando na imagem acontece desde a V5 no Crome… lamentável!! Não faço upgrade tão cedo!!!

Pessoal,

Quem não migrou ainda, não sabe o que está perdendo… apesar dos pesares, vocês estão adiando um sacrifício.

Boa Sorte!

Bom dia,

Referente à este problema com o navegador Google Chrome versão 18.0.1025.168 m, eu realizei algumas testes e constatei o erro, estou reportando para o departamento de desenvolvimento e assim que for corrigido irei postar neste tópico, obrigado.

Pessoal apos a release 16 o SC6 esta muito superior sim que o V5.
Eu ainda tenho alguns projetos em SC5 q nao migrei e talvez acabe nem migrando tao cedo.
Mas sinceramente o SC6 esta muito superior ao SC5 um exemplo notavel é a geração de aplicações.
Porem ainda ha algumas incopatibilidades entre navegadores, eu tenho instalado chrome, mozila e ie, para SC o melhor é o mozila.

Mesmo com a release 6.00.0018, ainda tenho problemas.
O sc parece “cansar” com o tempo de uso. Me lembro que a V5 passou pelo mesmo problema.

Ao fechar todas as apls abertas o home e menu inteiro somem (tela branca);
De vez em quando o sc aborta e volta pro login;
Na criação de forms, ele lista os campos não pelo nome, mas com _01, _02, _03;
Criação de ligação em forms fica maluca.
Tudo isso só resolve com logoff no sc.

Em forms, ao adicionar botões php, o sc permite que o botão tenha espaços no nome, mas ao inserir código na ação do botão dá erro. Se recriar o botão sem usar espaço funciona normal.

Em 10 horas de trabalho eu tenho que fazer logoff umas 8 vezes no mínimo. Por falta de confiança faço exporto os projetos várias vezes durante o dia. Na maioria das vezes, os problemas acontecem depois de um bom tempo usando, mas as vezes também acontecem com poucos minutos de trabalho.

Tá difícil, mas “vamu que vamu”.

Como ficou o SC6 após a release 18 ?

Parece que muitos bug´s importantes foram resolvidos !

O colega RRMA (telas em branco) já reclamou e John Lennon falou que a correção deverá sair na próxima release !

O que está pegando ainda parece ser a dupla barra no IE ! Ainda ?

E quanto a edição de Esquemas de botões ?

Abraços a todos !

Isso ocorre muito raramente na criação de algum form… quando aconteceu comigo, for por um processamento múltiplo do SC… ele estava salvando alguma app ou gerando, sei lá… e eu fiquei sem paciência de esperar e fui criar um novo form… e o bicho endoidou o cabeção e fez isso que você mencionou… mas eu apaguei a app, refiz e o problema não mais surgiu…

[]´s

Da última vez que aconteceu eu tinha acabado de gerar todos os fontes. Fui criar um novo form e o SC fez isso, apaguei, criei outro e o erro se repetiu. Tive que fazer logoff pra ele fazer da forma certa.

Não verifiquei, no forum, outros problemas na V6 !

Podemos afirmar que a R18 estabilizou a V6 ?

Abraço a todos !

Uso SC em média 10 horas por dia, sofrendo com os abortos espontêneos dele, pra mim tá longe de ser estável. Pra fazer uma app ou outra funciona bem, mas pra “tirar sangue” dele ainda falta muito.

Eu acho que a maior falha do SC é a NM não detalhar o funcionamento do sistema, como ele lida com cada evento, o que pode e o que não ser feito. Eu estou batalhando com o SC a quase dois anos e me deparo sempre com dúvidas que me levam a horas de depuração e testes pra chegar em um resultado satisfatório. Aí alguém vai dizer: “Mas pra isso existe o treinamento avançado!”, certo ok é verdade porém acho que muitos aqui fizeram o treinamento e continuam enchendo o forum de perguntas.

Acho que se tudo fosse bem explicado, um manual mais técnico, que nos ajude a identificar onde podemos ou não inserir código próprio e o que cada campo é capaz de fazer a evolução de nossos projetos seria bem melhor.

Eu por exemplo nunca tinha me atrevido a utilizar os campos do tipo Label, me surgiu uma necessidade a poucos dias e decidi reinventar a roda, e descobri que os campos Label podem armazenar html, o que me ajudou muito pois transformei um Label em link com todas as informações que eu precisa que o cliente visse apenas colocando o mouse sobre o link. Antes estava usando o campo Help que aprendi com o mestre Haroldo que é possível usa-lo efetivamente em nossos projetos.

Sem falar no fato de que, sempre que alguém posta no forum: “vai sair uma nova release”, acho que todo mundo fica apreensivo, será que essa vem pra resolver ou pra zuar mais ainda… !!

Bem essas são minhas impressões, opiniões antigas e muito discutidas aqui nesse forum por todos!!

Até…

Obrigado a todos por alimentarem o tópico e nos manter atentos aos problemas e cobranças por soluções !

Podemos aqui postar fatores positivos da V6 em relação a V5 !

Temos alguma previsão de nova release ?

Abraços !

o que a release 19 corrigiu alem do informado pela NM ?

Abraços !

Com certeza na versão 6.00.0019 o problema da barra de rolagem dupla no IE não foi resolvido.
Para quem é indeciso é uma beleza passar horas decidindo qual usar…
Para quem é “normal” é apenas um pé no saco.

Amigos, alguem tem uma posição de quando sairá uma nova release ?

Esperamos que nesta release sejam resolvidas estas pendencias apontadas até aqui !

Abraços !

  1. Definitivamente a versão 6 e o Firebird tem um caso de incompatibilidade.
    A aplicação calendário não funciona.
    Testei com aplicações calendário exportadas da versão 5 para 6 e como novas aplicações calendário.
    Nem com reza brava ele inseri os dados na tabela calendário.
  2. Tenho a licença Tipo: Professional Edition Bronze
    Ela me dá direito desde a versão 5 a conectar em qualquer banco “free” mysql, postgresql e firebird.
    Agora, às vezes, nas aplicações a conexão é retirada e colocada a frase ridícula: A Conexão não existe ou foir removida de acordo com o Tipo da Licença.
    Tenho de excluir a aplicação e recriar para trabalhar.
  3. O SC 6 é mais rápido para fazer as coisas. Mas os problemas com Firebird deixam tudo muito mais lento.
    Se colocar o SC 5 e o SC 6 trabalhando lado a lado o SC 5 ganha pois não tenho que ficar recriando as aplicações quando a conexão é retirada.
    Estou quase desistindo da versão 6 e acho que não vou renovar o upgrade até que haja uma versão estável da 6.
    Vou trabalhar com o SC 5.

É amigo Alexandre, a NM tem muito a fazer !

John Lennon , voce tem uma previsão de quando e que contemplará a release 6.20 ?

Abraços !

Sinceramente no SC6 nao aconteceu comigo mas no SC5 sim…
MAs sinceramente tb temos que levar em conta o browser… é muita coisa é muito processamento, se o SC fosse uma IDE RAD, tipo VSStudio, nao sobrecarregaria tanto o browser, detalhe aki so uso mozila para desenvolver, apos testo a aplicação geralmente questão de layout com o IE com o chrome é uma verdadeira M…

Não sei voces mas sinceramente apos sair o SC6 (acho q o pessoal da nm parou com qualquer atualização na sc5) mas a questão que não sei se pq estou com as duas versoes instaladas mas o fato é q o SC5 esta praticamente impossivel de trabalhar.

Quanto ao firebird, o problema é com o firebird, eu utilizo ele apenas para aplicações desktop, tentei antes do SC usar ele com php e so me deu dor de cabeça, e olha q eu sou um defensor do fire…