BUG: 9.4.013: + 1 Bug -> Eventos ajax onclick em Grids

Aparentemente o problema relatado ocorre na totalidade com aplicações criadas e migradas de versões anteriores.

  • O campo com o onClick nem vira um link!!!

Fiz um novo teste criando uma aplicação nova nesta ultima versão:

  • Teste simples colocando onClick num campo texto para imprimir em tela uma mensagem de teste;
  • Aqui pelo menos o campo vira um link;
  • Ao clicar ocorre o erro abaixo:
  • Também criei o evento num campo numérico e o mesmo não virou um link.

release 9.4.014 não contemplou esse grave erro.

Eles mexeram na onclick na release 9.4.010 e nessa mexida devem ter causado o problema descrito acima.

1 Curtida

Caso o suporte diga que não podia usar o sc_alert no evento onclick:
mas testei também com echo 123;

E temos toneladas de aplicações desenvolvidas em versões anteriores usando sc_alert em eventos ajax.

Considero este BUG sério, restritivo e urgente!

Mas já estamos com 6 dias de aberto e ele sequer foi passado para equipe de desenvolvimento.

Ontem fui contactado pelo Suporte da NetMake e depois de mais de 2 horas de testes com acesso remoto, foi constatado o problema. Aliás, são dois problemas relacionados ao onClick.

Fiz 03 testes: Lembrando que minha necessidade envolve dois campos (UP e DOWN), pois se trata de uma ordenação manual feita pelo usuário (Controlado por campo de sequencia interna armazenado no BD)

01 - Adicionar onClick em campo da GRID de Consulta em Aplicação criada na versão 9.3 e migrada para a versão 9.4

  • O evento onClick sequer habilita os campos a serem clicados.

02 - Na versão 9.4 copiar aplicação original (gerada na 9.3) e adicionar onClick. Com isso temos uma aplicação criada na versão 9.4

  • O evento onClick habilita os dois campos a serem clicados.

  • No evento onClick vários campos da GRID (em memória) não conseguem ser recuperados (intermitente)

03 - Na versão 9.4 criar uma nova aplicação (do zero) e adicionar onClick. Com isso temos uma aplicação 100% criada na versão 9.4

  • O evento onClick habilita um campo a ser clicado e outro não.

  • No evento onClick vários campos da GRID (em memória) não conseguem ser recuperados (intermitente)

Depois de demonstrar estes itens, o próprio suporte realizou alterações de forma remota direto no meu projeto e não conseguiu fazer o onClick funcionar como deveria.

Então foi reproduzir o cenário em ambiente próprio e me relatou o seguinte:

  • Criou uma aplicação no ambiente 9.4 e constatou o problema de não conseguir recuperar o valor do campo na GRID por dentro do evento onClick (Já constatado o problema)

  • Aleatoriamente marcou e desmarcou a opção “Erro de Script” em Configuração da Aplicação e o erro parou de ocorrer. Não conseguindo mais reproduzir o erro no ambiente dele.

  • Fez novo contato e tentou fazer o mesmo remotamente na minha aplicação. Sem resultado positivo!

O fato é que, apesar de ter constatado o problema, o mesmo ainda não foi repassado para equipe de desenvolvimento porque não está mais conseguindo reproduzir em ambiente próprio.

Solicito contato da equipe de desenvolvimento para que o problema seja resolvido de maneira urgente!

2 Curtidas

O suporte deu baixa automática ao meu ticket referente a esse bug, dizendo que não interagi com o ticket, só que estou esperando é a interação por parte do suporte.
Impressionante.

4 Curtidas

Isso é muito sério! Somos clientes da NetMake e devemos ser tratados como tal. Não estou aqui pra ser beta test de ninguém! Temos compromissos com nossos clientes e estes não querem saber se a ferramenta tem BUG.

2 Curtidas

Olá Prezados,

Sobre o questionamento do @InfinitusWeb, verificamos internamente com o setor de desenvolvimento e foi constatado que existe uma informação equivocada na documentação referente ao funcionamento da macro sc_alert no evento onClick da Consulta.

A macro em questão nunca funcionou neste evento, para envio de mensagens no evento onClick da Consulta, deve ser utilizada a macro sc_ajax_message.

Pedimos desculpas pelo transtorno. Esta informação será corrigida em breve em nossa documentação.

Documentação: https://www.scriptcase.com.br/docs/pt_br/v9/manual/14-macros/01-visao-geral/#sc_ajax_message

Atenciosamente,

Suporte Scriptcase.

Me desculpe @mniceas, o bug é real pois fiz teste dando

echo

no evento onclick;

Só para relatar, a versão é a 9.4.013.

Pois já presenciei bugs corrigidos em versões posteriores sem estar anunciado no changelog ou comunicado pelo fornecedor da ferramenta (Será porque?).

Aproveitando, quanto ao excelente Manual que acompanha a ferramenta, está precisando de uma revisão geral, pois são vários casos que o manual diz uma coisa e a realidade é outra.

Sim @InfinitusWeb, entendo perfeitamente.

Em momento algum, desmenti o problema. Este problema que, já está reportado e com o desenvolvedor.

Apenas esclareci uma informação equivocada da documentação, para que não traga a mesma dúvida a outros usuários. A documentação já passa por mudanças constantes, mas terá uma mudança e melhoria drástica de conteúdo em breve.

Atenciosamente,

Suporte Scriptcase.

1 Curtida

É que em seu comentário ficou a impressão que relatamos um bug em função do sc_alert (mau utilizado).

Mas se está em avaliação pelo setor de desenvolvimento, ótimo. Ficamos agradecidos.

1 Curtida

Ah, só para adicionar mais um problema a mesma questão do evento onclick em consulta.

Se um campo é escondido, seja por macro ou por posicionamento de campos, não se consegue capturar o valor desse campo no evento onclick.

Reporto isso a tempos mas nunca corrigiram.

Se o campo está no select ele teria que estar disponível no evento onclick assim como fica disponível no evento onrecord.

Lembram desse vídeo:

Agora vejam esse vídeo: (5 de out. de 2016):


@sergiocabral, veja esse vídeos, talvez ajude você a contornar seu problema.

Vejam a quanto tempo vem se arrastando problemas com evento onclick em grids.
Depois eu sou chato.

Suporte, Sr @mniceas, se o Suporte tem interesse em resolver os problemas da vossa ferramenta, revejam os vídeos, aceitem de forma transparente que a ferramenta tem problemas sérios e prevejam as correções. Só pedimos isso.

Sujestão: Já ajudaria muito se {sc_seq_register} ficasse disponibilizado no evento onclick.

@InfinitusWeb, realmente é decepcionante ver que em todo esse tempo o erro não foi resolvido.
Comecei a usar o scriptcase no início deste ano e não tenho esse histórico.

Poderia postar aqui o vídeo com a solução de contorno?

Este:

é o primeiro de uma sequência de 4 vídeos.

Olha o trabalho:
Criar um campo manual e acrescentar a ele uma tag html passando uma função js via evento onclick:

{meucampo}= "<a href=# onclick=js_ajax({id});do_ajax_metodo_onclick_do_meucampo();  > clique aqui </a>";

na função js_ajax acessar via ajax script php que recebe da função o id do registro (linha) que clicou.
o script php pega o parâmetro e joga em sessão php.

No evento ajax onclick criado para o {meucampo} pegar o valor da sessão php para utilizar dentro deste evento (que é o {id} do registro da linha clicada).

Olha o trampo, sendo que bastaria NM corrigir o problema.

Pensando na possibilidade do meu projeto estar com problemas, resolvi criar um novo projeto, já na versão 9.4.014 e criar um nova aplicação de teste.
Nesta aplicação simples de consulta, coloquei eventos onClick nos campos “CNPJ” e “Ind_Situação”.
Conforme evidência abaixo, o onClick só foi habilidade para o campo CNPJ. O campo Ind_Situação não consegue acionar o onClick.

Exibi uma mensagem via sc_ajax_mesage a concatenação dos demais campos apresentados na consulta, mas conforme evidencia, somente alguns campos conseguem ser recuperados. Marquei as cores dos respectivos campos.

A conclusão que chego é que além de tudo que já foi relatado, também fica evidente que só é habilitado o onClick para um campo. Se precisar de mais de um, como é o meu caso, não funciona!!!

Pois é!!! Pagamos caro por uma ferramenta exatamente para não ter que resolver certas coisas na mão. Estou no aguardo da resolução deste BUG com urgência!

Hoje à tarde recebi um email do suporte me relatando que havia conseguido reproduzir o problema no ambiente deles, mas que após a limpeza do cache do navegador o problema não ocorreu mais.

Fiz o mesmo procedimento e a aplicação de teste criada no projeto de teste, funcionou conforme tela abaixo:

Então parti para o projeto real e aplicação real, onde os campos que preciso recuperar NÃO SÃO EXIBIDOS EM TELA e infelizmente o problema já relatado há tempos (bota tempo nisso!!) pelo @InfinitusWeb continua a ocorrer, conforme evidencia abaixo:

Teste 01: Dados recuperados no onClick quando os campos são exibidos em tela;
Teste 02: Dados não são recuperados no onClick quando os campos não são exibidos em tela.


OUTRA QUESTÃO!
A limpeza do cache do navegador só resolveu o problema da aplicação 100% criada na versão atual. Ou seja, tanto a aplicação original que foi criada na versão anterior e migrada para a 9.4, quanto a aplicação que foi cópia da original não funcionaram corretamente, pois continuam não habilitando o onClick quando temos mais de um campo com evento e também não consegue recuperar dados dos campos da GRID, mesmo se eles forem exibidos na consulta.

O que tenho visto é que app’s migrados entre versões são uma bomba relógio.
Mas cedo ou tarde dá problema.

2 Curtidas

Olá @sergiocabral,

Sobre o problema ao carregar os campos, nós já simulamos e reportamos à nossa equipe de desenvolvimento.

Assim que o problema for resolvido, daremos um retorno aqui neste tópico.

Pedimos desculpas pelo transtorno.

1 Curtida

Vejam como isso é antigo e pelas pesquisas que fiz , vem sido reclamado constantemente.

1 Curtida