BUG: 9.4.013: + 1 Bug -> Eventos ajax onclick em Grids

BUG na versão 9.4.013.
Eventos ajax onlick causa erro em console javascript e não são acionados.

Isso é sério.

TAGS: HAROLDO, BUG, ONCLICK, AJAX, GRID, CONSULTA

Confirmo o problema, uso a mesma versão!

Nota: Os testes foram realizados em aplicações migradas de versões anteriores.

Em uma aplicação nova com debug ligado e com o simples código ecnho 123; no evento.

O Suporte NM alega não ter conseguido simular o problema. Sendo assim solicito aos colegas um simples teste para constatar oBug>

Criar evento onclick em um campo de uma grid.
Colocar um sc_alert(‘teste’);

Executem e cliquem no campo.
Depois inspecionem e colem aqui o console js.

Comigo o problema deu em todas as aplicações com GRID (Consulta e Form).

1 Curtida

Aparentemente o problema relatado ocorre na totalidade com aplicações criadas e migradas de versões anteriores.

  • O campo com o onClick nem vira um link!!!

Fiz um novo teste criando uma aplicação nova nesta ultima versão:

  • Teste simples colocando onClick num campo texto para imprimir em tela uma mensagem de teste;
  • Aqui pelo menos o campo vira um link;
  • Ao clicar ocorre o erro abaixo:
  • Também criei o evento num campo numérico e o mesmo não virou um link.

release 9.4.014 não contemplou esse grave erro.

Eles mexeram na onclick na release 9.4.010 e nessa mexida devem ter causado o problema descrito acima.

1 Curtida

Caso o suporte diga que não podia usar o sc_alert no evento onclick:
mas testei também com echo 123;

E temos toneladas de aplicações desenvolvidas em versões anteriores usando sc_alert em eventos ajax.

Considero este BUG sério, restritivo e urgente!

Mas já estamos com 6 dias de aberto e ele sequer foi passado para equipe de desenvolvimento.

Ontem fui contactado pelo Suporte da NetMake e depois de mais de 2 horas de testes com acesso remoto, foi constatado o problema. Aliás, são dois problemas relacionados ao onClick.

Fiz 03 testes: Lembrando que minha necessidade envolve dois campos (UP e DOWN), pois se trata de uma ordenação manual feita pelo usuário (Controlado por campo de sequencia interna armazenado no BD)

01 - Adicionar onClick em campo da GRID de Consulta em Aplicação criada na versão 9.3 e migrada para a versão 9.4

  • O evento onClick sequer habilita os campos a serem clicados.

02 - Na versão 9.4 copiar aplicação original (gerada na 9.3) e adicionar onClick. Com isso temos uma aplicação criada na versão 9.4

  • O evento onClick habilita os dois campos a serem clicados.

  • No evento onClick vários campos da GRID (em memória) não conseguem ser recuperados (intermitente)

03 - Na versão 9.4 criar uma nova aplicação (do zero) e adicionar onClick. Com isso temos uma aplicação 100% criada na versão 9.4

  • O evento onClick habilita um campo a ser clicado e outro não.

  • No evento onClick vários campos da GRID (em memória) não conseguem ser recuperados (intermitente)

Depois de demonstrar estes itens, o próprio suporte realizou alterações de forma remota direto no meu projeto e não conseguiu fazer o onClick funcionar como deveria.

Então foi reproduzir o cenário em ambiente próprio e me relatou o seguinte:

  • Criou uma aplicação no ambiente 9.4 e constatou o problema de não conseguir recuperar o valor do campo na GRID por dentro do evento onClick (Já constatado o problema)

  • Aleatoriamente marcou e desmarcou a opção “Erro de Script” em Configuração da Aplicação e o erro parou de ocorrer. Não conseguindo mais reproduzir o erro no ambiente dele.

  • Fez novo contato e tentou fazer o mesmo remotamente na minha aplicação. Sem resultado positivo!

O fato é que, apesar de ter constatado o problema, o mesmo ainda não foi repassado para equipe de desenvolvimento porque não está mais conseguindo reproduzir em ambiente próprio.

Solicito contato da equipe de desenvolvimento para que o problema seja resolvido de maneira urgente!

2 Curtidas

O suporte deu baixa automática ao meu ticket referente a esse bug, dizendo que não interagi com o ticket, só que estou esperando é a interação por parte do suporte.
Impressionante.

4 Curtidas

Isso é muito sério! Somos clientes da NetMake e devemos ser tratados como tal. Não estou aqui pra ser beta test de ninguém! Temos compromissos com nossos clientes e estes não querem saber se a ferramenta tem BUG.

2 Curtidas

Olá Prezados,

Sobre o questionamento do @InfinitusWeb, verificamos internamente com o setor de desenvolvimento e foi constatado que existe uma informação equivocada na documentação referente ao funcionamento da macro sc_alert no evento onClick da Consulta.

A macro em questão nunca funcionou neste evento, para envio de mensagens no evento onClick da Consulta, deve ser utilizada a macro sc_ajax_message.

Pedimos desculpas pelo transtorno. Esta informação será corrigida em breve em nossa documentação.

Documentação: https://www.scriptcase.com.br/docs/pt_br/v9/manual/14-macros/01-visao-geral/#sc_ajax_message

Atenciosamente,

Suporte Scriptcase.

Me desculpe @mniceas, o bug é real pois fiz teste dando

echo

no evento onclick;

Só para relatar, a versão é a 9.4.013.

Pois já presenciei bugs corrigidos em versões posteriores sem estar anunciado no changelog ou comunicado pelo fornecedor da ferramenta (Será porque?).

Aproveitando, quanto ao excelente Manual que acompanha a ferramenta, está precisando de uma revisão geral, pois são vários casos que o manual diz uma coisa e a realidade é outra.

Sim @InfinitusWeb, entendo perfeitamente.

Em momento algum, desmenti o problema. Este problema que, já está reportado e com o desenvolvedor.

Apenas esclareci uma informação equivocada da documentação, para que não traga a mesma dúvida a outros usuários. A documentação já passa por mudanças constantes, mas terá uma mudança e melhoria drástica de conteúdo em breve.

Atenciosamente,

Suporte Scriptcase.

1 Curtida

É que em seu comentário ficou a impressão que relatamos um bug em função do sc_alert (mau utilizado).

Mas se está em avaliação pelo setor de desenvolvimento, ótimo. Ficamos agradecidos.

1 Curtida

Ah, só para adicionar mais um problema a mesma questão do evento onclick em consulta.

Se um campo é escondido, seja por macro ou por posicionamento de campos, não se consegue capturar o valor desse campo no evento onclick.

Reporto isso a tempos mas nunca corrigiram.

Se o campo está no select ele teria que estar disponível no evento onclick assim como fica disponível no evento onrecord.

Lembram desse vídeo:

Agora vejam esse vídeo: (5 de out. de 2016):


@sergiocabral, veja esse vídeos, talvez ajude você a contornar seu problema.

Vejam a quanto tempo vem se arrastando problemas com evento onclick em grids.
Depois eu sou chato.

Suporte, Sr @mniceas, se o Suporte tem interesse em resolver os problemas da vossa ferramenta, revejam os vídeos, aceitem de forma transparente que a ferramenta tem problemas sérios e prevejam as correções. Só pedimos isso.

Sujestão: Já ajudaria muito se {sc_seq_register} ficasse disponibilizado no evento onclick.

@InfinitusWeb, realmente é decepcionante ver que em todo esse tempo o erro não foi resolvido.
Comecei a usar o scriptcase no início deste ano e não tenho esse histórico.

Poderia postar aqui o vídeo com a solução de contorno?

Este:

é o primeiro de uma sequência de 4 vídeos.

Olha o trabalho:
Criar um campo manual e acrescentar a ele uma tag html passando uma função js via evento onclick:

{meucampo}= "<a href=# onclick=js_ajax({id});do_ajax_metodo_onclick_do_meucampo();  > clique aqui </a>";

na função js_ajax acessar via ajax script php que recebe da função o id do registro (linha) que clicou.
o script php pega o parâmetro e joga em sessão php.

No evento ajax onclick criado para o {meucampo} pegar o valor da sessão php para utilizar dentro deste evento (que é o {id} do registro da linha clicada).

Olha o trampo, sendo que bastaria NM corrigir o problema.

Pensando na possibilidade do meu projeto estar com problemas, resolvi criar um novo projeto, já na versão 9.4.014 e criar um nova aplicação de teste.
Nesta aplicação simples de consulta, coloquei eventos onClick nos campos “CNPJ” e “Ind_Situação”.
Conforme evidência abaixo, o onClick só foi habilidade para o campo CNPJ. O campo Ind_Situação não consegue acionar o onClick.

Exibi uma mensagem via sc_ajax_mesage a concatenação dos demais campos apresentados na consulta, mas conforme evidencia, somente alguns campos conseguem ser recuperados. Marquei as cores dos respectivos campos.

A conclusão que chego é que além de tudo que já foi relatado, também fica evidente que só é habilitado o onClick para um campo. Se precisar de mais de um, como é o meu caso, não funciona!!!

Pois é!!! Pagamos caro por uma ferramenta exatamente para não ter que resolver certas coisas na mão. Estou no aguardo da resolução deste BUG com urgência!