Versão beta do GASWEB

Para quem interessar, saiu a versão beta do GASWEB. Acabei de receber um e-mail com registro beta tester. Amanhã vou instalar e dar uma madeirada nela para ver como é. Depois posto minhas avaliações.

www.gasweb.com.br

Pelos vídeos que assisti no site, promete.

ASP.NET?

Perder a liberdade de mult-plataforma? e ainda pagar por isso?

Se deseja substituir o SC que seja por uma solução gratuita e mult-plataforma, tipo o webintegrator (software público patrocinado pelo governo)

Vou substituir não Harold!!!

O tópico é informativo apenas.

Mas estou avaliando a utilização em um projeto de website que, já é em .NET. O GASWEB permite fazer um layout de site com muita rapidez.

Pelo menos para mim, a questão não é substituir e sim ter mais uma ferramenta de apoio a projetos em que se justifica a sua utilização. Exemplo, o CRC/DF só aceita projeto com código .NET, lá tudo é Microsoft.

faça uma parceria com empresa qeu já trabalha nessa plataforma, acho a melhor saída.

Prezado(a) Beta Testers
O envio do Ticket de número 1010 foi recebido com sucesso pelo nosso sistema de HelpDesk.
Em breve responderemos sua solicitação;
O tempo de resolução medio é de [font=Verdana]58 dias[/font].
Para acessar sua requisição entre no menu ‘Requisições’ e selecione o número do Ticket.
Status do Ticket: Aberto.

Para quem fica “irritado” com a demora no suporte da NM, a GAS pediu 58 dias para responder um ticket.

é porque você não adquiriu o produto, esta usando como demo.

Cópia licenciada para usuário Beta.

De qualquer forma, 58 dias é um tempo muito elástico na minha opinião para qualquer tipo de solicitação.

Concordo Harold, o desenvolvimento no GAS web é feito através de um software desktop, isso é regressão, todos estão de olho na Web (há mais possibilidades aqui), além disso em termos de recursos e funcionalidades a NM da show de bola, a única reclamação fica quanto ao Layout que ainda está muito engessado, porém tenho plena certeza que com o tempo isso irá mudar.

Concordo também Rafael. Só não concordo com o show de bola que vc diz que a NM dá no GAS.

Neste quesito o GAS sim, dá um show de bola.

Grande Cleyton, ainda está cedo para comparar de maneira profunda os dois fremaworks, uma coisa é certa o scriptcase está bem mais sólido e difundido do que o GAS, mas no final independente da ferramenta todos seremos beneficiados, agora fazemos mais com menos, nosso trabalho está ficando mais “facil”, estamos evoluindo para Arquitetos, deixando o trabalho braçal de lado…

Abração!

Sim, concordo.

Até pq o GAS é mais novo do que o SC. Mas o pessoal do GAS teve muitas sacadas interessantes que o coloca na frente do SC em alguns quesitos. Mas nosso SC chega lá certamente.

Pra mim a grande desvantagem do SC é o ambiente de desenvolvimento ser pelo Browser, pois vc fica refén das ações que o Browser toma achando que vc esta navegando. Browser foi feito para navegar na WEB e não para desenvolvimento. Quem utiliza profissionalmente sabe do que eu estou falando. Quantas vezes eu no meio do desenvolvimento com varias aplicações abertas acontece de o Scriptcase voltar para o Logon principal, mesmo colocando o timeout de forma que isso não aconteça. Outra coisa é a mudança de valores e propriedades. Cada clique toma segundos preciosos e até irrita quando vc tem prazo para entregar as coisas. Em um ambiente desktop isso é instantâneo. Isso fica muito evidente quando é feito uma aplicação baseado em uma tabela com muitos campos.
Tem mais uma coisa; salvar e compilar. Muito demorado para um sistema que preza pela velocidade de desenvolvimento.

Obs: Critica construtiva. Uso o Scriptcase a muito tempo e sei da boa evolução que vem acontecendo. Não existe ferramenta melhor ou pior, existe aquela que se encaixa melhor a sua necessidade.

Falando em IDE,

Alguém tem alguma experiência ou já trabalhou com o Maker???


http://www.softwell.com.br

Boa noite.

Eu conheço um pouco do Maker da Softwell, porque cheguei a comprar a ferramenta.

Vantagens:
Desenvolvimento rápido e visual, boa aparência das aplicações, excelentes ferramentas. Já vem com sistema de segurança para as aplicações, sistema de auditoria completo, onde mostra dados incluidos, alterados e excluidos, com varias formas de filtro.
Campo select (lá é loockup) com filtro no próprio campo.
Linguagem das aplicações java (.jsp). As regras de negócio são desenvolvidas através de fluxos com figuras geométricas, onde através de funções pré-prontas(quase 600 funções) vc monta as regras de negócio. (quanto as funções vc pode desenvolver e acrescentar outras)o Maker é instalado em desktop, depois vc exporta seu projeto e instala no servidor web ou local. Tem um servidor de teste local chamado webrun.

Desvantangens:
Custa quase 15.000,00 (vendi a minha licença a pouco tempo)
As aplicações na web, achei um pouco lentas, mas a qualidade é boa. Skins, vc tem que desenvolver também.


É uma ferramenta excelente, mas o custo tem sido incompativel com pequenos projetos ou pequenos contratos.

É Carlos Simão, é a velha história…

O barato acaba saindo, CARO E LENTO…

[pre]

Verdade.

Eu gosto do php, gosto do scriptcase, mas como já foi relatado aqui milhares de vezes, bugs, mais bugs, necessidade de testes mais exaustivos antes dos lançamentos, muitas soluções e sugestões que já poderiam terem sido implementadas, novos recursos, etc.

Eu acredito que o scriptcase vai ser um dia a ferramenta que queremos. Não conheço a atual estrutura da Netmake…
Mas…creio que neste momento, seria necessário eles investirem mais na ferramenta, financeiramente, com aumento e qualificação de desenvolvedores, não apenas para estas pequenas melhorias, mas uma equipe também para estudarem novas tecnologias, soluções para facilitarem a vida dos desenvolvedores finais, diminuindo o máximo possível uso de códigos externos, jeitinhos, cambiarras que temos que fazer. Investimento em testes exaustivos antes dos lançamentos de releases. Investir para está à frente de nós desenvolvedores, para nos surpreender. Creio que com a quantidade de clientes que a Netmake tem, é possível fazer estes investimentos, porque consequentemente e inegavelmente os resultados destes investimentos seria crescimento e bons resultados para a própria empresa e para todos nós desenvolvedores. Se tivermos bons produtos para oferecermos a nossos clientes e ao mercado, consequentemente necessitaremos comprar mais licenças, quem sabe até poder pagar por um suporte de qualidade, ou seja, mais retorno e investimento na Netmake.

Uma empresa de tecnologia, tem que pensar mais a frente do nosso tempo, se está prestes a lançar a versão 6.0, “espero sem tantos bugs”, já deveria ter uma equipe estudando, pensando, criando o que virá na 7.0, e assim por diante.
Espero que a Netmake desperte, e dê o passo para o crescimento hoje, INVESTIMENTO, em qualidade, novas soluções e tecnologias, suporte, entre outros, do contrário vamos ficar discutindo bugs, cambiarras e soluções paralelas pro resto da vida.

Eu aposto no Scriptcase, e espero que esta aposta valha a pena[/pre]

Pessoal lendo o topico e passando algumas de minhas experiencias.

1-Gasweb, realmente os videos são bonitos, mas tb para quem nao conhece o sc em nivel de produção como nós olhar os videos tb vai achar lindo…, concordo com os amigos, eu particularmente acredito que se o SC fosse uma ferramenta desktop seria melhor.
2-quanto a estrutura da netmake, acredito que tb tenhamos que dar um desconto, pq no brasil é complicado pegar 100 mil para pagar 200 é complicado, eu acredito que nivel profissional do pessoal da nm seja bom o suficiente mas precisa-se de tempo.
3-Maker, eu comprei a licença (e depois vendi) em termos de autodidata eu achei muito mais complicado tu aprender a mexer no maker por conta do que o sc, o apoio que eles dão é complicado, porém se tu fizer o curso (treinamento eu não fiz) me parece que o suporte é ilimitado.

Mas ai temos tb um problema no maker, ele cria toda a estrutura do sistema em tabelas dentro do seu proprio banco de dados da aplicação, a primeira vez tomei um susto montei um bd com uma tabela para testar um login e quando eu fui ver criou mais umas 20 no banco.

Outra coisa é o valor muito alto, nao demo.
E uma coisa meio estranha que rola na net, que é bom ficar de olho, dizem as más linguas que o maker foi criado por uma grande empresa de soft. para o seu uso proprio e entao depois resolveram dividir a empresa, e vender a licença inclusive para que os novos usuarios pudesse achar e reportar os bugs…

Mas em termos de publicidade e café tecnologicos a softwell (empresa do maker) da show de bola, rsss

Veio um representante do Maker aqui, quando falou do preço, mandei embora.
Sobre a história da empresa, acho que é isso mesmo. Fizeram o Maker para uso interno. Viram possibilidades de negócio e criaram a Softwell para comercializar o produto.

Mas… uma fonte bem próxima da NM já me disse que essa é a mesma história do SC.

Quanto ao Maker, inicialmente foi desenvolvido pela ou para a Freire Informática, que fornece sistemas administrativos, financeiro, rh, etc. para mais de 1200 órgãos publicos, principalmente prefeituras e câmaras municipais. Daí, Wellington Freire que é da família, abriu a Softwell e colocou a ferramenta no mercado. Creio que inicialmentes pra isso mesmo, os clientes irem descobrindo bugs e dando sugestões para melhoria da ferramenta. Também tem muita propaganda.

Pela pouca experiência que tenho em desenvolvimento, pude perceber que nenhum desenvolvedor consegue “criar” todas as possíveis funcionalidades e novas tecnologias de um sistema, sozinho. Mesmo nestas ferramentas, sempre são utilizadas idéias, características, tecnologias de várias fontes, inclusive e as vezes principalmente, dos espaços colaborativos, como este fórum. As muitas idéias e sugestões que os colegas mais experiêntes já deram, se todas fossem ou forem implantadas, certamente teremos no futuro (espero que breve) uma ferramenta excelente.

Quanto a produtividade o Scriptcase também é excelente. Mas precisamos avançar mais o scriptcase, para consequentemente melhorar a qualidade final dos nossos sistemas.
Como eu disse antes, creio que necessita apenas de mais investimento em infraestrutura, pessoal e qualidade.

Continuo com o scriptcase porque gosto da linguagem (php) e porque há grandes possibilidades na ferramenta.

Eu Não cheguei a adquirir a ferramenta conforme o Amigo CarloSimao, apenas fiz o treinamento, realmente a produção do maker eh ótima, tudo no esquema “arrastar e soltar” desde os campos até as funções, gostei da ferramenta, mas o custo da ferramenta em 15 mil, da um pouco de medo para quem é autonomo e ainda não tem um bom contrato ou clientes em potenciais. estou iniciando no SC, estou com a ferramenta a 1 semana. estou gostando. E essa foia minha experiência com o Maker.
abraços.