Versão beta do GASWEB

Eu usei e uso o GAS desde 1992, na versão 3 para D.O.S. Uso ainda hoje na versão 2007 quando há necessidade do sistema ser “for windows”. É uma grande ferramenta. A versão 4 (D.O.S./Clipper) foi uma superação em recursos, que inclusive até hoje, na versão 2007 (windows) ainda não foram refeitos. Alguns anos da minha vida como programador clipper usei esta ferramenta pra sobreviver. O retorno foi excepcional, tenho sistemas rodando até hoje, com DBF’s lotados de dados!
Hoje não aposto mais no GasWeb por diversos motivos, principalmente por causa da plataforma. Apesar dos solavancos e frustrações que o SC dá de vez em quando, ainda aposto nele. Não concordo que ele seria melhor se o ambiente de desenvolvimento fosse desktop, pq provavelmente seria obrigado a usar windows e não poderia acessá-lo de qualquer lugar como faço hoje.
Sobre o suporte, também reclamo muito da NM, mas quem já sofreu com o suporte da GAS como eu, não acha o suporte da NM tão horrível assim. Já recebi resposta do suporte da GAS dizendo que não tinha como resolver meu problema, e olha que era apenas uma query sql um pouco mais complexa. O grande lance do SC pra mim é a flexibilidade principalmente com querys.
Outra coisa que o SC me proporcionou foi a possibilidade de trabalhar com pda’s, utilizando c#/Sql compact e banco mysql na web, pq GAS com mysql é caso perdido. Ou usa access e faz aplicações de pequeno porte ou usa sql server e desfruta de sua lentidão.
Outro detalhe, não acho que seja possível fazer comparações com frameworks tão distintos. Cada um tem seus prós e contras. Cabe a nós julgar, eleger o melhor pra cada caso, pra cada cliente e, se for preciso, eu misturo tudo e entrego a solução.
É só uma opinião pessoal.
Um grande abraço a todos.
Rodrigo

“… se for preciso, eu misturo tudo e entrego a solução.”

É isso ai Rodrigo!!!

Valeu Cleyton!

Pessoal,

Utilizei o GAS desde a versão DOS, alguns de vocês talvez ainda estivessem bem novinhos e de fraldas… era uma ferramenta muito boa. Fui Beta Tester do GASWEB por quase um ano. Dessa forma posso dizer que conheço alguma coisa de GAS. Pois bem, o único ítem que o GAS ganha do SC é o construtor de relatórios (show de bola do GAS)… no mais o SC dá de 1000 X 0.
Alguém mencionou que o tempo de compilação do SC é demorado… o GAS WEB dá agonia…
Se você implementar o ZEND nas aplicações geradas pelo SC, muito mais do que encriptar o código vc irá tornar sua aplicação MUITO mais rápida…