VERSÃO 6.00.0017 com Problemas nas Consultas - NETMAKE URGENTE - * RESOLVIDO *

Amigos,
Hoje atualizei minha versão do SC para 6.00.0017. Como sempre faço, após uma atualização, gero o código fonte de todas as minhas aplicações.
Para minha surpresa, todas as minhas consultas pararam de funcionar. Fui descobrir que no SQL das consultas onde eu coloco um ALIAS para o campo como por exemplo “Select nom_cli as nome_clientes from clientes”, se eu renomear o campo da erro. Se eu tirar o Alias, não da erro.

Estou voltando o Backup da Pasta NetMake e vou continuar meus trabalhos sem atualizar.

Pessoal da NetMake, tá com muitos erros na Consulta da Versão 6.00.0017. Por Favor, liberem ainda hoje uma nova atualização.

Bom dia,

Foram realizados os testes localmente com alias no SQL das aplicações consulta, e está funcionando normalmente. Você poderia informar-me com mais detalhes qual o banco de dados que está utilizando? Qual o SQL que está utilizando? Desde já, agradeço o retorno.

Ólá,
O SQL que executo na versão 6.00.0016 que funciona perfeitamente é esse aqui:

SELECT
cod_age,
dat_ini,
hor_ini,
dsc_tit,
dsc_age,
login,
(Select seg_users.name from seg_users where seg_users.login = ate_agenda.login) as atendente,
nom_pes,
cod_igr,
ate_tabela.dsc_inf_tab as categoria,
ate_tabela.cod_tab as cod_categoria,
Case ate_agenda.flg_fim
When ‘S’ Then ‘Finalizados’
When ‘N’ Then ‘Em Andamento’
End as status
FROM
ate_agenda, ate_tabela
Where
ate_agenda.cod_tab_cat_ate = ate_tabela.cod_tab And
ate_agenda.cod_igr = [cod_igr_con] And
ate_agenda.login = ‘[usr_login]’ And
ate_agenda.flg_tip_age = ‘A’
Order By
ate_agenda.dat_ini, ate_agenda.hor_ini

Já na versão 6.00.0017 usando alias (as) não funciona nada mais. Tem mais gente reclamando dessa versão no Forum. Dá um busca pela informação “6.00.0017” na busca e verá mais pessoas reclamando.

Estou utilizando o banco de dados MySQL 5.5.

Já abri um chamado no Suporte.

Voltei para a versão 6.00.0016 e estou trabalhando normalmente. Não vou mais atualizar a versão até que tudo se normalize.

No Mais, se conseguir alguma coisa, nos reporte.

tente tirar a palavra ‘as’ entre o select e o nome_alias.

porque não usa inner join?

Aconselho a usar alias em todas as tabelas e nos campos das mesmas.

Oi Haroldo,
Eu já tirei o (as) e funciona para campos simples. No Caso do Meu CASE, se eu tirar o AS não funciona.
O Fato é que tenho um sistemão, grande mesmo. Não tenho condições de varrer o sistema todo tirando o AS entende.
O Pessoal da NetMake tem que dar um jeito. Tenho aqui minha versão 16 funcionando com o AS perfeitamente e mudo pra 17 e da isso.
Eles tem que resolver isso e rápido. Tem mais gente dizendo no forum hoje que suas consultas pararam de funcionar devido a isso, problemas com quebras e tal. Se fosse só essa consulta, eu faria sem problemas, mais são mais de 100. Uso muito esse negócio de renomear.

Sempre funcionou e agora simplesmente parou. As vezes sinto que o SC não é muito confiável. Sempre que posto no suporte meus poucos problemas dizem pra mim que não está ocorrendo e que não conseguiram simular meu problema, ou seja, fico com o problema (Desabado com o amigo Haroldo).

Mais como sempre, vou aguardando aqui.

Grande abraço amigo.

Outra pessoa com problema na versão nova de hoje (6.00.0017)

http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=4928.msg20742#msg20742

Parecido com o meu caso.

Verdade, se parou tudo complica mesmo?
Tem que esperar a Netmake se manifestar, e você tentar detalhar o máximo seu ambiente para eles analisarem(Banco de dados, principalmente).

Isso mesmo Haroldo, estou em contato com eles reportando SQL, Banco de dados e tudo o que eles precisarem.

No mais, obrigado mais uma vez!

Pessoal,

As apps do tipo consulta apresentam instabilidades na formulação das querys e não é coisa recente… utilizo o SC desde a V5 e sempre ocorreram problemas com elas… tanto é assim que vez por outra precisamos estar colocando views onde sabemos que não existe a menor necessidade… este forum está repleto de posts tratando desses assuntos… e isso tem convivido pacificamente por aqui…

Acabei de fazer uns testes exemplificando o que o colega Inosys declarou, vejam o vídeo…

www.trapizonda.com.br/consultas/consultas.html

Existem outros problemas, há poucos dias documentei outro.

www.trapizonda.com.br/media/media.html

Os problemas relacionados acima não vieram com a V6.00.0017, são mais antigos…

Existem outros que ainda não postei… como disse anteriormente existe uma certa passividade nossa em relação a este tipo de app, e eu fui deixando de lado isso, mas vou documentá-las em breve.

[]s

Jovito, você detalhou bem no seu video o meu problema.
É isso mesmo que estou passando. Agora veja, já pensou se eu tiver que pegar minhas 100 consultas e recriá-las para poder funcionar?
Como pode ver, só funciona se você criar a consulta perfeita de primeira, se precisar ajustar, não funcionar.

Não sei no seu SC, mais aqui na versão 16 eu to renomeando e ta funcionando legal, apenas na 17 que se eu renomear da pau em tudo.

Muito bom seu video. Parabéns!

Inosys,

O problema existe e a NM precisa corrigi-lo URGENTE…

Agora, entendo que não é somente o seu problema, como vc pode observar eu já tinha postado outro… nós não podemos ser passivos se os problemas não estão nos atingindo… todos temos que brigar para solucionar o problema de todos, senão vamos incorrer nisso que estamos passando agora… do nada surge uma bronca e ninguém sabe de onde veio… se todos tivéssemos (inclusive eu) no momento adequado, forçado a NM resolver as broncas, certamente não estaríamos passando por isso agora.

Isso tem ocorrido muito por aqui… “…o problema não me atinge, então não vou nem olhar o post…”… um dia isso se reverte contra a gente, e o problema fica isolado, sem solução.

Vamos documentar de forma adequada, vamos brigar, vamos reclamar, por que pra isso a gente tá pagando… essa briga só fica desigual quando é travada isoladamente.

Abraço a todos.

Concordo com o Jovito,
A Tempos a NetMake não resolve esses problemas das consultas, entra e sai versão e é a mesma coisa.
Eu particularmente estou cansado disso. Estive até pensando em migrar meu sistema para outra plataforma como o Maker, porque pelo amor de Deus, nunca vi isso. Todo mês sai as fornadas de versões, a fornada das 10, depois a do meio dia.

Arruma uma coisa e bagunça outra, pelo amor de Deus Netmake, quem está a frente desse projeto, dessas alterações, demissão Já!
Vou procurar postar e cobrar mais assim como disse o Jovito.

Olá Watson,

Eu lhe enviei um email com arquivo para ser adicionado na pasta do seu scriptcase, foram feitos os testes e tudo estava funcionando normalmente, aguardo um feedback.

Mais um tópico reclamando da ferramenta e a associação tá lá, esperando a galera pra fazer as coisas acontecerem. O Jovito disse uma coisa muito certa, o pessoal só acorda quando o problema pega eles pelo pé, e se conseguirem contornar o problema aí esquece nem voltam pra dizer se deu certo ou não.

Com o SC você tem 3 opções:

[ol][li]Aprenda a conviver com os Bugs[/li]
[li]Participe da Associação e faça sua voz ser ouvida[/li]
[li]Processe a NM[/li][/ol]

E você não precisa necessariamente escolher entre as opções, pode usar as três ao mesmo tempo.

Quanto a migrar para o Maker, depende muito da quantidade e valor dos projetos que você tem, cotei a ferramenta e vi três demonstrações, a licença do Maker Ouro Personal sai por cerca de R$ 27.000,00, assim sendo precisa ter bastante projeto pra compensar a facada.

Vamos mexer o doce e colocar a Associação pra funcionar!!!

John Lennon,
Estou rodando a versão 16, pois estou no meio de um projeto e atualizar pra 17 foi dor de cabeça.
Você está pedindo para eu atualizar para a 17 e pegar os arquivos que me enviou e atualizar?

Esta atualização é só pra mim? Porque não gera um release para todos?
O que tem nesses arquivos que não podem sair numa release? Seria um teste apenas no meu PC? E se não funcionar? Terei que voltar novamente a pasta toda? Desculpe, mais não posso perder tempo igual perdi hoje cedo. Favor concertar os problemas e liberar na versão 18.

Como tudo estava funcionando normalmente? Veja acima que o colega Jovito postou um vídeo mostrando que não funciona.

Outra coisa, não recebi seu e-mail.

Inosys, caraca véio, como é seu nome mesmo?!

Solution Tabajara!!!

Não fiz os testes ainda, mas acredito que vc tem a opção de estar com as duas versões no seu PC (a 16 e a 17) é só colocar cada uma em uma porta diferente (80 e 86), sem qualquer problema…

Pense nisso… Inosys! manda teu nome correto véio!

Forte abraço.

Watson,

Eu enviei um email para todos os membros do fórum que estão tendo este problema, apenas para ajudar solucionar este problema de maneira mais rápida enquanto estamos corrigindo outros problemas relatados para liberar a próxima release. Entendo a sua opnião, porém o que resta então é esperar liberarmos a próxima release.

John Lennon,
Agora sim, já que a NetMake admitiu ter achado os erros, vou esperar tranquilo. Não tenho problema em esperar. Estou rodando a versão 16 e o que saiu na 17 ainda posso seguir sem. Vou aguardar a versão 18. No mais obrigado por ter levado até o fim essa conversa.

Jovito, Solution Tabajara é crueldade kkkkkkkkkk, o meu nome é Watson Passos, Vitória - ES.

Foi tenso, mais vai sair um resolução até que em fim.

Abraço a todos que participaram.

Watson Passos

Testei aqui a solução do Lennon e necuri…

O que? Jovito, você testou e nada? A Correção do Alias não funcionou com o arquivo enviado?

NetMake, favor avaliar, não funcionou…

Abraços!
Watson Passos