Versão 5.2 - E agora?

Não vou estender muito esse assunto, mas pela investigação que eu fiz, quando uma versão é lançada, as anteriores param de sofrer correções, conforme as datas que tenho aqui, posso estar errado, caso alguém tenha uma informação mais real, favor postar aqui.
[table]
[tr][td]Versão[/td][td]Última Atualização[/td][td]Release[/td][td]Ano Lançamento[/td][/tr]
[tr][td]1[/td][td][/td][td][/td][td]2000[/td][/tr]
[tr][td]2[/td][td]07/06/2004[/td][td]2.2.256[/td][td]2003[/td][/tr]
[tr][td]3[/td][td]11/05/2007[/td][td]3.0.156[/td][td]2006[/td][/tr]
[tr][td]4[/td][td]25/02/2010[/td][td]4.0.037[/td][td]2008[/td][/tr]
[tr][td]5[/td][td]22/11/2011[/td][td]5.2.041[/td][td]2009[/td][/tr][/table]

Versões, Versão, Releases, Datas, Lançamento, Atualizações, Comparação

Prezados,

Boa Noite a todos,

Estou no aguardo do documento, meu e-mail é erico@overalt.com.br

Quanto aos bugs de versão anterior podemos fazer o seguinte:

Quem tiver APENAS a versão V3 e nunca tiver usado V4 manda bugs da V3
Quem tiver APENAS a versão v4 e nunca tiver usado V5 manda bug da V4

Vamos diretos aos fatos pessoal, não adianta ficar querendo remoer coisas que já foram consertadas em versões posteriores, O que vou fazer com o documento???

O que me propus desde o início do tópico no fórum, tentar junto com o pessoal da NM solucionar os problemas que existam.

Quanto ao questionamentos do Sr. Cleyton Euler posso observar o seguinte:

Obs.: deixando claro que quem vos fala aqui é Érico Oliveira, membro do fórum,REPRESENTANTE COMERCIAL e principalmente usuário assíduo do Scriptcase e não a NM.

Quanto a política de não acessar a máquina do cliente, a mesma não foi definida pela netmake, mais é prática de mercado, vocês poderiam me informar algum software que já adquiriram e o suporte acessou vossa máquina para instalar,configurar ou dar qualquer tipo de suporte?

Vocês trabalham com que banco de dados? Por exemplo, Telefonem para o suporte de quem lhes vendeu o banco e solicitem que eles acessem sua máquina e realizem uma configuração qualquer… Depois podem me falar na boa qual a resposta…

Eu acho que independente da nossa opnião pessoal, quando utilizamos um fórum, deveríamos primeiro ter o mínimo de bom senso, eu sou cliente de várias empresas de tecnologia, quando um usuário precisa de suporte quase sempre não tem uma experiencia boa,pois ele já chega com um “problema grande” e acha que não vai ser resolvido, SEMPRE partimos do pré-suposto que não vão resolver nosso problema, eu já passei por isso diversas vezes, seja com Servidores de R$ 35.000,00, GVT, Epson etc…

Alguém já falou com o suporte da Microsoft sobre o SQL Server? Precisou de suporte ao BD Oracle? Já falou com o suporte da Zend? Da HP? Vm Ware ? RedHat etc? Parece que não…

O Scriptcase pode ter problemas de suporte, assim como qualquer empresa que tenha uma política de venda em massa, entretando eu presencio o pessoal trabalhando diariamente para qualificar e melhorar o nível do atendimento e principalmente, resolvendo a maior parte dos problemas.

A maioria dos membros do fórum são programadores, me digam sinceramente qual o programador que gosta de trabalhar com suporte, a NM além de ter um excelente ambiente de trabalho paga salários acima da média de outras empresas de Recife(PE), ENTRETANDO NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, selecionar pessoas com aptidão a trabalhar no suporte,dar treinamento e principalmente mantê-las.

Esquecendo um pouco a NM, quantos de vocês PROGRAMADORES gostariam de trabalhar no SUPORTE atendendo telefone, chat e tickets de uma mega empresa como Apple, Microsoft ou Facebook por exemplo? Acredito que pouquissimos…

Voltando ao Scriptcase, hoje, eu não conheço outro software Brasileiro que tenha clientes em 68 países como é o caso do Scriptcase, e temos um nível de aceitação MUITO BOM fora do país, temos mais de 4.500 licenças vendidas em 02 anos, o mesmo produto é comercilizado aqui no Brasil e elogiado em diversos países do mundo, detalhe, o Scriptcase não tem suporte Chat/Fone lá fora. Temos apenas base de conhecimento formada por Samples,vídeos e tutoriais (como é o caso de outras empresas grandes).

Acontece que Brasileiro (de uma maneira geral) tem preguiça de ler/estudar documentação, é muito mais fácil colocar a culpa no suporte do que ler a documentação que o fabricante disponibiliza, estou falando de uma maneira geral e não em relação ao Scriptcase, posso lhes garantir, tem muito usuário que “ocupa” o suporte com problemas bestas de “erro de programação” ou “SQL” que seriam facilmente resolvidos com uma simples pesquisa no goolge, entretando o suporte quase sempre tenta ajudar.

Quanto ao RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES, o mesmo é realizado através da cadeia de representantes, a NM não vende SC,não realiza treinamentos nem presta consultoria, quem presta esses serviços SÃO OS REPRESENTANTES. Eu posso lhes garantir que conheço de 80 a 90% dos clientes PJ da Overalt PELO NOME(acredito eu que a recíporca seja verdadeira), e olhem que a Overalt atende uma carteira de aproximadamente 570 clientes.

EU ME COLOQUEI A DISPOSIÇÃO DE TODOS AQUI DO FÓRUM para tentar ajudar e não para escutar chacotas, acredito eu que esteja lidando com profissinais, e PROFISSIONAIS DISCUTEM IDÉIAS E SOLUÇÕES!!!

Reitero que estou a disposição para ajudar os que assim desejarem.

Atenciosamente

Érico Oliveira

Eu gosto de dar suporte( já são mais que mil), e olha que nem ganho para isso, e também não recebi reclamações até agora.
Falta ITIL no suporte do Scriptcase. Mas a questão relacionada a este tópico não foi respondida, a V5 continuará tendo as correções de bugs? Pois como levantei, isso não ocorreu nas versões anteriores, ou teremos que mudar o email de bugs@nm para o do Erico?

Prezado Haroldo,

Primeiro gostaria de agradecer pela ajuda aos usuários SC durante todo esse tempo, é disso que a comunidade precisa.

Ainda gostaria de lhe parabenezir pelas certidões ITIL obtidas por você e vossa empresa, pois se você fala que seu suporte é bom e a NM tem de ter ITIL provavelmente sua empresa deve ter algum certificado (ITIL v2 ou v3,CMMI,pmbok ou MPS br)

A questão sobre as correções já foi respondida desde meu primeiro post neste tópico.

Quanto aos BUGS você pode enviar para o e-mail que achar mais conveniente, acontece que, os clientes atendidos na área da Overalt (o que me parece não ser seu caso), se desejarem, podem enviar suas solicitação não atendidas para que eu acompanhe pessoalmente e se possível ajude em algo.

Eu estou aqui buscando ajudar os clientes atendidos pela Overalt e não para discutir processos da NM, entretando acho que o foco aqui não é resolver problema algum e sim gerar polêmica, ainda, pelo que percebo existe “muita fumaça e pouco fogo”.

Encerro aqui minha participação neste tópico.

Érico Oliveira

Érico,

Eu entendi desde o começo a sua intenção neste tópico e em momento algum eu falei algo para ofender quem quer que seja, inclusive a Netmake.

Escrevi o que penso, o que sinto, mas isto não significa que eu esteja certo, é apenas a minha opinião.

Sobre acessar a máquina do cliente, eu ponderei sobre a possibilidade de um compartilhamento de tela via skype para que o suporte não perdesse tempo tentando simular um problema e o próprio suporte é quem pediria isso ao usuário. Não levantei a hipótese de a Netmake dar suporte remoto aos seu usuários. Foi uma sugestão apenas.

Sinceramente, tenho contrato de suporte com a Microsoft e a Dell e quando preciso os problemas são resolvidos em até 4 horas. Claro, quando o problema tem a cobertura do suporte. Apple então, é o suporte mais eficiente que conheço, simplesmente porque os caras que atendem sabem o que fazer.

Existem sim muitos usuários que batem na porta do suporte com problemas de programação. Um pouco disso é culpa da própria Netmake que não tem um documento que diz o que o suporte cobre. A pessoa que veio até a minha empresa me vender o Scriptcase me disse que o suporte até ajudava em algum projeto que eu não desse contar de fazer, ou seja, consultoria.

O maior problema da Netmake é a falta de diálogo. Eu nunca vi isso, nunca mesmo. Uma empresa que tem seus processos criticados publicamente não se manifestar, não conversar.

A sua atitude em ajudar é louvável e gostaria de que você continuasse a debater conosco e a nos representar junto a Netmake. É a única pessoa que tem vínculo com a Netmake que se apresentou para nos ajudar.

Isso é apenas a minha opinião e acho que devemos discutir isso a exaustão. Sempre que leio um post eu repenso minhas convicções e o que eu acho errado agora posso achar certos daqui a pouco. É essa a riqueza do debate.

Vou deixar uma outra sugestão, baseado no que já discutimos até agora: A Netmake poderia regionalizar além da venda do SC o suporte. Isto dividiria o “peso” do suporte entre os representantes. Isto é viável?

Um abraço e continue conosco.

Grande Érico,

Concordo em gênero, número e grau com você… sempre muito ponderado… sinceramente, não poderia esperar outra atitude sua, que não essa. Agora vamos a alguns pontos.

Eu acho o SC uma boa ferramenta e a prova disso é que tenho incentivado alguns amigos a adquirirem uma licença… você é prova disso, uma vez que o pessoal tem comprado na Overalt.

Você fez algumas comparações que merecem comentários afinal, alguém menos experiente pode entender que todo o problema é nosso (inclusive seu) enquanto cliente. Você comparou a NM com GRANDES da indústria de TI e, sem tirar os méritos da NM, a comparação foi absurda mas, mesmo assim, eu lhe pergunto se você é cliente da SKY… se for deve saber que ela faz intervenções in loco. Você sabe que eu tenho um negócio no ramo de TI e hoje contamos com mais de 10K clientes ou seja “política de venda em massa” e sou obrigado (por força de ter que ter um cliente muito satisfeito) a fazer intervenções in-loco 24/7 portanto o importante disso tudo é a satisfação do cliente. Talvez você não conheça nenhum cliente que tenha contrato de manutenção com a Oracle (são muito caros) mas a SEFAZ-AL, da qual eu fui gerente de rede por alguns anos, tem contrato de suporte e quando há necessidade (muito raro por que a base de conhecimentos dela nem se compara com a da NM) é enviado um técnico para solucionar os nossos problemas, que nem sempre são problemas dela.

Você já observou que poucos usuários participam aqui no Fórum com idéias e soluções, comparando-se à quantidade total de clientes da NM, e esse pouco é quem realmente tem contribuído para o sucesso do SC… Talvez você não saiba, mas boa parte das pessoas que adquirem esta ferramenta sofrem uma decepção muito grande num primeiro momento e só voltam a sentir gosto pela coisa quando vêem alguns dos trabalhos que nós (OS CHATOS DE GALOCHA) disponibilizamos para eles. Sabe por que isso? Porque aquilo que a NM acha que tem - uma forte base de conhecimentos, exemplos, etc - pra esse pessoal isso pouco importa… eles querem é sentar com alguém que saiba um pouco mais que eles, quer ver a coisa funcionando, que ver algumas alternativas (que não estão documentadas em canto nenhum), etc, etc… Mas se a NM acha que não precisa disso, ótimo.

Talvez fosse uma boa iniciativa dos representantes comerciais estabelecerem um vínculo maior com seus clientes (SC) promovendo encontros mensais/bimestrais/etc para discutirmos assuntos do nosso interesse… nesses encontros se distribuiriam alguns brindes simbólicos (caneta, chaveiro) pra quem apresentasse uma boa idéia… tenho certeza que esse clima de animosidade não estaria acontecendo. É bem provável até que ninguém fosse, mas a NM não poderia ser acusada de não manter um laço estreito com seus clientes.

Agora, uma coisa que acho estranho é o fato de que nenhum cliente estrangeiro comente nada por aqui… a não ser um português que vez por outra faz alguns comentários (interessantes por sinal)… não acredito, sinceramente, que eles não tenham problema algum com o SC. O manual do SC, embora tenha mais de 2K páginas, peca em alguns aspectos… inclusive tem coisas que nem são mais da V5.

No momento estou concentrado exclusivamente na análise da V6, V5 para mim é coisa do passado… interrompi, por ora, tudo que estava fazendo na V5. Como você pode ter notado, não existe interesse da minha parte em ficar dispensando tempo e energia em algo que é passado mas, ainda assim, me comprometo a, tão logo esteja convencido de que posso migrar e implementar novas funcionalidades oriundas da V6 às minhas aplicações, ir até a Overalt e passar uma tarde com vocês mostrando todos os problemas da V5 que não foram resolvidos por “falta de tickets”… os quais convivo pacificamente com todos eles… já disse isso aqui.

Finalizando, já fiz alguns comentários aqui forum na sessão BUGs sobre dúvidas encontradas, e até aqui ninguém respondeu nada… talvez você tenha razão o errado sou eu que estou perguntando.

Abraço a todos.

Prezado Jovito,

Você é o tipo de usuário que só faz contribuir para a evolução do Scriptcase, eu sei que quando você fala que o Scriptcase tem um Bug tem 99% de chance de realmente ser, acontece que realmente tem muita gente que não tem o mesmo conhecimento (e interesse em aprender) que vossa pessoa.

Quanto aos serviços de intervenção in-company, temos aqui em Recife 08 clientes que mantem contratos de “consultoria”, para esses clientes que pagam nós vamos na empresa deles, ATÉ HOJE conseguimos resolver 100% dos problemas.

Minha opnião pessoal é que a NM deveria ter uma postura semelhante a da ORACLE, não cobrar pelo suporte, disponibilizar muito tutorial e base de conhecimento (juntamente com o pessoal que movimenta o fórum) e para o cliente que quiser um suporte on-line/presencial que o mesmo pague O PREÇO JUSTO por isso e tenha um atendimento diferenciado, que é o que procuro disponibilizar aos clientes de Recife.

Na minha opnião se a NM cobrasse um valor mensal pelo serviço de suporte e pudesse prestar um serviço melhor seria bom para todo mundo, não estou falando de correção de BUGS, isso é obrigação dela como todos sabem.

Quanto ao pessoal no Fórum não entendo que sejam chatos, acontece que existem pessoas que são extremistas demais, seja conversando sobre religião,política,futebol ou Bugs do SC, o que não é o seu caso.

Ainda, me comprometo a agendar um evento, ainda no primeiro semestre de 2012, e convidar todos os clientes do Nordeste para nos reunirmos e trocar idéias sobre o SC, fica por minha conta o local e os brindes, isso é um compromisso firmado aqui no fórum, precisamos apenas agendar a data e reunir um “córum” mínimo de umas 25/30 empresas/pessoas.

Eu tenho muito interesse tanto em fortalecer a comunidade quanto em contratar pessoas que conheçam SC, hoje eu tenho demanda para contratar no mínimo 04 programadores.

Ainda, afirmo que as portas para você(assim como para os demais clientes) estão abertas aqui na Overalt, seja para receber críticas/sugestões ou apenas para tomar um cafezinho e bater um papo.

Eu sempre acreditei que a humildade é a chave do sucesso, e saber ouvir críticas é um ponto fundamental.

O que estiver ao meu alcançe podem ter certeza que vai ser feito.

Desde já agradeço a atenção de todos que participam de forma construtiva do fórum.

Atc

Érico Oliveira

Érico,

Tenha certeza que você está puxando um movimento super benéfico para todos os envolvidos com Scriptcase. Eu presumo que você tenha contato com outros representantes de outras regiões e proponho que você leve até eles a idéia destes encontros regionais. Mais na frente um pouco podemos mobilizar um encontro nacional, para mim vai ser o maior prazer conhecer toda essa galera pessoalmente.

Sobre a sua sugestão referente a postura de suporte da Netmake, eu concordo e acrescento ainda que a Netmake transfira esse suporte aos seus representantes e fique com o foco na correção de bugs e aprimoramento da ferramenta. Acredito que todos saiam ganhando com isso, o representante, o desenvolvedor e a própria Netmake.

Érico, como cliente e usuário do SC agradeço sua disponibiliade em querer nos ajudar, mas acho injustas algumas de suas colocações.

1º - Vocês trabalham com que banco de dados? Por exemplo, Telefonem para o suporte de quem lhes vendeu o banco e solicitem que eles acessem sua máquina e realizem uma configuração qualquer… Depois podem me falar na boa qual a resposta…
R: Em sua maioria acho que 90% dos desenvolvedores utilizam DB´s Open que dispoem de uma comunidade (repetindo COMUNIDADE) que trabalha em prol do desenvolvimento do mesmo, assim sendo todo o suporte de que precisamos esta alí a pucas teclas no caminho, e ainda assim se precisarmos de suporte exclusivo podemos comprar-lo.
Consideração: Participo do forum a cerca de 1 ano e meio e até hoje não vi nenhuma mensagem depreciativa sobre o SC, mas acho que a 10 anos se houve reclamação sobre a política de silêncio da NM. Parece que a NM não encherga a facilidade que seria se ela trabalhasse em prol de fortalecer uma COMUNIDADE em torno do desenvolvimento com SC, esse forum já me tirou dezenas de dúvidas, tenho poucas mensagens de pedidos de ajuda, mas sinceramente o forum fica loge de uma verdadeira comunidade, aqui existe sim uma counidade entre poucos que se ajudam e aqueles que se deixam ajudar.

2º - Eu acho que independente da nossa opnião pessoal, quando utilizamos um fórum, deveríamos primeiro ter o mínimo de bom senso, eu sou cliente de várias empresas de tecnologia, quando um usuário precisa de suporte quase sempre não tem uma experiencia boa,pois ele já chega com um “problema grande” e acha que não vai ser resolvido, SEMPRE partimos do pré-suposto que não vão resolver nosso problema, eu já passei por isso diversas vezes, seja com Servidores de R$ 35.000,00, GVT, Epson etc…
R: Acho que todos aqui até o momento tiveram bom senso, não sei o que pra você é bom senso, mas para mim não tem nada haver com perguntar ou ter dúvidas, a NM talves não tenha bom senso por cobrar por suporte e não ter uma política de suporte.
Eu particularmente quando tenho um problema com qualquer produto que eu compro sinceramente procuro a assistência (leia-se suporte) porque tenho a plena certeza de que serei ajudado, infelizmente a NM (falo em nome de outros aqui, pois com os relatos do forum não tive interesse em buscar o suporte) esta mudando o sentido dessa palavra no cenário de Tecnologia.

3º - O Scriptcase pode ter problemas de suporte, assim como qualquer empresa que tenha uma política de venda em massa, entretando eu presencio o pessoal trabalhando diariamente para qualificar e melhorar o nível do atendimento e principalmente, resolvendo a maior parte dos problemas.
R: Os problemas no suporte não são o foco de todas as reclamações e sim o fato de que estes problemas estão aí a anos e não se vê uma postura comprometida da empresa em resolvelos.

4º - A maioria dos membros do fórum são programadores, me digam sinceramente qual o programador que gosta de trabalhar com suporte, a NM além de ter um excelente ambiente de trabalho paga salários acima da média de outras empresas de Recife(PE), ENTRETANDO NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, selecionar pessoas com aptidão a trabalhar no suporte,dar treinamento e principalmente mantê-las.
R: Isso não interessa a nós clientes, meus sistemas são responsabilidade minha, se eu tenho que trabalhar 24/7 pra conseguir honrar com meus compromissos meu cliente não precisa saber, o problema é meu. E por via de regra, programadores são “Suporte”, ou pelo menos parte dele.

5º - Esquecendo um pouco a NM, quantos de vocês PROGRAMADORES gostariam de trabalhar no SUPORTE atendendo telefone, chat e tickets de uma mega empresa como Apple, Microsoft ou Facebook por exemplo? Acredito que pouquissimos…
R: Então você adimite que o suporte da NM tem pouco interesse em resolver os problemas porque é uma tarefa chata e desgastante? Acho que isso também não tem muito haver com a discussão, coisa que o Haroldo deixou bem claro.

6º - Voltando ao Scriptcase, hoje, eu não conheço outro software Brasileiro que tenha clientes em 68 países como é o caso do Scriptcase, e temos um nível de aceitação MUITO BOM fora do país, temos mais de 4.500 licenças vendidas em 02 anos, o mesmo produto é comercilizado aqui no Brasil e elogiado em diversos países do mundo, detalhe, o Scriptcase não tem suporte Chat/Fone lá fora. Temos apenas base de conhecimento formada por Samples,vídeos e tutoriais (como é o caso de outras empresas grandes).
R: Você se perdeu mais uma vez, pois o foco não é o produto, são as correções e a proximidade da NM conosco. E a boa aceitação em outros países talves seja deviso ao fato (não sei imagino) de que a NM prioriza a estes clientes, ou é por acaso que boa parte do código gerado pela ferramenta vem em inglês, bem como seus comentários?
A base de conhecimentos da NM é fraca, não estou falando em quantidade de exemplos ou coisa assim, a impressão que tive no meu primeiro contato com a Base de Conhecimento e os videos é de que foram feitos faltando 5 minutos pro horário de almoço, posso estar errado e espero que sim, mas talves esteja faltando um profissional qualificado para produzir o material de suporte.

7º - Acontece que Brasileiro (de uma maneira geral) tem preguiça de ler/estudar documentação, é muito mais fácil colocar a culpa no suporte do que ler a documentação que o fabricante disponibiliza, estou falando de uma maneira geral e não em relação ao Scriptcase, posso lhes garantir, tem muito usuário que “ocupa” o suporte com problemas bestas de “erro de programação” ou “SQL” que seriam facilmente resolvidos com uma simples pesquisa no goolge, entretando o suporte quase sempre tenta ajudar.
R: Eu falo por mim, já imprimi o manual do SC e li em sua totalidade, sempre o consulto que preciso. O usuário “besta” ou melhor que leva “problemas bestas” ao suporte é refem da falta de informação do que o suporte faz ou deixa de fazer.

8º - EU ME COLOQUEI A DISPOSIÇÃO DE TODOS AQUI DO FÓRUM para tentar ajudar e não para escutar chacotas, acredito eu que esteja lidando com profissinais, e PROFISSIONAIS DISCUTEM IDÉIAS E SOLUÇÕES!!!
R: Chacotas? Não entendi essa sua colocação, falo por mim, a empresa que me vendeu o SC nunca me ligou pra saber se estava tudo correndo bem ou se eu tive alguma dificuldade. Chacota é a política de venda e pós venda da NM e suas afiliadas.
Ofensa é o usuário investir dinheiro em uma ferramenta excelente e não ter apoio por parte do fornecedor, comprar SC é como você ser colocado na cabine de um avião em pleno vôo e a torre de controle falar assim “me diga o que você esta vendo”, e você responde, “estou vendo um monte de relógios e botôes, me ajudem”, e então a torre responde, “calma estamos consultando o manual e nossos técnicos para lhe passar a instrução, aguarde 48hrs!”.
A impressão que dá é que poucos na NM conhecem mesmo a ferramenta!

Resumindo, suas considerações e opniões são suas e as respeito, mas sinceramente não amenizam os problemas de forma alguma, muito pelo contrário você em suas considerações apenas fez o que a NM faz de melhor, dar desculpas por meio de alguns funcionários aqui no forum.

Prezado saulobborges,

Respeito sua opnião e tenho de lher dar razão em vários pontos.

Entretando perceba que lá começo do tópico eu dexei bastante claro que esse é a opnião pessoal de Érico, em momento algum falei em nome da NM.

Eu falei a respeito das minhas percepções, o que vivencio no dia a dia da minha empresa, não estou aqui para defender a NM, este não é o meu papel, eu também sou cliente da NM e sinto na pele alguns dos fatos relatados aqui por vocês.

Acontece que NO MEU PONTO DE VISTA, todos os produtos tem prós e contras, quando citei algumas empresas não quis dizer que o atendimento da NM é pior ou melhor que a delas, eu já falei em citação anterior que o suporte precisa melhorar, isto é um fato.

Hoje a Overalt(emrpesa da qual faço parte) tem alguns diferenciais GRANDES em relação a outras fábricas de software do mercado,são eles:

*Agilidade (sistema na hora que o cliente precisa, da maneira que ele deseja)
*Risco reduzido para o cliente (como os prazos dos projetos são mais curtos a chance de erros e menor)
*Cumprimento de prazos
*ROI (retorno sobre o investimento em poucos meses)
*Suporte qualificado para atender as novas implementações muito rápido

Sabe o que nos proporciona todo o diferencial citado acima??? O SCRIPTCASE

Hoje a fábrica de software da overalt(cliente do SC como vocês) com uma equipe de 06 desenvolvedores atende uma média de 15 clientes, todos com projetos de médio/grande porte e utiliza o mesmo Scriptcase que vocês.

Acredito que o SC tem muito a evoluir ainda, PRINCIPALMENTE no suporte aos clientes, por este motivo que eu resolvi participar deste tópico, mesmo sabendo que na maioria das vezes que participo dos tópicos o pessoal “me pega como cristo” pois acha que falamos em nome da NM, ou a pedido da NM.

O SC tem pontos positivos e negativos e (no meu entendimento) o pessoal fala como se o SC levasse problemas as empresas ao invés de SOLUÇÃO, foi por isso que citei nossa fábrica de software, tenho certeza que muitos aqui do fórum tem no SC um diferencial competitivo para seu negócio.

Então vamos trabalhar para melhorar nosso diferencial, o que eu(particularmente) acho mais bacana no SC é a evolução da tecnologia, eu como fabrica de software não preciso me preocupar essa evolução.

Hoje posso lhes afirmar, com propriedade de causa, que para ser um DESENVOLVEDOR WEB é muito complicado, primeiro devido ao fato do profissional ter de conhecer uma grande quantidade de linguagens (ex.: PHP(ou Java ou .Net), HTML,Javascript,AJAX,CSS,JQuery,SQL etc)) e segundo devido a VELOCIDADE DE MUDANÇA E LANÇAMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS.

Posso estar errado, mais nunca ouvi ninguém aqui no fórum “comentar” das atualizações de tecnologia que o SC vem sofrendo, todo mundo reclamou (com razão) sobre o atraso na V6, mais pouca gente percebeu que ela está compatível com o PHP 5.3 (NOVA TECNOLOGIA),o Scriptcase foi praticamente feito do zero novamente em PHP 5.3, esse foi o principal motivo do atraso no lançamento da versão.

Do que adiantava a NM liberar a versão 6 em meados de 2011 com o PHP 5.2??? Ela poderia ter feito isto, se pensasse no lado financeiro, entretando a emrpesa está preocupada com a evolução tecnologica da ferramenta e PRINCIPALMENTE dos projetos que já foram desenvolvidos pelos usuários.

Teve gente aqui no fórum falando que achava que a NM não lançou a V6 antes para esperar o up-grade dos usuários vencer ou por questões obscuras…pessoal isso não existe, um gestor de qualquer empresa de tecnologia escutando uma notícia dessas tem vontade de rir, me desculpem…vocês deixariam de lançar uma nova versão do software de vocês para garantir uma manutenção…
A NM (eu posso falar pois vendo SC no NE) não “sobrevive” de venda de up-grade e SIM de licenças novas, o up-grade é apenas um “complemento” para manter os custos da empresa.

Esse atraso foi muito ruim olhando do lado comercial, entretando tecnicamente FOI ÓTIMO pois estamos preparados para o futuro, muito em breve o SC estará gerando aplicações Mobile.

Desde o primeiro momento em que entrei no tópico deixei claro que não estava falando pela NM, como membro da comunidade, e tendo acesso direto a diretoria da netmake, queria tentar ajudar de alguma forma.

A minha sugestão para ajudar foi, vamos relacionar os problemas e colocar num papel para que eu possa TENTAR solucioná-los junto a diretoria da NM e dar um retorno aqui no fórum, se vocês tiverem outra ideia de como posso ajudar estou aberto a sugestões.

Atenciosamente

Érico Oliveira

Só para curiosidade, eu acabo acompanhando o fórum em inglês também, mas sem poder participar:
www.netmake.com.br/forum_en_us

Obrigado,
Daniel D Santos.

Érico,

Quem escreve/fala muito está sujeito a muitas críticas, portanto não se incomode com os comentários replicados… isso faz parte da democracia… e como já dizia minha falecida avó - roupa suja se lava em casa.

Amigo, você tá pegando pesado demais… cara, se eu fosse dono da NM já tinha aumentado a sua comissão (hehehehe)

Primeiramente se você acha que o sucesso da sua empresa, enquanto fábrica de software, se deve ao SC, sinto ter que lhe dizer que você está tremendamente enganado… o sucesso está na sua equipe (não os menospreze em favor da NM, posso lhe garantir que não vale a pena)… escrever código, pra mim, é a tarefa menos importante dos meus sistemas, embora reconheça imensamente o valor de quem os escreve. Talvez você não saiba, mas existem outros RADs/IDEs no mercado muito poderosos, e certamente todos lhe proporcionariam sucesso, uma vez que a análise está acima de todos eles.

O pecado mortal do atraso da V6 foi o fato dos representantes comerciais (e aí eu incluo a Overalt) garantirem que ela sairia no início do ano passado… se a NM desautorizasse publicamente vocês de fazerem isso, ela estaria correta… mas não, ela consentiu… e aí ela entrou numa barca furada… eis o motivo principal da reclamação. Se a NM sabia que só lançaria depois do PHP 5.3 ela deveria vir a público e dizer “Senhores Clientes a NM desautoriza os representantes comerciais informar que uma nova versão será lançada em 2011, uma vez que temos como meta trabalharmos com o PHP 5.3 e isso só será possível em 2012” - era mais justo e ninguém ia ficar cobrando nada.

Já vi muitas mudanças boas na V6, mas não dá ainda pra fazer muitos elogios (O PRINCIPAL É A VELOCIDADE DO SISTEMA, escrevo em letras maiúsculas porque merece) - estou tendo muitos problemas, os quais venho postando neste Forum Oficial do SC - O Yuri/NetMake me enviou um email ontem (15/02) solicitando informações complementares sobre dois dos problemas que apresentei, ainda não posso afirmar que sejam BUGs… tenho pelo menos mais 6 problemas a serem apresentados… quando chegar a uma determinada quantidade vou formatar minha máquina novamente (ela é zero km, comprei só pra testar a V6), reinstalar tudo de novo e ver se os problemas persistem - caso positivo vou começar a tratá-los como BUGs e exigir providências, inclusive junto a você - já que você se prontificou a ajudar na V5, talvez lhe caiba essa tarefa injusta.

Com relação ao implemento de novas tecnologias o que tenho a lhe dizer é o seguinte: No mundo atual o empreendedor tem que ser como um camaleão - sabe aquele bichinho que muda de cor? - pois é, se tá todo mundo ficando azul o negócio é ficar azul e se adequar as regras do jogo… se a Nm não fizer o que está fazendo ela acaba, o SC sucumbi e não vai restar ninguém pra usá-la, vai todo mundo pra outro lado (ficar azul).

Enfim, você já se prontificou a ajudar junto à diretoria, promovendo eventos… ótimo, isso nos ajudará e consolidará mais ainda a sua empresa (aí sim, deva-se ao SC)…mas cara, pega leve nessa defesa (hehehehehe).

Forte abraço
Jovito Cabadas Melo

Colegas,

Apesar de estar com o serial, nem baixei a V6 ainda, pois não posso parar meu ambiente de produção nem de desenvolvimento agora, e talvez demore para começar o contato com a nova versão.

Mas ainda questiono sobre os Bugs da V5, provavelmente terei que conviver com eles, o problema também é provar ao fabricante que determinado problema é um BUG, primeiro você e visto como uma criancinha de fraldas, no início da vida, aquele que não sabe nada, depois, você tem que gastar todos argumentos para tentar provar que existe um BUG, ou uma condição que leva a um BUG, se for através de um ticket de suporte, as interações são muitas, e você acaba cansando de provar o problema, aí você perde mais um tempão, para descobrir um forma de contornar tal problema, sendo que o se o fabricante como sendo pai da criança, a conhece melhor do que e ninguém, e pode te dar uma solução de contorno muito mais rapidamente. Segue último ocorrido com situação parecida:

Abri um ticket (coisa rara de fazer, pois eu já to careca de saber quais são as respostas sempre).
Meu problema:

  • Quando atribuo um determinado código (uma constante) a uma variável PHP, ao gerar o fonte, o sc simplesmente trava o apache, por 300 segundos.
    . postei o código: $_variavel=“blá blá blá”;

Resposta: Primeiramente verificamos seu php é o 4.3 e sugerimos 5.2 ou superior, e seu max_execution_time no php.ini deve estr 3600, além que seu código atribuido a váriável as aspas devem ser escapadas, e queremos informar que não damos suporte a código.

. 1) quando postei o código eu postei com as aspas escapadas, afinal sou programador desde 1980, mas o sistema de ticjets ao colocar [ code ] [ / code ] removeu a , até aí tudo bem, o analista me ver como uma criancinha na programação, mas…
. 2) e o travamento do apache??? e o não gerar o código fonte
. 3) meu max_execution_time esta para 300 segundos (5 minutos) o analista quer que eu aumente para 3600 segundos? para travar por mais tempo ainda meu apache e não obter a geração do código.

O que é o “Blá Blá Blá”, é uma constante html um código pra usar api da google, que eu estava colocando num evento ajax onclick de um campo.
Se o SC trava ao mover uma constante, não importa o que esteja dentro das aspas, desde que não sejam aspas sem a barra para escapar, acredito que possa mover qualquer constante para uma variável php e isso não deve ser motivo para travar a geração do código.

Mas depois de testes exaustivos, tive a idéia de jogar o código em uma biblioteca e chamar a biblioteca no evento em questão, e funcionou, mas eu não precisava ter passado por isso e perdido 3 dias para achar a solução de contorno.

O que tem o Sc de produtivo? se colocar na balança, por causa de seus defeitos, não muito, agora se você ficar no feijãozinho com arroz dele, aí sim ele é produtivo, mas é muito difícil atender a demanda de nossos clientes, com o feijão com arroz do SC.

Fico imaginando os utilizadores menos experientes, e ainda sem suporte, como ficam???

Segue o resultado da brincadeirinha: http://iw.servehttp.com/sc/iw/app/Publico/iw_control_google_api_chart_line/

** EU AMO O SCRIPTCASE ***, mais de 30 licenças adquiridas foram sugeridas e apoiadas por mim, nunca pedi comissão pelas indicações e apoio, não tenho reclamações do representante do sc que me atende, pelo contrário, são profissionais, atenciosos, muito humanos, todos meus colaboradores fazem cursos lá.

Só falta uma ITIL http://pt.wikipedia.org/wiki/Information_Technology_Infrastructure_Library no Fabricante, só isso…

Érico, para você: http://iw.servehttp.com/tmp/Imprimir%20-%20Suporte%20NetMake%20-%20Sistema%20de%20Tickets%20-%20Ver%20Ticket.pdf

Bugs, V5, Suporte, iwh

Acabei de receber a proposta para upgrade…Tô tentado a adquirir…!!! Ai…Ai…Ai…
O que vocês acham?

Saulo,

Não vejo nenhum problema em você fazer o contrato de upgrade… afinal estão saindo atualizações constantes.

Obrigado pela resposta Jovitomelo, acho que realmente vale a pena.

Eu já disse isso e já me jogaram pedra: O Scriptcase para projetos básicos onde você não vai precisar “sofisticar” muito o projeto é tudo de bom. Agora, se for precisar mais do que ele te dá nativamente, mais atrapalha do que ajuda.

Eu ja tinha me decidido por abandonar o desenvolvimento de novos projetos no SC, mas acabei encontrando uma utilidade para ele: desenvolvo o MVP do projeto nele. Se o MVP for suficiente para o cliente, ótimo, fica no SC. Ao contrário, escrevo novamente o projeto usando PHP+AJAX+jQuery.

O que o Haroldo fez ficou muito bom, mas demorou três dias. Teria feito a mesma coisa na unha com menos de três horas.

É como o Jovito já disse: Temos que ser como o camaleão.

Eu por exemplo estou fazendo uma “classe” CSS de um tema para minhas aplicações feitas sem o SC. Atualmente a classe já estiliza e posiciona todos os objeto de formulário.

Qualquer objeto que ficar aqui vai se encaixar no espaço do formulário sempre com o mesmo visual e nas mesmas posições

Eu não fico mais brigando com o SC, só faço nele o que ele faz pra mim. rsrsrs

Prezado Haroldo,

Alguma resposta quanto ao ticket acima?

Atenciosamente

Érico Oliveira

Não tem resposta, o Suporte não admite ter um Bug, eu já contornei o meu problema, mas o que adianta também??? A V5 já foi esquecida.

Legal que você conseguiu contornar.

Grato pelo retorno.

Atenciosamente

Érico Oliveira