Versão 5.2 - E agora?

Acredito que todos estão com essa pergunta na cabeça, A NetMake vai abandonar essa versão com todos os bugs já reportados ou ainda teremos updates?

Pergunto porque não tenho intenção de fazer upgrade neste momento, mas gostaria de ter a versão 5 livre de bugs.

O que vocês acham? Façam suas considerações!

Um abraço a todos!

Também não considero comprar o V6 por enquanto. De novo mesmo tem um editor de css mais amigável, módulo do log e módulo de segurança bem melhor. Contudo, a estrutura das aplicações geradas praticamente não foram alteradas, pelos menos até onde já consegui perceber. O impacto visual das aplicações foi apenas levemente melhorado e eu esperava que a equipe da NM fosse abusar de ajax nas aplicações. Quanto ao desempenho de um projeto finalizado e rodando em produção ainda não testei.

Mantenho projetos em pelo menos dois banco de dados, MySQL e Postgres e dois desenvolvedores simultâneos. Significa que meu investimento começa com 8 mil reais, desconsiderando algum tipo de desconto que eu consiga com o comercial da NM. Até o momento não acho que que este investimento vale a pena.

Pelo atraso na entrega da nova versão eu sinceramente achava que a V6 seria “revolucionária”. Antes que me joguem pedra, eu digo atraso porque a NM começou a vender a V6 a pelo menos um ano atrás. Não estou cobrando nada da NM, certamente a V6 implementou muitas melhorias, mas trouxe BUGs da versão anterior, como o problema com tipo de campo imagem e documento no modo inserção.

Fico por enquanto com a V5 e espero que a NM resolva os BUGs que ela tem.

Cleyton eu sou novo no ScriptCase e no relacionamento com NM, portanto pergunto, com toda a sua experiência (incluo na pergunta o Sr Haroldo se o mesmo ver o tópico) acha que a NM vai continuar a implementar correções na V5?

Acredito que sim mas não sei com qual velocidade.

Até porque a experiência já ensinou muitos desenvolvedores a não ir logo para a nova versão. Acredito que quem tenha direito a V6 por update vá testa-la em paralelo. Quem não tem vai esperar o feedback para renovar.

Eu vejo essa questão de forma Jurídica:

Exemplo: Pela Lei do Consumidor, quando você compra um veículo e este sai fora de linha, a montadora é obrigada a manter peças de reposição por 5 anos após a retirada do veículo da linha de produção. Se apoiando em Jurisprudência, a empresa que lhe vende um produto, é obrigada a corrigir seus defeitos mesmo que este não esteja mais em produção por um determinado tempo. Nunca tive contato com um contrato do Fabricante, mas uma simples consulta no procon, pode lhe tirar essa dúvida e mesmo que o contrato do fabricante fira essas leis, elas perdem força diante as leis do Consumidor.

Com base em sua ponderação que acredito que a NM vá corrigir os bugs da V5 Haroldo.

Mesmo não sabendo se vou ou não ficar na V5 por tanto tempo, é bom documentar os comunicados de bugs via e-mail a partir de agora. Depois a NM não vai poder alegar que não tem mais obrigação de corrigir a V5 por conta que o prazo legal para isso já findou-se.

Quero realmente acreditar que a Netmake não vai deixar-nos na mão em relação a isto.

Haroldo,

Você está certíssimo… e mais, não se trata apenas de ser obrigada a dar suporte por cinco anos… ela é obrigada a corrigir defeitos (bugs) indefinidamente, enquanto existirem. Uma coisa é a manutenção outra é corrigir um ERRO que já saiu de fábrica… nesse caso é life time.

[]´s

Infelizmente na teoria é muito bonito mas na pratica nem tanto. Tire como base a resolução de alguns bugs da V5, demoraram meses para serem resolvidos. Se eles alegarem que a V5 já esta livre de bugs acho que será inviável uma briga judicial, o caminho mais curto e mais fáci[tt][/tt]l nem sempre é o mais justo, assim será impossível resistirmos por muito tempo ao upgrade visando correções. É fácil, na epoca que a microsoft lançou o windows millenium a galera teve que conviver muito tempo com aquila porcaria ate lançarem a outra (porcaria) versão. Não estou chamando SC de porcaria, apenas exemplificando como é dificil brigar e provar seus direitos nestes casos.

Saulo,

Não acho nem que é problema de brigar… isso deve ser evitado a todo custo… aqui ninguém é inimigo de ninguém, muito pelo contrário.

O que se está comentando são os direitos/deveres de cada um… quando nós reportamos um bug, estamos ajudando NM na solução dos problemas dela e nosso… o SC é vendido pra diversos países.

Particularmente tenho convivido bem com os bugs do SC… sempre que encontro algum eu procuro soluções alternativas - e tenho encontrado… nunca alterei nenhum código gerado. Então, não serei eu quem vou ficar esperando meses para vir uma solução… e mais, não acredito que existam RADs/IDEs/etc… livres de erros!

Como boa prática, procuro sempre documentar tudo que eu faço… aplicações, scripts, tudo… inclusive os bugs que tenho encontrado com as alternativas que criei… podem não ser as melhores soluções (e certamente não são) mas só fica documentado aquilo que é melhor para aquele momento. Esse documento eu intitulei de Scriptcase - Completo… ele hoje tem exatamente 279 páginas… se alguém quiser é só pedir que envio por email (pvt), se alguém quiser contribuir com sugestões e alterações, fiquem a vontade…

Forte abraço.

Jovito,

Pode me enviar no e-mail cleytoneuler@federalsolutions.com.br

Obrigado.

Calma lá. já tem gente falando em processar a NM? fiquem tranquilos que os bugs ta v5 seram corrigidos, não vamos abandonar a versão antiga.

Estamos desenvolvendo um tipo de aplicação nova baseado no “What you see is what you get” ou o popular “drag and drop” onde o desenvolvedor vai poder montar o posicionamento dos campos como o mesmo quiser, dando total liberdade para montar a aplicação da maneira que o mesmo desejar.

Acho que a expressão brigar foi meio infeliz, eu disse brigar mas mais no sentido de exigir os nossos direitos. Agora brigar, isso a gente faz com amigos e inimigos, só não podemos esquecer do descaso da NM durante todo esse tempo só porque agora saiu a V6.

E assim como você tenho me virado na solução de problemas do SC5, não sou tão organizado quanto você para documentar os problemas, mas pela quantidade de problemas que você diz que encontrou dá pra ter uma base do que estamos discutindo.

Eu simplesmente acho que não vale a pena brigar judicialmente pela correção dos bugs, caso a NM abandone a versão 5.2.

Mas o Carlos acabou de se manifestar, dizendo que não irão abandonar a versão, então vamos esperar as novidades e soluções, aliás poder formatar os formulários como bem entendermos seria realmente excelente!

[quote]Estamos desenvolvendo um tipo de aplicação nova baseado no “What you see is what you get” ou o popular “drag and drop” onde o desenvolvedor vai poder montar o posicionamento dos campos como o mesmo quiser, dando total liberdade para montar a aplicação da maneira que o mesmo desejar./quote]

Eu juro que esperava que isso estaria na V6.

[quote author=Cleyton Euler link=topic=4454.msg17828#msg17828 date=1328725888]

Estamos desenvolvendo um tipo de aplicação nova baseado no "What you see is what you get" ou o popular "drag and drop" onde o desenvolvedor vai poder montar o posicionamento dos campos como o mesmo quiser, dando total liberdade para montar a aplicação da maneira que o mesmo desejar./quote]

Eu juro que esperava que isso estaria na V6.

Eu tb esperava alguma coisa nesse caminho… mas existe a promessa… vamo-que-vamo.

[]´s

Boa Tarde a todos,

Para os que não me conhecem eu sou Érico Oliveira, da empresa Overalt, Representante do Scriptcase no Nordeste.

Trabalho comercializando o scriptcase a mais de 05 anos, entretanto a aproximadamente 02 anos começamos a utilizar muito o scriptcase para desenvolver aplicações(passei a também ser cliente), uma vez que prestamos consultoria a algumas grandes empresas, realmente as vezes nos deparamos com algumas falhas, entretanto, como citou nosso cliente e amigo Jovito, sempre conseguimos solucionar os problemas de alguma maneira e acontece com qualquer ferramenta RAD.

Não entendo a polêmica levantada no fórum quanto a NM continuar a dar suporte a Versão 5, quem acompanha o produto a bastante tempo, como é o caso de várias pessoas que postaram aqui no fórum, sabem que a NM não deixa de dar suporte a versões anteriores.

Gostaria muito de receber de vocês um documento(ou cópia do ticket aberto) com “todos esses bugs” da V5 que estão pendentes, se algum de nossos colegas do fórum puder ajudar fico agradecido.

Meu contato é: erico@overalt.com.br

Espero poder ajudar

Abraço a todos

Érico Oliveira

Érico,

Nice to meet you in here…

Existem BUG´s e não são poucos… porém é preciso que os classifiquemos por grau de criticidade…

Existem BUG´s que são corrigidos em um upgrade… dois upgrades depois (por exemplo) eles retornam… Isso causa muita intranquilidade.

Não acredito que exista menhum FATAL!.. e dá pra conviver com os que existem. Pior do que os bugs existentes é a inexistência de algumas funcionalidades (a exemplo do WYSWYG prometido pelo Carlos). Porém o que se reclama muito por aqui, com toda razão, é a não informação por parte da NM com relação a eles. O Bernhard e o Carlos têm se esforçado para contornar alguns problemas… com muita propriedade, diga-se de passagem. O Haroldo, que embora não faça parte da NM (pelo menos eu acho que não), também tem ajudado bastante. Mas ainda não é o comportamento adequado.

Sugestão:

A NM abriria um canal de comunicação direta com os seus clientes - PARA SOLUÇÃO DE BUG´s, não seria suporte, quem tem dúvida vá pro manual ou pague um curso - como eu já paguei.
Então o cliente que acha que descobriu um BUG, postou aqui no forum e ninguém (NM) se pronunciou… mandaria um email pra NM solicitando esse canal. A NM mandaria email pra ele informando que dia tal, hora tal no endereço tal (que poderia ser o endereço de um dos seus representantes comerciais) ele poderia comparecer para esclarecimentos… A NM (ou seu preposto) o ouviria, e se fosse um BUG, se comprometeria a resolver - por que isso ela tem obrigação de fazer…

A coisa seria ± assim.

E que isso sirva não só pra V5 como também pra V6.

Não acho que se deva, nessa altura do campeonato, com versão nova no pedaço, gastar energia documentando nada antigo… embora eu tenha documentado alguma coisa. Em outro tópico, tratando de assunto correlato, informei que tudo que eu faço eu documento desde pequenas soluções para suprir falta de funcionalidades, sugestões (que me interessavam) de outros companheiros aqui do forum, como bugs e as suas soluções alternativas que encontrei… esse documento hoje tem 279 páginas, as quais posso disponibilizar (estou preparando um ftp com essa documentação pra quem quizer)… alguém entendeu que eu teria 279 páginas de bugs documentadas… não é isso!!! Talvez eu não tenha sido bem explícito.

É importante que outros se pronunciem também…

Forte abaraço a todos.

O que você vai fazer com esse documento?
E aqueles que não pagam pelo suporte? nâo podem abrir tickets.
Não me recordo de releases de versões anteriores com data posterior ao lançamento de nova release. Você tem guardado os changelogs das versões 3 e 4 para avaliarmos isso?
Nesse documento que nos solicita, quer tickets da V3 e da V4 também?

Prezado Jovito

Eu irei conversar pessoalmente com a diretoria da NM a respeito destas questões, como representante COMERCIAL me coloco a disposição para ajudar no que está ao meu alcance.

O que me proponho a fazer (na verdade já faço com alguns clientes) “uma ponte” para quando o usuário detectar realmente um “BUG”, ele me enviar e eu me encarregar de apoiá-lo a solucionar o problema.

Os Bugs quase sempre são corrigidos, não estou aqui falando que o SC não tem Bugs ou não existem tickets pendentes, até porque não tenho acesso aos mesmos, entretando estou me disponibilizando a ser uma canal entre cliente e diretoria da NM.

Eu acompanho de perto o suporte, conheço as dificuldades, principalmente para conseguir simular um BUG, muitas vezes nós usuários simulamos 04/05/06 vezes a mesma aplicação para conseguir encontrar a falha.

Na maioria das vezes são coisas muito específicas, mais se pudermos encurtar esse caminho de identificar os mesmos, fica mais fácil solucionar, acho uma excelente idéia essa de abrir um canal de comunicação direta e tenho quase certeza que os outros representantes também podem apoiar os clientes de suas regiões.

Hoje a Overalt atende todos os estados do NE (exceção MA e PI) qualquer cliente da nossa região tem total abertura para falar conosco sempre que necessitar de apoio para solução de BUGS, entretanto o que acontece na maior parte das vezes é que clientes procuram o suporte com problemas relativos a erros de sintaxe de programação.

A maior parte do pessoal que movimenta o fórum (Jovito,Haroldo dentre outros) são usuários que conhecem bem o SC e PROIGRAMAÇÃO, acontece que existem usuários que relatam MUITAS queixas de “Bugs” que na verdade são funcionalidades que o SC ainda não dispõe mais que podem ser facilmente implementadas via código fonte nos eventos.

Desde já agradeço pela atenção de todos e me mais uma vez me coloco a disposição para ajudar no que for preciso.

Abraço a todos

Érico Oliveira

Érico,

Não quer mais o documento com os tickets? Podemos enviar das versões anteriores a 5 também?

Levantou aí se procede o que disse sobre releases de versões anteriores liberadas após o lançamento dá versão seguinte?

Se procede, não deveriam manter o changelog das versões anteriores disponíveis no site?

As relações da NM com seus clientes são muito obscuras, por assim dizer. rsrsrs

Cobra por suporte mas não tem um contrato de suporte.

Tickets não tem prazo para ser resolvido.

Por telefone, pelo menos quando eu tinha suporte ativo, a solução era: o senhor pode nos enviar o banco e a aplicação?

Bugs não tem prazo para que sejam corrigidos, mesmo que longo.

Pelo menos eu, não recebi nota fiscal e nem assinei contrato algum quando comprei minhas licenças. Mas confesso que isso foi um vacilo meu mesmo. Eu comprei da Line Brasil, que é o representante da NM para Brasília.

O suporte da NM prefere passar horas tentando simular um erro do que tem uma política de acesso remoto ao cliente. Um simples compartilhamento de tela seria suficiente para o suporte VÊ o problema sem precisar tentar simular erro e se concentrar na solução.

Na verdade tem muita coisa errada e a NM nunca veio até nós explicar porque age assim. Fica muda!!! Apareça e diga que tem problemas de suporte, diga o que tem feito para tentar melhorar, nós vamos entender e talvez até ajudar.

Pra mim a única coisa que podemos fazer por enquanto é boicotar a NM. Eu mesmo não compro a V6 e aqui em Brasília eu sempre digo para quem pergunta: Scriptcase é bom, quem não é boa é a Netmake.

A galera de um Ministério aqui estava perguntando sobre aquisição do SC e eu disse que não vale a pena porque a empresa que o desenvolve e o mantém não está nem ai depois da venda. E digo isto para todos que me perguntam.

O engraçado é que toda empresa que desenvolve solução de desenvolvimento gosta de ficar perto da comunidade que usa suas soluções, com a NM é o contrário.