Usuário deslogado por inatividade (v5)

Tempo atrás um cliente solicitou que o usuário fosse deslogado por inatividade e gostaria que o tempo para a sessão expirar fosse exibido no cabeçalho do menu.
Tentei mais não tinha conseguido criar a rotina como ele queria, agora com a ajuda do nosso colega Leandro Hermann chegamos ao desejado.

O tempo para a sessão ser encerrada é exibido no menu, se o usuário clicar em qualquer item do menu o tempo é restaurado.
Quando o tempo expira por inatividade é exibida no menu a mensagem de “Sessão encerrada por inatividade!” e se o usuário clicar em qualquer item do menu é avisado que a sessão expirou e é direcionado para o Login.

Disponibilizei a rotina para testes em www.qualisistemas.com.br/teste Usuário: demo e Senha 123456.

Para efetuar Login é necessário que ninguém esteja logado na aplicação com o usuário: demo
Conto com a ajuda dos colegas para melhorar a rotina, algo como implementar session do usuário.

Volto a frisar que os méritos são de Leandro Hermann, sem ele a rotina não estaria funcionando.

Quem desejar as aplicações em SC v5 post o e-mail.

fiz um teste, e pelo que entendi, só consigo ficar 2minutos dentro de uma aplicação, mesmo digitando na janela, o tempo corria.
É isso?

É Haroldo, coloquei 2 minutos para o teste não ficar cansativo, mas entendi seu questionamento.

Como tempo que estou utilizando no cliente é de 20 minutos, acho que não tem problema.

Funciona como no site do Bco do Brasil, o contador só é reiniciado quando clica em algum menu.

O que pode ser feito é colocar também a rotina de reiniciar o contator nos botões da aplicação, aí fica a gosto de cada um.

Oh Malaquia… manda essa danada pra jovitomelo@hotmail.com

Jovito,

Enviei as aplicações e o bco de dados, se quiser publicar em um link para download fique a vontade.

Lembrando que as aplicações estão na versão 5 do SC.

Abraço

George, boa noite

se possível mando pro meu email
carlosimao@yahoo.com.br

Desde já muito obrigado

Boa noite Carlos.

Enviado.

Ok George,

Estou usando a V6, vou importar na V5 e migrar pra V6… vou fazer uns testes e lhe dou retorno.

brigadooo!

t+

Bom dia.

Eu cheguei a mostrar aqui como controlo usuários online, como envolvo uma tabela em memória, todas minhas tabelas através de uma trigger alimentam essa tabela, o que de certa forma não deixa de ser um controle de expiração também.
Me envia o código, sempre é bom comparar idéias diferentes.

Abraços.

Haroldo,

Vou enviar e sei que vc vai melhorar e muito as rotinas.

Obrigado.

Haroldo,

Enviado.

Obrigado, estou a disposição

George, podes me enviar também.

valterjrs@hotmail.com

Valter,

Enviado

vlw George

Grande George,

Fiz os testes na V5… a engenhoca é simples porém bastante eficiente, parabéns!.. vamos melhorá-la? Fiz os testes hoje de madrugada portanto e já estava cansado…

Alguns comentários:

a) Você não enviou o o layout (html) do teste_menu pra que nós fizéssemos algumas alterações.
b) Ficaria bastante interessante se fosse em forma de gadgets (mas isso é uma tarefa para o SDH - Sua Deidade Haroldo… o cara é bom nessas coisas)
c) Por não estar com o HTML tive que analisar a app menu.php e vi que a função relógio recebe dois parâmetros (seg e min)… no seu exemplo elas estão engessadas, e eu sou totalmente contrário a isso - tem que ser na forma de variável - entenda que existem usuários que podem precisar de mais tempo do que outros… por exemplo: um vendedor pode precisar de um tempo maior por estar trantando com um cliente que é meio chato, etc etc… ou seja, funções diferentes com perfis diferentes…
d) a função relógio é um contador decrescente… não sei (não testei isso) se existe um sincronismo entre o tempo desta contagem e a comparação da data que você faz no select…
e) o relógio deveria ficar no rodapé pra não sobrecarregar o menu…

Bem, por hora é isso. Se você mandar o html eu faço mais alguns testes.

Forte abraço.

George, podes me enviar também.

paulo@visualpsistemas.com.br

Obrigado.

Jovito,

Postei para mostrar o caminho das pedras e sem refinar a rotina.

Enviei o html e conto com suas melhorias,

Abraço

Paulo,

Enviado e com o html.

Aos colegas que receberão antes se precisar do HTML é só pedir.