Scriptcase vale a pena usar?

Vou deixar este tópico com este título para ser melhor indexado no google.
De forma que fique evidente aos futuros clientes nossa frustrações, dificuldades e reivindicações com a ferramenta.
Sempre que tiverem reivindicações, reclamações ou qualquer coisa séria com relação ao Scriptcase coloquem aqui.
Este tipo de busca no google é o que os usuários mais perguntam quando estão procurando uma nova ferramenta. Nós iremos começar a ser uma voz ativa junto a Netmake. Vamos começar a dar visibilidade do que a ferramenta é para nós usuários e como a Netmake nos tem tratado.
@PedroLucas @yuri_esteves @marcia.scriptcase @HenriqueB

1 Curtida

Elogios pode também??

Sou novo na ferramenta, menos de um ano, e não tenho problemas graves, tenho muitas funções externas que não migrei para o SC por que uso ainda em um sistema antigo que não migrei todo, apenas adaptei para usar nos dois.

E o ScriptCase esta me atendendo muito bem, o que levava dias para fazer, hoje consigo fazer em horas.

Único problema que encontrei é de não poder usar dois sistemas diferentes no mesmo navegador.

1 Curtida

Jair, o Alexandre pode ser considerado um expert EDUCADO. E o posicionamento dele é exatamente naqueles que usam a ferramenta de forma avançada, demonstrando que o SC, no quesito “avançado para os avançados” ainda não decolou. Uso-o de forma híbrida fazendo na unha, operações mais complexas. Obrigado Alenxandre Bühler, por mediar de forma diplomática e não ranzinza, os problemas da ferramenta.

1 Curtida

Olá Jair,

Eu uso mais de dois sistemas diferentes no mesmo navegador ao mesmo tempo.

A única exigência é que os dois estejam em domínios diferente.

Não tive nenhum problema com isso.

Uso o Scriptcase desde a versão 3 e não tenho problemas sérios com ele, apenas os normais de qualquer ferramenta de desenvolvimento.

Quando preciso de algo mais elaborado utilizo as blank’s para isso e tem me ajudado bastante.

[ ]'s

3 Curtidas

Para desenvolvimento web, o scriptcase é o caminho que adotamos e não haverá volta para nós, estando nossas soluções web estabilizadas o foco será em app nativo com delphi, desta forma vamos mesclar web e app nativo.

Algumas coisas me preocupa, como por exemplo a liberação de uma atualização que impacta no que já está funcionando, o que me leva a crer e espero que seja, que estão evoluindo o código do scriptcase internamente para novas versões do PHP e para melhoria constante do código interno.

A questão de se criar uma variável global em letras maiúsculas e ela funcionar corretamente em todo ambiente, menos na propriedade “diretório” de campo imagem (nome de arquivo) de aplicação formulário e que ainda não foi solucionado é algo que me incomoda, já que é um problema localizado, único e exclusivo, e que na minha opinião seria facilmente resolvido.

1 Curtida

é porque possivelmente ele usa o nome da conexão igual, eu uso com nomes diferentes, sistema A conexão A, sistema B conexão B.

Claro que vale a pena, mas para tudo da vida exige um ‘pouco’ de esforço de quem vai aprender a usar uma nova ferramenta / linguagem.

Só acho que a NETMAKE tinha que focar ele agora para usar sempre o PHP na última versão estável:
https://www.php.net/downloads.php,
por causa da segurança, e atualizar sempre as bibliotecas de terceiros que ele carrega junto na pasta prod > ‘third’, e remover o que não se usa mais para evitar o acúmulo de ‘lixo’.

Ter a opção de usar o PHPMailer e com mais opções e mais completo, porque o Scriptcase usa o SwiftMailer padrão.

No PHPMailer além de tipo de segurança: Nenhuma, SSL, TLS ainda podemos usar ‘Auto’, tive
que adicionar a classe manualmente a um projeto porque pelo sc_mail_send não funcionava.

Se não funcionar com sc_mail_send teste o PHPMailer diretamente, funciona que é uma beleza:

Baixar Classe e Tutorial PHPMailer (PT-BR):

2 Curtidas

Valeu Jailton, pessoas como você, ajudam com dicas valiosas !

Marco Aurélio,

Obrigado, vou tentar, que tenho um sistema no cliente e ele gostou da parte dos gráficos e me contratou para criar gráficos de outro que ele ja usava e o que sugeri foi dois navegadores, eles tem outro domínio vou publicar hoje a aplicação e só redireciono.

Mais uma vez obrigado

Sobre uso das blanks uso muito, é que fiz um sistema multiempresas / multi banco de dados e nele usa-se várias formas de boleto, exemplo Itau tem o envio e retorno convencional, tem o uso da API/XML , tenho o uso do EDI 7 e por fim o uso de empreasas terceiradas que transportam o arquivo.

Alem do Ital tem Safra (convencional / api / accesstage) Santander (Api / convencional) Sicred, sicoob, Bradesco.

aos poucos vou migrar, todos já funcionam bem, se fosse um único cliente que usasse o sistema seria fácil.

1 Curtida

Sobre o Scritpcase tive momentos bom e ruins.
Fica aqui minha resposta a esta pergunta.
De forma que pessoas interessadas na ferramenta possam saber minha opinião.

Prós:

  1. Fazer telas GRUD é muito rápido.

  2. O melhor do Scritpcase são as GRIDS. Nisto ele é muito bom.

  3. Abstração no acesso a base de dados com muitos SGDB’S .

  4. O valor da ferramenta é baixo em comparação a outras soluções pagas.

  5. O bugs@netmake.com.br me respondeu rápido em algumas situações.

  6. Alguns usuários conseguem um bom faturamento com a ferramenta

  7. Templates bonitos tem surgido nas últimas versões.

  8. Tem ferramenta para migrar seus projeto entre as versões.

  9. Na Black Friday se consegue bons descontos.

  10. Alguns usuários conseguem excelente ajuda no suporte pago e gratuito.

  11. Há pessoas como a Márcia e o Henrique, mesmo que as vezes eles não possam fazer muita coisa, que se tornam toda a diferença dentro da Netmake quando você tem algo para dizer sobre o Scriptcase.
    As vezes você somente quer ser ouvido.

Contra:

  1. Os fontes gerados são grandes e costumam ocupar espaço de memória e disco alto em relação a concorrência.

  2. Sistemas complexos demandam tempo e ter que descobrir como burlar certas situações no Scriptcase.

  3. Dificuldades em achar hospedagem compartilhada especializada ou que não dê muitos problemas para rodar o Scritpcase.
    Sim, existem hospedagens compartilhadas que rodem os sistemas com desempenho e são especializadas em Scritpcase.

  4. Dificuldade em colocar um servidor dedicado ou compartilhado para rodar com o Scritpcase. Se ver o arquivo de log de erros do php / apache irá ver do que estou falando. A netmake parece não estar muito disposta a ouvir seus usuários quando perguntamos sobre estas configurações ou mesmo divulgá-las para que possamos rodar o Scritpcase de forma adequada. Forçando seus usuários a optar pelos serviços de hospedagem da própria scriptcase.host. Ou até mesmo penar para descobrir a configurações certas. Tudo isto sobre o véu do: “é segredo da empresa”. Enquanto outros frameworks rodam bem na mesma hospedagem/servidor o Scritpcase é um gerador de erros por debaixo dos panos.

  5. Eu ouço a bastante tempo de alguns usuários que estes perderam contratos a espera do suporte fazer a correção de um bug. Para estes usuários o valor baixo de ferramenta se converteu em prejuízo.
    E não espere ressarcimento da Netmake.

  6. Há bugs que são corrigidos e costumam voltar em releases posteriores.

  7. Há bugs que persistem entre as releases se tornado “Ad aeternum” (de modo eterno) e que parecem que nunca terão correção.

  8. Scriptcase usa iframes. Enquanto a concorrência aboliu o uso de iframes ainda estamos presos a este tipo de “pé de boi”. Não se engane pelas cara bonita, gráficos, grids, etc. A coisas que o Scritpcase é arcaico. E não vejo a Netmake querer mudar. Ela não divulga nada. “É segredo da empresa” sabe?
    Você usuário do Scritpcase e seus clientes de sistemas não precisam saber.

  9. Tem templates novos, mas por debaixo dos panos anda sempre com versões de ferramentas de terceiros velhas, bugadas e inseguras. É difícil ver uma atualização de versão destas ferramentas.
    Parece que esperam algo estourar nas suas mãos ou deixar de funcionar para depois trocar quando necessário. Este fórum é testemunha de situações assim, basta procurar.

  10. Muitas vezes há ferramentas de terceiros que não são mais usadas e ficam no Scriptcase. Então isto gera bugs e vulnerabilidades, eu mesmo já tive minha hospedagem invadida, e somente depois disto foram retirar o componente que não era mais usado e foi por onde a invasão ocorreu. Deixar estes softwares que não são mais usado no framework também contribui para uma publicação grande e demorada de fazer upload. Sem falar que os bugs ocasionados por estas ferramentas geram uma verdadeira briga entre você e o setor de suporte para ser reconhecido. Foi o caso do WKHTMLTOPDF. Minha briga acabou gerando o diretório stretch dentro do diretório do wkhtmltopdf. Eu poderia dizer meu aviso do bug gerou, mas notem que eu disse minha “briga”.

  11. bugs@netake.com.br e o suporte muita das vezes te trata como criança e não considera o conhecimento que você possa ter. Respostas prontas são o melhor que oferecem na maioria das vezes. Somente após publicar um vídeo denunciando o que ocorre ou através de outras medidas extremas você será ouvido e a correção será fornecida. Isto quando você é ouvido.

  12. Será refém de uma versão do PHP. Eu até entendo para a IDE do Scritpcase. Esta deve rodar sobre fontes criptografados. Mas, a exemplo da concorrência, um fonte gerado (publicado) deveria rodar em qualquer versão do PHP. Por exemplo, durante a escrita desta resposta a publicação do Scritpcase 9 ainda é refém do PHP 5.6 ou 7.0 que já foram extintos a mais de 9 meses. Ou seja, se pretende usar recursos novos do PHP esqueça! Se quer mais desempenho esqueça! Enfim, esqueça de um PHP mais novo.

  13. Não há registros externos e acessíveis aos usuários do scriptcase para o tratamento de bugs. Somente a Netmake e Deus sabe como andam a correção de um bug. Então, ficará sem poder dar prazo aos seus clientes para correção de um bug. Nem ao menos votar nos bugs que merecem atenção imediata. Isto pode gerar cancelamento de contratos entre você e seus clientes. Tudo sobre o véu do: “é segredo da empresa”. Estas coisas básicas somente encontrará na concorrência e não precisa necessariamente ser um framework pago. ok?

  14. Changelog são incompletos. já vimos coisas serem corrigidas e não constarem no changelog. Esqueça Roadmap. O Roadmap esta sobre o véu do: “é segredo da empresa.” Mas encontrará isto fácil na concorrência.

  15. A ferramenta de migração de projetos entre as versões, exemplo do SC 8 para 9, deixam algumas apps com bugs que somente podem ser arrumados criando-as do zero na nova versão da ferramenta.

  16. Quando saem novas versões ou correção de bugs é normal suas aplicações que funcionavam pararem de funcionar.

  17. Aplicações Scritpcase costumam corromper em desenvolvimento e a melhor solução é voltar o backup ou começar do zero.

  18. As vezes você baixa os exemplos do Scriptcase e nem estes rodam direito. Você fica sem exemplos para se basear e se pergunta se vale a pena continuar em algo que nem os exemplos funcionam a contento.

  19. A ferramentas de terceiros são, por vezes, capadas. Você sabe que existe mais funcionalidades, mas a Netmake não as disponibiliza.

  20. O manual da ferramenta é bom mas parece muitas vezes incompleto e carecendo de exemplos.

  21. Você pode penar para fazer coisas complexas dentro do SC que faria de forma rápida fora dele.

  22. Muitos usuários reclamam do suporte, mesmo o suporte pago.

  23. Os usuários pequenos começam a sentir com o passar do tempo que não tem voz junto a Netmake. Mais uma vez basta procurar no fórum

  24. Melhor parar por aqui. Ou a lista de prós irá ficar pequena frente a lista de contra.

Dica: Usuário ou futuro usuário do Scritpcase lembre-se que enquanto você der dinheiro para Netmake não há porque ela mudar.

6 Curtidas

Opa Jair tem o link do API terceiros, de banco?

a empresa utiliza externo a accesstage : https://site.accesstage.com.br/
mas, como falei, existem alguns bancos que já tem os próprio EDI, é bom ver antes se o banco fornece a solução a custo zero

Chocado…como podem persistir com tantos erros básicos de atendimento após tantos anos de mercado?

Simples Wagner. Os usuários toleram está situação e continuam comprando ou renovando as licenças.
Se tem dinheiro entrando para que a Netmake irá mudar?

2 Curtidas

Qual seria a solução?

Através dos anos tivemos nossas vozes silenciadas pela falta de respostas ou a política interna da Netmake.
Se há única linguagem que uma empresa entende é o faturamento.
Então, por exemplo, os usuários de Scriptcase devem se reunir em torno de uma meta.
Ninguém renova as licenças até que tenhamos voz ativa.
Principalmente na Black Friday que está chegando.
Envie e-mail dizendo: Não renovarei até que sejamos ouvidos e as políticas da empresa sejam mudadas.
Deve-se ter uma pauta seria do que deve ser mudado e todos enviarem o mesmo e-mail.
Sem renovação até que sejamos atendidos.
E realmente ninguém deve renovar.

2 Curtidas

Bom dia a todos, não renovei a licença este ano porque estou quase perdendo um cliente que usa esta ferramenta como base. Os totais de grid não batem, comportamentos erráticos, bugs que vão e vem, entre outras coisas minaram a confiança do Cliente e a minha. Infelizmente já iniciei um projeto para migrar para outras frames mais leves e modernas. E uma pena porque gostaria de incentivar a indústria nacional de software mas não posso fazer isto ao custo de clientes.

@HenriqueB @yuri_esteves @marcia.scriptcase @PedroLucas
Avaliem o nível do suporte e me digam se vale a penas usar o Scriptcase?




Vídeo onde demonstro o problema:

Liberar o open_basedir é um grande furo de segurança no caso dos meus servidores, ok?
Eles se recusam a consertar esta situação.
Para eles é normal o Scritpcase procurar arquivos que não existem.

1 Curtida

@buhlerax . Pelo visto o suporte não tem interesse nessa correção, talvez por causa que servidor de hospedagem deles tenha um ajuste específico não ocorrendo o erro. Mas quem hospeda em outros servidores não tem a possibilidade desse ajuste. Isso força o uso dos servidores deles.

O problema é claro, obvio e perigoso. Mas vejo desinteresse em dar atenção a esse problema.

2 Curtidas

@HenriqueB @yuri_esteves @marcia.scriptcase @PedroLucas @InfinitusWeb

Acaba sendo algo que tenha que recorrer ao reclameaqui.
O Scriptcase acaba sendo um produto que não pode ser usado em qualquer lugar como outros frameworks. Pois dá erro, coisa que outros frameworks não fazem

2 Curtidas