Scriptcase 8 - Novidades

Pessoal

No dia 7 eu recebi um email do comercial com novidades da Versão 8.
Alguém mais recebeu? Não vi comentários.

http://www.scriptcase.com.br/v8_features/index.php


v8-.png

Esperava ter recebido algum e-mail sobre correção dos bug’s que relatei, porém recebi do marketing sobre nova versão.

Hoje teve um seminário on-line mostrando a nova versão, foi a primeira parte, na próxima 6a.feira tem mais.

Tá quase lá, só faltou aproveitar esta rotina dos gráficos Drag & Drop para liberar para o desenvolvedor criar telas formulários,
com este recurso a gente pode arrastar os campos o objetos na tela onde tem que ficar, criar DIVS no formulário com isso
interligadas tipo os container com isso poderíamos criar telas tipo formato livre com qualquer conteúdo e objetos onde
quiséssemos colocar, e alterando um campo em uma DIV (container) os outros responderiam automaticamente a mudança.

Bom até o SC V20 acho que vai estar assim. hehehe

Concordo com você, Jailton.

No seminário de hoje comentei que não adiantava ter pressa no lançamento da nova versão e sim lançá-la somente quando estivesse madura e sem bugs, mas acho isto difícil.

O comercial deles precisa das novas versões para poderem vender mais upgrades e novas licenças. Vejam o crescimento que estamos tendo de novos usuários aqui no fórum.

Gostaria muito que os problemas que existem na 7.1 fossem corrigidos e não parassem de atualizá-lo, pois até que a 8 esteja funcional e confiável, para colocarmos em produção, vai demorar um bocado de tempo e não podemos queimar nosso filme com os nossos clientes.

Lembrem-se, a 7.00 teve 18 releases e a 7.1 já está no 21 e ainda falta muita coisa para arrumarem.

O que o Jailton comentou seria o melhor para o nosso desenvolvimento, mas pelo visto não é o caminho que eles estão seguindo, e nem sei se seguirão.

Vamos ver na sexta-feira como será a parte de relatórios que eles estão dizendo que fizeram grandes mudanças.

Até lá.

Maurélio,

Pelo que entendi do seminário de hoje, a parte de relatórios ainda não virá com mudanças, o que mudou bastante e será objeto do seminário da 6a.feira é a parte de consultas e gráficos.

Eu tinha muita expectativa que esse lançamentos trouxesse novidades na parte dos relatórios pdf, acho que a parte mais deficiente da ferramenta, mas pelo visto isso só em releases futuros, infelizmente.

Eu peguei o seminário já andando, mas tinha entendido, que mandei um chat para a Márcia sobre relatórios que isto seria mostrado na sexta.

É uma pena.

E é verdade, a parte de relatórios é a mais pobre da ferramenta.

Pelo que entendi, vai ter um release futuro onde teremos o Relatório PDF com Drag & Drop, e até o final do ano uma nova ferramenta, outro produto, que será a solução final para a questão de relatórios do SC, quem viver verá. :slight_smile:

Definitivamente eu não entendo a dificuldade do pessoal em fazer relatório no Scriptcase, concordo que PDF Report é palhaçada, totalmente improdutivo mas o relatório formato livre nos dá total liberdade, é questão de conhecer html.

Discordo que report PDF eh improdutivo, é igual ao formato livre, o trabalho que de tem para desenhar no formato livre eh o mesmo no Report PDF, a diferença eh a qualidade superior do PDF sobre o HTML.

Se a qualidade do pdf é superior é só colocar as consultas formato livre pra abrir direto em pdf, dá no mesmo!
Mas esse esquema de coordenadas pra mim não rola, prefiro escrever o html, uso um dreamweaver da vida e faço um relatório em menos de 10 minutos, pdf report eu demoro 2 horas, questão de gosto caro Mestre.

há distorção na qualidade quando se utiliza exportação.
Sim uma questão de gosto, Saulo, eu utilizo os dois jeitos, mas quando quero qualidade tenho preferência pelo report pdf, e como já possuo bibliotecas que facilitam o desenvolvimento, a produtividade se torna a mesma.

E uma observação, no formato livre, quando você atribui um código html a um campo na onrecord (intenção de obter dinamicamente um resultado) a exportação não consegue enviar para o pdf, exemplo conforme um valor obtido no registro trocar uma imagem por outra, no Html é exibida mas no pdf exportado não.

Não estou defendendo nem um ou outro, apenas dando meu parecer menos negativo ao Report PDF.

Mas continua sendo de gosto.

Pra mim que sou novato no SC e programei mais de 10 anos somente em Delphi usando o ReportBuilder, é um parto fazer os relatórios que preciso no SC, também não gosto de ficar usando coordenadas, e não tenho a facilidade de usar outro recurso, tenho tentado estudar o FPDF mas ainda sofro bastante com isso e a minha produtividade é horrível, por isso depositava muitas esperanças em que a V8 viesse de cara com uma melhoria neste sentido, o que infelizmente não vai acontecer.

Uso o FPDF puro, é tudo questão de gosto e domínio. Não tenho mais problemas com relatórios.

Eu já me dou bem tanto no formato LIVRE quanto no PDF, PDF eu uso mais quando precisa que a impressão seja aquela
‘igualzinho um formulário’ que o cliente precisa, e o formato LIVRE é mais de boa, que o cliente não faz questão que
ele seja milimetricamente PADRONIZADO, também já são seis anos de SC indo pra 7.

Bom segue exemplo de um relatório meu, como já disse em outros tópicos nesse meu sistema não há necessidade de controlar as quebras perfeitamente, em casos como oriento o cliente a usar um gerador externo de pdf, mas vejam que em termos de qualidade não notei perdas exageradas de qualidade e esse relatório eu fiz em 1 hora devido as várias subconsultas dele.

Mas sem sobre de dúvidas o PDF Report dá maior controle sobre a geração.

http://www.sglsistemas.com.br/teste/teste_rel_vistoriasre.pdf

Saulo,

Excelente trabalho, ficou show, quando eu “crescer” quero conseguir fazer igualzinho. :slight_smile:

Show…

Obrigado, mas sem novidade é puro html para o template e algumas subconsultas.