[RESOLVIDO]Relatórios com IReport

Bom dia,

Gostava de saber se alguém daqui já experimentou funcionar com o Jaspersoft IReport? Estou a fazer essa experiência conectando à BD. Vamos ver se isto dá certo, pelo menos dá para manipular Cabeçalhos e rodapés e os campos.

Uso o iReport com o scriptcase já faz um tempinho.
É show de bola.
Como vc tá fazendo pra integrar sua aplicação SC com o java?
[]s

Allan, comecei agorinha mesmo a usar o programa ainda não sei como vou fazer para integrar com o SC. Tem alguma dica para me dar? Agradeço.

A solução que encontrei foi fazer um servlet pra abrir os relatórios. Da aplicação SC vc chama esse servlet.
Mas como não sou expert em java, gostaria de saber se tem uma alternativa melhor.
[]s

Allan tem uma Bridge com PHP para chamar os relatorios tu nunca viu??
http://community.jaspersoft.com/wiki/php-client-sample-code

Não. Vou dar uma olhada.
Valeu!!

Eu sou principiante tanto numa coisa como noutra :wink: . Encontrei este Ireport porque acho o pdf do SC muito aborrecido para desenvolver e perdemos imenso tempo a acertar com os campos na imagem de fundo.
Desculpe a minha ignorância mas não sei o que é o servlet. A minha ideia sem fazer ideia (rsrsr) era abrir o pdf com um link no SC, mas não sei se funciona.
Já vi que a solução do Willian também mete um monte de código…será que nada no SC fique mais simples de executar??? Tem tudo sempre que ter muita programação ;-(. Um software tão bom e complica o que devia ser simples até pelo conceito próprio SC em si. Pelo menos é a minha opinião.

PHP e assim mesmo Vanda,
Alem de tudo isso o IReport roda em um servidor JAVA (JBOSS ou TOMCAT). (vai precisar de conhecimento adicional para configurar e instalar , ainda mais si for em Linux).
Os códigos podem ser umas quantas linhas, mais basta fazer uma LIB bem pensada que vai ser escrita uma so Vez, depois e so usar y rir atoa…
Já passei a faca y o Queijo agora e só cortar :slight_smile:

Só uma sugestão:
http://imasters.com.br/artigo/15736/php/usando-o-ireport-como-gerador-de-relatorios-para-php/

So pra não perderem muito tempo, PHPJasperXML e um projeto que começou y não terminou, apenas soporta modelos bem simplizinhos de layout, si fizer algo mais elaborado não funciona eu já testei, pra funcionar bem mesmo tem que ser com o Servidor para o Ireport y utilizar a API php para se comunicar com ele.

Não terminou porque será?
Resumindo demanda conhecimento de java, servidor, php e integração.
Galera não quero ser redundante mas trabalho com SC a mais de 6 anos e posso garantir que não existe no mercado nada pronto bonitinho, a unica ferramenta que ja vi de geração de relatório que entrega um resultado 90% satisfatório sem muita dor de cabeça porque encapsula tudo com flex (linguagem de programação Adobe) é essa: http://flex.stimulsoft.com/
Acho uma ferramenta cara e também precisa de conhecimento avançado de SQL pra conseguir extrair tudo que a ferramenta proporciona.

Na minha humilde opinião acho que a NM poderia sim ajudar simplificando o PDF Report, embora pra mim não faça falta porque trabalho muito bem com as consultas em Formato Livre do SC, então sinceramente sejam expertos e aprendam com os erros dos outros, foquem em ter um resultado satisfatório usando o SC, estudem a ferramenta e deixem de buscar soluções mirabolantes porque pra mim o SC ainda é o que tem de melhor na geração de relatórios e falo isso com conhecimento de causa porque também fiquei muito frustrado com a ferramenta no começo e andei e gastei dinheiro buscando uma solução, sendo que só precisava me esforçar um pouco mais pra chegar em algo satisfatório com o SC.

Saulo,

Vou seguir a sua sugestão. Vamos lá ver o que isto dá.

Corretíssimo.

Bom dia,

Seguindo as indicações do Saulo fui tentar criar o Relatório com o formato livre e foi uma maravilha. Nada mais fácil só precisamos de ter um pouco de paciência para formatar tudo como queremos. O que fiz foi o seguinte:
1º - Criar a Consulta e na Orientação escolher Formato Livre
2º - Ir a Layout/Templates Html e escolher Formato Livre; guardar um dos exemplos com outro nome, p.e, nome_relatório (assim aquele template sabemos que é para os relatórios)
3º - Ver neste link http://support.scriptcase.net/index.php?/Knowledgebase/Article/View/273/0/criando-um-template-para-sua-aplicacao---formato-livre como proceder para formatar p html. Eu optei por usar o Dreamweaver e criar um template. Depois copiei o código html e colei no SC na área do template (nome_relatório)
4º - Podemos no Layout/Cabeçalhho &Rodapé da consulta usar uma imagem como cabeçalho (que pode ser o logotipo)
5º - No Layout/Visualização escolher em Modelo para o Corpo o template html que criamos (nome_relatório)
A partir daqui cada um elabora e faz as escolhas de como quer que seja a aparência do seu relatório.
O que me falta agora é fazer com que na impressão não apareça os botões da consulta.
Deixo uma imagem do template feito no DW e uma imagem de como ficou no SC o resultado final.
Espero ter ajudado.


relatorioformatolivre.png

Parabens Vanda.
So pra deixar claro, o formato livre e bom para relatórios sem quebras(agrupadores) si tiver quebra não funciona. Teria que trabalhar com codificação PHP para poder realizar a quebra

Obrigada Willian.
As quebras significam o quê? É o mesmo que pôr em Abas? Ou tem a ver com a quebra de página?

Quebras = Grupos (Group By)
Tipo vendas por Clientes / Produtos

CLIENTE XX <<< aqui seria uma quebra por cliente (group by cliente)
PRODUTO A
PRODUTO B
CLIENTE ZZ
PRODUTO A
PRODUTO C

Obrigada.
Agora estou a tentar ver como fazer a quebra de página por registo, para imprimir apenas 1 página por registo.

Vanda só para aclarar, tu não e do Brasil né?, Portugal pode ser??!

Sim Willian, sou de Portugal.