Um cliente meu chegou a usar.
Ele reclamou de duas coisas.
Relatórios grandes consomem muitos recursos do servidor.
Para formatar a moeda para real foi difícil achar a solução. Não perguntei a ele qual era.
Estas são as impressões dele.
Eu nunca usei o ireport então não sei dizer minhas impressões.
Mais uma dica (eu não sabia rsrs) mas na Consulta/Módulo de Grid/Configurações Iniciais depois na orientação formato livre podemos definir para ser Paginação Parcial. Aí ele imprime(mostra) apenas um registo por página.
O Ireport é funcional a nível de elaboração do relatório o problema é usar depois com o SC.
Para formatar a moeda basta seleccionar o campo (e não o label) clicar com botão direito e na categoria escolher o tipo Currency. No meu ele assumiu logo o formato da moeda em euros.
Um site útil para quem não quer perder tempo a formatar tabelas para usar no formato livre: http://www.csstablegenerator.com/
Cria o css e o html. É óptimo
Sobre o consumo de recursos , esta correto Alexandre, si o realatorio tiver muitas paginas, o JAVA suga os recursos do Servidor , logo ele alivia de novo, mais isso so si tiver bem configurado, ja vi casos de colapsar o servidor por não liberar a memoria
Já usei muito tempo integrado a um outro sistema desktop, o iReport para fazer os relatórios é muito bom, porem vai depender de colocar um servidor tomcat por exemplo para rodar , não tive problemas com iReport+server
Bom dia Willian,
Voltei a este tópico por causa das quebras. O que eu consegui fazer foi subconsultas dentro da principal e assim vai mostrar a informação das tabelas que estão no Formulário mestre detalhe. O que fiz foi criar uma Grid formato livre para as tabelas do mestre detalhe e quando defini a subconsulta fui buscar essa grid(que será o detalhe). Não sei se me fiz entender.
Bom dia Willian,
Não funcionou por causa do formato livre (é pena). Você tinha razão Deviam solucionar isto no SC.
Outra coisa que também não estou a conseguir é mostrar todos os registos num relatório de formato livre mas com base numa grid_view. O problema é que ele criar uma tabela nova para cada registo da tabela. Como será que posso solucionar isto, mantendo o formato livre?
Será que existe uma forma de chamar a grid no html em vez de chamar os campos?
Obrigada
Use uma subconsulta que pode ser em formato livre ou não e chame essa subconsulta como você faz pra chamar um campo comum dentro do html do formato livre.
Obrigada Saulo. Funcionou perfeitinho.
Mas agora mais uma questão. A minha subconsulta que é em formato livre e com base numa grid_view tem vários registos. O problema é que ela aparece como outra tabela e não como outro registo (ou seja linha). Por exemplo, tenho 2 registos e ele em vez de juntar e pôr registo 1 e registo 2 na mesma tabela não. O que faz é desenha a tabela com o registo 1 e depois a tabela com o registo 2. Como posso resolver este problema?
Volto a colocar a questão: será que alguém já conseguiu resolver o problema de no formato livre e na subconsulta quando temos múltiplos registos eles aparecerem apenas numa tabela? Ou seja, os registo devem aparecer todos na mesma tabela em vez de serem criada várias mostrando 1 registo em cada.
Não é um problema Vanda, veja bem, o layout que você criou roda pra cada interação no banco de dados assim pra cada registro encontrado que corresponda a sua cláusula select ele vai gerar uma copia do layout com os dados do registro atual e assim sucessivamente.
O formato livre é mais indicado como layout da parte principal do relatório assim com é o mestre / detalhe de um formulário, formulário pai traz as informações únicas e os detalhes trazem seus relacionamentos.
Certo Saulo. Isso entendi. Mas não haverá uma instrução SQL, Javascript ou PHP que possamos escrever no SQL ou criar um método em que diga que essa subconsulta é de múltiplos registos? E depois isso reflectir-se no layout?
Tentei no SQL da subconsulta escrever na área de Preparação do SQL isto: WHERE id_agregado IN (1,2), . Esta instrução deveria dizer para mostrar o registo 1 e 2. Mas não deu certo. Também já andei a tentar descobrir como no SC está definida a consulta horizontal de múltiplos registos mas ainda não consegui perceber. O SC podia facilitar os relatórios em formato livre já que são a maneira mais fácil e simples de os criar em vez de usar o PDF que leva tempo e é muito aborrecido de elaborar. COm isto quero dizer que devia permitir em formato livre fazer subconsultas sem recorrermos ao que recorremos agora.
Não se pode confundir subconsulta do SC com subconsultas (subquery`s) no SQL.
Se a sua intenção é limitar a quantidade registros é só ir na subconsulta e colocar um LIMIT 2 no final do comando select principal.
Saulo eu não quero limitar os registos. O que quero é que apareçam todos na mesma tabela, só isso. Não quero que apareçam 30 tabelas se eu tiver 30 registos.