[RESOLVIDO] Perdendo a conexão com o banco de dados depois de publicado

Olá,

Publiquei o sistema (no caso são 3 sistemas), e após a publicação, acessei normalmente.

Depois de algum tempo ao tentar acessar novamente, aparece a seguinte mensagem:
Conexão com o banco de dados não localizada, contate o administrador do sistema. Conexão: mysql_sys1

Acesso o sistema online de produção, verifico as conexões existentes e está tudo certo. Acesso a conexão, testo a conexão e o sistema volta a funcionar normalmente depois, por algum tempo, até aparecer o mesmo erro.

Alguém sabe porque isso está acontecendo?

Obrigado.

Roma,
Por acaso você está definindo usuário e senha da conexão manualmente através das variáveis:
sc_db_master_usr: Informa o login do usuário a ser utilizado.
sc_db_master_pass: Informa a senha a ser utilizada.
sc_db_master_cript: Inforna (S/N) se a senha está criptografada (ver macro sc_encode).

Se estiver, já tive problemas com isso.

[]s

Allan Medeiros

opa…voltei do almoço e o servidor perdeu conexao.???
pqp…
minha aplicação perdeu conexao…e nao esta aceitando salvar…
mas tava funcionando faz 8 meses…nao foi mexido nada…

Simplesmente utilizei as formas padrão de conexão, criando as conexões pelo scriptcase.

Agora fui testar e perdeu conexao novamente.

aqui parou tudo…a produção… o SC ta funcionado…mas a produção parou agora no almoço e nao volta

A produção foi resetada. Experimente acessar com a senha padrão scriptcase.

Mas terá que recriar as conexões. Ao que parece foi zerado.

Recriei, os sistemas abrem normalmente, mas se fechar o navegador e tentar acessar novamente, dá o mesmo problema.

Ainda bem que meu sistema está em testes e não liberado para o mercado.

Imagina quem já possui o sistema rodando, a quantidade de problemas que terá.

Jean…isso é algum processo que deletou as configs na pasta conf. Isso não muda sozinho!! Ou alguém invadiu seu sistema…

prezados, meu sistema nao foi invadido…
o que ocorreu foi lixo na memória em uma publicação.

fiquei 2 horas no telefone com o suporte da NM.que por sinal foram muito atenciosos e diga-se… eles que me ligaram após a ligação cair…

após várias verificações descobrimos que ao refazer a conexão, o arquivo new_conection_conexao.php nao estava apagando apesar de estar criando o arquivo prod.config.php.

ao apagar o arquivo new_conection_conexão.php o sistema voltou.

esse arquivo esta na pasta C:\inetpub\wwwroot\gestor_lib\conf

Mas que beirou eu apanhar duns 10 aquina empresa…beirou…srsr

Hehe eu também passo esses dramas quando cai o servidor, mas normalmente é na hospedagem o problema.

Comigo acontece assim, eu tenho 2 sistemas no server aqui da empresa mesmo, quando eu logo em um e logo em seguida quero logar no outro, a conexão com o banco não funciona, só volta se eu abrir a produção for na conexão e clicar em testar conexão.

Ai eu volto pro sistema e ele abre, mas se o outro sistema cair e tiver que re-logar acontece tudo de novo. =/

O suporte me informou que isso pode ocorrer se as duas aplicações estiverem no mesmo servidor com o mesmo nome de conexão…
então cada aplicação tem que ter um nome de conexão diferente…
mas o mais seguro seria usar navegadores diferentes… aí nao tem como dar um “bug” de sessão… tipo…

Sim farei isso.

provavelmente “tb” tive esse problema porque recentemente disponibilizei no mesmo servidor a mesma aplicação com nomes diferentes
Gestor e demo, no entanto acessavam com o mesmo nome de conexão, no mesmo servidor de banco de dados e apenas bancos diferentes…

meu SC aqui usa o mesmo nome de conexao, porém a produção roda no IIS e o SC roda no Zend…então nao tem como dar conflito…

Pode ser isso. Como utilizo o mesmo BD em duas das aplicações, deixei com o mesmo nome de conexão.
Vou alterar e testar depois informo se corrigiu o problema.

Abraços

Roma,

Por gentileza nos informe se após a alteração, o problema continua.

att,
Bernhard Bernsmann

Bom dia pessoal,

Fiz alguns testes durante à noite (demora quase 1 hora para subir cada sistema) e percebi o seguinte:

No meu ambiente local trabalho na plataforma windows, os 3 projetos funcionam normalmente, abrindo pelo scriptcase.

Já no ambiente final (servidor linux virtual) a estrutura ficou da seguinte forma:
dominio.com/sistema1 (utiliza banco_de_dados1)
dominio.com/sistema2 (utiliza banco_de_dados1)
dominio.com/sistema3 (utiliza banco_de_dados2)

Na primeira vez, executei o prod, através de dominio.com/scriptcase/prod
Gerei as conexões tranquilamente. Utilizava os padroes, pois desconhecia esse detalhe.
conn_mysql -> banco_de_dados1
conn_mysql1 -> banco_de_dados2

Depois de abrir uma vez o sistema, nos outros 2 dava erro por não existir a conexão.

Percebi que existe um prod configurável em cada aplicação na seguinte estrutura:
dominio.com/sistema1/_lib/prod
dominio.com/sistema2/_lib/prod
dominio.com/sistema3/_lib/prod

São todos diferentes. Experimentei criar as conexões em todos eles, mas quando acesso um sistema, os outros 2 deixam de funcionar.
Ou seja, me confundi legal com essa estrutura. Não sei mais o que vale, qual o correto a se configurar:

dominio.com/scriptcase/prod
dominio.com/sistema1/_lib/prod
dominio.com/sistema2/_lib/prod
dominio.com/sistema3/_lib/prod

Alguém poderia dar umas dicas de como deixar correta essa configuração e de que forma o scriptcase enxerga isso?

Abraços.

Roma,

Se na hora de fazer a publicação no SC você usou o tipo “Típica (recomendada)” então o prod que vale é o que está na pasta “_lib/prod” de cada sistema.
Entretanto, se você usou a opção de publicação " Avançada", aí o prod que vale é o que você configurou durante o processo de configuração.
Eu já tive muitos problemas com a publicação avançada, usando um prod só. Apesar de economizar espaço quando você tem várias aplicações no mesmo servidor, você tem vários outros problemas, como por exemplo o controle da versão do prod.
Usando um prod só, para cada vez que você atualizar o SC e gerar o código para uma nova aplicação, você terá que atualizar o prod desta aplicação. Este prod sendo compartilhado com todas as ouras aplicações isto pode gerar incompatibilidade.
Por estes motivos eu agora estou usando um prod para cada aplicação, ou seja a publicação “Típica (recomendada)”.
Espero ter ajudado.
Abraços,

Exato… acho que a publicação avançada nem deveria existir…