[RESOLVIDO] Formulário único registro não exclui campo virtual

Olá pessoal,
Gostaria de saber se alguém já passou por isso e se sabe me informar o motivo do bug.

Eu tenho um formulário único registro. Crio um campo virtual e depois tento excluí-lo. Aparentemente exclui porque ele não aparece em “Campos”, mas não exclui efetivamente pois quando fecho a aplicação e abro novamente ele volta a aparecer.

Segundo inúmeros testes isso só acontece quando eu tenho Variáveis Globais (para isolar complicações, no meu exemplo eu criei uma variável para usar no SQL apenas). Se eu descarto o uso de Variável Global, consigo apagar o campo normalmente. O mesmo problema acontece com o uso de Mestre/Detalhe.

Agradeço pela colaboração…

Os icones ficam grandes?
Clica com o botão direito perto da lixeira e clica em atualizar frame e depois vc exclui…

1 Curtida

Pensei que pudesse ser isso também mas tem uma parte que ela fala que exclui mas quando sai da aplicação e volta, o campo está lá novamente.

@cajanssen, qual a sua versão do scriptcase?

1 Curtida

Bom dia, acontece comigo o tempo todo, mas só quando o icone da lixeira fica grande>
Recarregando a página volta ao normal.

1 Curtida

@lucasmatsumoto, o ícone que você menciona é o da lixeira? Eu não percebi nenhuma diferença de tamanho. Com relação à sugestão, eu não entendi muito bem como proceder, poderia explicar melhor?
A questão direta que eu coloquei sobre variáveis globais já aconteceu com você? Ela faz algum sentido?

@thyagohenrique85, a versão é a última, 9.8.003.

@InfinitusWeb, Olá Haroldo! Bom Dia!
Eu testei fechar o projeto, o navegador, limpar cache, mas o comportamento é sempre o mesmo e só muda quando removo o uso das variáveis globais (eu demorei muito para chegar nisso). Essa questão que eu coloquei sobre variáveis globais já aconteceu com você? Ela faz algum sentido?

Isso, olha o tamanho da lixeira, normalmente é bem pequeno…

Ai no caso vc clica com o botão direito perto dela e atualiza o frame.

@lucasmatsumoto impressionante… esse problema aí do ícone acontece mesmo e de fato o “Atualizar frame” funciona, no sentido de apresentar o campo novamente (quando não excluído).
image
Mas mesmo procedendo dessa forma não excluiu.
Somente quando eu apaguei a variável global.

Muito estranho Camila, nunca peguei esse problema de ter que apagar a global para excluir o campo.

1 Curtida

Nunca aconteceu comigo.

1 Curtida

Boa tarde!! Envia um e-mail pra bugs@netmake.com.br relatando o seu problema.

1 Curtida

Boa tarde a todos, Camila também esta acontecendo comigo, eu fiz assim para tirar os campos até uma solução:

e passeai os campos que não eram excluídos da direta para esquerda.

@lucasmatsumoto está bem. Muito obrigada pela ajuda e dica :wink:
Vou mandar um email para a Netmake e tendo retorno eu compartilho aqui.

2 Curtidas

Farei isso @thyagohenrique85, muito obrigada!

1 Curtida

Olá @adriano_php, ah aconteceu com você?
Você viu acima sobre variáveis globais? Você possui na aplicação?
Então, no meu caso eu só fui perceber que não excluía (nem campos, nem Mestre/Detalhe) porque precisei recriar com o mesmo nome, portanto deixar apenas não visíveis não resolveu para mim.

Também precisei remodelar uma aplicação e me deparei com o erro ao apagar os campos, mas como já tinha que por em produção esconder os campos foi uma solução elegante até termos uma solução definitiva. Quanto as variáveis ainda não percebi erros.

Mas tenta recriar as variáveis com nomes diferentes para ver se o problema para de ocorrer.

1 Curtida

Também faço isso, passo da direta para esquerda.

1 Curtida

Olá @herberto, obrigada por responder.
Você faz isso quando tenta apagar o campo e não consegue, ou é independente?
Sabe informar se no seu caso existem Variáveis Globais na aplicação?

Também está ocorrendo nas aplicações controle.
Não tinha vista a questão da variavel global, mas fiz o teste realmente se não tiver uma global defina o campo é excluído normalmente!!!

1 Curtida