Projeto Comunitário

Bom dia Galera,
Estive vendo algumas iniciativas do pessoal aqui no forum e achei bem interessante as ideias de desenvolver sistemas e disponibilizar os codigos aberto em SC6 (versão atual e nas versões que forem surgindo), assim ajudando quem está começando e aprimorando o codigo de toda a comunidade.

Como percebi, muitos tem vontade de participar e não sabem como ajudar, então vou tentar iniciar esse projeto.
Como vai funcionar?

• Simples, vamos desenvolvendo e disponibilizando os codigos fontes e o banco de dados em cima de um cronograma onde o pessoal pode inclusive sugerir mudanças.

O cronograma inicial seria bem simples, como os cadastros iniciais de:

[ul][li]Cliente[/li]
[li]Fornecedor[/li]
[li]Funcionário[/li]
[li]Produto[/li]
[li]Transportadora[/li][/ul]

O banco de dados como já trabalho com MySql, eu prefiro utiliza-lo.

Agora entra as sugestões de vocês para os tipos de cadastros que vamos necessitar, após termos todos os cadastros finalizados, vamos desenvolver somente os cadastros e disponibilizar os códigos fontes.
Assim que eu tiver um tempinho já desenvolvo e disponibilizo os cadastros a cima para a galera que deseja participar.

Quais cadastros Ainda Faltam no ponto de vista de vocês?

obs: Após os cadastros podemos ir para o controle de estoque, apos isso o controle financeiro… até termos um projeto de controle completo para quem quiser utilizar e claro, melhorar e disponibilizar as melhorias para a comunidade.

atenção, alterei o nome do tópico para Projeto Comunitário, pois se enquadra mais no que estamos fazendo.
Espero que todos se beneficiem e aprendam com o código.
Sugestões são bem vindas

O código já está pronto e antes deu postar somente os cadastros para os interessados ajudarem a melhorar, eu gostaria de saber quem se interessa pelo projeto que vejo ajudar muito a comunidade, principalmente quem está começando.

Gostaria de ouvir Criticas, Sugestões e saber quem são os interessado!

Mano eu me interesso, pois como estou enfrentando uma briga com um sistema que estou desenvolvendo acho importante ajudar quem mais lá na frente vai estar do mesmo jeito que eu.

valterjrs@hotmail.com

Eu estou dentro pode contar comigo para JQuery, JavaScript e PHP das aplicações.

No que puder ajudar, estamos ai.

Pode contar comigo tb

Boa tarde,

Sou novo em sc v6 mas gostaria de ajudar.

Pode contar comigo…

um abraço

Boa noite a todos!
gostei de saber que temos muitos interessados no projeto.

Vamos fazer assim, antes de iniciarmos vamos definir qual banco de dados iremos utilizar:

• Eu voto por Mysql

Agora vamos definir quais tabelas teremos em nosso sistema, eu sugiro iniciar com:

• Cliente
  • Fornecedor
  • Funcionário
  • Produto
  • Transportadora
  • Quais faltam?

Em seguida vamos definir primeiro os detalhes do banco de dados, antes de começar a desenvolver, acho que assim vai ficar bem melhor do que eu postar algo e ter de modificar depois.

Gostaria de sugestões para quais tipos de cadastros primeiro, depois partimos para os campos e depois para os formulários e Grids Pode ser?

1. qual banco iremos utilizar?
  2. quais tabelas teremos?

É meio corrido pra mim, mas sempre que eu posso vou tentar ajudar, se não colocando a mão na massa diretamente, pelo menos “criticando” no bom sentido é claro e indicando possíveis campos, funcções ou modulos.

Banco eu voto mysql

Tabelas que acreditam que faltem ou possam ser necessarias dependendo do projeto

Produtos_marcas (onde se cadastra as marcas dos produtos co-relacionando evitando digitação, exemplo coca-loca, pepsi, brastemp)
Produtos_familias (onde se cadastra as familias ou grupos dos produtos co-relacionando evitando digitação, refrigerantes, eletro, etc…)

esqueci
Produtos_estoque (ja prevendo campos por exemplo como estoque_rma, caso produtos com defeitos)

ah um detalhe nos meus projetos eu tenho tb duas tabelas auxiliares para o estoque

Produtos_estoque_diario_movimentacao (que marca toda a movimentação ficando o “saldo” final apenas na tabela estoque, ou seja essa tabela, trabalha como uma especie de auditor dizendo quanto tinha, oque movimento se saida ou entrada e quanto ficou, alem de informar nome do usuario que fez a movimentação, se foi manual ou se foi automatica, uma baixa de pedido, data e hora …

Produtos_estoque_inventario (essa serve para ao fim do dia ou no inicio do proximo dia, guardar a posição final de cada estoque, para realizar realmente inventario ou seja saber qtde de itens em estoque em um determinado dia, oque é importante por exemplo para sintegra, sped fiscal)

outra coisa para as tabelas, clientes, fornecedores e transportadoras (embora particularmente eu utilize uma unica tabela para os tres itens) apenas diferenciando por C, F ou T, é interessante criar uma tabela de contatos tipo clientes_contatos, onde vc pode guardar, nome, email, telefone, setor (muito importante) , celular, ramal, aniversario…

Boas pode contar comigo tb.

Uma tabela para cada .

Boas,

Quanto a banco, MySQL sem dúvida. Quanto a tabelas, creio que além da tabela de cidades, seria interessante a tabela de bairros, tabela de CEP pra não depender da tabela de CEPs do SC. Creio que uma tabela de parâmetros também é interessante, para definir opções gerais do sistema.

Bom dia Pessoal.
Montei com base aos posts um .sql e gostaria que vocês dessem uma olhada e melhora-sem.
Assim que o banco estiver legal, começamos com programação.

Por exemplo, a tabela produto_estoque_inventario não tem nenhum campo, o produto_estoque_diario_movimentacao tem alguns e gostaria de pedir aos que deram as sugestões que melhora-sem essas tabelas.

http://www.4shared.com/document/ViMV8J5N/projeto_comunitario.html

Existe alguma forma de postar um anexo pelo próprio fórum?

Gente hoje não vai dar, mais amanhã pela manhã irei acrescentar mais três tabelas e posto.

Galera,

No que precisar também estou dentro.

Leandro Auler

Olá pessoal está em andamento esse projeto?
Caso positivo gostaria de ajudar.