O que vocês gostariam ver na Versão 5?

Olá Rodrigo, boa noite!

Você pode criar um novo projeto na página inicial do sc, depois entrar no projeto antigo, selecionar todas as aplicações e clicar no link “Copiar” no rodapé… Irá surgir uma opção para realizar a cópia das aplicações para outro projeto… basta selecionar o novo projeto criado e pronto! Outra opção é exportar as aplicações de um projeto e importá-las em um novo, também funciona…

Ah, e seja bem vindo ao fórum!

Att.
Robson

Você pode também publicar um mesmo projeto para n clientes, mudando apenas cada conexão para seu devido banco de dados. Excelente alternativa.

Também cancei de esperar e vim para cá.
Bom proveito do SC

André

Obrigado pessoal!

Dellapiazza, vc também veio do Gas2007?

Fiquei no 2003, apesar de ter o 2007.
O SC foi uma ótima escolha para WEB; o que ainda falta é um gerador de realtórios, mas vamos aguardar a V5 que parece estar ótima, qualquer coisa que possa ajudar, estamos aí.

Abraços.

André

Acho que uma funcionalidade muito importante a ser analisada seria a criação de um log da aplicação.

Consiste na aplicação gravar em log todas as atividades do usuário, por exemplo:
Data, Hora, Usuário, Ação, Valor dos campos…
No caso de alterações de dados, gravar tb valor antigo e novo.

Uma outra ferramenta nacional que uso pra win32 (não tem nada a haver com o SC) faz esse log nativamente e o resultado é muito bom! Pra fazer auditoria no sistema é show!
Se os colegas quiserem olhar como funciona posso postar umas imagens do resultado.

O colega Dellapiazza tb usa a ferramenta e sabe do que estou falando, o que vc acha?

LOG (completo) nativo no SC realmente seria ótimo.

Hoje tenho um log, com algumas informações, tipo: usuário, aplicação, datahora de inclusão, exclusão, alteração e só. Ajuda um pouco.

Érico,

Tenho aqui um exemplo (zip de 87kb) de log completo pra o pessoal dar uma olhada, acha que seria possível analisar esta sugestão?
Segue anexo zip, basta renomear, tirando o “.txt” do final.

Obrigado.

Exemplo de log da aplicação.zip.txt (86.4 KB)

Olá. rrma, eu tenho interesse.
Pode enviar para cleverson@cpninformatica.com.br ?

Obrigado

Ola,
Por causa da variavel para idiomas, fica dificil de visualizar os itens na configuracao do menu.

Sugestao e’ criar 2 campos

1 - descricao do item

2 - variavel {lang_??} para obter o idioma.

Obrigado

Comecei a usar o SC há 2 dias, mas gostaria que houvesse uma forma mais completa de copiar aplicação, por exemplo:

Permitir a cópia de uma aplicação para o mesmo projeto, duplicando o mesmo, solicitando o seguinte:

1. O nome da aplicação nova;
  2. Os títulos de inclusão e atualização;
  3. A tabela utilizada.

Com isso bastaria alterar o menu para posicionar as novas aplicações criadas. Para aplicações que usam tabelas iguais seria extremamente ágil a criação.
Tenho um projeto inicial, com 62 tabelas totalmente iguais (Código e Descrição), se existisse essa funcionalidade seria muito mais fácil e rápido.
A cópia de aplicações entre projetos ajuda muito, mas acho que poderia melhorar para esse caso.

Posso até estar falando besteira, pois to começando agora no SC, talvez até já exista isso e eu ainda não saiba. Perdão se eu estiver errado!

Um abraço a todos.
Rodrigo Araújo

Podeia me enviar esse exemplo de log? Tô necessitado de algo assim!!!

heldercrv@yahoo.com.br

Obrigado.

Att.

Helder

Helder, vou mandar, mas nãe é uma função php, é um exe visualizador de logs e um arquivo de log do meu sistema.
O programa foi feito em vb e está compilado.

Valeu pela boa vontade em ajudar!!!
Att
Helder

Olá,

Eu gostaria de mais liberdade para criar aplicações que o scriptcase por se só não faz, as macros do sc me atrapalham um puco.
Bom, pelo menus é a minha opnião.

Rodrigo,

As únicas diferenças que terão entre as 62 aplicações serão essas 3 que vc citou? Você poderia usar a mesma aplicação para todas, definindo a tabela e o título da aplicação dinamicamente através de variáveis…

Att.
Robson

Boa Tarde,

Na versão 5, já vai ter a “Criação Expressa” é só selecionar a(s) tabela(s) e dizer o nome, etc… que no mesmo momento serão criados todas as aplicações selecionadas.

Rodrigo Lins.

Robson, entendi o que vc falou, mas como eu associaria isso ao menu, preciso colocar todos os 62 sub-itens…
Ja estive até olhando a estrutura do sc pra criar um programa que fizesse isso pra mim, mas vou esperar a versão 5 sair pra ver.

Obrigado Robson Silva e Rodrigo Lins!

Rodrigo,

A única forma que eu imagino pra fazer isso é usando a macro sc_menu_item dentro do evento onExecute do menu… É um pouco trabalhoso, mas talvez seja mais fácil que criar uma aplicação para cada tabela… Talvez não seja tão trabalhoso criar as 62 apls, mas imagino a tristeza se vc precisar mudar alguma coisa nas aplicações e tiver que repetir o trabalho 62x… fazendo desta forma só precisará alterar uma única aplicação…

Ficaria algo assim:

// Evento OnExecute do menu
if ({sc_menu_item} == "item_1") 
{ 
    $titulo = "Titulo do formulário 1";
    $tabela = "tabela01";
    sc_set_global($titulo, $tabela);
}
elseif  ({sc_menu_item} == "item_2")
{ 
    $titulo = "Titulo do formulário 2";
    $tabela = "tabela02";
    sc_set_global($titulo, $tabela);
}

Mas aguardar o sc5 pra isso será uma boa, pois pelo o que vi será possível definir os itens do menu dinamicamente… e existirão algumas macros adicionais que facilitarão este trabalho!

Att.
Robson

Gostaria que em aplicações do tipo aba eu pudesse ocultar uma aba. Hoje já tenho esse problema. Minha aplicação de Clientes/Fornecedores tem as seguintes abas:

• Dados Gerais
  • Endereços
  • Contatos
  • Sócios
    Quando no formulário que está dentro da aba “Dados Gerais” eu escolho tipo como “Fornecedor” gostaria de ocultar a aba “Sócios”. Na versão 4 isso não é possível.

Gostaria que fosse possível chamar um método que faz o preenchimento de combos baseado em variáveis. Hoje isso só existe por processamento ajax, mas isso só em determinados campos, o ideal seria um método que pudesser ser chamado de qualquer outro método ou evento.

Filtro para campos seria ótimo também, uma melhoria dos lookups.

Outra coisa fantástica seria integrar o Scriptcase com o Adobe Flex, isso sim daria um acabamento perfeito nas aplicações.
Porém, utilizaríamos a facilidade de programação do SC. Só o visual seria do Flex.
Fiz um pequeno mini-curso de Flex e achei fantástico, vou começar a me aperfeiçoar nessa ferramenta.
Se não tiveram a oportunidade de conhecer vejam:
Exemplo: http://examples.adobe.com/flex2/inproduct/lcds/flexstore/flexstore.html
Sites: http://www.adobe.com/products/flex/, http://flex.org, http://flexbrasil.com.br

Lucimar Magalhães