Não consigo acessar arquivo ".txt" - Servidor Linux [RESOLVIDO]

Pessoal bom dia, o problema é o seguinte:

Eu quero acessar um arquivo em “.txt” que está no servidor Linux, sendo que nesse servidor ele pede login e senha ai tudo bem, o problema é que eu não consigo acessar este arquivo em “.txt”, to tentando acessar pelo Blank aqui do SC para teste por enquanto. Pra entender melhor, temos o servidor windows que roda o SC normalmente que é que a gente usa e eu quero acessar este arquivo que está no outro servidor que contém estes arquivos que está no Linux.

Antes que perguntem, sim eu pesquisei por aqui e em vários fóruns e não consegui resolver este problema, usei vários comandos como por exemplo o chmod, exec(), system(), etc…

Alguém pode me ajudar, dar uma dica?? :confused:

somente com o samba ligado no linux a o compartilhamento na pasta desse arquivo txt.
no windows o php tem que ter permissão para executar esses comando que afetam diretamente o sistema operacional.

pode-se manipular também pelo ftp do linux se estiver habilitado.

Haroldo obrigado por responder,

O pessoal da empresa não querem aderir ao uso do FTP até resolveria este problema, e quanto ao Samba como ele funciona? Tem algum fórum que ensine ao uso desta ferramenta?

Se a ti não libera o ftp do linux, não vão liberar também o samba (serviço de compartilhamento de pastas e arquivos para windows)
Eu imaginei que windows (Onde se encontram a produção do seu projeto sc) estivesse na mesma rede do linux.

Pede ao pessoal do linux pra criar uma tarefa no cron pra copiar os arquivos pra uma pasta à qual você tenha acesso.
Sei que é uma gambiarra, mas: “Gambiarra é algo de pouco valor, mas ilumina.”
;-))

Hmm entendi Haroldo verei o que fazer então, obrigado mais uma vez. Pelo que to vendo não há outra maneira a não ser de utilizar o Samba.

Allan valeu pela dica da “gambiarra”, vc curtiu a frase então hahahaha :wink:

Compartilhando arquivos e diretórios com o Samba pra quem quiser saber mais:

http://www.madeira.eng.br/wiki/index.php?page=Compartilhando+arquivos+e+diretórios+com+o+Samba+em+Redes+Windows

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Samba-saiba-para-que-serve-essa-grande-ferramenta-do-Linux

Depois de ler e entender direito, com toda a certeza será útil de implementar esta ferramenta, valeu Haroldo mais uma vez pelo teu apoio.

Vale salientar:

No windows crie uma unidade compartilhada: Ex: i:\ (referente a \192.168.0.25\raiz\var\www\txt que é a pasta compartilhada via samba no linux))

No agendador de tarefas do windows, crie uma tarefa para iniciar com o sistema cujo o atalho é i:.

Isso vai aumentar a performance de conexão quando o php for acessa a pasta i:.

Obrigado mais uma vez mestre Haroldo, com certeza essa sua informação é muito útil e valiosa.
Discutirei com a equipe para por em prática logo, pois vamos precisar muito disso futuramente nos nossos projetos. :smiley:

Boa tarde, bem como o Haroldo sugeriu de instalar o Samba nas mensagens anteriores, pois bem já instalamos esta ferramenta tudo certo no nosso servidor Linux.

Agora surge outro problema: criei uma tela de controle simples pra teste com o campo chamado Arquivo do tipo Documento, só que quando vou acessar o arquivo “.txt” que está no Servidor Linux ele pede Login e Senha que não era pra acontecer, pois no Samba já é configurado com servidor, login, pass, etc… Inclusive até criei uma biblioteca smbclient() e tentei usar em vários eventos na tela de Controle mas nada acontece.

Alguém tem alguma dica, exemplos ou que já tenha passado por isso? :frowning:

No windows (onde se encontra o php) você criou a unidade apontando para pasta compartilhada no linux?

Sim, criamos conforme vc sugeriu.

E o php esta indo buscar o arquivo nessa unidade criada no windows?

Pelo contrário, está indo buscar no arquivo “.txt” onde fica no servidor Linux.

Ex: //servidor/public/testeimp/arquivoteste.txt

aí vai pedir a senha mesmo.

se for buscar na unidade criada no windows essa já está salva a senha.

Pois é, foi o que imaginei…

E o meu chefe quer ainda que clicando no botão do Escolher Arquivo que já abra direto nesse diretório linux. To tentando descobrir uma maneira de fazer isso.

existem comandos no php que rastreiam uma pasta e traz todos os arquivos delas assim como seus atributos.

Tem algum exemplo Haroldo?

Casos assim só consegui fazer no próprio diretório do SC.

Na verdade eu nào me lembro de ter rastreado uma pasta fora do raiz do webserv, mas se php tem permissão para acessar uma outra unidade, é questão de testar.

$path = "i:/"; //unidade mapeada para a pasta compartilhada do linux
$diretorio = dir($path); 
echo "Lista de Arquivos do diretório '<strong>".$path."</strong>':<br />"; 
while($arquivo = $diretorio -> read()){ 
  echo "<a href='".$path.$arquivo."'>".$arquivo."</a><br />"; 
}
$diretorio -> close();

Leia mais em: Listando arquivos de pastas com PHP
http://www.devmedia.com.br/listando-arquivos-de-pastas-com-php/17716#ixzz3YG9Iunsb

Caso não, e só executar via comando de sistema operacional com php “dir i: > i:\diretorio.txt” e ler esse arquivo.

Beleza Haroldo mais uma vez muito obrigado pela tua ajuda, vou analisar e testar com calma. :smiley: