Multi-upload como renomear os arquivos enviados e limitar o tamanho?

Existe um problema sério quando estamos usando o upload de imagens do SC que se for enviado um arquivo com o mesmo nome ele vai simplesmente sobrepor o anterior sem sequer perguntar se deveria/poderia.

O problema se agrava mais ainda quando fazemos o teste usando qualquer dispositivo IOS que por padrão o ipad e o iphone por exemplo via navegador eles colocam as imagens que vão ser enviadas com o nome image.jpg sendo assim se voce selecionar 10 arquivos diferentes ele vai subir os 10 com o nome image.jpg e ai ja viu aquela salada

Ja vi tópico aqui no fórum falando como fazer uma gambiarra de código via php direto ja que o SC não da essa opção de configuração para que voce valide o tamanho do arquivo e renomei o mesmo na mão, porém pra fazer isso com o multi-upload ainda é desconhecido pois não se sabe quais as variaveis para serem trabalhadas, com isso solicito por gentileza que nos informe como podemos fazer pra implementar isso, seja de qual forma for utilizando o multi-upload com a funcionalidade de limitar o tamanho do arquivo e de renomear os arquivos assim que são enviados para evitar que 2 arquivos com o mesmo nome deem conflito entre si

Ah e tem um detalhe é necessário renomear o arquivo físico e o seu registro no Banco de dados… e agora? tem solução?

Pelo visto ninguém sabe resolver? nem a equipe do SC tem solução?

Veja se este tópico te ajuda.

http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,1904.0.html

Ola George, não ajuda pois trata-se de trabalho com campo individual de envio de imagem, no meu caso estou trabalhando com o campo multi-upload

Não tenho a solução e nunca utilizei o Upload ou Multiple Upload do SC.

Se fosse eu e me deparasse com um problema desses, fosse de muita importância e meu cliente não pudesse esperar. Usaria um controle e faria um
upload sem usar o ScrpitCase, a um plugin do jQuery que faz multiplos upload e é muito legal.

Boa Sorte.

Ola Almeida, sei de várias soluções como esta que voce citou, porém acho que esse fórum se propõe a tirar as dúvidas de como fazer com a ferramenta que estamos utilizando e não com o código na mão, até pq se for pra fazer na mão perde o sentido de usar a ferramenta e suas funcionalidades concorda?

Faço questão de encontrar a solução pelo meio correto, pela ferramenta, não por ser xiita e insistente demais, mas por querer explorar a mesma ao máximo aprendendo todos os caminhos e ajudando inclusive a netmake e os usuários do SC a tambem aprender mais e mais recursos avançados que apenas poucos sabem e muitas vezes por conta disso recorrem a alternativas de gambiarra ao invés de procurar a solução NA FERRAMENTA ou mesmo sugerir/solicitar que a mesma tenha a solução

1 Curtida

Concordo com você. Como eu disse, se fosse de muita urgência e meu cliente não pudesse esperar.

É bem provável que exista alguma macete para fazer isso pela própria ferramenta, mais o pessoal do SC não divulga algumas coisas, isso é uma impressão minha, talvez seja só impressão. Ai é como disse o Almeida, se for urgente o negocio é ir se virando com outras opções. Infelizmente.

Ja fazem mais de 6 dias que postei a mensagem no fórum e com certeza a equipe da Netmake ja viu esse post, não entendo porque não se pronunciaram se o objetivo é aquele que falei, conhecermos as coisas que tem como fazer mas não foram divulgadas ainda…

vou continuar no aguardo, mas infelizmente ja vou pensando em outra solução(meio alternativo) ja que a ferramenta mais uma vez peca por omissão direta de manual de informações óbvias

Alguem da netmake pode fazer sinal de fumaça pelo menos pra dizer se não tem como trabalhar com essas imagens do multi-upload?

Se quer fazer tudo pela ferramenta, tem que seguir as regras dela.
Este forum tem ajudado muito sim, não só nas questão do uso da ferramenta, mas também quando ela não consegue fazer o que desejamos.
Eu também nunca utilizei essa funcionalidade, ainda mais em dispositivos móveis, e imagino não ser comum subir imagens diferentes com o mesmo nome físico de arquivo (é esse o problema?).
Estou muito sem tempo agora para testar a condição, então sugiro:
Se há um bug, comunique o fabricante.
Se for uma sugestão, abra um tópico novo de sugestão a ferramenta.
Quanto a velocidade de uma solução, todos estamos numa fila grande de espera de correções de bugs e novas implantações sugeridas.

Ola Haroldo,

Como assim seguir as regras dela?

Sim o fórum é a única saída para algo que não tem na documentação e se não fosse por ele muita gente ja teria desistido de usar

Não se trata de uma questão específica para dispositivos móveis e sim para qualquer uso, o que percebi é que como o pessoal consegue resolver o do campo de upload de arquivos comum, por meio de código php na mão (a questão do renomear e redimensionamento) os desenvolvedores da ferramenta não se preocuparam em uma solução para essas necessidades e ai todo mundo corre pra fazer o mesmo esquema manual de código pra poder resolver essa carência.

Só que no caso do multi-upload não temos nem esse recurso pois não se sabe ainda quais essas variáveis que o mesmo utiliza, por isso minha preocupação em ter pelo menos uma luz da NM, mas pelo visto isso é uma questão nova de uma funcionalidade nova e quem não usou/precisou ainda quando precisar vai ficar no escuro como estou agora.

Resumindo a questão, usar o multi-upload fica falho pois se o cliente subir 2 imagens com o mesmo nome uma sobrepõe a outra porque voce desenvolvedor ainda não tem como resolver/tratar isso. De fato não é comum subir duas imagens com o mesmo nome, mas se for via IOS (ipad/iphone) sempre vai subir como image.jpg e ai morre nesse problema seja no upload comum ou no multi-upload e/ou se algum usuário qualquer subir uma imagem que ja exista outra com o mesmo nome tambem…

Dependendo do ponto de vista, sim é um bug e uma sugestão.

Resultado:
Já que não tive resposta nenhuma até agora vários dias depois
Vamos ter que jogar fora o módulo feito com o multi-upload, apelar pra solução de envio individual + código php manual pra renomear e tratar as imagens.

Meu Feedback pelo que tenho visto aqui no fórum:
-Realmente o fórum é ótimo para troca de informações, mas já que tem muita coisa a sendo trabalhada pela equipe da NM de forma que não esta sendo possível responder e acompanhar os feedbacks dos desenvolvedores, uma lista de pontos que JÁ estão sendo trabalhados por eles, desde bugs/melhorias com sua devida prioridade e previsão de solução seria fundamental para a organização e melhor acompanhamento da comunidade desenvolvedora que tanto torce pela evolução da ferramenta, afinal de contas isso não esta visível o que nos deixa preocupados com o fato de se o que foi levantado esta pelo menos nos planos de solução ou não, ou sim e ja tem prazo de solução… isso nos trás uma transparência e sensação de melhoria continuada muito grande.

Vi que ja solicitaram uma lista dessas mas parece que não vai ser criada

Quanto falo regras do framework, quero dizer: A NM tem as regras dela para atender ou não uma solicitação, seja bug ou uma nova implementação, o Framework esta lá e trabalha de tal forma, o produto não é nosso, não temos autonomia de muda-lo, ou nos sujeitamos a essa forma, ou partimos para soluções independentes…

O Manual é precário? Sim, bastante. Mas se eu parar para pensar, nunca sequer fiz um manual para meus produtos…risos…
Um dia eu farei…

Envie sua detecção de bug para bugs@netmake.com.br ou sua sugestão de melhoria ou mudança de comportamento para sugestao@netmake.com.br (não sei se é esse mesmo o email).

Agora, consegui contornar muito as falhas e conceitos, estudando o código gerado e ou partindo para solução independente.

Só quero te ajudar a não se estressar com o problema. Foi quando parei de me estressar com o suporte da NM (*) e regras de negócio dela, que passei a conviver bem com o SC, hoje somos um casal feliz mesmo a ferramenta não fazendo tudo que eu gostaria.

*na época eu achava que tinha que ter solução para tudo, e eu tinha um nível avançado de programação, e o sc + ajax era um produto novo que o próprio suporte NM ainda estava se adequando.

O que eu analisei esses anos: Quando a NM não responde aqui (através de seus colaboradores) é porque ela não tem uma posição para dar ou não vai olhar a questão agora ou nem ache que vale a pena analisar a solicitação, por uma questão comercial, por uma inviabilidade técnica, sei lá.

Eu tenho a mesma postura com meus clientes, as vezes eu digo que não da para fazer, ou que o custo para alterar não compensa, a diferença, é que todos meus clientes tem o mesmo nível de suporte e todos tem suporte por ser uma produto locado e eu uso ITIL para dar transparência e me ajudar a priorizar os problemas. Alguns clientes bancam as solicitações, aí não tem jeito e eu tenho que fazer mesmo.

Legal Haroldo, obrigado pela sua participação na Thread, pena que não resolve a questão e de muitos que ainda vão usar a nova funcionalidade e não terão (ainda) solução, mas foi bom entender melhor o que pensar quando chega nesse ponto pra não ter um AVC no processo de desenvolvimento.

Só não concordo muito com a sua comparação de necessidade de manual entre o usuário do sistema final(nosso cliente) com a nossa necessidade de desenvolvedor, mas vou evitar alongar a discussão pois entendi seu ponto de vista (apaguei minha longa resposta depois de escrita hehehe).

Vou continuar no aguardo da NM, espero que alguém de lá olhe com carinho e pelo menos responda algo, antes que eu desista de fato

Um produto técnico é claro que precisa de um manual, foi uma brincadeira minha, e quanto mais elaborado mais fácil usar a ferramenta fica.

Quanto ao mult upload, não faço ideia de como ele funciona internamente, estou atolado de trabalho e diversas tarefas super atrasadas. Para ter ideia meu produto ainda esta na versão 5.

Mas as vezes para relaxar eu fujo um pouco das tarefas agendadas e pego algo aqui do fórum para fuçar, vou ver se consigo pelo menos analisar a questão no final de semana.

Olá pessoal? Alguem da NM viu esse tópico?

Se ninguém responder hj é pq realmente não se sabe ou não tem como fazer… ai eu desisto de esperar por alguma solução se é que ela exista e desfaço meu módulo concluído (novamente) refazendo essa funcionalidade para uma aplicação com upload simples + gambiarra de renomear manualmente em php única alternativa que nos resta

Prezados,

O scriptcase apenas armazenar o diretório das imagens ou documentos, não realizamos nenhum tratamento devido a integridade dos arquivos.

Agora, para isso, o scriptcase possui uma opção chamada “Subdiretório”, onde permite informar o subdiretório onde serão armazenadas as imagens. Este subdiretório é relativo ao diretório definido em Diretório de Imagens. É possível o uso de variáveis globais ou locais na formação do nome do subdiretório.

Ex: O Scriptcase irá adicionar subdiretórios dentro do diretório /file/img. O nome do subdiretório poderá ser alguma informação, como por exemplo, o código do cliente ou o nome.

Espero ter ajudado.

Olá Yuri, obrigado pelo retorno, mas acho que voce não entendeu a necessidade que são 2:

1. como posso renomear a imagem enviada pelo multi-upload? temos o problema de um cliente específico enviar hj uma imagem chamada teste.jpg e daqui a 1 ano enviar novamente a mesma imagem que vai sobrepor a antiga indevidamente por isso se faz necessário tratar esse problema.

ps> Usar subdiretório para individualizar cada imagem creio que não seja inteligente, se essa foi sua sugestão, pois a única forma de evitar que ela seja sobrescrita(problema em questão) é se o subdiretório tiver uma chave por arquivo e não por usuário o que é inviável ao meu ver.

1. Sabendo qual variável tratar o nome da imagem, creio que podemos pegar o arquivo em questão e fazer como se faz hoje em dia com o envio individual de arquivos, manipulando ele manualmente via código manual (ja que o SC não faz isso, acho que deveria) pra reduzir o tamanho da imagem enviada pelo usuário, limitar o tamanho dessa imagem etc

Sem mencionar que no caso do multupload essa questão de ter uma chave pra cada arquivo se perde porque não temos como usar a chave primária da tabela relacionada no multupload apenas a chave do formulário mestre, se eu estiver errado me corrijam mas nos testes que fiz não deu certo.