Gabi,
Vou dar meu pitaco… afinal também sou filho de Deus.
O negócio é o seguinte… um site pode ser institucional/portal, conteúdo, um sistema, etc, etc… tudo isso são definições para uma situação específica - a apresentação… cada um com características muito particulares…
Pelo que entendi, no início do seu tópico, vc deseja utilizar o SC para desenvolver um site institucional/Blog… se for isso, você não obterá o êxito desejado, porque as principais características deste tipo de site o SC não consegue atingir. Você pode montar uma app blank para fazer alguma coisa interessante, mas essa app terá que ter tantos recursos externos que não valerá o esforço.
Veja, um assunto recorrente aqui no forum é incapacidade que temos em formatar campos… sem isso um site institucional fica manco, sem arte, sem graça.
Por isso eu mencionei que era uma coisa quase impossível… quase, porque existem situações onde o pouco ou quase nada resolve o problema… mas eu não acredito que seja o caso de um site institucional… estes são os cartões de visita de uma empresa… precisam de algo mais.
Agora, a administração deste portal/institucional poderá requerer algo que o SC lhe dará sem grandes dificuldades, mesmo você achando que não possui ainda grandes habilidades.
Não que eu ache o SC seja uma mala sem alça, um trambolho, uma trapizonda… longe disso, ao objetivo que se propõe ele é fantástico… bem organizado, limpo… muito bom, com falhas, mas bom.
Enfim, se o seu objetivo for este que estou pensando, não perca tempo, outras ferramentas lhe darão um sucesso melhor.
Forte abraço.