Mestre Detalhe

Sobre o Mestre Detalhe.
os pontos mais críticos…

  • O detalhe em um IFRAME. poderia ser em uma DIV
  • Os Botões de Incluir, Alterar , Eliminar em vez de ficar na esquerda, dar a opção de colocar na direita e/ou em ambos lados ao mesmo tempo
  • (Este Ponto creio ser o mais complicado em termos de desenvolvimento para a NM) Obrigar ter uma chave Mestre (PK) antes de Abrir o Detalhe, poderia ser carregado tudo em memoria depois gravar de uma só vez. mais dai implica vários fatores , por exemplo si o Mestre tiver uma PK auto-incremento, si o mestre tiver PK manual , etc. Mais obviamente si fosse bem pensado ficaria muito bom, pois o que acontece hoje , e que si o usuário desiste de continuar com a carga do Mestre/Detalhe e o programador não controlar, fica Lixo na BD (Pai sem Filhos) causando inconsistência de dados obviamente.

Por favor pra quem vai comentar , limite-se apenas a sugestão sobre o mestre detalhe, para não poluir o tópico

Obrigado

Uma coisa que eu acho que podia melhorar, seriam os botões, quando inclui muitos botões na tela, ao invés de dar uma quebra, a tela fica abrindo pro lado, seria legal se desse uma quebra, porque o mestre detalhe já tem um layout feio, ainda com os botões assim, fica mais feio. Fora o fato de os campos ficarem muito abertos quando você coloca um detalhe que seja maior que 900px. (Poderia ter a opção de diminir a TD do label, para puxar o input pra perto sem precisar mexer no CSS)

*Minha opinião :wink:

Willian,

Faço coro ao que disseste. Está na hora da NM fazer um mestre/detalhe decente.

Concordo, o mestre-detalhe precisa melhorar

Se somar as idéias do Willian e da Camila, seria o supra-sumo.

Já andei discutindo com o Kleyber a respeito.

E já faz tempo que não uso o modelo meste / detalhe. Me lembro que n versão 3 não existia esse formato, e eu criei um iframe (V3) para utilizar como mestre detalhe,e enviei a ideia para a NM junto com a Line Brasil.

Hoje eu uso um campo no formulário e atribuo o valor de uma classe datagrid a esse campo.

Concordo com a Camila e o Willian. Poderia ser melhorado.

Melhorado ou por que não dizer, substituído. Deem uma olhada em outros produtos, tipo PHPGRID (é pago) e vocês vão ver como é muito bom.

Estou começando um projeto do zero e preciso MUITO de um mestre/detalhe mais eficiente.

Mestre Detalhe versão 2:

1-agora o detalhe dentro da Div

2- possibilidade de salvar M/D no final de todo cadastro

3- possibilidade de escolher o lado dos botões de ação

4- agora o mestre detalhe é responsivo *( quantidade máxima de colunas)

5- colocar dois eventos no gatilho do detalhe para fazer chamadas de eventos ao inserir itens no detalhe , poderia chamar : OnInserDetail , OnAfterInsetDetail …

6- botão de inserir na grid que mostra um form com os campos da grid para inserir poderia chamar a opção : mostrar form modal para inserir itens

Haroldo poderia explicar melhor como faz ? “classe datagrid”

Desenvolvi uma classe que me retorna uma grid html conforme um select. o seu resultado é movido para um campo virtual no formulário principal.

Posso demonstrar um exemplo aqui se for de interesse.

Sim Haroldo por favor:
Criei esse tópico para exemplos para não desviar o foco da sugestão do Tópico.

http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,12060.new.html#new

Obrigado

Seria interessante Haroldo!!

Eu preparo um exemplo esse final de semana.

Faltou a opção de digitar a primeira linha inversamente, ele ir abrindo espaço de linha em branco antes da primeira linha, porque se tiver muitas linhas para digitar no mestre,
a última linha fica lá embaixo.

Quem sabe até a versão V15… melhoram o M/D.

Quando a chave PK/FK ela ficaria opcional o tratamento para ser ativado checkbox pelo usuário, caso ele não quiser usar funcionar sem ser obrigatório.

É que para ganhar velocidade em muitas tabelas não uso PK/FK e faço controle pelo código.
http://blog.gaudencio.net.br/2012/09/mysql-serie-de-posts-4-mecanismos-de.html

Integridade Referencial: Estou falando de FK (foreign key). Há motores que usam, e, motores que não usam. Como todos os recursos que estamos discutindo, dependendo da aplicação ou finalidade da tabela isto não é necessário… e é uma funcionalidade que pesa para o banco de dados. Às vezes, não ter este recurso pode ser uma vantagem em termos de velocidade.

Eu gosto de optmizar tudo em cada linha de código PHP, em cada SQL, gosto de sistema voando igual aquele jato Concorde que foi aposentado.

Concordo plenamente, principalmente a alteração do lado dos botões que acredito ser algo simples.

Ninguem merece esse MD.
Tem que ser mais dinâmico.

Colegas.

Parei para pensar um pouco e resolvi não apresentar um exemplo de mestre detalhe sem iframe.

Vou produzir videos para treinamento de programação avançada com o SC, acho melhor, pois assim podemos desenvolver e ampliar as possibilidades do uso do sc com metodologias externas e avançadas.

Vou me preparar para o videos.

Ai Haroldo agora sim.
Parabéns pela iniciativa.
Creio que será um grande ganho para toda a comunidade SC.

Esse mestre detalhe é realmente arcaico para a grandeza do SC.