Lançamento da nova versão 5.2

Próxima semana, será lançada a versão do scriptcase 5.2, com um grande ganho de performance, com novos recursos.

Novos módulos de formatação ao digitar.
Aperfeiçoamento das mascaras.
Novos pré-códigos nos eventos.
Melhoria na documentação.
Novos Idiomas para as aplicações.

Confira as novidades no link: http://www.scriptcase.com.br/site/version52/version52.php

Já existe uma aplicação com as novas funcionalidades e aperfeiçoamentos:
http://www.netmake.com.br/sistemas/v5/news_sc52/new_data_entry/new_data_entry.php

[size=15pt]Quem comprar a versão 5.1, já terá direito a versão 5.2[/size]

E que tal pensarmos numa coisa a serio mesmo, que era colocar (Vaadin Web Framework) isto dentro de SCRIPTCASE e acho que se acabava com parte dos nossos problema no aspecto final da aplicação

http://demo.vaadin.com/sampler

Pessoal, alguma novidade do lançamento ?

Sobre a performance, é da aplicação final ou da geração ?

Att.

Já está disponivel para Download a nova versão!

Rafael, além do backup do SC 5.1, devemos tomar algum cuidado na atualização?

Pessoal, tive problema com os esquemas. Todos os públicos sumiram.

Além de muitos desses na geração:

[size=8pt]2 = simplexml_load_string() [function.simplexml-load-string]: Entity: line 111: parser error : Input is not proper UTF-8, indicate encoding ! Bytes: 0xFA 0x62 0x6C 0x69
/var/www/scriptcase/devel/class/xmlparser/nmXmlparserApplicationAttr2.class.php 472
2 = simplexml_load_string() [function.simplexml-load-string]: <BTN_SALVAR_USUARIO_TITULO>P�blico</BTN_SALVAR_USUARIO_TITULO>
/var/www/scriptcase/devel/class/xmlparser/nmXmlparserApplicationAttr2.class.php 472
2 = simplexml_load_string() [function.simplexml-load-string]: ^
/var/www/scriptcase/devel/class/xmlparser/nmXmlparserApplicationAttr2.class.php 472[/size]

Pessoal,

Baixei e estou tendo muito problemas , autocomplete para filtro deixou de funcionar, para gerar codigo de aplicacoes tipo formulario, tive que desabilitar Formatar ao digitar …

Muitos problemas …

Um pouco precipitada o lancamento dessa versão assim … nao sou de reclamar … mas dessa vez registro o meu descontentamento …

Inaldo

Olá, os meus esquemas públicos e do projeto também não são lidos pelo scriptcase, mesmo depois de restauração de backup.
Então vasculhei os arquivos do scriptcase para encontrar a pasta onde são guardados. Até que eles resolvam, vc segue o caminho abaixo, se estiver errado a pasta, meio dia eu passo o caminho correto
/scriptcase/devel/conf/ aqui tem varias pastas entre elas tem
scriptcase/schema
grp/schema
usr/admin/schema
prj/schema

dentro destas pastas estão os arquivos nomedoesquema.ini copie os seus esquemas da pasta onde estiverem e cole na pasta scritcase/schema/

Vá na definição de esquemas em propriedades do projeto que eles vão aparecer na pasta do scriptcase.
Ou vá em Ferramentas/visualização/Temas se vc já colocou os esquemas na pasta de esquemas do scriptcase irão aparecer vc seleciona o esquema clica em novo e salva novamente que ele passa a ler na pasta que vc salvar Projeto ou Público ou deixa dentro da pasta scriptcase mesmo até Netmake resolver esse abacaxi.

Pessoal, versão 5.2 é so um update. Vocês não precisam desinstalar a anterior ou essas coisas.

Se quizerem, por segurança, podem extrair o zip numa outra pasta e testar.

Mas basta fazer o update automatico. Não sera mexido nos seus arquivos ou em propriedades do projeto para sumir schemas e tals.

Esse bug ai não deve ser da versão 5.2(nao tirando a culpa), mas deve ser da importação que ao receber uma exportação nao esta colocando o schema na propriedade do projeto.

Então segue a dica ai.

No meu caso, eu não baixei o zip, eu atualizei direto no scriptcase, os esquemas não sumiram das pastas, no entanto o scriptcase não está lendo as pastas Projeto e Público. Após a atualização passou a ler apenas os esquemas da pasta /devel/conf/scriptcase/schema

Diogo, descordo da sua afirmaçao, pois felizmente fiz uma cópia do diretório (cp -R /var/www/scriptcase /var/www/scriptcase-bkp) antes da atualização e após UPDATE pela própria ferramenta, apenas os esquemas do Scriptcase estavam disponíveis, além de alguns outros erros.

Regerei todas as aplicações e recebi diversos erros que me parecem problema legado das conversões anteriores, pois meu projeto vem desde o SC4.

Restaurei o estado inicial (mv /var/www/scriptcase /var/www/scriptcase-v5.2 e mv /var/www/scriptcase-bkp /var/www/scriptcase) e tudo voltou ao normal.

Então, me leva a crer que alguma coisa realmente mudou na versão 5.2.

Estava falando sobre os schemas (ou o fato de arquivos sumirem).

É so checar se o schema esta na propriedade do projeto.

Antes, o schema ja devia estar gerado (na _lib/css…) e com isso estava funcionando … mas de fato, se não estava na propriedade do projeto, não era para estar funcionando mesmo não.
Após atualizar, esses temporarios são apagados para poder gerar novamente de acordo com o que esta definido na propriedade do projeto, por isso comecou a dar isso de informar que os schemas não existiam.

Bom dia,

Sobre a atualização pelo Scriptcase Update, acredito que pela quantidade de pessoas fazendo o processo, ele constantemente dá mensagem que pode não estar disponível.

De qualquer forma, garantindo que a coisa funcione, fiz o backup de todos os Projetos de forma Completa, baixei o zip no site e descompactei em cima da instalação anterior. O scriptcase começou a não reconhecer acesso a banco para o ambiente de desenvolvimento além de não colocar os labels nos menus, tópicos e botões.

Voltei o backup que possuo da versão 5.1.018, deixei as pastas app, backup, conf e log, apagando as demais.
Descompactei o zip baixado do site e fiz uma instalação do zero, criando novo banco de dados em Mysql e tudo o mais.

Funcionou e consegui entrar na ferramenta em sua nova versão, porém, somente pelo I.E. 8 e 9, pois pelo Chrome a lista de Projetos some do nada, não entendi ainda o motivo.

Fiz o restore dos projetos que funcionou perfeito (dessa vez acredito que a coisa ficou estável), e copiei algumas pastas conforme encontrei problemas de Templates, Schemas e imagens (tudo dentro da pasta devel/conf/).

Agora com tudo certo, consegui gerar as aplicações na nova versão, no entanto, sem alterar absolutamente nada (e acredito que esse seja o melhor teste: verificar compatibilidade anterior), gerou sem nenhum problema, mas ao acessar a aplicação gerada estou com um problema interessante:
"Warning: include_once(ListaChamadoSuporte_nmutf8.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in D:\www\scriptcase5\app\Default\ListaChamadoSuporte\ListaChamadoSuporte.php on line 1514

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening ‘ListaChamadoSuporte_nmutf8.php’ for inclusion (include_path=’.;D:\PHP\PEAR’) in D:\www\scriptcase5\app\Default\ListaChamadoSuporte\ListaChamadoSuporte.php on line 1514"

Fui verificar na pasta da aplicação gerada e realmente o arquivo “ListaChamadoSuporte_nmutf8.php” não existe.

Temos algo que posso ter feito errado?

Obrigado,
Daniel D. Santos.

Bem,

Com 30 minutos de pesquisa, entendi que algumas ferramentas novas implementadas na Administração não estão funcionando, como por exemplo a Opção Debug Lang, onde temos opção de colocar Debug / Insert Database, mas ao selecionar, fico a tela assim:

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54535
Configurações do Sistema___AdminSysConfig___54535

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54536
Atributo___AdminSysConfig___54536 select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 54537
Valor___AdminSysConfig___54537

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54538
Idioma___AdminSysConfig___54538 Deutsch English (United States) Español Français Italiano Português (Brasil)

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54539
Quantidade de cópias automáticas das aplicações___AdminSysConfig___54539

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54540
Avisar se o backup do sistema não for realizado em (dias)___AdminSysConfig___54540

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54541
Mostrar aviso do backup para___AdminSysConfig___54541 select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 54583Todos os usuários___AdminSysConfig___54583 select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54584Administradores___AdminSysConfig___54584

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54542
Verificar por novas versões do ScriptCase após login___AdminSysConfig___54542 select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 54586Todos os dias___AdminSysConfig___54586 select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54587Determinado dia___AdminSysConfig___54587 select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54585Não verificar___AdminSysConfig___54585

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54543
Verificar versão nos dias___AdminSysConfig___54543 select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 54588Domingo___AdminSysConfig___54588 select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54589Segunda___AdminSysConfig___54589 select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54590Terça___AdminSysConfig___54590 select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54591Quarta___AdminSysConfig___54591 select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54592Quinta___AdminSysConfig___54592 select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54593Sexta___AdminSysConfig___54593 select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54594Sábado___AdminSysConfig___54594

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54544
Timeout da Sessão do ScriptCase (minutos)___AdminSysConfig___54544

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54545
Exibir mensagens do status da geração___AdminSysConfig___54545 select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 54601Nenhuma___AdminSysConfig___54601 select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54602Principais___AdminSysConfig___54602 select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54603Todas___AdminSysConfig___54603

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54546
Usar cache para campos das tabelas___AdminSysConfig___54546 select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 59644
Sim___general___59644 select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 59643
Não___general___59643

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54547
Servidor de SMTP___AdminSysConfig___54547

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54548
Porta do SMTP___AdminSysConfig___54548

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54549
Usuário do SMTP___AdminSysConfig___54549

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54550
Senha do SMTP___AdminSysConfig___54550

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54551
E-Mail do SMTP___AdminSysConfig___54551

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54552
Servidor de PROXY___AdminSysConfig___54552

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54553
Porta do PROXY___AdminSysConfig___54553

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54554
Usuário do PROXY___AdminSysConfig___54554

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 54555
Senha do PROXY___AdminSysConfig___54555

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54556
Utilizar sessão em banco de dados___AdminSysConfig___54556 select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 59644
Sim___general___59644 select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 59643
Não___general___59643

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 54557
Exibir opção de utilizar sessão em banco de dados na publicação___AdminSysConfig___54557 select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 59644
Sim___general___59644 select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 59643
Não___general___59643

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 93521
Passe o ID da sessão PHP no url___AdminSysConfig___93521 select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 59644
Sim___general___59644 select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 59643
Não___general___59643

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 94348
Debug Lang___AdminSysConfig___94348 Debug Insert Database Debug/Insert Database


Além de ter a tela de erro assim:

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60094
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 60094
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60086
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 60087
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60088
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 60089
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60090
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 60091
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60092
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 60093
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60094
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060) select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 58631
select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 58632
ERRO___ErrorHandler___58631
Ocorreu uma falha no sistema. É recomendado que voce envie o arquivo com o erro para a NetMake.___ErrorHandler___58632

select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 58633
Arquivo de Log Criado com sucesso:___ErrorHandler___58633 error_130120111217.html

select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 58635
Clique no link acima e envie o erro para à NetMake.___ErrorHandler___58635
select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 59646
select count(*) as qtd from tb_lang where id_lang = 59637

Página com 1 queries, ___general___59646
DEL: 1criada em 21.15s.___general___59637


Só não entendi exatamente de onde saiu esse endereço de IP, pq não tenho essa faixa de IP em nenhum lugar na minha rede.

Obrigado,
Daniel D Santos.

Ah sim… depois de todo o erro, tive que parar IIS e Mysql (esse já estava ocupando mais de 680 Mb no processo), quando abri o scriptcase novamente já não consegui mais logar.

Erros na tela:
select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60094
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 60094
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60086
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 60087
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60088
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 60089
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60090
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 60091
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60092
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 60093
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060)select count() as qtd from tb_lang where id_lang = 60094
Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.254.133’ (10060) select count(
) as qtd from tb_lang where id_lang = 61066

No campo do usuário aparece: select count(*) as qtd from tb_lang where e não consigo ler o resto mas é muito bom pq no banco do scriptcase não tem nenhuma tabela começando por tb_lang…
Enfim, acho que temos algumas problemas um pouco graves não?

Obrigado,
Daniel D. Santos.

Aconteceu exatamente isso comigo tb… alguns de meus formularios, ai tentar publica-los, estou tendo exatamente o erro abaixo.

Alguem ja conseguiu saber o que é isso ???

Bug 5.2.1
Após a atualização as tabelas que tem nomes de campos grandes, fica com dificuldade de selecionar os campos para visualização, isto porque a nova tela não permite barra de rolagem para esquerda e nem para a direita.

Tem um anexo da tela

Adeilson


tela_escolha_campos_erro_maior_a_descrição.jpg

Fiz a atualização hoje pela manhã para a versão 5.02.0002 e o erro ainda continua. O suporte ja foi reportado e quaisquer novidades, posto aqui…

simplexml_load_string() [function.simplexml-load-string]: Entity: line 20: parser error : Input is not proper UTF-8, indicate encoding ! Bytes: 0xC3 0xC2 0xC2 0xC2 | Script: C:\Arquivos de programas\NetMake\v5\wwwroot\scriptcase\devel\class\xmlparser\nmXmlparserApplicationAttr1.class.php linha: 145

Bom dia.

Após atualizar para a versão 5.2.0002 é necessário rodar um script em:

http://localhost/scriptcase5/devel/lib/php/fixs/xmlCharset/xmlCharset.php

O que está em negrito vai depender da porta que você instalou e o nome da pasta do scriptcase.

.