Pois é o Ari está passando pela fase do “Odeio o SC foi a pior compra da minha vida”, mas é normal Ari também tive umas loucuras dessa, o negócio foi produzir soluções, nada que você produza no SC é comparado a produzir em php puro, é muuuuuuuito mais difícil, e te digo que mais gratificante quando é alcançado esse objetivo, você terá que ter na mente que você está criando soluções para uma ferramenta RAD, o que é extremamente difícil e complicado pois você não tem acesso ao código da ferramenta.
Várias coisas se não TUDO que você precisa o Haroldo sabe pelo menos o caminho para se atingir tal meta, cabe a nós entendermos e realizar, não podemos também esperar que as soluções caiam do céu.
Cliente se adapta, é tanto que o nome do ERP aqui da emprsa é Adapta, pois cliente faz o que você o orienta a fazer, você tem que trabalhar em cima de quando ele quer algo diferente, ai é a hora de dar nome aos bois, e dizer ok, você pagará tanto por esse novo módulo. Eu sei que no seu caso está migrando de Desktop para Web, mas migração já diz, é mudança, não importa se é do sertão do ceará para o deserto do saara, vai ter diferenças.
Então agora é tranquilizar colocar as cartas na mesa, e trabalhar que você vai conseguir.