Gerador de Relatórios

Sugestão: disponibilizar gerador de relatórios.
Tenho muita dificuldade de criar relatórios específicos e vejo no fórum que esse problema é amplamente compartilhado.

Enquanto a NetMake não desenvolve você pode usar o ireport para desenvolver e usar o jasperserver para hospedar os relatórios ai em uma aplicação blank você consegue chamar os relatórios via webservice.

Nossa que caminho longo né Paulo? Rsrsrs se houvesse um gerador tipo Fastreport seria muito bom.

O que esses outros geradores de relatórios fazem que uma aplicação grid não faz.

Haroldo, se for para exibição a grid é bem melhor, utilizamos o ireport, para relatórios que tem que ser impressos, tipo certificados notas fiscais, recibos, etc.

kleyber da um pouco de trabalho, mas é só uma vez, depois você ganha a flexibilidade de fazer relatórios com uma ferramenta visual.

Alguma sugestão de quais features esse gerador de relatório deve ter?

Alguma sugestão de um gerador específico (iReport? Algum outro?)

att,
Bernhard

Bernhard,

Dê uma boa olhada na Fastreport. Muito usada pelo Delphi. É excelente, simples e fácil de usar. Se houvesse uma IDE para a FPDF, também seria excelente, mas pelo visto ainda não existe.

Quando quero excelencia no acabamento o report pdf me cai muito bem

Grande Haroldo, não duvido da sua capacidade no reportpdf, porém a vantagem do ireport é fazer o relatório com uma ferramenta visual, onde você deseja, arrasta o componentes, pré-visualiza a informação e layout, entre outras coisas, que te dão mais produtividade.

Para uma ferramenta 100% web?

Para ferramentas desktop, tudo bem, existem muitas delas com recursos visuais, Crystal Reports, por exemplo.

Complexo deve ser mas impossível, acho que não, com javascript talvez fosse possível, pois já vi ferramentas para construir formulários visuais em javaascript:

http://www.jotform.com/

Paulo,

JotForm eh bem tosquinho e só demonstra formulários, tem algum outro link que exemplifique construção visual de consultas e mais profissional, relacionando os campos a base de dados?

Haroldo, eu acho que pra Web ainda não existe! Não sei, se alguém conhecer, por favor coloca aqui!

Eu acho complicado um gerador visual 100% web, com JAVA gerando código em AVA eu acredito que sim que seja possível. Mas eh muito estranho você ter uma ferramenta numa linguagem que gera código em outra, Mas JAVA não eh a proposta do SC e sim php.

Em php e javascript, acho muito complicado fazer isso, requer um alto investimento.

Estude isso: http://www.fpdf.org/ vai resolver 90% de seus problemas com relatórios.

Porque se você for esperar a NM fazer um sistema do tipo Fastreport., iReport, Etc… sem chances. (Pelo menos no momento.)

Uma das minhas maiores dificuldades no SC foi os relatórios, hoje faço com FPDF puro e em Formato Livre (Quando quero um visual elegante).

Haroldo, é como eu disse complexo deve ser mas impossível, acho que não. Vemos no mercado que a maioria das ferramentas RAD são desktop, o que facilita o desenvolvimento da ferramenta, porém isto não impediu a NetMake de seguir com o projeto do scriptcase na WEB, logo quem sabe ela não consegue também fazer isso.

Fred,

A questão do Paulo eh ter um gerador visual : VIDE (Visual Interface Development Environment), para que o trabalho seja menor ao desenvolver além de ter um melhor acabamento, pois você visualiza enquanto constrói.

Eu estou desenvolvendo um gerador pdf, mas confesso, não sei se termino esse ano, pois eh um negócio complexo demais com uma gama de detalhes que parece ser infinito.

Se eu fosse investir num produto assim, meus preços de comercialização seriam outros.

Haroldo, você está desenvolvendo um modo de fazer mais visual é, com o FPDF?

Não eh visual.

Segue o mesmo padrão do SC, wizard, mas eh dinâmico e em tempo de execução.

Os clientes de meus sistemas poderão desenvolver seus próprios relatórios.