Bem se o fato de duas funcionalidades que servem para isso não funcionarem na opção de formato livre não ser um BUG é uma questão de ponto de vista que não vem ao caso. Coloquei como dúvida justamente para que alguém que saiba dizer se é ou não possa avaliar.
Eu sei o que é o formato livre e estou usando ele muito bem, porém não consigo fazer isso que falei que é dar a opção para o usuário selecionar as colunas/campos que ele quer que apareçam … se é um HTML o layout do formato livre não posso colocar código php lá para verificar (IF…) se ele pediu pra aparecer algo ou não…
e por fim as opções existentes no SC para fazer isso não funcionam então qual a opção que me resta? essa é a grande questão… como você faria? ou como pode ser feito isso?
Se alguém me der uma luz de qual caminho eu poderia seguir ajudaria pois até então não faço idéia de como fazer… estou tentando colocar em filtros um campo para que o usuário selecione em um duplo select e esses valores sejam passados para a consulta mas nem isso estou conseguindo porque não estou conseguindo recuperar o valor por la.
Exemplo: Criei no filtro da consulta um duplo select com o nome campos dentro dele coloquei manualmente o nome de dois campos.
Já tentei colocar No evento da consulta OnRecord, onScriptInit, OnApplicationInit para ele pelo menos imprimir esses valores e não consigo recuperar… dou um var_dump({campos}) e não volta nada
Se isso funcionasse eu poderia fazer um IF nesse valor e limpar os campos que não quero que apareçam pelo menos… a priori foi a única alternativa que pensei mas não consegui realizar ainda…