Exibir Aplicações

Olá Galera, eu aqui novamente com mais uma duvida,
existe uma forma de eu recuperar as aplicações criadas?

Ex.: eu quero definir que aplicacoes o usuario vai acessar, aí eu listaria todas no cadastro de usuarios e setaria apenas as que ele vai acessar, para depois eu poder vir desabilitando as que não estão liberadas, isso sem ter que cadastrar as aplicações em uma tabela toda vez que eu criar uma nova por exemplo.

não sei se fui claro mas é mais ou menos isso, se existir algo no scriptcase que ja faz essa segurança por usuario tambem resolveria, testei aquele módulo de segurança mas ele só criou telas de login / logoff e troca de senha, não criou essa parte de definir acessos por aplicação e grupos de usuarios.

desde já obrigado,

Ariel Amarilio
Desenvolvedor Web
Campo Grande / MS

Olá Ariel, boa noite!

No módulo de segurança do SC existe esta opção, talvez vc tenha escolhido a opção de segurança apenas por login… se não me engano tem 3 tipos de configuração neste módulo, a última é “Usuário x Grupo x Aplicação”, que contem estas funcionalidades que você quer…

Não sei se isso resolve sua dúvida, mas qualquer coisa coloque mais detalhes do que precisa que na medida do possível o pessoal tenta ajudar.

Att.
Robson

Pessoal,

Fiz agora um teste da implementação nativa do sistema de segurança da V5 utilizando usuário / grupo / aplicação. Ficou legal, gera tudo rapidinho nos poupando um tempo considerável. Porém não vi como utilizar o conceito CIDAT neste novo modelo.

Na V4 dava mais trabalho porém você pode configurar qual o nível de acesso que um usuário tem na aplicação. Ou seja, se o usuário tem acesso a uma determinada aplicação e o que ele poder fazer: incluir, atualizar, excluir.

Alguém implementou o modelo anterior na V5 com sucesso de forma automática?

Eu também implementei ontem, e ao fazer o teste, o problema que você relatou: falta o conceito CIDAT.
Então precisei retirar esta funcionalidade automatica, pois nosso Cliente já tem um bom sistema de Segurança, e agora regredir, Ele não vai aceitar, lógico.

Vai aí uma sugestão para Netmake implemetar, senão não terá sentido este sistema de segurança automático, para quem já possuir aquele disponibilizado (CIDAT).

Grato
André

Me desculpe o execesso de siceridade!!!

É uma funcionalidade natimorta. O conceito CIDAT tem extremo valor para nós. Como o andré citou, clientes que já o utilizam, de forma alguma vai aceitar uma regreção de modelo de segurança.

Não houve ganho de tempo algum com este sistema nativo. O que ganhamos na geração automática foi incomensuravelmente transferido para programação manual de direitos do usuário na aplicação.

Se tenho um usuário que não pode apagar ou alterar registros? Tome programação manual ou duplicação de apps.

Utilizo o SC a um ano por conta da geração em PHP, que em muitos contratos é pré-requisito. Mas já utilizo outras ferramentas semelhantes e nunca vi esse tipo de “downgrade” acontecer.

Olá boa tarde a todos,
vi esse modulo novo pra gerar os sistemas de segurança Usuarios / App / Grupos,
o SC gerou tudo bem rapido e tranquilo, também cadastrei um usuário vinculado a um grupo administrador que tem acesso a tudo, mas quando efetuo o login o sistema redireciona para a tela de menu mesmo dando acesso a todas aplicações ele bloquea tudo.

alguem ja passou por isso?

Olá Ariel,

Vc está testando no ambiente de desenvolvimento ou produção?

Você pode desativar o uso de segurança no ambiente de desenvolvimento e testar novamente. (Configurações -> Meu scriptcase -> usar segurança = não). Se o problema persistir, verifique se todas as aplicações foram geradas e se o nome delas está correto no menu.

Se desta forma funcionar, o problema está no modulo de segurança: na liberação das permissões do grupo, no cadastro das aplicações ou no de usuários… daí tem que dar uma revisada nas tabelas.

Att.
Robson

Ariel,
O fluxo “normal” é você publicar o projeto chamando a aplicação de login como aplicação inicial.
Na aplicação de login vc chama o seu menu que dá acesso as aplicações do sistema.

O menu apresenta as aplicações que o usuário tem direito. Para que isto funcione legal, você deve nas aplicações setar o radio usar segurança e no sistema de segurança dar acesso a aplicação. Ainda no menu você configura se quer que as aplicações que o usuário não tem permissão fiquem desabilitadas ou escondidas.

Se tudo isto está certo e ainda assim no menu estiver tudo desabilitado, verifique no banco se as alterações nas tabelas de segurança estão de fato sendo gravadas. Pode parecer bobagem mas logo no início acontecia algo parecido comigo e na verdade eu não tinha sincronizado as tabelas do ambiente de desenvolvimento e o de produção. Como resultado, tudo funcionava do desenvolvimente e quando eu publicava o menu não apresentava nada, posto que na produção a tabela estava diferente.

Dá uma checada ai e posta para gente.

Pois é eu testei em ambos ambientes, as aplicacoes de seguranca foram geradas, verifiquei tambem se esta inserindo nas tabelas e esta indo sim, e o fluxo de publicação que eu fiz tambem foi da forma que o Cleyton falou, na minha aplicacao de menu eu nao habilitei segurança, mas em todas as outras sim, por isso o sistema abre a tela de menu mas desabilita todas as outras.

esta tendo algum problema na hora de validar as permissoes e desabilitar as aplicações, o problema é que eu não sei aonde hehe.

Ariel,

Você seguiu o tutorial da documentação do SC? foi a partir do zero ou aproveitou tabelas?

Pois é Cleyton eu estava seguindo o web help do script case sim, mas na criação das tabelas eu estava criando com a mesma estrutura porém seguindo os padrões de nomes tals que eu costumo usar, como não sabia mais o que fazer resolvi seguir fielmente o web help até as tabelas que ele sugeriu, e funcionou.

alguma coisa eu fiz de errado ou não entendi direito pode ter dado problema.

Valeu pela ajuda de todos.
meu expediente está acabando e só volto na segunda, uma ótima virada de ano pra todos, boas festas!

Blz… Agora que está funcionando você pode personalizar os campos da tabela como precisa, não esquecendo de primeiramente identificar nas apps que o utilizam. Fiz isso.

Quanto ao erro acho que sei o que foi, pelo menos foi que aconteceu comigo:

Na Aba aplicações do gerador do SC tem um campo Código. Como eu também estava aproveitando as tabelas que eu ja tinha, por presunção informei o id da tabela de aplicação. Na verdade esse campo pede o nome da aplicação que é a PK da tabela de aplicações do SC.

Pouts foi isso mesmo que aconteceu, refrescando a memória agora que eu percebi, bobeira hein, mas valeu pela ajuda, abraço ae!

Não sabia que o modelo de segurança CIDAT já foi usado no SC4. Até recebi a versão 4, mas na semana seguinte veio a 5, então nem a usei.
Desconhecendo esta questão, passei um longo email ao Sr. Erico, descrevendo os benefícios do modelo CIDAT e praticamente implorando que o SC5 o disponibilizasse nativamente.
A resposta que obtive? NENHUMA.

Tomara que isto seja resolvido, pq da forma que está, ou fazemos tudo via código, ou duplicamos, triplicamos, XXXplicamos as aplicações para cada caso.

Só não vou é seguir o exemplo e deixar meu cliente sem definição.

Pois é parceiro. Mas como o Harold postou em outro tópico acho que o fim de ano deixou a galera da NM meio ocupado ( o que não justifica o silêncio ). Apesar de tudo a NM tem feito um bom trabalho com o SC. Quem acompanha versões anteriores sente isso. Mas nem por isso devemos deixar de cobrar.

A boa notícia é que você pode implementar manualmente o conceito CIDAT da V4 na V5 sem problemas. Se tiver paciência e tempo pode até gerar automaticamente o sistema de segurança da V5 e implementar o CIDAT nele.

O ideal era o gerador da V5 fazer isso nativamente. Estamos esperando a NM manifestar-se a respeito disto.

Se quiser as tabelas e as aplicações do modelo CIDAT fala ai que mando para vc.

Oi Cleyton, obrigado pela resposta.

Vamos ver se a NM se manifesta então!
Pra mim é muito difícil interagir com o código gerado, por falta de conhecimento de php mesmo.
Será que algum dos colegas experts no assunto não poderiam disponibilizar um tuto por mais simples que fosse? Iria contribuir bastante com a comunidade.

Talvez a gente cobrando aqui, sem deixar o assunto morrer, a NM dê o “ar da graça”.
Com certeza devem estar bem ocupados com as atualizações do SC5, mas…quem não chora, só mama. :slight_smile:

EDITANDO NESSE MEIO TEMPO…
Quero sim, por favor… (rodrigo@gcmsoft.com.br)
Se eu conseguir implementar prometo montar um tuto pra galera.
Muito obrigado.

Abraço a todos!

rrma,

Vc usa MSN?
Qual BD está utilizando?

Cleyton, pode me adicionar no msn através deste email mesmo (rodrigo@gcmsoft.com.br).
Uso mysql.

Valeu.

Aguenta ai que vou exportar as aplicações e as tabelas pra tu.