Erro campo auto complete(RESOLVIDO)

Boa tarde
Estou tendo dificuldade em algo ao simples, tenho um campo nome, preciso que ao digitar algum valor nesse campo seja feito uma busca no bd de RH q tenho, então coloquei o campo como texto auto complete, no lookup selecionei a conexão do meu banco de RH, e criei o seguinte lookup:

SELECT id, nome
FROM “rh”.funcionarios
ORDER BY nome

Porem ao executar o form e clicar no botão novo recebo erro de SQL nesse campo:
Erro ao acessar o banco de dados
ERROR: invalid input syntax for type integer: ""LINE 1: SELECT id, nome FROM “rh”.funcionarios WHERE id = ‘’ ORDER BY … ^

Observei que no erro ele adiciona uma cláusula where por mais q eu não tenha adicionado, é assim mesmo, aonde é que estou errando.

Remova essas aspas do instrução sql

1 Curtida

Não deu certo, continua o mesmo erro de SQL.
O estranho é que se eu alterar o campo de texto auto complete para select, o sql funciona certinho, creio q seja justamente por que no campo select no debug ele não adiciona essa cláusula where igual acontece no autocomplete.

SELECT id, nome
FROM funcionarios
ORDER BY nome

Não dá para retirar o RH.funcionarios pois o banco é PostgreSQL e o RH. Se refere ao schema RH, nesse banco tem diversos schemas, se eu retirar o RH eo nem encontra a tabela.

O erro parece estar no formulário em branco (NOVO), que pela lógica, apenas vai inserir dados que não existem ainda no esquema cadastro.dados.
Note que “WHERE id = ‘’” Id sempre será vazio, já que o formulário é para inserir um registro novo, a princípio inexistente na tabela vinculada.
(Formulário está ligado a tabela cadastro.dados).

:bulb: Para trazer algum dado de um outro esquema.tabela, vc poderia antes, criar uma consulta inicial para pesquisar pelo campo nome na tabela (esquema.tabela) rh.funcionarios e caso exista, abrir o formulário novo vinculado ao esquema cadastro.dados com valor do campo nome vindo da consulta inicial.

:bulb: Ou ainda: Tentar alterar a consulta do campo autocomplete para trazer apenas o campo nome do esquema rh.funcionarios.
Ex: SELECT nome FROM rh.funcionarios
WHERE nome = ‘{nome}’
ORDER BY nome

Muito obrigado Kleb pelas sugestões.

Já havia tentando a segunda opção porém o auto-complete não busca nenhum valor quando dígito o nome.

Sobre a primeira sugestão vou tentar e vê se ajusto aqui.
Porem acho estranho, a idéia de uma campo auto-complete não é a mesmo tempo ser imput e ser pesquisa?

Após pesquisar muito e fazer diversos testes cheguei a conclusão q campo do tipo texto ou inteiro auto-complete estão com erros, porem o erro ao está ocorrendo em fórmulario detalhe quando usado a opção mestre/detalhes.
Já refiz os formulários;
Já refiz até a tabela no meu banco de dados;

Cheguei a essa conclusão após testa o mesmo tipo de campo em um fórmulario normal, e nele funcionou corretamente, porem ao usar em um fórmulario detalhe ele não funciona corretamente, vou posta lá na seção de bugs

Só para constar e ajudar outros que precisarem, o bug ocorre quando o modo debug está habilitado, se estiver desabilitado, o auto complete funciona.