Primeiras ponderações…
Se fez o “SUM(tipo)” ele irá calcular tudo e dará o resultado em uma linha, logo você não conseguirá prosseguir com o “({campo1} + {campo2} + {campo3} + {campo4})”, pois ele colocará o resultado na coluna ao lado do SUM… logo por sua vez a partir daqui o script nem será levado em consideração… pois o resultado do select será uma linha apenas.
Outra observação neste select é toda vez que fizer uma operação entre colunas no banco… terá que dar nome para aparecer o resultado…
Sua escrita…
“({campo1} + {campo2} + {campo3} + {campo4})”
Como deve ficar…
“({campo1} + {campo2} + {campo3} + {campo4}) as total”
Dei o nome como total, logo todo o valor aparecerá em uma coluna total, poderá ser qualquer nome…
A minha sugestão é que para ficar mais fácil para você, fizesse todo o cálculo diretamente no php, buscando informações do banco com a macro sc_lookup(https://suporte.scriptcase.com.br/pt-br/article/181-usando-a-macro-sc-lookup), quantas forem necessárias, e passando seus resultados um para cada variável, e depois fazer o cálculo desejado.
E dependendo do caso crie campos virtuais para facilitar sua manipulação de dados e acredito que em algumas situações terá que ocultar alguns campos que são provindos da tabela.
Sei que pode parecer embolado o que estou escrevendo, não sou muito bom com as palavras, mas a medida que for fazendo vai postando parte a parte de suas dúvidas para poder auxiliar no que eu poder.
Fique na paz meu irmão.