Campo select Método Lookup Manual - [RESOLVIDO]

Galera,

Quando torno um campo select no Método Lookup Manual, ele não trás o valor do campo correto, quando o campo tem algum valor ele vem em branco e quando está vazio vem todas as opções do Lookup. E ainda o alinhamento dos campos no bloco ficam todos malucos.

Vejam na imagem em anexo, criei 2 exemplos para vocês terem uma melhor ideia.

Como resolver isso?

Forte abraço,

Rubens

SC Campo select manual readonly.jpg

Rubens,

1. “…quando o campo tem algum valor ele vem em branco e quando está vazio vem todas as opções do Lookup…”, não deu para entender direito o que você quer dizer;
  2. “…alinhamento dos campos no bloco ficam todos malucos…”, os campos não ficam malucos, eles se ajustam conforme o número de colunas e o tamanho dos campos que você colocar no bloco;

Obrigado pela atenção Luis,

Dê uma olhada na imagem em anexo.

1- Observe na imagem, quando o campo “Tipo do serviço” tem alguma informação vinda do banco de dados, tipo: era pra ter PREVENTIVAS, no entanto ficou em branco sem mostrar a informação. Quando o campo esta null na tabela do banco de dados, na tela do aplicativo veio todas as opções do combobox, PreventivasSistemasEquipamentosETC.

2- Comparando as duas telas que coloquei na imagem, veja que quando os campos estão vazios o alinhamento das colunas ficaram todos a esquerda.

Obrigado

Senhores, estou com um bug parecido no campo Select manual também.

Tenho um campo que lista os meses de Janeiro a Dezembro. Tenho vários registros lançados nessa tela até o mês de setembro, mas
quando uso aquelas setinhas na parte inferior do form para ir para o próximo registro, mostra todo como se fossem “Janeiro”, ou seja,
o primeiro item do campo select. Mas no banco de dados seriam registros de agosto, setembro, etc.

Isso só acontece quando uso as setinhas de navegação de registros, quando abro a tela, o registro que é mostrado está com o valor
correto no campo select em questão.

Detalhe: acabei de atualizar meu SC, está na versão 8.00.0011. Regerei todos os forms desse projeto e o problema persiste.

Atenciosamente,

Leandro

Esse componente está com vários problemas, alem dos que eu já citei no inicio do tópico, ele não está trazendo os valores corretamente que estão gravados no banco de dados. Vejam a imagen em anexo, nela eu fiz um select no banco de dados, depois, coloquei parte da tela feita no SC. Vejam que a Forma de Atendimento, Titulo e Status no banco de dados tem um valor o na tela gerada pelo SC tem outro, de forma aleatória os valores foram selecionados. Exemplo: STATUS no BD está como PENDENTE e no SC esta CONCLUIDO.

Alguém está tendo o mesmo problema, já pararam para testar isso? Seus clientes podem estar vendo informações incorretas.

Atenciosamente,

Rubens

SC_Campo_Select_Manual1.png

Abri um novo tópico na seção de BUGS para ver se conseguimos uma solução mais rápida.

https://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,9645.0.html

Att,

Leandro

Leandro,
Dá pra enviar um print da tela do scriptcase de configuração de um desses campos?
[]s

Allan,

Quando estava fazendo o print para você, achei o problema. Estava colocando os valores dos meses no select como 01, 02, 03…
mas o campo é inteiro… então mudei pra 1,2,3… e funcionou. É que ele compara como string, não número.

Detalhe: essa aplicação foi feita no SC 7.1 e importada no SC8, e no SC 7.1 funcionava sem problema. Então fica a dica aí pra quem estiver importando aplicações na versão da 7.1 para 8.

De qualquer forma, muito obrigado,

Leandro

Leandro, no meu caso estou trabalhando com strings e nåo numeros. Vejam na imagem. Nao estou na empresa, amanha posto o print.

Rubens

Rubens, você usa varchar ou char nesses campos? Se for char, o problema pode ser os espaços em branco que são colocados automaticamente no final dos valores deles.

Bom dia galera,

Leandro, uso VARCHAR.

Segue em anexo imagem da configuração do campo STATUS que foi citado em imagens acima.

Atenciosamente,

Rubens

SC_Campos_Status.png

Rubens,
Remove o primeiro item que está vazio (sei que não tem nada a ver, mas não custa testar)
Já que vc marcou a opção “Usar Título/Negação” = SIM então não precisa de um item vazio na lista.
[]s

Uma dúvida Rubens,
Pela imagem que vc mandou ontem, parece que nenhum campos do form corresponde com o que está gravado no banco.
Então , pq vc acha que o problema é com esse campo Select?
[]s

Boa noite galera!

Allan, o campo que postei suas propriedades hoje ë justamente o campo STATUS, mesmo nome na base e na tela SC, os demais estao relacionados tambem, agora, no form aparece o LABEL e nao o nome do campo. Quanto ao item em branco, ele foi adicionado depois para contemplar os valores nulus, a falha ja tinha aparecido, tambem nao é por conta disso. Ja testei.
Acho que é BUG porque para usar esse campo segui um tuto da pagina do SC seguindo passo-a-passo.

Qualquer forma obrigado!

Rubens,

Apenas para desencargo de consciência, você talvez pudesse mudar o campo status na aplicação para TEXTO (não mais select), compilar
e rodar, só para ver se o valor que está vindo do banco de dados para a aplicação está realmente correto.

att,

Leandro

Bom dia Leandro,

Sim cara, já fiz isso. Teve um momento que eu achava que estava pegando de um banco de dados diferente, dai mudei o campo STATUS para tipo TEXTO, mudei os valores direto na base e aí sim os valores vieram corretos, ou seja, o BD tá correto e o link com o campo também.

Att,

Rubens

Você fez o teste que o Allan falou, de tirar o item em branco? Por que quando você marca para usar título/negação,
é justamente pra tratar quando o cara não seleciona nada.

Leandro

Sim, fiz! E não surtiu efeito.

Rubens

Estou ficando sem idéias rsrs.

Que tal criar um novo form pegando os campo ID e Status dessa tabela, colocando ele como select manual igual ao outro, pra ver
se no novo form tem problema também?

Outra idéia, fazer um update nos campos que estão null nesse campo status em uma base que testes, colocando algum dos valores válidos no campo select, e ver se o erro persiste.

att,

Leandro

Afirmo ser um BUG, porque segui exatamente esse tutorial: http://www.scriptcase.com.br/docs/pt_br/aplicacoes-de-controle/controle/campos/select

Estou a dois dias tentando de tudo também Leo.

O chata é você comprar uma ferramente e no inicio de sua utilização perceber tantos BUGS.

Forte abraço,

Rubens