BUG: 9.4.013: + 1 Bug -> Eventos ajax onclick em Grids

Vocês do suporte são teimosos, deveria\m dar mais atenção ao que falamos, pois nós estamos do lado de cá usando a ferramenta.

Vejam o campo id sendo mostrado e passado como parâmetro no evento ajax.

Ocultamos o campo porque não desejamos que o mesmo seja apresentado na consulta, mas precisamos dele em um evento onclick.

Agora Sr @mniceas, queira por favor explicar que tipo [EDITADO] de correção foi essa???

Explique também para que serve eveno ajax onclick em consulta, qual o uso prático desse evento se não podemos ter acesso a todos os valores dos campos participantes da instrução Select do SQL da Grid?

Haroldo @InfinitusWeb ,

Referente ao Changelog:

Corrigido problema ao recuperar o valor de um campo contendo uma ligação através do evento Ajax da consulta.

Esta correção é referente a recuperação de valores do campo quando este também possui uma ligação de campo, não é referente a recuperação do valor dos campos não exibidos na consulta.

Referente a recuperação de valor dos campos escondidos:

Concordo que é uma implementação necessária, nunca falei nada contra isto, apenas busquei esclarecer que não tratava-se de um bug da ferramenta.
É por concordar que encaminhei a sugestão para nossa equipe.

Já relatei acima o quanto essa solicitação é antiga e necessária.

E mais, o Sr @Rafael_Herculano, nesse changelog foi resolvido o que?

São anos arrastando um problema de significância.

Só agora estão colocando como sugestão para ser implementado? Isso demonstra o descaso a minhas reclamações.

1 Curtida

Haroldo @InfinitusWeb,

Eu entendo seu descontentamento relacionado a esta implementação. Mas, somente ao longo deste tópico pude ter conhecimento que anteriormente o mesmo caso de implementação tinha sido sugerido. O período em que a sugestão foi encaminhada pela primeira vez precede minha entrada na empresa.

Fazendo com que, atualmente, ao interagir no tópico e conhecer o caso, pude encaminhar esta sugestão de implementação a nossa equipe.

1 Curtida

A NM não pode depender da boa vontade de um único colaborador. É uma empresa, colabores vem e vão. Quer dizer que todos os outros colaboradores não deram atenção a questão. Tenho outros bugs relacionados que não foram atendidos ainda e não tenho sequer uma posição. A pouco mesmo, campo numero autocomplete evento Ajax onchange não está funcionando. Bug acusado corrigido em changelog.
Não podemos depender de um colaborador que tem boa vontade e ficar reféns de todos os outros. O suporte não é uma pessoa física e sim um departamento de uma pessoa jurídica.

Nesse caso opção parâmetros e evento Ajax onclick apresenta os campos escondidos nos fazendo entender que se o campo estiver ali e for marcado seu valor será passado para o evento. Fazem ideia de quantas horas já perdemos com esse assunto?

Fazem ideia do trampo que dá para na unha passar o valor do campo para o evento?

Inclusive em meu vídeo de 2016 demonstro o trabalho que dá para contornar essa questão. De qualquer forma @mniceas, agradeço sua boa vontade apesar de.achar que isso seja obrigação da empresa.

Só para lembrar:
Vídeo de 5 de outubro de 2016.

3 Curtidas

Como disse o @InfinitusWeb, se os campos estão disponíveis na configuração do onClick os valores devem estar disponíveis para processamento. Se eu coloquei no select é porque preciso usar, independente de apresentar ou não ao usuário!!!

Campos não exibidos estão disponíveis na caixa de Parâmetros. Se o evento ajax não consegue captar valores não exibidos em tela, por que estes campos escondidos estão disponíveis em Parâmetros - Campos que vão ser passados como parâmetros?

@mniceas vocês realmente acham que isso não é um BUG? Quer dizer que um campo chave, que em muitas vezes é só uma informação TÉCNICA que não deve ser apresentado ao usuário, terá que ser sempre exibido?!?!

Para mim é claro que isso é um BUG sim!

Outra: Onde na documentação está explícita essa informação “O evento ajax só funcionará se os campos passados como parâmetro, estiverem sendo exibidos na aplicação gerada.” ??

Este evento onClick tá bem “bugado”. Tenho 3 aplicações com o mesmo código e cada uma se comporta de maneira diferente!!! Uma o onClick nem é acionado. Em outra somente um dos campos o onClick é habilitado e o mensagem via sc_ajax_message não é exibida… Em outra o onClick é acionado e o valor do campo não é recuperado, mas é um comportamento intermitente, pois quando coloco um número considerável para display, alguns são recuperados, outro não… Ou seja, tá todo bugado esse evento!

3 Curtidas

Pelo que vejo, o que mais irrita os clientes do ScriptCase é a constante tentativa do suporte em provar que não há problemas.

A Netmake tem que entender que o cliente final do produto dela não é o usuário, que em muitas vezes é leigo e aceitaria justificativas infundadas por não ter conhecimento técnico.

Nós, verdadeiros clientes do Scriptcase e, portanto, usuários e público alvo final do produto, temos conhecimento técnico, pois desenvolvemos PRODUTOS, e sabemos da necessidade de processos de qualidade.

O que ocorre neste tópico é um resumo de tudo isso:

• Um cliente acusa um problema sério há anos e é ignorado;
  • Anos depois outro cliente encontra o mesmo problema e classifica também como crítico;
  • Por semanas a tentativa do suporte é provar que não há problema com colocações que tecnicamente não fazem muito sentido para qualquer um que não seja totalmente leigo;
  • Indicam que o problema foi resolvido, mas pelo jeito sequer aplicaram um processo de qualidade para testar o que foi alterado (se é que foi, pois para mim não mudou nada);
  • Cliente indica que o problema AINDA EXISTE;
  • E o problema foi relatado há quase 1 mês!

Como muitos já disseram, NÃO SOMOS BETA TESTER! Eu não recebo para isso!!! Muito pelo contrário! Sou cliente e paguei pela ferramenta! Queremos um suporte eficiente e eficaz, pois nossos clientes finais não são obrigados a aceitar problemas do produto!

Outra coisa: Já faço muita coisa “na mão”, coisas que a ferramenta não oferece. O Core do meu sistema não depende do ScriptCase, pois foi todo feito “na mão”. A justificativa de uso do produto é para coisas básicas, coisas que eu não quero gastar tempo em fazer, o que permite que possa focar o esforço no processamento mais pesado do Core do meu produto. Mas quando bugs de coisas básicas não são resolvidos, começo a me preocupar se fiz a escolha certa. Espero que vocês mudem a minha opinião logo.

5 Curtidas

assisti até a parte 2, parei, e concordo com vc, é bem desgastante resolver na unha.

Relatando que não houve mais contato do Suporte sobre este problema.
Ao ver a release lançada hoje, apesar de ver um item referente a formulário (No nosso caso é Grid), resolvi testar.

Atualizei e regerei… testes realizados…

Mas infelizmente o problema persiste!

Para contornar o problema tive que fazer uma GAMBIARRA que foi guardar, ao carregar a aplicação, um array com os campos que quero processar e depois ficar percorrendo o mesmo para conseguir recuperar os valores dos campos que não são exibidos em tela…

Aguardando ainda uma solução da NM, pois preciso disso em várias aplicações e não pretendo ficar fazendo isso na mão o tempo todo.

Ola
Estou me defrontando com o mesmo problema usando a versão 9.9.010 (8) ao usar a barra de ações. Preciso de um campo ativo da grid para um comando sql mas o campo sempre vem em branco

Eu estou tentando implementar a solução do haroldo. Acho que o erro esta nesta delaração no onrecord

{actbtn_APROVADO} = "<span onclick='ajax_session(\"$_ajax\",$_seq);return false;'>aprovado </span>";

EU CONSEGUI REFAZER SEGUINDO ESTE ROTEIRO