BUG 9.4.002:: Erro em SQL do lookup automatico campo texto autocomplete

Macro sc_concat não está retornando comando correto em SQL para banco MariaDB e PostGreSql.

Release não deveria para apenas corrigir BUGS?

TAGS: HAROLDO BUG SC_CONCAT TEXTO AUTO COMPLETE

1 Curtida

Depois que fui remover a macro sc_concat da instrução Select do SQL do lookup automático vejam imagem:

Vejam vídeo:

1 Curtida

A quantidade de erros no console piorou com a 9.4.002 e disseram que tinham corrigido a questão do erro 404 que afirmam ser na consulta.

1 Curtida

Percebi problemas com o mestre detalhes na versão 9.3 e o pessoal do suporte me informou que seria corrigido nas próximas atualizações. Já estamos na 9.4.002 e nada da resolução do problema.
Lamentável a posição da Netmaker e a falta de transparência sobre esse bugs.
Agora mais essa com o sc_concat.
Agora entendo porque alguns usuários são resistentes as atualizações e muitos ainda estão com a 8.
A empresa deveria aprender com os erros do passado e parar de cometer os mesmos.
Att,

O Erro só ocorre com campo texto autocomplete (com select2 habilitado ou não).

Mas se transformo em numérico text autocomplete com select2 como esse campo recebe valor de outro evento ajax, não aparece a descrição e sim o código.

estas funções de bancos de dados da ferramenta não utilizo, nos meus uso o concat() do próprio banco, do SC só utilizo se não existir função no banco ou na linguagem para fazer o que preciso

os concat que utilizo estão sem erros, funcionando normal.

faz um teste com o concat(descricao, ‘-’, codigo)

1 Curtida

é p que fui fazer, e ao alterar a IDE passou a dar erros direto.

Alterei o sql direto no banco de dados dos fontes do SC para a IDE parar com os erros.

Vejam bem. O problema não é só com a macro sc_concat (que não funciona em campo texto auto complete mas funciona em campo numérico auto complete.

O problema também tem a ver com select2 habilitado ou não nos campos.

Eu sempre falei desde que lançaram esse select2 que deveria ser um tipo de campo a parte e não um uma propriedade dos campos select, texto autocomplete e numero auto complete.

Na hora da manutenção ficaria muito mais fácil resolver.

3 Curtidas

Olá,

Este erro não tem referência com a macro sc_concat.

O lookup dos campos utiliza o primeiro campo informado no SQL como chave para realizar consultas na base recebendo como parâmetro o valor do campo onde o lookup está sendo montado.

Desta forma, no select SELECT codigo, sc_concat(descricao, ‘-’ , codigo) from produtos WHERE codigo = ‘ ‘ utilizado no lookup do campo produto, o codigo é utilizado como chave para o retorno de dados, recebendo o campo produto(campo onde o lookup foi criado).

O erro apresentando em sua aplicação, está justamente na recuperação dos dados.

O campo codigo é do tipo integer na base de dados, e recebe o valor do campo produto como parâmetro que deve ser um campo do tipo varchar.

O problema apresentado é justamente na sintaxe: where codigo = ‘ ’

Este problema ocorre independente do Scriptcase.

O SQL montado pelo Scriptcase foi:

SELECT codigo, descricao||’ - ‘||codigo from public.produtos WHERE codigo = ‘ ’

Ao executar este comando diretamente em seu banco de dados, o mesmo problema será exibido.

Caso o senhor altere o valor recebido pelo campo codigo, passando um valor inteiro, o problema não será exibido. Neste caso a query seria:

SELECT codigo, descricao||’ - ‘||codigo from public.produtos WHERE codigo = 1

1 Curtida

Na 9.4.001 não ocorria o erro tanto em campo texto auto complete como em campo número autocomplete.

Vocês tentam atribuir a responsabilidade a nós.

Tá feio para vocês, as reclamações são generalizadas.

@Rafael_Herculano @InfinitusWeb
Isto decorre da tendência de tornar o php tipado deste que começou a versão 7.0?
Vide: https://merorafael.wordpress.com/2016/04/17/tipos-de-retornos-do-php-7-por-que-nao-usa-los/
Ou é algo inerente as modificações que estão fazendo no Scritpcase.

1 Curtida

Tá corrigindo ou trazendo novos bugs ?

Haroldo,

Porque vc não usa apenas o CONCAT nativo? Nunca usei o SC_CONCAT e acho que não existe diferença alguma.

Forte abraço.

2 Curtidas