Alguns probleminhas com o sc5

Amigos,

Estou com alguns probleminhas com a nova versão… se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço:

1º - Containers

Não estou conseguindo criar apls do tipo container… vi o tutorial no site, mas aqui não aparece os Links “Propriedades de Edição”, “Adicionar Widget” ou “Remover coluna” embaixo dos widgets… só aparece a linha de título dele e mais nada… A aplicação é gerada e abre normalmente, mas aparece o seguinte erro ao gerar:
Erro: [tt]Invalid argument supplied for foreach() | Script: /var/www/rsscwb/scriptcase-5.0.000-pt_br/devel/class/generator/nmDadosContainer.class.php linha: 139[/tt]
Obs.: tentei pelo firefox 3.5 e pelo google chrome.

2º - Publicação

Não estão abrindo as aplicações no ambiente de produção, só consigo executa-las em ambiente de desenvolvimento. Realizei a publicação típica e avançada, mas em ambos os casos as aplicações não abrem… não aparece nenhum erro ao abrir, apenas abre a página em branco. Durante a publicação ele gera um log do erro:
Erro: [tt] fputs(): supplied argument is not a valid stream resource | Script: /var/www/rsscwb/scriptcase-5.0.000-pt_br/devel/class/page/nmPagePublishWizard.class.php linha: 1071[/tt]
Obs.: estou usando o sc na versão de avaliação, não sei se existe alguma restrição para publicação neste caso…

Com exceção destes pequenos detalhes o resto ocorreu de forma tranquila, atualizei quase 140 apls de um sistema desenvolvido na v4 e está tudo funcionando extremamente bem na v5! É impressionante o desempenho do sc5 e das aplicações geradas… muito bom mesmo…

Att.
Robson

Prezado Robson,

Você fez o Downlouad ou testou direto do site??

Vamos analisar o que está ocorrendo com a publicação.

Quanto ao container estarei verificando, fiz o download do site e na minha máquina funcionou normalmente.

Dica 1 - Abra no projeto Samples uma aplicação de container e veja como a mesma funciona.

Dica 2 - Se não tiverem aplicações criadas no projeto(o container for a primeira) crie duas aplicações quaisquer depois crie o container.
Atc

Erico

Olá Érico…

Fiz o download, mas após inserir o nº da licença a publicação ocorreu normalmente.

Quanto ao container, tentei criar no sc instalado aqui e tbm pelo demo online, em ambos eu não apareceu… Fiz o teste que sugeriu, utilizando o projeto samples e criando 2 aplicações antes do container, mas o resultado foi o mesmo… Estou enviando umas screenshots abaixo.

Muito obrigado!

Att.
Robson

Bom Dia Robson,

De fato, observei que o problema é ambiente. Isto está acontecendo no Ubuntu(linux), somente. Será corrigido.

Rodrigo Lins.

Também estou com alguns problemas, mas coisa simples. em aplicações de consulta quando publico não abre o css. aparece tudo sem formatação.

Rodrigo,

Obrigado pela informação… espero que identifiquem o problema e lancem uma solução em breve…
Parece que no “test drive” online o problema também está ocorrendo, não?

Cleyton,

Tbm tive alguns problemas pequenos na conversão v4 -> v5… mas nada “anormal”, apenas pequenos detalhes:

  • algumas aplicações apareciam sem nenhuma formatação… (eu não tinha importado os esquemas “públicos” do sc4)

  • botões inserir, alterar, excluir e novo não apareciam nas grid editáveis… (mesmo estando selecionados na opção barra de ferramentas)

  • botões de ligação “novo” em algumas consultas com erro de html… aparecia um botão pequeno em “branco” e o resto do código do botão escrito na página, ao lado dele… o único jeito que encontrei foi refazer a apl ou colocar um botão “novo” manualmente… aconteceu só em 2 aplicações, que foram do exemplo sc_security (con_usuarios e con_grupos)

  • algumas vezes a geração das apls ocorre em uma nova janela do navegador, e após a geração a página “retorna ao scriptcase”, resultando em 2 janelas abertas com o scriptcase… só realizando login novamente para voltar a funcionar… mas na maioria das vezes que a geração ocorre em outra janela esse problema não acontece.

Mas tudo isso são detalhes, não tive problemas para atualizar as aplicações para a nova versão… Só o container que me fez falta até agora hehe o jeito é aguardar…

Att.
Robson

A NetMake deveria garantir a atualização aos que pagaram por ela e, por atrasos, acabamos ficando sem. Durante toda a vigência do meu contrato só recebi correções de bugs e pequenas implementações (4.0xx), logo agora que expirou meu contrato e que lançam a versão 5. Acho honesto que nos fosse dada a garantia de recebermos, ao menos, uma versão nova, independente de expirar nosso Update, pois assim é desleal: aguardar que muitos updates vençam e lançar uma nova versão para exigir a renovação. Quem comprar em Janeiro de 2010 sai na vantagem, pois certamente receberá a 5 e, em 2011, a versão SC6.

Pensem nisso…

Boa Tarde,

Robson… No “Test Drive” do site já foi corrigido a aplicação de container, e será liberado esta pequena correção logo mais. Com relação a conversão, os esquemas agora são tudo CSS, onde antes não era, então de fato pode ocorrer algumas diferenças, que terá que ser alterado (caso necessário).

Para o “problema” do não aparecer os esquemas, é porque vocês devem ter observado que quando se criar um projeto ou nas propriedades deles tem uma guia “Esquemas” onde nele é possível selecionar os esquemas que farão parte daquele projeto… Quando se cria um novo tem que ter um obrigatoriamente, se ocorreu este problema pode ter sido na conversão que na V4 não estava com um esquema selecionado ou algo parecido.

Com relação a outros acontecimentos, é interessante passar para o suporte ou informar aqui para tentarmos verificar e corrigir, quando necessário, para o ScriptCase ficar funcionando sem problemas.

Rodrigo Lins.

Boa Tarde Júlio,

Tente entrar em contato com o setor comercial para verificar a sua situação e uma solução para o seu caso…

Rodrigo Lins.

Pessoal, boa tarde. Estou com o seguinte problema em uma aplicação CONSULTA:

// MEU SELECT

SELECT DISTINCT a.rec_lancamento as lcto, a.rec_tipopgto as tipopgto, a.movi_codigo as pedido, b.cliente_codigo as cliente, a.rec_datalcto as datalcto, a.rec_datadoc as emissao, a.rec_datavenc as venc, a.rec_parcela as parc, a.rec_total as total, sum(c.rec_valorpgto) as pago FROM cts_rec_lancamentos a INNER JOIN cad_clientes b ON a.rec_cliente = b.cliente_codigo AND a.empresa_codigo = b.empresa_codigo LEFT JOIN cts_rec_baixas c ON a.movi_codigo = c.movi_codigo AND a.empresa_codigo = c.empresa_codigo AND a.rec_lancamento = c.rec_lancamento WHERE a.empresa_codigo = [empresa_sessao] AND a.rec_baixado = 1 GROUP BY a.rec_lancamento ORDER BY a.rec_datadoc, a.rec_datavenc

// ERRO DO SC 5

(mysql): SELECT distinct a.rec_lancamento as lcto, a.movi_codigo as pedido, b.cliente_codigo as cliente, a.rec_datalcto as datalcto, a.rec_datadoc as emissao, a.rec_datavenc as venc, a.rec_parcela as parc, sum(c.rec_valorpgto) as pago, a.rec_tipopgto as tipopgto from cts_rec_lancamentos a INNER JOIN cad_clientes b ON a.rec_cliente = b.cliente_codigo AND a.empresa_codigo = b.empresa_codigo LEFT JOIN cts_rec_baixas c ON a.movi_codigo = c.movi_codigo AND a.empresa_codigo = c.empresa_codigo AND a.rec_lancamento = c.rec_lancamento where a.empresa_codigo = 1 AND a.rec_baixado = 1 group by a.rec_lancamento order by a.rec_tipopgto asc, a.rec_datadoc asc, a.rec_datavenc asc LIMIT 0,22
(mysql): SELECT cliente_nome FROM cad_clientes WHERE empresa_codigo = 1 AND cliente_codigo = '186'   (mysql): select DISTINCT a.rec_lancamento as lcto, a.rec_tipopgto as tipopgto, a.movi_codigo as pedido, b.cliente_codigo as cliente, a.rec_datalcto as datalcto, a.rec_datadoc as emissao, a.rec_datavenc as venc, a.rec_parcela as parc, a.rec_total as total, sum(c.rec_valorpgto) as pago from cts_rec_lancamentos a INNER JOIN cad_clientes b ON a.rec_cliente = b.cliente_codigo AND a.empresa_codigo = b.empresa_codigo LEFT JOIN cts_rec_baixas c ON a.movi_codigo = c.movi_codigo AND a.empresa_codigo = c.empresa_codigo AND a.rec_lancamento = c.rec_lancamento where a.empresa_codigo = 1 AND a.rec_baixado = 1 and a.rec_tipopgto = 'CARTAO_CRED_MASTER' group by a.rec_lancamento

// ESSE SELECT AUTOMATICO DO SC QUE CAUSA O ERRO… NA PARTE DO SUM(pago_

(mysql): select count(*), sum(c.rec_valorpgto) as sum(_pago from cts_rec_lancamentos a INNER JOIN cad_clientes b ON a.rec_cliente = b.cliente_codigo AND a.empresa_codigo = b.empresa_codigo LEFT JOIN cts_rec_baixas c ON a.movi_codigo = c.movi_codigo AND a.empresa_codigo = c.empresa_codigo AND a.rec_lancamento = c.rec_lancamento where a.empresa_codigo = 1 AND a.rec_baixado = 1 and a.rec_tipopgto = 'CARTAO_CRED_MASTER' group by a.rec_lancamento

[code]1064: You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near ‘sum(_pago from cts_rec_lancamentos a INNER JOIN cad_clientes b ON a.re’ at line 1

           ADOConnection._Execute(select count(*), sum(c.rec_valorpgto) as sum(_pago from cts_rec_lancamentos  a INNER JOIN cad_clientes         b ON  a.rec_clien..., false) % line 1010, file: adodb.inc.php
        ADOConnection.Execute(select count(*), sum(c.rec_valorpgto) as sum(_pago from cts_rec_lancamentos  a INNER JOIN cad_clientes         b ON  a.rec_clien...) % line  146, file: cts_rec_baixas_lista_total.class.php
     cts_rec_baixas_lista_total.quebra_tipopgto(CARTAO_CRED_MASTER,  = 'CARTAO_CRED_MASTER') % line 1941, file: cts_rec_baixas_lista_grid.class.php
  cts_rec_baixas_lista_grid.quebra_tipopgto(CARTAO_CRED_MASTER) % line  678, file: cts_rec_baixas_lista_grid.class.php

cts_rec_baixas_lista_grid.inicializa() % line 101, file: cts_rec_baixas_lista_grid.class.php[/code]

Boa Tarde,

Tente executar o SQL dentro da ferramenta SQL Builder para ver se retorna corretamente…

Rodrigo Lins.

É o select do SC que está com problemas… Olha aí o resultado:

Tive esse mesmo problema “sum(_campo” com alguma aplicação, se não me engano tive que desativar a totalização na consulta pra aplicação funcionar… é algum bugzinho no sc mesmo…

Mas eu preciso da totalização…

E agora??

O jeito é esperar eles arrumarem… O problema do container que citei foi arrumado e já disponibilizaram uma atualização com a correção.
acho que se vc retirar o campo sum(c.rec_valorpgto) e colocar ele num lookup separado do sql original, talvez funcione por enquanto…

Gostaria muito de uma posição do pessoal em relação a isso.

Boa Tarde,

Neste caso, tem que ser verificado no modo debug a aplicação para verificar o que está sendo feito pelo ScriptCase. Lembrando que você já tem um comando SUM no seu select, que é o mesmo comando utilizado pela totalização do ScriptCase, tem que verificar o caso, para saber se é erro do ScriptCase (na montagem do SQL) ou se de utilização.

Ele funcionava na versão 4?

Se sim, teria que ser enviado para o suporte e ser verificado como funciona o SQL na V4 e na V5 e vê o que houve de problema para ser corrigido (se necessário).
Não tem outra forma…

Rodrigo Lins.

Rodrigo,

A opção “Exibir Diagrama” não está funcionando aqui… testei na demo online e tbm não funciona. Será que é só no linux? Só abre uma janela com uma imagem inexistente…

Muito obrigado!

Att.
Robson

Galera do SC
Cuidado ao fazer update no SC5, pois após atualizar ele não acha mais o manual, isso aconteceu comigo até ontem 12/12.

Depois do último update começou a aparecer o seguinte erro em algumas consultas:

[tt]ERRO
Undefined property: forn_con_grupos_grid::$nmgp_opcao
ERRO
Undefined property: forn_con_grupos_grid::$nmgp_opc_ant[/tt]

Alguém sabe o motivo desse erro?
Por enquanto coloquei um [tt]sc_warning = ‘off’[/tt] no evento onInit pra esconder a mensagem…

Att.
Robson