Alguns probleminhas com o sc5

Tenho alguns aqui:

  1. Criação expressa não codifica corretamente (charset) quando as tabelas tem nome acentuado;
  2. Criação expressa gera erro ao marcar opção ‘gerar fontes’ na conclusão;
  3. Criação expressa, quando não se marca a opção ‘gerar fontes’, na conclusão não faz nada, apenas volta à página home;
    Resumindo, criação expressa é tão expressa… (corrigindo) Funciona quando quer…
  4. Barra de opções lateral esquerda, abas abrem mas não permitem fechamento;
  5. Quando definindo aplicação tipo menu, o botão ‘importar aplicações’ não tá importando nada quando não há nenhum item inserido ainda.
  6. Na aplicação gerada, em ‘Consulta’, no rodapé meu resumo aparece assim “[1 a 0 de 0]”, nesta tabela tenho 5 registros sendo exibidos;
  7. Em aplicação tipo ‘Menu’, em Layout->Cabeçalho & Rodapé, marcando ‘Exibe Rodapé’, as opções para rodapé não aparecem;
    8 ) Em aplicação tipo ‘Menu’, após salvar e gerar fontes, as opções LIN2_COL1, LIN2_COL2 e NM_LOGOTIPO sumiram.

Por enquanto é só, comecei agora…

Um abraço a todos.
Rodrigo Araujo

Onde foi parar a opção para configurar campos como “não editáveis” nas consultas?

Rodrigo Araujo

Rodrigo,

Não me lembro dessa opção nas versões anteriores… nas consultas todos os campos são “não editáveis”. Nos formulários e controles que tem a opção “read-only” e “exibir como label”…

Att.
Robson

Putz, voei em velho!!!
Coisa de aprendiz :slight_smile:

Agora…O cabeçalho da aplicação gerada é definido no menu não é?
Aqui não estão aparecendo as linhas LIN2_COL1, LIN2_COL2 e NM_LOGOTIPO
Fora que o cabeçalho do menu tá com o fundo branco, não está obedecendo o css?

Criei um projeto novo e tudo está ok, no meu projeto inicial ficou com o problema acima.

Editando…
Testei mais uma vez, apaguei o menu problemático e criei um novo, abriu certinho. Após salvar e gerar fontes, as opções LIN2_COL1, LIN2_COL2 e NM_LOGOTIPO sumiram… Acho q é bug mesmo!

Valeu.

Rodrigo Araujo

Meu SC5 desmarcou todos os campos da minha consulta e filtro, quando tentei refazer ele me jogou pra tela de login, não entendi nada.
Tive que fazer login de novo pra voltar ao normal.

Rodrigo Araujo

Estou com 2 mensagens de erro após a publicação, assim que chamo a aplicação:

No meu micro de desenvolvimento, usando wamp:
Fatal error: Class ‘nmXmlparserIniSys’ not found in C:\wamp\www\publicado_lib\prod\lib\php\nm_ini_perfil.php on line 584

No servidor (web)
CGI Error
The specified CGI application misbehaved by not returning a complete set of HTTP headers.

Alguém pode me ajudar?

Rodrigo,

Se não me engano é este o erro que ocorre quando vc abre a aplicação publicada com o mesmo navegador em que está aberto o scriptcase… ocorre normalmente com navegadores que usam abas… tente abrir com outro navegador, ou com outra janela (ao invés de outra aba) pra ver se funciona…

Att.
Robson

Bom Dia Robson,

O problema, de fato, está ocorrendo somente no Linux. Ele também será corrigido logo mais, deve só um pouco de compatibilidade de ambientes, nas funções que foram colocadas. Mas, como disse será corrigido logo mais.

Rodrigo Lins.

Olá Rodrigo, bom dia!

Obrigado pelo retorno… até que foram poucos bugs na nova versão… aquele problema dos containers que não funcionava no linux foi resolvido no mesmo dia…

o que está meio complicado por aqui é aquele detalhe da totalização [tt]sum(campo) as sum(_campo[/tt]…
será que já encontraram o motivo do problema?

Att.
Robson

Olá Robson, nom dia!

Como ainda estou engatinhando no SC não me deparei com o problema do SUM.
Mas pelo jeito o pessoal da Netmake está a todo vapor, o Rodrigo Lins está sempre respondendo, o suporte está funcionando, atendendo bem…tendo em vista a enxurrada de solicitações que devem ter no momento!

No momento estou com problema de publicação em IIS, dá um erro de cgi, o suporte está analisando.

Um grande abraço!

Rodrigo Araújo

Bom Dia Rodrigo,

Com relação ao primeiro e segundo problema, é devido ao fato de estar utilizando os nomes de tabelas com acentuação, na boa prática relacionada a banco, etc… não é interessante utilizar nomes com acentos e com espaços, mas existem e isso sempre acontece. Já foi passado para o setor de desenvolvimentos, eles irão analisar e corrigir, certo?

No terceiro caso, ele não é um problema de fato, se não foram marcados as opções de "Gerar Fonte " e “Editar”, ele só irá criar as aplicações e retornar para a tela principal.

No quarto e quinto caso, eu não consegui simular, aqui funcionaram sem problema algum.

No sexto caso, eu tentei até simular colocando Paginação Total para ver se seria este o problema, mas não consegui. Vai ser necessário analisar mais a fundo este problema.

No sétimo caso, na opção Layout --> Visualização, existe algum template selecionado para rodapé? se tiver, este template possui variáveis?

Espero ter ajudado de alguma forma. Mas, nos demais casos, será necessário de uma análise melhor para conseguir identificar o erro. Creio que nestes casos, seria mais interessante entrar em contato com o suporte mesmo.

Rodrigo Lins.

Bom Dia Robson,

Com relação ao problema do SUM eu não tentei simular, mas deve estar relacionado ao caso de que o ScriptCase coloca um SUM no momento em que totaliza (soma), teria que ser verificado no modo debug a aplicação para verificar o que está sendo feito pelo ScriptCase.

Lembrando que você já tem um comando SUM no seu select, que é o mesmo comando utilizado pela totalização do ScriptCase, tem que verificar o caso, para saber se é erro do ScriptCase (na montagem do SQL) ou se de utilização.

Seria interessante que fosse simulado o problema, passado para o suporte verificar exatamente, ou até a aplicação… Com o resultado em mão (do comando executado, etc).

Rodrigo Lins.

Olá Rodrigo Lins, obrigado pelas respostas, vamos lá…

Item 1 - Acentuação, sei que realmente está errado, mas esse banco perterce ao meu cliente, foi modelado por outra pessoa, não tenho como mudar agora. Preciso me adaptar a ele.

Item 2 e 3) Aconteceu logo no começo, marcava pra gerar fontes e gerava um erro e não fazia nada, nem adicionava as aplicações ao projeto. Voltou a funcionar não sei pq.

Item 4) Por exemplo, desenvolvendo uma aplicação de consulta, temos 8 abas na lateral esquerda, todas abrem normalmente, mas pra fechar, se clicar em cima do nome da aba, não acontece nada. Acabei de verificar, e me parece que o “hot-spot” está um pouco acima do nome, faça esse teste. Clicando no nome da aba ela não fecha, se clicar um pouco acima do nome, ela fecha normal. PS: Uso o firefox 3.5.5 apenas.

Item 5) A importação de aplicação (ultimo botão do menu a direita) só funciona se já existir pelo menos 1 item já inserido, se o menu estiver vazio, a importação não traz nada.

Item 6) “[1 a 0 de 0]” só aparece assim em consultas simples, em grids editáveis está normal.
Item 7) Estava com o padrão gerado pelo SC, agora está normal, devo ter vacilado em algo…
Item 8 ) Percebi que as opções LIN2_COL1, LIN2_COL2 e NM_LOGOTIPO estão variando de acordo com o template selecionado pro cabeçalho, é assim mesmo??? Gostei do Elegant, mas ele suprime o logotipo e a linha 2.

Item 9) Obrigado pelo pronto atendimento! Falhas acontecem, tanto em versões novas, quanto em usuários de versões novas! Estão de parabéns, passam muita segurança, tenho a sensação que os problemas estão sendo resolvidos um a um, e a ferramenta ficará 100%.

Queria também saber onde posso sugerir novas funcionalidades.

Muitíssimo obrigado.

Rodrigo Araújo

Rodrigo lins, achei um outro probleminha, acredito eu.

No home do SC5, eu marquei uma aplicação de consulta e mandei “COPIAR”
O SC5 perguntou o nome da aplicação destino
A aplicação original é “grid_adequacao_para_ocupacao”, então coloquei o nome da cópia como “grid_bem_patrimonio”
O SC5 gerou e pude então mudar a string sql para abrir a nova tabela, que tem a mesma estrutura da anterior, mudando apenas o nome.
Por consequência, o SC me pediu para selecionar novamente os campos da consulta e do filtro.
O problema acontece neste ponto.
Na tela de seleção de campos, tanto para consulta como para filtro, o título que aparece na lista de campos da direta “campos selecionados”, é o título da aplicação anterior “grid_adequacao_para_ocupacao”, e não o título novo “grid_bem_patrimonio”.
Mesmo mudando o título da aplicação para o nome novo, esta tela de seleção de campos permanece com o nome antigo.

O projeto gerado não tem nenhum problema, é apenas dentro do SC, no título da lista de seleção de campos, tanto na aba ‘Consulta’, como na aba ‘Filtro’.

Estarei passando este mesmo texto para o email ‘bugs’.

Obrigado.

Rodrigo Araújo

Rodrigo Lins,

Esse problema de o SC5 estar colocando a palavra SUM no select eu já informei em um tópico anterior, só que não me foi respondido. Segue abaixo detalhamento da montagem do script em modo debug e o que aconteceu está abaixo:

Tenho um script assim:
SELECT
a.dtpesagem,
sum(1) as viagens,
sum(a.totalpesobruto/1000) as bruto,
sum(a.totalpesotara/1000) as tara,
sum((a.totalpesobruto-a.totalpesotara)/1000) as liquido
FROM
pesagens as a
Left Outer Join equipamentos as b on a.codcam = b.codequip
WHERE
a.status=9
GROUP BY a.dtpesagem
ORDER BY a.dtpesagem

Que o SC5 converteu para assim:
select count(*),
sum(1) as sum(_viagens,
sum(a.totalpesobruto/1000) as sum(_bruto,
sum(a.totalpesotara/1000) as sum(_tara,
sum((a.totalpesobruto-a.totalpesotara)/1000) as sum(_liquido from
pesagens as a
Left Outer Join equipamentos as b on a.codcam = b.codequip
where
a.status=9
GROUP BY a.dtpesagem
ORDER BY a.dtpesagem

As SUM que estão em negrito são os erros gerados pelo SC5.

Não estou conseguindo publicar gerando ZIP (fica em 99%) e para, alguém teve problemas?

win7, mssql express

André

Aqui eu tive problemas usando o seven, mas daí reinstalei o SC manualmente, dentro do wamp que eu já tinha configurado e funcionou legal.
No apache fornecido no EXE da instalacao do SC ficou extremamente lento.

Rodrigo

ok. Rodrigo, também, funcionou. Agora estou com problemas em formulários meste/detalhe, No detalhe não está aparecendo o botão INCLUIR.
Eu uso um esequema que cirei no SC4 e improtei no SC5, será isso?
Qual esquema vocês estão utilizando?

Grato
André

Essa eu não sei responder, to engatinhando ainda no SC, comecei tem 2 semanas…

[]s
Rodrigo Araujo

Boa Tarde,

Houve uma mudança no funcionamento do formulário tipo Grid Editável (View). O botão de incluir, anteriormente, aparecia abaixo da grid um botào pequeno. Agora, isto foi mudado e ele aparece na barra de ferramentas (antes não podia ser manipulado). Então, verifique na Barra de Ferramentas da aplicaçào se o botão de incluir está ativado.

Rodrigo Lins.