Algumas coisas que a NM nunca fez

O que me vem a memória rapidamente:

1. Linha separadora entre opções de um mesmo menu vertical;
  2. Possibilidade de usar apenas ícones na barra do menu, ao estilo ms-office, de forma nativa, sem armengos;
  3. Possibilidade de gravar consultas para uso posterior, contendo o layout de colunas, ordenação e filtragem. Quem usou o GAS sabe o quanto faz falta. Isso eu considero o item mais importante de todos;
  4. Sistema multi-empresa nativo;
  5. Módulo para NF-e;
  6. Módulo para emissão de boleto, incluindo leitura e escrita de arquivos (remessa e retorno) para vários bancos.
  7. Uma área no site da ferramenta que divulgasse as alterações contempladas em cada release. O log de update não serve pra nada pra nós clientes;
  8. Um log de verdade, com dados mais organizados e uma ferramenta de análise. Alguém já viu os códigos criados nas aplicações???

Acho que com isso o SC ficaria imbatível.
Tô sonhando demais né não? kkk

Nos itens 4, 5 e 6 está sim sonhando alto. rsrsrs

Eita discussãozinha boa essa, tava faltando um macho aqui pra começar uma perrenga dessas…

Vou dizer o que acho e como tal posso ser criticado sem muitas delongas, no problem… e espero que todos se comportem do mesmo jeito… só não pode ofender.

Também concordo, embora não vá utilizar muito, mas acho que uma ferramenta sem esse recurso peca.

Concordo em gênero número e grau.

Isso o SC tem e funciona bem (gravação das consultas)… o que não é bom é a forma engessada como a aplicação filtro funciona…
O GAS tem uma montagem de filtros boa… mas tudo que o GAS fez de bom foi perdido quando resolveu montar seu sistema numa plataforma que tem mais críticos do que aliados.
Por outro lado a montagem de filtros complexos tem uma face ruim - o usuário incompetente - fiz muitas aplicações com o GAS e 95% dos usuários não conhecem operadores lógicos, então de nada servia o filtro, acabava que eu tinha que preparar as consultas… no fim de algum tempo deixei de lado o filtro e comecei a fazer as coisas engessadas (como no SC) e os usuários adoraram.
Mas é um ponto importante e eu venho montando uma solução para resolver esse problema.

Não entendi o que você chamou de multi-empresa nativo… mas todas as minhas aplicações são multi-empresa… e não precisei de nada externo ao SC… tudo foi feito com os recursos nativos do SC e uma boa dose de modelagem de bancos… Na minha cabeça, quando o meu primeiro cliente (lá nos idos de 80) me pediu que montasse um sistema para a empresa dele onde os diversos departamentos não teriam acesso aos dados dos demais, eu comecei a entender que essa era a ideia de multi-empresa… e ampliei o foco… então, naquela época, cada departamento do meu cliente era uma empresa… e nunca mais abandonei esse raciocínio.
Portanto esse é um ponto que não posso criticar… e mais, se o SC montasse alguma coisa diferente do que eu já uso eu não utilizaria, como não utilizo o esquema de log da V6.

Não acho que esse seja um problema do SC… essa não é uma funcionalidade de um RAD (não nesse molde)… nunca fiz, nunca houve demanda para mim… mas entendo que isso é uma coisa muito específica para ser tratada como funcionalidade. Ontem recebi da GAS uma proposta para aquisição de um módulo de NFe… tudo bem, acho um marketing agressivo esse deles, pode ser até desespero - ter que montar uma coisa extremamente específica pra colocar no mercado, como se todas as pessoas que desenvolvessem fosse apenas para a área de vendas, e não é… as ferramentas de gestão são muito mais solicitadas do que as de frente de loja.

Boleto eu faço sem problema algum… com os recursos nativos do SC… utilizando o formato livre… leitura e escrita de arquivo, também faço com os mesmos recursos nativos - portanto não vejo necessidade.

Esse é MUITO RUIM… você não sabe o que realmente está acontecendo. A NM tem uma característica peculiar de tratar seus clientes… não adianta nem comentar sobre isso… mas vejam bem, quantos usuários existem cadastrados aqui no Forum? Quantas licenças a NM já negociou? Pois é, ninguém sabe… mas quantos efetivamente participam, ajudam e criticam as coisas? Todo mundo aqui sabe e, se formos contar, não são mais que 20… ora, com tão pouca gente reclamando, é porque a coisa é boa mesmo! Esses que estão reclamando são aqueles clientes pé no saco! (deve ser isso que o pessoal pensa)

O meu é de verdade, nem melhor nem pior do que o do SC… simplesmente de verdade… fiz com os recursos nativos do SC, portanto não tenho o que reclamar… eu tenho um projeto chamado de Modelo de Segurança… onde tudo referente a segurança e logs fica nesse projeto… então eu desenvolvo meus novos projetos e depois importo esse projeto (segurança) pra dentro do novo projeto… quando sinto que preciso alterá-lo faço no Modelo de Segurança e saio replicando em todos os outros projetos…

O meu está atendendo… e não mudo para outra solução… salvo se melhor, o que até agora não foi.

Eu entendo que duas coisas são fundamentais para um bom RAD - Input e Output.

Input - A entrada peca, já poderíamos ter um WYSIWYG implementado… esse lance de ficar correndo o mouse, tecla TAB, não convence o mais inocente dos usuários finais (sabe aquele débil mental - nem esse aceita as coisas do jeito que são hoje nos forms do SC)… tentei nativamente fazer alguma coisa mas não consegui.

Output - Já vi relatórios bem feitos com SC nativo, mas o camarada que fez disse que passou seis meses fazendo e re-fazendo. Já poderíamos ter um gerador de relatórios nativo…

Finalizando, eu preciso conhecer mais o SC… não conheço tudo que o SC pode me oferecer… tenho trabalhado bastante com ele, tenho ajudado naquilo que eu sei, mas certamente tem muita coisa que eu poderia fazer se tivesse mais conhecimento… a NM poderia criar um canal de comunicação mais direta com os clientes e oferecer o que a gente quer e não sabe como fazer.

Forte abraço a todos.

Isso ai Jovito!!!

NF-e é uma solução e o SC neste caso é um gerador de solução.

Em tempo, a Line Brasil tem um sistema de NF-e feito em Scriptcase. Não lembro quanto custa o produto. Também não sei se eles vendem o projeto (fontes). Mas para quem tem a necessidade de ter isso acho que vale a pena tentar.

Jovitomelo, entendo perfeitamente o que dizes!

Eu passei muitos anos no gas (desde a versão 3 pra DOS em meados de 92), quando mudei pro sc foi terrível, até hoje não aprendi nada de web, nada de javascript, css, html…nada. E digo mais, não me interesso em aprender. Chega de passar dias e mais dias aprendendo algo. Eu quero é comprar pronto, modelar e vender. Eu tenho que usar o meu tempo é pra criar as soluções, mas não reinventando o que posso comprar semi-pronto e revender.

Hoje eu uso apenas o sc e a minha bagagem de programação desktop pra desenvolver as regras de cada negócio.

Tenho a certeza que os módulos que vc falou ter feito são melhores que o que temos disponível hoje. Eu mesmo estou começando a criar meu log tb, e tb vai ser muito melhor que o modelo atual.

Quanto a algumas funcionalidades, como NFe, boleto e talz, realmente tem como fazer, mas nem todo mundo tem experiência no assunto. Eu mesmo estou tentando aprender como se faz NFe, pq o futuro do comércio está nela. Tá certo que nem tudo é balcão de venda, mas muitos sistemas já tem isso incorporado e pra vender sistema comercial hoje tem que ter, infelizmente, isso eu nem sabia até conversar com o Alexandre Bühler. Eu sempre desenvolvi outros tipos de aplicação, só que a poucos dias atrás, um cliente antigo, que usa um sistema que fiz pra ele em 98 usando o Gas Pro 4 (não acreditei quando vi um sistema meu rodando a 14 anos! Nem lembrava mais do cara.) me encomendou um sistema novo, exatamente igual ao antigo, mas com uma interface nova (web). Sabe qual foi a primeira pergunta?

–Faz NFe??? kkk
Eu dei um sorriso amarelo e disse que ainda não. Disse ainda pq vou ter que aprender como funciona esse troço.
E não imagine que é uma loja de varejo que meu cliente tem. Ele tem, pasmem, uma oficina mecânica! Só que ele vai ter que usar NFe em breve!

Pra encurtar a história, quem sabe a gente (alguns de nós, os que realmente pensam em compartilhar pra obter algo melhor) não nos juntamos e desenvolvemos nossos módulos usando os recursos do próprio sc. Quem sabe um tópico desses não nos dá a chance de formar um grupo e se ajudar mutuamente. De repente até conseguimos fazer o que o sc não faz, na forma de apls que possam ser importadas por todos, quem sabe…

Eu não frequento muito o forum, como vc falou, são pouquíssimos os que entram pra ajudar, pra trazer soluções. Entrar só pra ler dúvida acaba cansando. Até tento ajudar um pouco com o que sei, mas acaba cansando vc querer ajudar e não ser ajudado. De repente a formação de um grupo de criação de soluções seria bem compensador.

Bom, escrevi sem ler e acabei me perdendo no caminho, mas acho que deu pra entender né? :slight_smile:
A gente se juntando, pode desenvolver algo concreto e útil a todos, enquanto a nm não faz, vamos correndo pelas beiradas kkk

Grande abraço! Somos vizinho de estado!

Quem sabe lá pra versão 11 / 12 isso tudo não está no SC… com alguns probleminhas básicos né?!

Usei o esquema de segurança por grupo deles, e tive que alterar para multi-empresa… ai que sofrimento!!!

Nf-e e Boletos, é algo que realmente faz falta!

Mas esse “2) Possibilidade de usar apenas ícones na barra do menu, ao estilo ms-office, de forma nativa, sem armengos;” eu criei um menu somente com icones… O que será que você pretende =\

É que quando deixamos apenas o ícone, fica um espaço ao lado dele quando passamos o mouse em cima, o link não fica apenas no ícone. Fica feio. No sc6 eu não testei, na V6 ficava assim.

Eu não defendo a NM em nada acho o atendimento, suporte e relacionamento uma verdadeira m**da porém acho infundadas as reclamações quanto a NF-e e Boleto bancário. Como o próprio Cleyton falou o SC não é igual o Word, Power Point com modelos de soluções prontas, diga-se de passagem, os modelos que vem junto com ele são horríveis, nem de longe eu usaria em um ambiente de produção. Talvez o conceito de RAD esteja sendo mal interpretado, um RAD tem como princípio básico agilizar o desenvolvimento, nada mais além disso.

Pra quem tem experiência em desktop por exemplo deve se lembrar que nenhuma IDE Delphi, VB, Java tráz soluções comerciais prontas, o máximo que temos são funções, bibliotecas ou módulos que agilizam a implementação das soluções que necessitamos. Eu particularmente acho que o GAS tá longe do SC em alguns aspectos, principalmente no quesito linguagem.
Já falei isso muitas vezes aqui, o SC não é um ACCESS com modelos prontos, quem compra achando que vai ganhar dinheiro rápido cai do cavalo, posso dizer tranquilamente que pra uma aplicação ser usável e totalmente desenvolvida em SC demorá o mesmo tempo ou mais que se desenvolver do zero.

Quem quer NFe tem que estudar os manuais da NFe e entender o funcionamento e se for viável usar o SC pra desenvolver a solução, assim como os módulos de boleto bancário.

Repito o que disse em outro tópico, eu estaria muito satisfeito se a NM resolvesse os Bugs vendidos na ferramenta… mais que isso é sonho!

Pra mim não são infundadas, se tivesse pronto eu compraria.
Cada caso é um caso, e cada um tem sua opinião não é mesmo?

na V6, com esse negocio de Css no menu, eu coloquei somente os icones… o duro é que esse CSS é muito ‘travado’ ainda!

Caso tenha postado a solução em algum tópico passa o link pra gente!

Jaq,

Manda aí que eu quero aprender… sou muito ruim com esse lance de CSS, não que não saiba fazer, mas não tenho criatividade nenhuma quando o assunto é LayOut bonito… sou MUITO RUIM (não é pouco não) nisso.

T+

Com certeza, opnião é kinem bunda, cada um tema sua!!! kkkkkkkk
Não quis ser indelicado me desculpe se passei essa impressão!!

Abraço!

Saulo,

…, cada um tem a sua!!!”

Eu tenho a minha… (hehehehehe)

opinião né? kkk

Concordo com todos os pontos.
4, 5 e 6 - Mesmo a Netmake não sendo especializada em NFe ela poderia, um dia (na terra do tão tão distante…), criar um projeto pronto como exemplo).

A idéia de desenvolver o projeto com os recursos do SC é muito boa! : )

Uma coisa que a NM nunca fez foi me mandar algum brinde… um chaveiro… sei lá…

Pra você e pra torcida do flamengo…

Concordo com você Jovito. Eu acho que algo como NF-e não é algo que seja simples para que a NM se preocupe em criar um exemplo, até porque isto é algo muito específico e bem trabalhoso.

kkkkkkkkkkkkk…essa foi engraçada. Mas a minha é só minha mesmo ninguém mais tem não…!!!

Respeito a opinião da galera, mas querer que a NM faça um sistema de NF-e é sacanagem.