Voltar o Scriptcase como era antes da versão 9!

Boa tarde,
Sugiro voltar o SC como era antes.
Menos bonito, mas usável.
A versão 9 está sem condição de uso.

Eu parei a atualização na 9.1.009
aguardando as coisas se estabilizarem

Infelizmente concordo com você Alexandre.

É aquela questão que sempre comento:
Temos uma quantidade de horas para trabalhar no dia, e precisamos ter aproveitamento deste tempo, e com produtividade.
E quando temos que deixar o aproveitamento do tempo, diminuindo a nossa produtividade que percebemos que estamos sendo “testadores” de software!

Alexandre, agradeço sua colocação, pois vejo que ainda estou no caminho correto com a versão 8.1.066

Também concordo com o Alexandre e o Jocimar.

Ainda uso a 8.1 em projetos importantes e que não podem parar.

Vários migrei para 9.0 e fiz a maior burrada quando migrei estes, da 9.0 para a 9.1. Tá dando um monte de problema. Só retrabalho…

Nem cogito usar a 9.2…

Prefiro ficar com as versões mais antigas do que perder clientes.

A Netmake deveria dar de graça, no mínimo, o SC para vocês que estão testando o software deles.

[]'s

Tenho falado isso pra todos que me conhecem… não começaria um projeto novo hoje usando o Scriptcase.

Não conheci a versão 8.x, muitos elogiam… já a 9.x eu posso dizer que todo o tempo que você ganha criando telas a partir dos processos automáticos e componentes da ferramenta, você irá perder na décima potência tentando corrigir através de subterfúgios os bugs e problemas que o código caótico do scriptcase causam.

A empresa para a qual presto serviço está enfrentando com o Oracle há muito tempo todo o tipo de bugs na criação e compilação de aplicações envolvendo a leitura de informações das tabelas e dos campos. O resultado disso são nomes de campos recuperados incorretamente, obrigando a repetir a sincronia de campos mais de uma vez e a necessidade de gerar fontes de uma aplicação diversas vezes consecutivas até que o erro “se resolva sozinho” (quando se resolve).

Na humilde opinião de quem trabalha há quase 2 décadas com desenvolvimento, o modelo escolhido para geração do código é o principal motivo dos problemas. Basta abrir os fontes gerados e ver que “aquilo” não pode funcionar bem, é inchado e ilegível em muitas partes. Os problemas enfrentados na versão 9.x são consequência do crescimento de código sobre uma base instável, a Netmake precisa mudar o paradigma da ferramenta, ou a maionese vai desandar.

Minhas considerações sobre Scriptcase.

Observação: Não preciso citar exemplos no que vou dizer. Basta ver no fórum meus posts e de outros usuários do Scriptcase.
Também não quero desencorajar a compra da ferramenta, o faço no intuito que a Netmake e o Scriptcase evoluam e eu junto com eles.

A primeira coisa a dizer é que somente um louco usa apenas uma ferramenta de trabalho.
Mas eu fui louco no início. Hoje não cometo mais este erro.
O concorrente me ganhou. Somente tenho o Scriptcase por que ainda ganho algum dinheiro com ele.

Eu no decorrer dos anos vejo cada vez mais pessoas abandonando o Scriptcase.
Então escrevo este post na esperança que a Netmake volte a levantar esta grande ferramenta.
Não voltarei a usar somente o Scriptcase, mas também não quero deixar que ela morra.

Sou usuário do Scriptcase desde a versão 5 em 2010.
As melhores versões para mim foram a 5 e a 8.1.
Tenho a 9 e não consigo arriscar usá-la.

Aqui estão minhas impressões nestes 8 anos que me fizeram procurar a concorrência.

1. Quando migrei da versão 5 para 6 notei que algumas coisas deixaram de funcionar.
    Reescrevi o código e tudo voltou a funcionar na 6.
    E assim tem sido. A cada nova versão uma surpresa. As vezes boa, as vezes ruim.
    Mas hoje quando falam de nova versão a primeira coisa que me vem em mente é o que vai deixar de funcionar.
    Não consigo mais pensar nas novidades que terei e sim no que vai deixar de funcionar.

2. As novidades por vezes são capadas.
    Você olha na pasta third dentro do prod e descobre o que é usado do desenvolvimento de terceiros no Framework.
    E ao acessar a página destes softwares de terceiros descobre que nem tudo está disponível no que a Netmake entrega como novidade.
    Um exemplo velho disto é a aplicação calendário que ainda continua como um dos tópicos no top 10 do Fórum: “UMA ALTERNATIVA AO USO DAS APPS CALENDÁRIO.”
    Hoje quando vejo notícias de novidades penso no que será entregue capado.

3. A migração entre as versões ainda é problemática.
    Não preciso citar porque. Basta procurar no Fórum.
    Ou perguntar aos veteranos.
    A migração causa stress e nervosismos em muitos usuários.
    Mas quero deixar claro que o suporte sempre foi eficiente em resolver as situações que vi.
    Pode até demorar um pouco mas resolveu.

4. O Scriptcase se tornou cada vez mais bonito por fora e cada vez mais velho por dentro.
    Os escovadores de bits podem abrir a pasta third e ver as datas ou versões das bibliotecas.
    Quero deixar claro que eu não conseguiria fazer ou manter um software como o Scriptcase.
    A Netmake está de parabéns neste quesito.
    Mas ao mesmo tempo ficamos sem novos recursos, patches de segurança ou correções de bugs nestas bibliotecas.
    E não me venham encher o saco neste ponto.
    Meu servidor foi invadido por uma biblioteca que nem era mais usada e ficava no third.
    Podem procurar no fórum. Os mais velhos em Scriptcase se lembram disto.
    Sei que dá trabalho atualizar tudo junto. Mas vejo a concorrência fazendo isto e muito bem feito.

5. O Scriptcase atual está bonito por fora mas tem bugs de versões anteriores.
    Também não peçam exemplo. Basta olhar no fórum e descobrir que o bug que você possui hoje já foi relatado dois anos atrás.
    O pior é quando o bug sofre um FIX e depois um downgrade. Ou seja consertam e do nada volta mais tarde em uma outra subrelease/release.

6. Não há bugtracker. Você relata ao bugs@netmake.com.br e vai tomar um café, tomar banho, dormir e um dia vem a resposta.
    Se não fosse o fórum jamais saberia se outras pessoas passam pelo mesmo problema ou seja é um escuro completo.
    a) Na concorrência você pode votar no bug que deve ter prioridade em sua correção,
    b) Ver os bugs relatados, o andamento da correção e etc.
    Mas a sensação que tenho com relação o suporte da netmake é que nos devemos dizer ao cliente para fazer o mesmo que nós: Tomar um café, tomar banho, dormir, por que um dia o céu se abrirá, uma luz descerá sobre sua cabeça e a resposta virá irmão!
    É tão difícil assim ter um bugtracker?

7. Eu entendo que é essencial o Scriptcase IDE rodar na mesma versão de PHP em que foi criptografado.
    Mas realmente temos que exigir do cliente a mesma versão de PHP para o PROD?
    A produção deveria rodar em todos os PHP que estão ativos e estáveis segundo o http://php.net/supported-versions.php .
    Mas não é assim que ocorre. Mata ter que ficar procurando servidores com php no fim da vida ou mesmo manter um php em fim de vida numa distro mais recente.
    Voltamos a mesma questão software bonito mas velho por dentro.

8 ) Eu sei que você tem aquele amigo que está ganhando 6 dígitos usando o Scriptcase.
Mas eu também tenho amigos e clientes que estão perdendo “clientes” porque os bugs do Scritpcase estão ficando problemáticos demais.
E o que mais mata e não ter um bugtracker para saber como anda a correção dos bugs.
Quando o seu cliente pergunta do bug não dá para falar ou mostrar nada para ele que é algo na ferramenta e que a correção esta sendo providenciada.
Somente dá para dizer: o céu ainda não abriu e a luz não desceu sobre minha cabeça… Até que ele cancele com você.

1. Sempre que lança uma nova release já sabemos que somos testadores até as sub-releases maiores como X.X.010.
    Cara é incrível. Você paga para ser um testador.
    E assim que o produto fica estável para usar. Sai uma nova release para você virar testador de novo.
    Isto tudo porque não há correção de bugs das release passadas.
    A melhor correção de bugs de release passadas e virar testador de novas releases, que por vezes tem bugs de 2 anos ou mais.
    Me desculpem mas eu não quero pagar para ser um eterno testador de software. Eu deveria receber para isto.

2. Outro fato fenomenal: Scriptcase parece casado com MySQL.
    Em outros bancos há uma lentidão que é indescritível em certas situações ou apps do Scriptcase.
    É fácil pegar um banco pequeno com pouco acessos e dizer funciona.
    Quero ver um banco grande com muitos acesso simultâneos.
    Não tem indexação que resolva é uma tartaruga.
    Estes últimos meses fui contratado para fazer a configuração em servidores Scriptcase com acesso ao SQLServer, ORACLE, PostgreSql e etc .
    E em um caso o cliente somente não pediu o dinheiro de volta porque ao ligar o debug do Scriptcase consegui provar que a lentidão era provocada pelo
    próprio Scriptcase.
    O cliente achava que somente a query que ele fez era usada. E realmente a query respondia em menos de 1 segundo quanto feita direto no banco.
    Mas ao ver o quanto de query era gerada pelo scriptcase para coisas que você nem imagina, como por exemplo, montar a paginação.
    A pergunta foi: - Não da para tirar isto ou otimizar estas outras querys? E a minha resposta: Não, pois é gerado pelo Scriptcase não tem como nós mudarmos diretamente.
    Telas tiveram que ser refeitas e recursos das telas originais tirados até que a resposta da app ficasse em 3 a 8 segundos de espera.
    Como exemplo: os bancos que mais sofrem são os que usam MVCC (Controle de concorrência multiversão) mas não tem o mesmo recurso que o MySQL para resposta rápida num count(). Sim amiguinhos na paginação é usado um count(). Além de outras situações que puder notar neste anos.

3. O pessoal do suporte da Netmake nem sempre entende o que você quer dizer. Já atendi muita gente nesta situação.
    Quero deixar claro que isto também pode acontecer comigo de não entender uma situação que o cliente quer passar.
    Somente que quando vejo algumas respostas que as pessoas recebem por ticket dá vontade de chorar.
    Quero deixar claro que o suporte da Netmake é profissional e sempre me atenderam bem e é o suporte que recomendo.
    Poxa! Os cara fizeram a ferramenta. Eles conhecem ela melhor que nós.
    Mas em algumas situações tem que saber o que o cliente quer dizer.

4. A ferramenta como CRUD não tem igual.
    Mas para coisa complexas sempre senti dificuldades.
    Até mesmo na blank. As vezes o código que funciona no meu notepad não funciona na blank.
    E como se o Scriptcase nos obrigasse a usar KISS (Keep It Simple, Stupid)
    Mas não se preocupe o hello word ainda funciona em qualquer das APPS.

5. PS: O exemplos com bugs detonam a ferramenta depois que a gente compra. No site funciona direitinho. Mas na ferramenta (IDE) vem cheio de bugs. Os novatos se assustam quando descobrem isto e o veteranos se desesperam quando descobrem que nem os exemplos funcionam mais.

6. Apesar de haver um pequena onda de retorno ao desktop sei que devemos considerar o mobile, responsividade, layout bonito e novidades.
    Mas o tal do mobile/responsividade, layout bonito e novidades me incomoda pois agora tem coisa mais importantes para arrumar na ferramenta.
    Olha! Na verdade eu to me lixando para o tal mobile, responsividade, layout mais bonito e etc.
    O que eu quero é parar de perder clientes que largaram a ferramenta por conta dos bugs.
    Ou mesmo perder o cliente final porque ele cansou de esperar alguns dias para resolver bugs entre cada release/subrelease.
    Reconheço que a situações em que o mobile é muito necessário. Que um layout melhor é necessário. Que novidades alavanca vendas.
    Mas gente acorda! O cliente final e nos precisamos mesmo é que a coisa funcione.
    Não dá para ficar contornando bugs.
    O principal motivo para eu hoje considere o Scriptcase com segunda escolha é que ele está virando uma fábrica de bugs que nos fazem perder capital.

1 Curtida