Ver memória aplicada, pico de memória e tempo de carregamento da página no SC

No grid, form e etc.

Coloque no evento ONscriptInit
[start]= microtime();

No meu no OnAplicationInit
[start]= microtime();

Para grid no evento OnFooter ou no Form e Menu no evento Onload colocar:
$carrega="Memória aplicada: ".round(memory_get_usage(true)/1024,2).'KB | Pico de memória: '.round(memory_get_peak_usage(true)/1024,2) . 'KB | Tempo de carregamento da página: '.round(microtime()-[start],3).‘s’;

Na grid, form ou menu ir no cabeçalho e rodapé em rodap e fazer:
exibir rodapé: sim
em um dos campos do rodape colocar como valor e prencher $carrega.

Assim ficaram sabendo em desenvolvimento quanto seus scritps consomem de memória aplicada, pico de memória e o tempo de carregamento.

PS: O tempo de carregamentno não deve ser considerado a sério, pois o $carrega deveria ir no fim do script.
Coisa triste de fazer no SC.
Podem ver o fucionamento no menu em www.simaoebuhler.com.br no lado direito.
Na grid clique em inicio no menu e irá aparecer no fim da grid empresa.

Observação: Isto irá ajudar a otimizar e dimensionar o apache conforme a quantidade de usuário que acessam seu sistema.
Exemplo: uma grid consome 7MB.
Na pior da hipotéses 150 usuários acessando esta grid ao mesmo tempo: 150x7=1050MB que o apache irá consumir so no acesso a grid.
Com isto já da para mexer no conf do apache para setar o melhor uso de memória.
Outro exemplo:
Meu servidor tem 4Gb de memória.
Meu maior script consome 10Mb.
Logo devo setar o apache para 200 a 300 acessos no máximo.
De forma a permitir que 1gb fique para o sistema, outros serviços e processo filhos do apache.

PS: Isto são exemplos não quer dizer que seja a melhor conf, o melhor cálculo a se fazer ou o jeito de se calcular corretamente a conf do apache.
Os cálculos verdadeiros dependem de muita coisa e de como você quer que o apache atue.

Excelente dica, Alexandre! Valeu mesmo.

muito bom!

obrigado pela dica…

Para quem esta no php 7.3 em diante e está pegando o erro:
A non well formed numeric value encountered

Ajuste desta forma:
[start]= microtime(true);
e
$carrega="Memória aplicada: ".round(memory_get_usage(true)/1024,2).'KB | Pico de memória: '.round(memory_get_peak_usage(true)/1024,2) . 'KB | Tempo de carregamento da página: '.round(microtime(true)-[start],3).‘s’;

1 Curtida