Valores de campos desabilitados não são gravado no banco

Boa noite!

Tenho um formulário com alguns campos desabilitados, esses campo são preenchidos por um evento Ajax.
Ao pressionar o botão inserir, o registro é gravado no banco porem os valores dos campos desabilitados não são gravados.

Alguém já passou por esse problema e encontrou a solução?
Obrigado!

1 Curtida

É uma reclamação antiga essa, mas NM nada fez.

1 Curtida

Bom dia Haroldo!
Que pena, pelo o que vi no fórum não é só essa reclamação que a NM finge que não é com ela, parece ter várias outras.
É estranho investirem muito no marketing de venda mas não resolvem os problemas recorrentes na ferramenta.

Obrigado mais uma vez Haroldo.

1 Curtida

Para contornar isso, vc deve no evento onload mover o valor dos campos desabilitados para global e na onvalidate voltar o valor das globais para os campos.

NM sendo NM deixando improdutivo o que ‘marketeiam’ como super produtivo.

1 Curtida

Obrigado mais uma vez Haroldo!

Vou seguir sua sugestão…

1 Curtida

eu deixo os campos selecionados e coloco-os como “ocultos”, e faço ajax ou outros comandos, pode tentar, resolve na hora

1 Curtida

ocultos ou read-only?

mas desabilitado é diferente…
sc_field_disable

depende do caso, tem campos que não quero mostrar, daí marco a opção para não exibir

Eu também caso o campo não precisar ser exibido mas tenha que ser atualizado de
alguma forma eu deixo ele selecionado para ser exibido junto com os outros
e marco ele como ‘Campo Escondido’ e sempre dá certo atualizar via Ajax,
OnValidate, OnLoad, usar em if´s nos eventos, etc.

1 Curtida

Mas não é o caso postado por @novapc, se eu entendi bem, ele não deseja esconder o campo e sim usar a opção desabilitar do campo. Essa opção apresenta esse problema a muito tempo.

Agora se a solução esconder o campo atende aí @novapc, tudo bem.

1 Curtida

Bom dia pessoal!
É exatamente o que o Haroldo explicou, eu quero desabilitar o campo atribuir um valor a ele via “Evento Ajax” e quando clicar no botão Incluir ou Salvar gravar no banco.
Parecer ser um problema antigo do SC.

A sugestão do Haroldo funcionou perfeitamente

"[quote=“InfinitusWeb, post:4, topic:27363”]
Para contornar isso, vc deve no evento onload mover o valor dos campos desabilitados para global e na onvalidate voltar o valor das globais para os campos.
[/quote]"

Só precisa definir as variáveis como tipo Saída…

Obrigado Haroldo mais uma vez!

1 Curtida

será que o que está pegando não é a questão de nomenclatura?

Do tipo, a opção “desativar/desabilitar” o campo é para quem não quer tratar algum campo de uma tabela e com isso quer que a aplicação fique mais leve, quem quer trabalhar o campo fica com ele no formulário porém deve mantê-lo “oculto/escondido”, acho que seria isso!

Acho que o termo na postagem inicial é desabilitar e não desativar e o @novapc já confirmou a questão e testou a sugestão de contorno.

1 Curtida

Olá Ralph!

O que eu preciso é realmente desabilitar o campo, sendo assim o campo é exibido no formulário com seus respectivos conteúdos, porem não permitindo a alteração dos mesmo…

Obrigado pela sugestão…!

Entendi, então te pergunto: e a macro sc-field-readonly() ?

Olá Ralph!

“sc-field-readonly()” seria uma excelente opção, porem em casos de campos do tipo “Múltiplas Linhas” com o conteúdo grande eu teria problemas com a exibição, como na imagem em anexo.
De qualquer forma obrigado pela sugestão…!