Vale a pena atualizar o ScriptCase da versão 7 para a 8?

Bem, minha dúvida é a seguinte pessol. Tenho uma licença do ScriptCase 7, fiz alguns sistemas simples nele que acessava uma base de dados MySQL de um ERP. Até aí tudo tranquilo, porém uma vez precisei fazer umas consultas mais avançadas, que pesquisavam em várias tabelas e essa consulta demorava demais e até travava e não saia.

Agora quero fazer uma versão web desse ERP gostaria de saber se a versão 8 melhorou a performance, se vocês que trabalham bastante com ele já fizeram sistemas que acessam bancos de dados grandes, sistemas mais avançados, etc.

Agradeço pela opinião de quem puder ajudar. Obrigado.

DavidAlbertoA bom dia,

Essa é uma pergunta meio complicada. Um sistema depende muito de alguns fatores: a modelagem do banco, a construção (e otimização) das consultas e a geração do sistema usando Scriptcase. Isto tem que ser analisado, pois como você disse, construiste consultas mais avançadas e deixou o sistema mais lento. Daí não vejo como o SC vá melhorar a performance, uma vez que ele só interpreta o teu SQL e executa.
O melhor a fazer é rever cada consulta, testar separadamente, assim quando o resultado estiver em um tempo considerado satisfatório, coloque no projeto usando Scriptcase, que vai funcionar como deseja.

Sempre vale a pena atualizar, mas quanto as consultas é igual ao Kleyber falou, você tem que aprender ‘as manhas’ para fazer a modelagem do banco, tabelas e as SQL, se não for feito corretamente qualquer sistema com o passar do tempo e aumento da base vai ficar lento.

“Uma das coisas que mais me preocupo nesse tempo que venho desenvolvendo aplicações web é com as consultas SQL, elas podem fazer maravilhas ou um estrago danado em sua aplicação, do que adianta possuirmos um site visualmente lindo se não temos uma boa programação (Linguagem + BD) que traga benefícios de performance por trás do mesmo. Veja algumas dicas para não corrermos esse tipo de risco futuramente :)”
http://www.voltsdigital.com.br/labs/boas-praticas-de-desenvolvimento-utilizando-o-mysql/

Entendi pessoal, no caso seria mais ou menos assim então. Faço um teste no mysql separado do scriptcase e comparo o tempo entre eles pra ver se está tudo certo né?

Em relação a nova versão, então vocês viram melhorias que valem o update? Obrigado desde já pelas respostas.

Em relação a nova versão do SC, sempre vale sim, pois melhorias são acrescentadas. Logicamente que vão existir sempre bugs a serem resolvidos pela Netmake, mas isso faz parte da emoção… rsrsrs

O sistema da Netmake é o seguinte:
A correção de bugs de releases “antigas” somente irá sair no upgrade.
Ou seja, na última release.
Logo, de qualquer jeito vale a pena atualizar.

Certo então! Obrigado a todos pelas respostas. Foram de grande ajuda pessoal…