V9 vale a pena? Projeto novo, sem migração!

Boas galera estou a mais de 2 anos sem desenvolver nada com SC, migrei da V7 pra V8 os projetos que eu tinha e assim estão.

Agora surgiu um projeto novo que vou começar do zero e minha dúvida é, vale a pena investir na V9?
Pra fazer o update da minha licença vou desembolsar cerca de 3 mil piletas o projeto é longo e sei que a V8 vai me atender, mas se conseguirem explanar melhor as vantagens que você tem percebido na V9 gostaria de ouvir vossas considerações.

Um abraço!

Saulo, ainda não migrei projetos ou fiz algo novo no SC9 para mim, mas fiz para outros e migramos projetos complexos, e foi tudo bem. O maior problema não é com o SC e sim com o PHP7, muitas funções e comandos não existem mais, isso você terá que acertar manualmente.

Grande Haroldo, agradeço a resposta ainda mais vindo de você que é o nosso mestre!

Vamos lá galera, me ajudem com mais informações!! :slight_smile:

Saulo, eu tinha um novo projeto, médio (400 apps), na V8 que não tinha ainda sido posta em produção.
Aproveitei e migrei para V9, ajustamos e colocamos em produção.
A conversão foi tranquilo e como o Haroldo comentou tem que verificar e ajustar para o PHP 7.
Tentei converter um projeto grande (700 apps) e não converteu em quatro tentavas, como este projeto não é o foco no momento, vamos tentar mais adiante.

O problema maior são as releases que a NM lança com alguns bugs, como foi o caso dos “lookups” com “public”, que foi corrigido recentemente. Como a NM demora a corrigir e os clientes reclamam e eu já cansado dessa novela, “particularmente” fiz o seguinte:
Estava na versão 9.0.12 e voltei para a 9.0.10, que pelo menos esta atendendo bem até agora.
Só vou atualizar quando estiver mais estável. Vou esperar, os “Cobaias”, ooopppsss escapou, testarem e aí sim vou atualizar.

Agora os pontos positivos:
A versão 9 ficou show, principalmente aos gráficos e o BI com o novo Dashboard, o novo Controle então nem se fala, muito legal. Sem falar da possibilidade de comunicação externa com outras bibliotecas, que abre um leque grande de possibilidades.
Tem muita coisa para corrigir e ajustar, mas a NM esta no caminho certo, atendendo as expectativas dos desenvolvedores, falo por nossa equipe.

T+,
Paulo.

Em particular optei em esperar a versão 9 estabilizar.
O tempo para resolver bug’s é muito lento, e já perdi clientes com isto.

Vou ficar com a versão 8, e no momento que pararem os relatos de bug’s aqui no forum farei a migração.

Uma das coisas que mais preocupa é a conversão com quantidade de app acima de 400, que já vi alguns relatos ruins quanto a isto.

Saulo,

Migrei um projeto grande aqui e foi bem tranquilo. Fiz mais só pra testar a migração e se tudo rodaria como na V8. Estou terminando um projeto novo e até o momento está tranquilo Logicamente este projeto novo não exige tanto dos novos recursos, mas está bem adiantado e funcional.

Faço minhas as palavras do pauloper.

Saulo,

Venho migrando desde a V4… agora na V9 resolvi não migrar… não porque não confie no processo de migração pois, como já mencionei, a gente já está bem esperto com esse troço de migração, mas porque já tem muita coisa nova tanto em termos de DB quanto em PHP, apache, etc etc…

Enfim, estou num processo de reconstrução de tudo, sem migrar, e posso lhe garantir que estou muito satisfeito… a questão toda aqui é tempo escasso mas como só desenvolvo pra mim mesmo, então vou levando na V8 e espero que conclua tudo até o final do ano.

Isso me serviu pra muita coisa, revi muitos conceitos… recomendo!

Jovito

Se tem V8 continua, migrei, e pense na bronca. Segura mais um pouco os projetos para V9!

Se puder, cita essas broncas, para que os usuários possam saber , e a NM também…
Assim ajuda-se à todos.

Eu estou esperando ficar mais estável. Muitos bugs relatados aqui no fórum.

Quero agradecer a todos que tiraram um tempo pra dar uma opinião sobre a questão, podem ter certeza que será de grande ajuda na minha tomada de decisão.
O projeto não será grande mas com certeza ultrapassará as 400 aplicações e cerca de 30% desse projeto será focado em B.I então ponto positivo pra V9 que trouxe alguns ótimos recursos, além disso o sistema será oferecido como serviço o que me leva a pensar na questão de desempenho do PHP 7 frente ao PHP 5.

O que mais me incomoda são as mudanças da NM no tange ao licenciamento da ferramenta, a cada nova versão eels alteram as formas de licenciamento e com isso os preços sobem muito mas paciência também vivo de licenciamento e cada um segue sua própria política.

Muito obrigado e assim que decidirmos aqui dou alô no fórum e com certeza aparecerei mais pra sugar um pouco o conhecimento de vocês e ajudar também no que eu puder!! Forte abraço!

Hoje comecei o processo de migrar meus projetos v8 para v9.

Fiz uma instalação padrão do sc9 no meu note (sqlite).
instalei o mariadb e exportei obanco de dados da v8 (meu servidor linux) para o mariadb local.
copiei toda a pasta da v8 (servidor linux) para a pasta de instalação da Netmake

Iniciei a migração de um projeto com 443 aplicações.
Ajustei as conexões.

Depois de migrado, fui gerar as aplicações (deu erro em mais de 50% das aplicações, ou seja não gerou mais da metade).
Peguei uma das aplicações que deu erro (um formulário simples) e tentei gerar, erro.
Abri aplicação e aparentemente estava dando erro em nome de variáveis globais, uma delas se chamava [WHERE], troquei para [VAR_WHERE]. Gerou sem erro.
Fui executar a aplicações e a tela aparecia em branco.
Depois de um tempo analisando, descobri que em layout/blocos, não existiam os blocos (5 blocos) criados originalmente na aplicação (não tinha bloco algum), criei um bloco manualmente e movi para dentro desse bloco, ao salvar o bloco sumiu novamente.

Tentei com outro projeto e não foi 100%.

Ou seja, danou-se.

Estou na mesma situação explanada pelo Haroldo.
Já tentei migrar tudo do 8.1 para 9, por duas vezes e fiquei na v8.1

É pra você dizer que danou-se o negócio não deve estar fácil mesmo eim!?

Esperamos até a Release 9.0.05 sair ai migrei tudo, só tive erro em uma função que usava mktime() ‘Deprecated features’ ai troquei por outros
comandos, e converti todos os projetos, e já estão todos os projetos em produção, converti também um outro SC separado que usa LINUX e também
esta tudo convertido e rodando na 9.

Teve os bugs das releases que saíram mas já foram corrigidos, e sempre baixando e fazendo atualização manuais.

Nos projetos costumo usar recursos do próprio SC, Javascript normal e lib internas e externas, sem mexer na ‘estrutura’ das
app visualmente tipo: Bootstrap, Flash, JQuerys a torto e direita, etc, talvez por isso que a ‘importação’ ocorreu mais tranquila.

No mais a versão 9, esta muito boa, agora só explorando as novidades e aplicando elas nos projetos antigos e novos.

Eu venho sofrendo por conta da resolução do monitor da máquina na qual desenvolvo, o recomendado no note é 1366 x 768 e há bastante tempo venho relatando o bug para a NM e até agora nada foi feito.

O problema é que em algumas aplicações e/ou eventos fico sem a barra de rolagem vertical e em outras a barra horizontal.

Em algumas aplicações não consigo apagar eventos Ajax, por o nome ser maior do que a aba, não consigo rolar para chegar na lixeira.

Esses problemas correm em qualquer navegador.

E após duas atualização atrás tenho notado dificuldade de rolar a tela de eventos até o final, tenho que utilizar seta para baixo.

O note foi formatado está semana mas não adiantou.

Utilizo desktop e também tenho esta situação, aí para ver o final do código acabo utilizado CTRL + mouse ( rolagem ) para aumentar ou diminuir a fonte, aí finalizo e volto ao tamanho original.

Saulo;

Eu estou fazendo assim, tudo que eu tenho no SC8 eu não mexi, continua rodando na 8, agora tenho um novo projeto aqui que eu estou desenvolvendo e resolvi experimentar com a versão 9, muitos bugs resolvi fazer a atualização da versão, putz piorou tudo, vi muita gente reclamando aqui, esse projeto pelo scopo serão perto de 650 aplicações como ainda estava com poucas aplicações prontas resolvi abandonar o desenvolvimento e reescrever com a versão 8 que já está estável aqui… mas vou ficar acompanhando o forum e ver se a coisa se estabiliza…essa versão 9 está incrivel mas ainda tem muito bug pra ser corrigido, assim que estabilizar eu migro da 8 para a 9…

Valew…

eu digo que vale a pena.
minhas apps era da versão 7,
atualizei pra 8
agora pra 9.
é claro que teve alguns problemas mas nunca estiveram tão boas minhas apps.
mais rápidas, mais opções e mais bonitas.

unico conselho: faça a conversão da v8 corretamente.
não desinstale a v8. instale a v9 em pasta diferente pelo instalador normal e faça a conversão.