Olá pessoal!
Estava chateado dias atrás porque o SC não tinha este funcionalidade de submeter o FORM quando o usuário tecla ENTER.
Tinha um Aplicativo de Formulário Único Registro de apenas um campo, uma descrição simples e não queria que o usuário clicasse em INCLUIR ou SALVAR.
Sabemos como é importante a usabilidade dos usuários, ainda mais usuários acostumados com teclados.
Muito bem! O que temos no SC é apenas a funcionalidade de ENTER para TABULAR, o que não me servia. Até acho estranha esta funcionalidade.
Pesquisando aqui e acolá… fórum inglês do SC, alguns blogs PHP, outras soluções aqui do fórum… testa, muda, adapta e finalmente, acredito que achei uma solução que para mim está parecendo simples.
Estou utilizando como uma boa prática (acredito eu) uma biblioteca interna com todas as minhas principais funções que vou utilizar repetidamente em minhas aplicações. Aquelas funções coringas para não ficar copiando e colando código e quando precisa alterar nem lembra onde copiou e colou.
Então, nesta biblioteca interna eu criei mais uma função, conforme abaixo:
function SubmitAppFormUnicoEnter(){
echo "<script type='text/javascript'>
document.addEventListener('keydown', function (event) {
if (event.keyCode !== 13) return;";
if (sc_btn_new) {
echo "nm_atualiza ('incluir');";
} else {
echo "nm_atualiza ('alterar');";
};
echo "});
</script>";
}
No evento onload do meu Aplicativo Formulário Único Registro eu simplesmente chamo esta função com o código:
SubmitAppFormUnicoEnter();
Atenção!
Lembrando que frisei bem durante todo este tópico: solução aplicada apenas em Aplicativo Formulário Único Registro.
Boa sorte, sabedoria e energia!
Abraço