Utilização do Google Maps (Chave da API)

Pessoal, bom dia!

Tenho varios formularios que utilizam o Google Maps e gostaria de, ao invés de colocar a chave da API fixa na configuração do campo, eu possa passar isso como parametro na aplicação.

Já tentei algumas opções, mas me intrigou o fato de quando eu publico em produção, na hora do setup inicial, aparece a opção de inserir a chave do google maps. A questão é como usa-la depois. Qual a variavel que eu configuro no campo do formulario. Não deveria ser igual a configuração de envio de email, ou seja, não preciso parametrizar nada no desenvolvimento da aplicação, e no setup ele se resolve sozinho qdo configuro o servidor de email, user/pass, etc. Na aplicação só mando o email.

Em ambiente de desenvolvimento tb deveria ser algo mais facil. Inicialmente achei que eu poderia colocar o parametro no menu Ferramentas>API. Mas lá tb não dá. Qdo vamos testar o formulario tenho que colocar a chave em cada form. Estou quase fazendo tudo numa aplicação blank mas ai fugiria da proposta do SC.

Não achei nada na documentação do SC falando sobre isso.

Onde esse parametro fica armazenado? Como usa-lo?

Desde já agradeço.

Topico antigo mas olhei novamente não achei nada
também tenho essa necessidade, imagina ter um sistema que varias empresas usam, vai deixar sua KEY do maps e vai estourar o uso

Pensando bem , ficou até melhor fazer a minha própria rotina de exibir o mapa