Uso de duas versões na mesma máquina v5.2.41 e v.6.0.29

Amigos,

Como a NM não vai mais atualizar e nem corrigir mais os bugs da versão v5, estou com algumas necessidades e a versão v6 tem alguma funcões que podem me ajudar nos projetos, o problem é:

Como tenho alguns projetos em produção é possível usar a versão v5.2.41 junto na mesma máquina com a versão v6.0.29?
Estou preocupado com os bugs que ainda vem surgindo, e na versão 5.2.41 já tenho uma experiência e da para contornar os problemas, minha preocupação é atualizar e começar os projetos a apresentar problemas, e os usuários não vão gostar.

Alguém já consegui usar as duas versões? Ou é possível instalar a versão v6 e se precisar retornar para a versão v5?

Alguma dica?

Adeilson de Oliveira

em produção sim.
em desenvolvimento a V5 para no php 5.2 e a V6 exige o php a partir da 5.3 por causa da mudança no Zend Guard, a criptografia do código muda. Na mesma máquina somente com apaches em portas diferentes.

Bom uma outra idéia seria colocar em uma máquina virtual, o problema é o licenciamento, estou achando uma forma menos traumática, pois vou ser obrigado a migrar devido aos bugs e os novos recursos, tenho a experança da NM corrigir alguns que foram passados da versão v5 para a v6 como na nova versão acho que a experança dela resolver é bem maior.

Haroldo, agora mesmo colocando o apache para executar em portas diferentes a licença da NM permite o registro das duas?

Outra dúvida:

Produção:
O que será necessário para rodar as aplicaçãoes com a versão nova?

1. Preciso atualizar o prod (NM disponiviel para download)
  2. O Apache não precisa alterar correto?
    Tem mais algum detalhe que na produção após publicar preciso alterar?

Adeilson

para o PHP 5.2 (SC Vs5), o registro é menos rígido, desde que esteja no mesmo servidor, sim.
para o php 5.3 (SC Vs6), o registro e muito mais rígido, incluindo inclusive a pasta onde o sc é instalado.

Você pode sim ter as duas versões do sc (5 e 6) na mesma maquina, pois os apaches abrião em portas diferentes, e as versoes dos php de cada um também, sem problemas, desde que tenha o registro de cada versão do SC devidamente liberado.

Em produção, vc pode ter as duas versões sob o PHP 5.3 que funciona ou o PHP 5.2 tabém, e não precisa ter dois apaches em portas diferentes (algo que não faz sentido, não é?)

Mas qual a importância de ter as duas versões na mesma máquina?

Haroldo,

Meu objetivo e fazer os testes com a migração exemplo:
Pegar uma aplicação converter ela, rodar na versão v6 fazer os testes, se apresentar problemas ou bugs ou mau funcionamento, voltaria o backup dela e usaria na versão 5 reportando o bug.

Preciso que na versão 6 as aplicações possam rodar no minino como estão hoje, e pelo bugs e as atualizações que venho acompanhando se eu tivesse atualizado logo quando saiu teria sérios problemas. Confesso que estou preocupado ainda, mais como não vai ter jeito será necessário a atualização para obter novos recursos e rezar para os bugs serem resolvidos, vou precisar migrar.

Adeilson de Oliveira

Não da para migrar apenas uma aplicação, e também não dá para fazer a conversão inversa (da V6 para V5)

Bem, como eu estou fazendo:

Tenho minha equipe de desenvolvendo trabalhando simultaneamente no SC 5, a produção não pode parar (minha licença é multi-desenvolvedor).

Migrei os projetos da sc5 para sc6, e estamos fazendo os devidos testes, e corrigindo os problemas, algumas aplicações terão que ser refeitas, notei que aplicações desenvolvido desde a v4 e a bastante tempo na v5 geraram mais problemas do que as aplicações desenvolvidas recentemente na v5, essas praticamente não deram problemas, o principal deles é problema de acentuação, todos os passos de correção na v6 estão sendo anotados, e quando apurarmos e corrigirmos 90% dos problemas, vamos parar nosso setor de desenvolvimento, vamos fazer a migração novamente, e executar todas as correções já anotadas, e colocaremos em produção simultaneamente com a V5, ou seja, no login da v6, um radio será adicionado para o usuário acessar a versão atual (V5) e/ou a nova versão (V6), a v5 não sofrerá mais modificações, só a v6, e depois de um tempo indeterminado v5 em produção sai do ar.

Compreendi!

Acho que vou criar uma maquina virtual com a versão 6, migrar os projetos e fazer os testes, caso aparecer algum problema sério, que não tenha tempo de resolver, vou voltar a máquina vm antiga registrar e continuar com a versão 5. Preciso só ver como vou licenciar e se depois de migrar posso fazer o downgrade da versão para 5, usando uma outra VM.

Agradeço pelo dica, vou tentar elaborar um plano semelhante aqui.

Muito Obrigado

Adeilson de Oliveira

Não precisa criar a VM eu tenho as duas versoes rodando no mesmo micro estou fazendo assim
importo os projetos do 5 para o 6 (importar = migrar) na sc6 deleto os q nao vou trabalhar agora e vou ajustando tudo q acho na v6 corregido, deleto aquele projeto da v5 e importo novamente e assim vou indo dessa forma projetos que não estão 100% no sc6 ainda rodo com o sc5

Haroldo tb estou tendo o mesmo problema de acentuação do v5 para ov 6

Weber,
Eu vou usar a versão SC6 em uma outra máquina virtual, que fiz agora só para ter o SC, tenho um servidor com a SC5 e terei uma VM com SC6, será que assim seria possível?

Caso não for, teria que fazer na máquina nova os passos abaixo:

Máquina que vai ter a licença do SC
1º Instalar o SC 5
2º Instalar o SC 6
OBS: Vai dar algum conflito nesta hora?
3º Voltar o Backup para a SC5, rodar fazer os teste
Importação
4º Começar a importar os projetos para a versão SCV6 conforme manual disponibilizado pela NM.
OBS: Caso alguém já tenha passado e tem algo a complementar
5º Gerar os fontes após importado,
Dúvida:
Nesta hora caso o projeto não fique bom ou gere problemas o SC5 não parou de funcionar correto?

Para melhorar o ambiente eu uso na v5 o Zend Server Community PHP 5.2, será que ao colocar a versão do Zend com PHP 5.3 a versão 5 vai parar?
Para usar as duas na mesma máquina o Zend não será possível?

Weber, obrigado pela ajuda
Adeilson de Oliveira

V5 com php 5.3 não vai rolar.

Não custaria nada a NM encripto-grafar a v5 para rodar com Zend Guard Loader e php 5.3.