Upload ou multi-upload obrigatório

Olá. Tenho um form com campo multi-upload onde o usuário é obrigado a fazer o upload de uma imagem na hora da inclusão, para isso é só habilitar a opção de obrigatório do campo e tudo ok. O problema é na edição do registro, o usuário pode marcar para excluir o arquivo e pronto, o registro fica sem nenhum arquivo. Se há necessidade de que a imagem ou arquivo não possa ser excluída ou alterada é só marcar o campo como “read-only”, certo ? Pois é, mais nem isso funciona.

Assim tenho duas sugestões:

  1. colcoar uma opção nas configurações do campo de upload e multi-upload de poder excluir o arquivo ou não, ou seja, aquela opção “excluir” tenha possbilidade de ser suprimida, assim fica resolvido se a regra do negócio não permite exclusão ou altereação do arquivo, pra complicar, seria bom pensar nisso tb por usuário ou grupo.
  2. Esta segunda sugestão é minha necessidade. Para campo multi-upload, obrigar o usuário a deixar pelo menos um arquivo, ou seja, ele poderia adicionar imagens mas não apagar todas. por exemplo se ele carregou uma imagem errada, ele poderia carregar a correta e depois apagar a incorreta.

Para a exclusão do arquivo de campo multi-upload, onde o campo é obrigatório, qdo o usuário marca todos ou um único arquivo para excluir e clicar em salvar, seria emitido msg para o usuário que é obrigatório deixar pelo menos um arquivo desmarcado e impedindo a gravação.

Para campos não multi-uploado: penso que seria bom um botao pra exclusão direta do arquivo. Este “excluído” é só o usuário fazer novo upload. Se tentar salvar sem o upload, sendo um campo obrigatório, é emitida a msg pro usuáiro e a não permissão de gravação.

É melhor enviar direto para sugestoes@netmake.com.br e feedback@netmake.com.br
Já o fato do read-only não funcionar enviar para bugs@netmake.com.br