Bom dia,
Iniciei minha atividade de hobista em programação e com banco de dados em 1992 com dbase III.
De la para cá muita coisa mudou. E comecei a práticar meu hobby com SGDB´s de verdade, não considero DBF como SGDB.
Mas vi duas práticas:
- Alguns criam tabelas para cada situação: fornecedor, clientes, prestados de serviço, transportadora.
Neste sistema se uma PJ é fornecedor e cliente ao mesmo tempo haverá dois cadastros. - Outros preferem deixar tudo numa mesma tabela e so adicionam campos para marcar se são clientem, fornecedores e etc.
Neste sistema se uma PJ é fornecedor e cliente ao mesmo tempo haverá somente um cadastro e basta marcar nos campos apropriados da tabela o que a pessoa jurídica é.
Qual a vantagem de cada sistema? Em que caso pode-se aplicar cada um? Em um sistema multiempresa é vantagem ter qual dos sistemas? Para databases que ficarão enormes é vantagem usar a escolha 2?
Estou numa empreitada com um projeto de software-livre e opensource e desejo respostas antes de prosseguir.
Como disse sou hobbista tenho poucos trabalhos renumerados neste setor. Logo, conto com a resposta de mais experientes.
Página do projeto: http://codigolivre.org.br/projects/brasillivre/
Obrigado
PS: Irei usar o SC neste rojeto.